Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nadador-salvador. Crédito: Lusa
Nacional

Há mais 10 praias vigiadas nesta época balnear

Foram reconhecidas 740 praias, das quais 605 têm vigilância por nadadores-salvadores – mais 10 praias vigiadas do que no ano passado

20:16 31 Maio, 2025 20:51 31 Maio, 2025 | Henrique Dias Freire
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A época balnear deste ano, que arranca oficialmente no domingo, vai ter mais 10 praias vigiadas, num total de 605, adiantou este sábado o Governo, que apelou à população para que cumpra as orientações de segurança.

De acordo com o Ministério do Ambiente e Energia, foram oficialmente reconhecidas 740 praias, das quais 605 têm vigilância por nadadores-salvadores – mais 10 praias vigiadas do que no ano passado.

Em 2025, Portugal conta com 673 águas balneares identificadas, mais nove do que em 2024, sendo áreas que podem corresponder a mais do que uma praia.

As nove águas balneares criadas este ano são: Monte Velho/Porto das Carretas (Santiago do Cacém), Cornicovo (Penacova), Valongo-Breda (Mortágua), Rodanho e Foz do Lima (Viana do Castelo), Boiçô, Marmeleiro (Sertã), Montalvo/Tesos (Ponte de Sor) e Olhos de Água do Alviela (Alcanena).

“O modo como estamos a gerir as nossas praias é uma afirmação de responsabilidade pública e de compromisso com a saúde, a proteção e a inclusão. É também uma prova de que é possível fazer melhor, de 2024 para 2025, quando existe coordenação entre instituições e um foco claro no bem comum”, apontou a ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, citada em comunicado.

O Ministério do Ambiente e Energia lembrou que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) realiza cerca de 10 mil análises por ano, garantindo uma monitorização contínua da segurança para os banhistas, vincando que a qualidade da água mantém-se elevada.

“Em 2024, 82,6% das águas balneares foram classificadas como “excelente”, com os Açores a liderarem com 95,5%, seguidos do Algarve e Alentejo”, realçou.

A tutela destacou ainda o aumento de candidaturas – 254 – que o programa “Praia Acessível, Praia para Todos!” registou este ano, mais 10 do que em 2024.

“O objetivo é claro: garantir que mais pessoas com mobilidade condicionada possam usufruir do litoral e das águas interiores com autonomia e dignidade. Em causa estão melhorarias das condições de acessibilidade pedonal, rampas, passadeiras, casas de banho adaptadas e equipamentos como cadeiras anfíbias”, ressaltou.

O ministério recordou também que Portugal mantém a sua posição de destaque internacional, com 404 praias galardoadas com Bandeira Azul, sendo o 6.º país entre 51 a nível mundial no âmbito deste programa de excelência ambiental.

Das 404 praias, 354 são praias costeiras ou de transição e 50 são praias interiores — um aumento face às 398 de 2024.

A tutela disse ainda que a nova plataforma digital InfoÁgua, sob a responsabilidade da APA, oferece informação atualizada e acessível sobre qualidade da água, acessibilidade e vigilância, substituindo e melhorando a anterior aplicação InfoPraia.

“O Governo reforça o apelo à população para que privilegie praias vigiadas e identificadas, cumpra as orientações de segurança e consulte regularmente a informação oficial”, acrescentou.

Leia também: Praia algarvia de Vale de Centeanes deverá voltar a ter bandeira verde no domingo

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Homem reformado pensativo. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Mais população em Portugal pode mexer na idade da reforma? Economista explica o que está em causa

11:00 9 Julho, 2026 10:00 9 Julho, 2026 | João Luís

Há mais população residente em Portugal do que se estimava, mas o impacto na idade da reforma depende sobretudo da esperança de vida aos 65 anos

Bonnie Tyler.
Algarve Cultura Europa

Morreu no Hospital de Faro a cantora Bonnie Tyler aos 75 anos: artista tinha casa em Albufeira

10:51 9 Julho, 2026 10:51 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Passava grande parte do ano em Albufeira e estava internada no Hospital de Faro há vários meses: Bonnie Tyler morreu aos 75 anos

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

Jovem constituído arguido por homicídio negligente e omissão de auxílio em acidente em Albufeira

12:00 9 Julho, 2026 12:27 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Acidente mortal na Branqueira, em Albufeira, levou a diligências de investigação do Destacamento de Trânsito de Faro

Obras na ilha da Armona.
Algarve

“Deixou de ser um paraíso de férias”: moradores da ilha da Armona denunciam dificuldades no acesso às próprias casas por causa das obras

15:20 8 Julho, 2026 15:15 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Instalação da rede de saneamento na ilha da Armona está a transformar o dia a dia dos moradores, que falam em dificuldades de acesso às casas

Algarve

Duas ondas de calor registadas na costa algarvia pela Marinha

12:22 9 Julho, 2026 12:22 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Instituto Hidrográfico destaca importância destes dados para a vigilância ambiental e atividades dependentes do mar

Trovoada.
Tempo

Gota fria muda de posição e aumenta risco de trovoadas em Portugal: estas serão as zonas mais afetadas

06:00 9 Julho, 2026 20:07 8 Julho, 2026 | João Luís

A aproximação de uma gota fria deverá aumentar o risco de trovoadas no Norte e Centro, com possibilidade de aguaceiros e granizo

Algarve

Vítima de afogamento retirada da água na praia de Altura acaba por perder a vida

11:32 8 Julho, 2026 11:33 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Polícia Marítima, Seawatch, INEM, bombeiros e nadadores-salvadores estiveram envolvidos na operação de socorro

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

AT deixa esclarecimento a quem entregou IRS em conjunto: veja o que muda na liquidação

07:00 9 Julho, 2026 19:02 8 Julho, 2026 | João Luís

A liquidação de IRS em conjunto é única, mas a Autoridade Tributária notifica os dois sujeitos passivos. Saiba como funciona o pagamento

Filas no aeroporto. Crédito: Lusa
Europe Direct Algarve

Sistema de fronteiras suspenso até 6 de setembro: Portugal pede à UE para adiar a data

10:17 9 Julho, 2026 09:57 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo sistema europeu de controlo nas fronteiras pode voltar a ser adiado: Portugal juntou-se a outros países para pedir mais tempo à UE

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Pessoa a pagar refeição. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Cafés e restaurantes podem cobrar 10 cêntimos pelas garrafas? Veja o que dizem as regras

13:10 7 Julho, 2026 13:01 7 Julho, 2026 | João Luís

Cobrança do depósito de 10 cêntimos nas garrafas depende do momento do pagamento. Saiba quando o valor pode ser pedido ao cliente

Avião e equipa do aeroporto. Crédito: Foto AI
Mundo

Piloto em formação aterra avião sozinha depois de instrutor saltar da aeronave em pleno voo

19:10 8 Julho, 2026 18:50 8 Julho, 2026 | João Luís

Aluna de aviação conseguiu aterrar um Cessna C-150 após ficar sozinha aos comandos durante uma aula de voo

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor continua a ‘apertar’ em Portugal: sete distritos sob aviso laranja e máximas podem chegar aos 41 ºC

12:02 8 Julho, 2026 11:55 8 Julho, 2026 | João Luís

IPMA mantém avisos de tempo quente em 14 distritos esta quarta-feira, com sete sob aviso laranja e máximas que podem chegar aos 41 ºC

Algarve Cultura Gastronomia Vida & Lazer

Vinhos, mariscos e animação marcam nova edição do Portimão Wine Tasting

10:55 7 Julho, 2026 10:41 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Portimão Wine Tasting valoriza produtores locais e promove os néctares da região na Fortaleza de Santa Catarina

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Homem reformado pensativo. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Mais população em Portugal pode mexer na idade da reforma? Economista explica o que está em causa

11:00 9 Julho, 2026 10:00 9 Julho, 2026 | João Luís

Há mais população residente em Portugal do que se estimava, mas o impacto na idade da reforma depende sobretudo da esperança de vida aos 65 anos

Bonnie Tyler.
Algarve, Cultura, Europa

Morreu no Hospital de Faro a cantora Bonnie Tyler aos 75 anos: artista tinha casa em Albufeira

10:51 9 Julho, 2026 10:51 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Passava grande parte do ano em Albufeira e estava internada no Hospital de Faro há vários meses: Bonnie Tyler morreu aos 75 anos

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

Jovem constituído arguido por homicídio negligente e omissão de auxílio em acidente em Albufeira

12:00 9 Julho, 2026 12:27 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Acidente mortal na Branqueira, em Albufeira, levou a diligências de investigação do Destacamento de Trânsito de Faro

Obras na ilha da Armona.
Algarve

“Deixou de ser um paraíso de férias”: moradores da ilha da Armona denunciam dificuldades no acesso às próprias casas por causa das obras

15:20 8 Julho, 2026 15:15 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Instalação da rede de saneamento na ilha da Armona está a transformar o dia a dia dos moradores, que falam em dificuldades de acesso às casas

Algarve

Duas ondas de calor registadas na costa algarvia pela Marinha

12:22 9 Julho, 2026 12:22 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Instituto Hidrográfico destaca importância destes dados para a vigilância ambiental e atividades dependentes do mar

Trovoada.
Tempo

Gota fria muda de posição e aumenta risco de trovoadas em Portugal: estas serão as zonas mais afetadas

06:00 9 Julho, 2026 20:07 8 Julho, 2026 | João Luís

A aproximação de uma gota fria deverá aumentar o risco de trovoadas no Norte e Centro, com possibilidade de aguaceiros e granizo

Algarve

Vítima de afogamento retirada da água na praia de Altura acaba por perder a vida

11:32 8 Julho, 2026 11:33 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Polícia Marítima, Seawatch, INEM, bombeiros e nadadores-salvadores estiveram envolvidos na operação de socorro

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

AT deixa esclarecimento a quem entregou IRS em conjunto: veja o que muda na liquidação

07:00 9 Julho, 2026 19:02 8 Julho, 2026 | João Luís

A liquidação de IRS em conjunto é única, mas a Autoridade Tributária notifica os dois sujeitos passivos. Saiba como funciona o pagamento

Filas no aeroporto. Crédito: Lusa
Europe Direct Algarve

Sistema de fronteiras suspenso até 6 de setembro: Portugal pede à UE para adiar a data

10:17 9 Julho, 2026 09:57 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo sistema europeu de controlo nas fronteiras pode voltar a ser adiado: Portugal juntou-se a outros países para pedir mais tempo à UE

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Pessoa a pagar refeição. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Cafés e restaurantes podem cobrar 10 cêntimos pelas garrafas? Veja o que dizem as regras

13:10 7 Julho, 2026 13:01 7 Julho, 2026 | João Luís

Cobrança do depósito de 10 cêntimos nas garrafas depende do momento do pagamento. Saiba quando o valor pode ser pedido ao cliente

Avião e equipa do aeroporto. Crédito: Foto AI
Mundo

Piloto em formação aterra avião sozinha depois de instrutor saltar da aeronave em pleno voo

19:10 8 Julho, 2026 18:50 8 Julho, 2026 | João Luís

Aluna de aviação conseguiu aterrar um Cessna C-150 após ficar sozinha aos comandos durante uma aula de voo

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor continua a ‘apertar’ em Portugal: sete distritos sob aviso laranja e máximas podem chegar aos 41 ºC

12:02 8 Julho, 2026 11:55 8 Julho, 2026 | João Luís

IPMA mantém avisos de tempo quente em 14 distritos esta quarta-feira, com sete sob aviso laranja e máximas que podem chegar aos 41 ºC

Algarve, Cultura, Gastronomia, Vida & Lazer

Vinhos, mariscos e animação marcam nova edição do Portimão Wine Tasting

10:55 7 Julho, 2026 10:41 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Portimão Wine Tasting valoriza produtores locais e promove os néctares da região na Fortaleza de Santa Catarina

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • Voto de Louvor reconhece percurso académico e cultural do são-brasense José d’Encarnação
    Voto de Louvor reconhece percurso académico e cultural do são-brasense José d’Encarnação
  • Duas ondas de calor registadas na costa algarvia pela Marinha
    Duas ondas de calor registadas na costa algarvia pela Marinha
  • Jovem constituído arguido por homicídio negligente e omissão de auxílio em acidente em Albufeira
    Jovem constituído arguido por homicídio negligente e omissão de auxílio em acidente em Albufeira
  • Vaga de calor leva INEM a receber 5.200 chamadas por dia
    Vaga de calor leva INEM a receber 5.200 chamadas por dia
  • Mais população em Portugal pode mexer na idade da reforma? Economista explica o que está em causa
    Mais população em Portugal pode mexer na idade da reforma? Economista explica o que está em causa

Opinião

  • Exames digitais | Por José Figueiredo Santos
    Exames digitais | Por José Figueiredo Santos
  • Bilhete Postal: O advogado do diabo | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: O advogado do diabo | Por Eduardo Costa
  • 40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
    40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho

Europe Direct Algarve

  • Sistema de fronteiras suspenso até 6 de setembro: Portugal pede à UE para adiar a data
    Sistema de fronteiras suspenso até 6 de setembro: Portugal pede à UE para adiar a data
  • Luísa Sobral apresenta romance em Sevilha perante cerca de 200 pessoas
    Luísa Sobral apresenta romance em Sevilha perante cerca de 200 pessoas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal