Skip to content
Postal

Postal

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
    • Europa
    • Mundo
    • Economia
    • Política
    • Europe Direct Algarve
    • Opinião
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
      • Cultura.Sul
    • Lifestyle
      • Astrologia
      • Animais
      • Insólito
      • Pensamentos
      • Gastronomia
    • Video
    • Desporto
    • Saúde
    • Auto
    • Tech
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Ofertas & Descobertas
  • ANUNCIAR
Menu
Ouvir
Cultura.Sul, Economia, Nacional

Guia Michelin confirma para o Algarve seis restaurantes com estrela e distingue ‘CHECK-In Faro’

O Algarve contabiliza dois restaurantes com duas estrelas e quatro com uma. O Guia Michelin distingue ainda o restaurante ‘CHECK-In Faro’ na categoria dos ‘Bib Gourmand’: ótima relação qualidade/preço

21:51 14 Dezembro, 2020 12:26 29 Novembro, 2024 | Expresso
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Linkedin
  • Pinterest
Detentor de uma estrela Michelin, o Chef Leonel Pereira, abriu as portas do restaurante CHECK-In Faro

No Algarve a novidade é na categoria dos ‘Bib Gourmand’ do Guia Michelin, (uma ótima relação qualidade/preço), com a distinção de restaurante ‘CHECK-In Faro’, em Faro.

Detentor de uma estrela Michelin, o Chef Leonel Pereira, abriu as portas do restaurante CHECK-In Faro by Leonel Pereira, com uma carta que é também uma viagem pela carreira do chefe. Com apenas 26 lugares, a sala é apoiada por uma esplanada onde cabem mais 30 pessoas. O restaurante foi concebido para servir só jantares, a partir de um conceito mais informal.

Os restaurantes lisboetas ‘100 Maneiras’ e ‘Eneko Lisboa’ foram distinguidos com uma estrela do Guia Michelin, enquanto o ‘São Gabriel’ (Almancil) perdeu a estrela que detinha, por ter fechado no final de 2019, foi hoje anunciado.

As duas novas estrelas para estes dois restaurantes de Lisboa são as novidades portuguesas do Guia Michelin Espanha e Portugal 2021, anunciado esta noite numa cerimónia virtual a partir de Madrid.

Portugal passa a contar, assim, com um total de sete restaurantes com duas estrelas (‘cozinha excecional, merece o desvio’) e 21 com uma estrela (‘cozinha de grande nível, compensa parar’), mais um do que na edição de 2020.

O restaurante ‘100 Maneiras’ é liderado pelo chef Ljubomir Stanisic, que no início deste mês fez uma greve de fome de quase uma semana no âmbito do Movimento “Sobreviver a Pão e Água”, que pretendia ser recebido pelo Governo para debater soluções para o setor da restauração e similares, face ao impacto causado pela pandemia de covid-19.

O restaurante ‘Eneko Lisboa’, que abriu em Lisboa em setembro de 2019, garante assim a sexta estrela Michelin ao chef basco Eneko Atxa. O estabelecimento na capital portuguesa “traz a filosofia” do ‘Azurmendi’, perto de Bilbau (três estrelas Michelin – ‘uma cozinha única, justifica a viagem’), proporcionando “boa comida com matizes locais”, como é descrito na página oficial do restaurante.

Quanto ao ‘São Gabriel’, sai do guia ibérico na sequência do seu encerramento, anunciado em novembro de 2019 pelo seu então responsável, o chef Leonel Pereira, devido à mudança de proprietários.

Portugal continua sem ter nenhum restaurante com a classificação máxima do Guia Michelin, que este ano também manteve o número de três estrelas em Espanha – 11.

Entre as novidades em Espanha, subiram à categoria das duas estrelas três restaurantes – ‘Bo.TiC’ (Corçà, Girona), ‘Cinc Sentits’ (Barcelona) e ‘Culler de Pau’ (O Grove, Pontevedra) – e 19 alcançaram a primeira estrela.

No total, o Guia Espanha e Portugal 2021 contempla 11 restaurantes com três estrelas (inalterados em relação a 2020), 38 com duas estrelas (três novos) e 203 com uma estrela (21 novos).

Noutra categoria do Guia Michelin, os ‘Bib Gourmand’ (uma ótima relação qualidade/preço), há cinco novidades em Portugal: ‘Avista’ (Funchal), ‘CHECK-In Faro’ (Faro), ‘O Javali’ (Bragança), ‘O Frade’ (Lisboa) e ‘Semea by Euskalduna’ (Porto).

No conjunto dos dois países, há 53 novos restaurantes nesta categoria, perfazendo um total de 300 estabelecimentos.

Há ainda 105 novos estabelecimentos que recebem a distinção ‘O Prato Michelin’, uma categoria lançada em 2017 e que “constata uma cozinha de qualidade e representa um reconhecimento do trabalho e serviço oferecido nessa casa”. No total, há 880 restaurantes na Península Ibérica com esta classificação.

A gala de apresentação do Guia Michelin Espanha e Portugal 2021 decorreu hoje à noite na Real Casa de Correos, em Madrid, numa cerimónia transmitida de forma virtual, devido à pandemia de covid-19.

Esta é a lista dos restaurantes portugueses distinguidos pelo Guia Michelin em 2021:

Uma estrela:

100 Maneiras (Lisboa, chef Ljubomir Stanisic) – novidade

A Cozinha (Guimarães, chef António Loureiro)

Antiqvvm (Porto, chef Vítor Matos)

Bon Bon (Carvoeiro, chef Louis Anjos)

Eleven (Lisboa, chef Joachim Koerper)

Eneko Lisboa (Lisboa, chefs Eneko Atxa e Lucas Bernardes) – novidade

Epur (Lisboa, chef Vincent Farges)

Feitoria (Lisboa, chef João Rodrigues)

Fifty Seconds by Martín Berasategui (Lisboa, chef Filipe Carvalho)

Fortaleza do Guincho (Cascais, chef Gil Fernandes)

G Pousada (Bragança, chef Óscar Gonçalves)

Gusto by Heinz Beck (Almancil, chef Libório Buonocore)

LAB by Sergi Arola (Sintra, chef Sergi Arola e Vlademir Veiga)

Largo do Paço (Amarante, chef Tiago Bonito)

Loco (Lisboa, chef Alexandre Silva)

Mesa de Lemos (Viseu, chef Diogo Rocha)

Midori (Sintra, chef Pedro Almeida)

Pedro Lemos (Porto, chef Pedro Lemos)

Vista (Portimão, chef João Oliveira)

Vistas (Vila Nova de Cacela, chef Rui Silvestre)

William (Funchal, chefs Luís Pestana e Joachim Koerper)

Duas estrelas:

Alma (Lisboa, chef Henrique Sá Pessoa)

Belcanto (Lisboa, chef José Avillez)

Casa de Chá da Boa Nova (Leça da Palmeira, chef Rui Paula)

Il Gallo d’Oro (Funchal, chef Benoît Sinthon)

Ocean (Alporchinhos, chef Hans Neuner)

The Yeatman (Vila Nova de Gaia, chef Ricardo Costa)

Vila Joya (Albufeira, chef Dieter Koschina)


RELACIONADO:

Ljubomir Stanisic e Eneko Atxa recebem a primeira estrela do Guia Michelin

Restaurante Vista com Estrela Michelin pela terceira vez consecutiva

Michelin anuncia hoje restaurantes distinguidos em Portugal e Espanha

×
Publicidade
Desporto, Nacional

Sporting campeão: Centenas de adeptos festejam no centro de Faro

00:13 18 Maio, 2025 00:36 18 Maio, 2025 | POSTAL

O Sporting, orientado por Rui Borges, terminou a 91.ª edição do campeonato com 82 pontos e assegurou o terceiro título em cinco anos

Algarve, Desporto

Farense despromovido pelo Santa Clara

00:21 18 Maio, 2025 00:36 18 Maio, 2025 | POSTAL

O Farense fechou a prova na 17.ª e penúltima posição, com 27 pontos, mais três do que o Boavista, último, também despromovido

Desporto

Derrota amarga: SC Farense falha manutenção direta em casa após triunfo do Santa Clara

00:02 18 Maio, 2025 00:05 18 Maio, 2025 | POSTAL

Num encontro decisivo para a luta pela permanência, os "leões do sul" acabaram por sucumbir ao domínio dos açoriano

Auto, Nacional

Tem isto no carro? Multas podem sair caro (e não é a inspeção nem a carta)

19:05 15 Maio, 2025 19:29 15 Maio, 2025 | POSTAL

Não é a inspeção nem a carta: descubra o que não se pode mesmo esquecer de ter no carro e que pode custar até 2.500€

Auto, Europa

Está em construção na Europa o maior e mais profundo túnel rodoviário do mundo: poupará 10 h de viagem

15:45 17 Maio, 2025 16:33 17 Maio, 2025 | POSTAL

Num projeto que se prevê estar terminado em 2033, o maior e mais profundo túnel rodoviário do mundo está em construção na Europa e promete facilitar a vida aos habitantes desse país

Tech

Aviso de especialistas: deve (mesmo) limpar regularmente este eletrodoméstico da sua cozinha

16:11 17 Maio, 2025 16:11 17 Maio, 2025 | POSTAL

Pelo risco de incêndio e contaminações, especialistas recomendam que limpe este eletrodoméstico da sua cozinha com alguma frequência

Lifestyle, Tech

O seu lixo eletrónico vale ouro? Saiba como o aparelho que já não usa pode ser (muito) valioso

10:10 17 Maio, 2025 22:40 16 Maio, 2025 | POSTAL

Telemóveis, tablets, computadores e outros dispositivos são exemplos de lixo eletrónico. Esta nova técnica permite mesmo extrair ouro destes aparelhos

Algarve

Prisão preventiva para agente imobiliária detida no Algarve

11:04 17 Maio, 2025 10:59 17 Maio, 2025 | POSTAL

No âmbito da operação “Chave na Mão", além da agente imobiliária, foram detidas pela PJ no âmbito do mesmo caso quatro solicitadoras

Algarve, Política, Saúde

André Ventura recebeu tratamento hospitalar sem medidas especiais de segurança

13:57 17 Maio, 2025 13:52 17 Maio, 2025 | POSTAL

“Não houve necessidade de orientações específicas relacionadas com a sua condição de eleito político”, realça a administração hospitalar

Economia, Nacional

Sabe mesmo a que subsídios tem direito? Segurança Social lança ferramenta que o ajuda a descobrir

11:33 17 Maio, 2025 10:51 17 Maio, 2025 | POSTAL

Não precisa de ligar nem pedir marcação: há um novo simulador que mostra, em minutos, os apoios sociais que pode receber

Europa, Lifestyle

Conheça a ilha paradísiaca “anti-Ibiza” que quer cada vez mais turistas portugueses

09:00 16 Maio, 2025 10:45 16 Maio, 2025 | POSTAL

Este destino apelidado como "anti-Ibiza" atrai quem procura relaxar em ambientes calmos, com praias de areia branca e mar turquesa

Auto

Adeus oficina: aprenda o truque que os mecânicos não contam para ter faróis como novos

12:10 15 Maio, 2025 11:47 15 Maio, 2025 | POSTAL

Os faróis do carro estão baços? Descubra o método que pode fazer em casa e que muitos mecânicos preferem não revelar

Europa, Lifestyle

Fim dos voos low-cost? Novo comboio de 400 km/h vai ligar Portugal à Europa

19:00 16 Maio, 2025 16:08 16 Maio, 2025 | POSTAL

Este comboio de alta velocidade é um ambicioso projeto europeu que liga 39 capitais, prometendo viagens rápidas, acessíveis e sustentáveis

Cultura, Lifestyle, Mundo

Este destino turístico ‘aqui perto’ já foi português e é famoso pelo clima que chega a 40 ºC e custo de vida (muito) barato

18:10 16 Maio, 2025 02:37 17 Maio, 2025 | POSTAL

Descubra agora esta cidade a pouco mais de 1 h de Portugal que se tornou um destino turístico famoso pelo seu clima próximo dos 40 ºC e pelo custo de vida barato

Europa, Tech

Nem na mão, nem no porão: União Europeia proíbe este objeto usado por ‘todos’ de viajar nesta bagagem do avião

19:00 14 Maio, 2025 09:49 15 Maio, 2025 | POSTAL

Por razões de segurança, a Agência Aérea da UE (EASA) proibiu este objeto muito usado de viajar na bagagem despachada para o porão. Saiba mais

Algarve, Europa, Lifestyle

Nem Porto, nem Lisboa: conheça a cidade algarvia que ‘conquistou’ os espanhóis como destino ideal de verão

17:14 14 Maio, 2025 17:44 14 Maio, 2025 | POSTAL

Saiba mais sobre esta cidade algarvia que tem encantado os espanhóis e é considerada pelos mesmos destino ideal de verão pelo seu património e paisagens

Desporto, Nacional

Sporting campeão: Centenas de adeptos festejam no centro de Faro

00:13 18 Maio, 2025 00:36 18 Maio, 2025 | POSTAL

O Sporting, orientado por Rui Borges, terminou a 91.ª edição do campeonato com 82 pontos e assegurou o terceiro título em cinco anos

Algarve, Desporto

Farense despromovido pelo Santa Clara

00:21 18 Maio, 2025 00:36 18 Maio, 2025 | POSTAL

O Farense fechou a prova na 17.ª e penúltima posição, com 27 pontos, mais três do que o Boavista, último, também despromovido

Desporto

Derrota amarga: SC Farense falha manutenção direta em casa após triunfo do Santa Clara

00:02 18 Maio, 2025 00:05 18 Maio, 2025 | POSTAL

Num encontro decisivo para a luta pela permanência, os "leões do sul" acabaram por sucumbir ao domínio dos açoriano

Auto, Nacional

Tem isto no carro? Multas podem sair caro (e não é a inspeção nem a carta)

19:05 15 Maio, 2025 19:29 15 Maio, 2025 | POSTAL

Não é a inspeção nem a carta: descubra o que não se pode mesmo esquecer de ter no carro e que pode custar até 2.500€

Auto, Europa

Está em construção na Europa o maior e mais profundo túnel rodoviário do mundo: poupará 10 h de viagem

15:45 17 Maio, 2025 16:33 17 Maio, 2025 | POSTAL

Num projeto que se prevê estar terminado em 2033, o maior e mais profundo túnel rodoviário do mundo está em construção na Europa e promete facilitar a vida aos habitantes desse país

Tech

Aviso de especialistas: deve (mesmo) limpar regularmente este eletrodoméstico da sua cozinha

16:11 17 Maio, 2025 16:11 17 Maio, 2025 | POSTAL

Pelo risco de incêndio e contaminações, especialistas recomendam que limpe este eletrodoméstico da sua cozinha com alguma frequência

Lifestyle, Tech

O seu lixo eletrónico vale ouro? Saiba como o aparelho que já não usa pode ser (muito) valioso

10:10 17 Maio, 2025 22:40 16 Maio, 2025 | POSTAL

Telemóveis, tablets, computadores e outros dispositivos são exemplos de lixo eletrónico. Esta nova técnica permite mesmo extrair ouro destes aparelhos

Algarve

Prisão preventiva para agente imobiliária detida no Algarve

11:04 17 Maio, 2025 10:59 17 Maio, 2025 | POSTAL

No âmbito da operação “Chave na Mão", além da agente imobiliária, foram detidas pela PJ no âmbito do mesmo caso quatro solicitadoras

Algarve, Política, Saúde

André Ventura recebeu tratamento hospitalar sem medidas especiais de segurança

13:57 17 Maio, 2025 13:52 17 Maio, 2025 | POSTAL

“Não houve necessidade de orientações específicas relacionadas com a sua condição de eleito político”, realça a administração hospitalar

Economia, Nacional

Sabe mesmo a que subsídios tem direito? Segurança Social lança ferramenta que o ajuda a descobrir

11:33 17 Maio, 2025 10:51 17 Maio, 2025 | POSTAL

Não precisa de ligar nem pedir marcação: há um novo simulador que mostra, em minutos, os apoios sociais que pode receber

Europa, Lifestyle

Conheça a ilha paradísiaca “anti-Ibiza” que quer cada vez mais turistas portugueses

09:00 16 Maio, 2025 10:45 16 Maio, 2025 | POSTAL

Este destino apelidado como "anti-Ibiza" atrai quem procura relaxar em ambientes calmos, com praias de areia branca e mar turquesa

Auto

Adeus oficina: aprenda o truque que os mecânicos não contam para ter faróis como novos

12:10 15 Maio, 2025 11:47 15 Maio, 2025 | POSTAL

Os faróis do carro estão baços? Descubra o método que pode fazer em casa e que muitos mecânicos preferem não revelar

Europa, Lifestyle

Fim dos voos low-cost? Novo comboio de 400 km/h vai ligar Portugal à Europa

19:00 16 Maio, 2025 16:08 16 Maio, 2025 | POSTAL

Este comboio de alta velocidade é um ambicioso projeto europeu que liga 39 capitais, prometendo viagens rápidas, acessíveis e sustentáveis

Cultura, Lifestyle, Mundo

Este destino turístico ‘aqui perto’ já foi português e é famoso pelo clima que chega a 40 ºC e custo de vida (muito) barato

18:10 16 Maio, 2025 02:37 17 Maio, 2025 | POSTAL

Descubra agora esta cidade a pouco mais de 1 h de Portugal que se tornou um destino turístico famoso pelo seu clima próximo dos 40 ºC e pelo custo de vida barato

Europa, Tech

Nem na mão, nem no porão: União Europeia proíbe este objeto usado por ‘todos’ de viajar nesta bagagem do avião

19:00 14 Maio, 2025 09:49 15 Maio, 2025 | POSTAL

Por razões de segurança, a Agência Aérea da UE (EASA) proibiu este objeto muito usado de viajar na bagagem despachada para o porão. Saiba mais

Algarve, Europa, Lifestyle

Nem Porto, nem Lisboa: conheça a cidade algarvia que ‘conquistou’ os espanhóis como destino ideal de verão

17:14 14 Maio, 2025 17:44 14 Maio, 2025 | POSTAL

Saiba mais sobre esta cidade algarvia que tem encantado os espanhóis e é considerada pelos mesmos destino ideal de verão pelo seu património e paisagens

Últimas

  • Farense despromovido pelo Santa Clara
    Farense despromovido pelo Santa Clara
  • Sporting campeão: Centenas de adeptos festejam no centro de Faro
    Sporting campeão: Centenas de adeptos festejam no centro de Faro
  • Derrota amarga: SC Farense falha manutenção direta em casa após triunfo do Santa Clara
    Derrota amarga: SC Farense falha manutenção direta em casa após triunfo do Santa Clara
  • Para breve em Portugal? Semana de 4 dias já é realidade neste país europeu
    Para breve em Portugal? Semana de 4 dias já é realidade neste país europeu
  • Já imaginou viver no fundo do oceano? Primeiro “habitat” deverá estar pronto já no fim deste ano
    Já imaginou viver no fundo do oceano? Primeiro “habitat” deverá estar pronto já no fim deste ano
  • Cansado de lugares aleatórios? Estas dicas simples ajudam-no a ficar no lugar que quer gratuitamente
    Cansado de lugares aleatórios? Estas dicas simples ajudam-no a ficar no lugar que quer gratuitamente
  • Adeus tabaco: países europeus já começaram a usar a “cor mais feia do mundo” para combater o tabagismo
    Adeus tabaco: países europeus já começaram a usar a “cor mais feia do mundo” para combater o tabagismo

Opinião

  • O nosso futuro | Por Armando Mota
    O nosso futuro | Por Armando Mota
  • Grato, gratidão, gratificante | Por Mendes Bota
    Grato, gratidão, gratificante | Por Mendes Bota
  • Haja esperança! | Por Luís Ganhão
    Haja esperança! | Por Luís Ganhão
  • Culturas populares, touros e a economia pet | Por Jorge Queiroz
    Culturas populares, touros e a economia pet | Por Jorge Queiroz

Europe Direct Algarve

  • José Apolinário destaca importância do cicloturismo e apela a candidaturas ao Algarve 2030
    José Apolinário destaca importância do cicloturismo e apela a candidaturas ao Algarve 2030
  • 40 visões da Europa: Um futuro com raízes, coeso e democrático | Por Raquel Bernardino
    40 visões da Europa: Um futuro com raízes, coeso e democrático | Por Raquel Bernardino
  • Ricardo Rio integra os autarcas europeus preocupados com a Democracia
    Ricardo Rio integra os autarcas europeus preocupados com a Democracia
Há um novo Postal do Algarve nas bancas com o Expresso 🌍
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
Ficha Técnica e Contactos do Postal
©2025 Postal