Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Segurança Social. Crédito: Lusa
Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia, Nacional, Tech

Governo avisa: Portal da Segurança Social vai mudar e portugueses que não confirmem isto podem ter dificuldades

A partir de 12 de maio, o acesso ao Portal da Segurança Social com NISS e palavra-passe passa a exigir uma verificação adicional

18:00 11 Maio, 2026 16:12 11 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Entrar no Portal da Segurança Social vai mudar a partir desta terça-feira, 12 de maio. A autenticação de dois fatores passa a ser obrigatória para quem acede com Número de Identificação da Segurança Social e palavra-passe, numa medida que pretende reforçar a proteção dos dados dos cidadãos e reduzir o risco de fraude.

De acordo com o Notícias ao Minuto, a alteração foi explicada pelo Governo numa publicação nas redes sociais. Segundo o Executivo, o acesso ao portal passa a ter “dupla verificação obrigatória” para os utilizadores que entram com NISS e palavra-passe.

Na prática, além da palavra-passe habitual, será necessário confirmar a identidade através de um segundo fator de segurança. Esse segundo passo será feito com um código temporário enviado para um contacto associado à conta.

O que muda a partir de 12 de maio?

A nova regra aplica-se aos utilizadores que acedem ao Portal da Segurança Social com NISS e palavra-passe. A partir de terça-feira, será exigido um código adicional no momento da autenticação.

Esse código poderá ser enviado para o telemóvel ou para o e-mail registado na conta do utilizador. Por isso, a Segurança Social recomendou que os cidadãos confirmem previamente se os contactos estão atualizados.

A medida pretende evitar constrangimentos no acesso ao portal, sobretudo no dia da entrada em vigor, quando poderá haver maior procura dos serviços de apoio.

A autenticação de dois fatores, também conhecida como 2FA, já é usada noutros serviços digitais e acrescenta uma camada extra de proteção no acesso às contas.

Mais proteção contra acessos indevidos

Segundo a Segurança Social, o objetivo é impedir acessos indevidos, mesmo nos casos em que terceiros possam ter conhecimento da palavra-passe do utilizador.

Com a dupla verificação, a palavra-passe deixa de ser suficiente para entrar na conta. Será também necessário introduzir o código temporário enviado para um contacto validado.

O Governo resume a medida como uma forma de garantir “mais proteção” e “menos riscos” no acesso ao portal.

A alteração surge num contexto em que têm sido frequentes os alertas para tentativas de fraude e esquemas de phishing relacionados com serviços públicos.

Atenção aos contactos registados

Para que o novo sistema funcione corretamente, os utilizadores devem garantir que o e-mail e o número de telemóvel associados à conta estão certos e atualizados.

Sem contactos válidos, poderá ser mais difícil receber o código necessário para concluir o processo de entrada no Portal da Segurança Social.

A ativação da autenticação de dois fatores permite também simplificar o acesso, passando a ser possível entrar com o endereço de correio eletrónico registado em vez do NISS.

Ainda assim, a Segurança Social sublinha que qualquer atualização deve ser feita apenas através dos canais oficiais do portal.

Segurança Social deixa alerta sobre fraudes

A instituição voltou a alertar os cidadãos para tentativas de fraude. A Segurança Social não pede dados bancários, palavras-passe ou códigos de acesso através de ligações enviadas por SMS ou e-mail.

Qualquer mensagem que peça esse tipo de informação deve ser vista com cautela. Os utilizadores não devem clicar em links suspeitos nem fornecer dados pessoais fora do Portal da Segurança Social.

Em março, o Instituto da Segurança Social já tinha alertado para uma tentativa de phishing destinada a obter dados confidenciais dos cidadãos.

O novo modelo de autenticação obrigatória para cidadãos entra agora em vigor, depois de já estar a ser aplicado às empresas desde 26 de fevereiro.

Leia também: Lista de devedores às Finanças: saiba o que fazer se o seu nome surgir na lista e evite problemas maiores

Avião estacionado no aeroporto.
Nacional

“O meu desespero é imenso”: Marlene pagou 1.860€ a esta agência de viagens portuguesa para ir a Palma de Maiorca e afinal era burla

07:00 25 Agosto, 2026 06:48 25 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Marlene pagou 1.860 euros por uma viagem a Palma de Maiorca, mas acabou entre as dezenas de clientes burlados por uma agência de viagens

Algarve Nacional Vídeo

Ministro condena atropelamento em Albufeira e promete investigação. Uma jovem ficou em estado grave [vídeos]

10:30 25 Agosto, 2026 10:46 25 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Doze pessoas, entre elas dois militares da GNR, ficaram feridas no atropelamento na Oura; uma jovem sofreu ferimentos graves

Idosa debaixo do guarda-chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma ‘tromba de água’: chuva em força, vento e frio chegam nesta data e esta vai ser a região mais afetada

09:00 25 Agosto, 2026 16:02 24 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Duas frentes chegam a Portugal já a partir desta quarta-feira e prometem trazer muita chuva, rajadas até 70 km/h e uma nova descida das temperaturas

Homem a entregar dinheiro.
Economia Nacional

Está a caminho um novo apoio do Estado de 1.075€ que será pago numa única prestação: saiba quem tem direito

17:10 24 Agosto, 2026 16:07 24 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 600 portugueses já pediram o novo apoio de 1.075 euros do Estado, mas há requisitos a cumprir para ter acesso

Algarve Nacional Vídeo

Condutor detido após tiros para o ar e atropelamento que deixou 12 feridos em Albufeira [vídeos]

09:23 25 Agosto, 2026 10:46 25 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Doze pessoas ficaram feridas no atropelamento, entre elas dois militares da GNR. Uma jovem sofreu ferimentos graves e o condutor foi detido

Algarve Nacional Vídeo

Autarca classifica como “ato isolado” atropelamento que feriu 12 pessoas na Oura [vídeos]

10:43 25 Agosto, 2026 11:26 25 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Doze pessoas, incluindo dois militares da GNR, ficaram feridas no atropelamento na Oura; uma jovem sofreu ferimentos graves e o condutor foi detido

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: é proibido efetuar pagamentos em dinheiro acima deste valor em Portugal

18:20 23 Agosto, 2026 16:37 23 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Teto máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal situa-se abaixo do novo teto europeu, que entra em vigor no próximo ano

Mulher a carregar um carro elétrico.
Auto Economia Nacional

Quer comprar um carro elétrico? Há 10 milhões em apoios para a compra e isto é o que ‘está na mesa’

09:18 25 Agosto, 2026 09:39 25 Agosto, 2026 | João Luís

Quem aguardava uma nova fase dos incentivos para comprar um carro elétrico ainda não tem uma data para se candidatar

Opinião Tech

Um código QR também pode ser uma armadilha: a prevenção começa nos nossos hábitos | Por Ricardo Neves

07:30 25 Agosto, 2026 18:27 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"À medida que os nossos hábitos digitais evoluem, os métodos utilizados pelos criminosos evoluem com eles"

Viana do Castelo. Crédito: Foto DR
Nacional Vida & Lazer

A ‘joia do norte’: espanhóis destacam esta cidade portuguesa “desconhecida” pelo património histórico e cultural

19:30 24 Agosto, 2026 17:47 24 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Apontada pelos espanhóis como uma verdadeira “joia do Norte”, esta cidade portuguesa surpreende pelo património histórico, tradições, arte e paisagens únicas

Economia Mundo

Bitcoin sobe quase 3% e ultrapassa 82 mil dólares pela primeira vez desde maio

10:20 25 Agosto, 2026 10:09 25 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

A moeda digital Bitcoin, a criptomoeda mais negociada do mercado, regista uma valorização de 7,3% desde o início do ano

Ilha de Paros. Crédito: Magnific
Europa

“De outro planeta”: britânica rende-se a destino turístico europeu longe das multidões pelas praias paradisíacas e paisagens de sonho

18:20 24 Agosto, 2026 17:37 24 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Este destino turístico é acessível a partir de Portugal e tem praias de água cristalina, ruas caiadas de branco e poucas multidões

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Europa

Gerente com 34 anos de casa despedida da Mercadona por fazer descontos a um vizinho: tribunal ‘julgou’ o caso e deu razão à empresa

17:20 23 Agosto, 2026 16:25 23 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Este caso, no qual uma gerente da Mercadona com 34 anos de casa foi despedida por fazer descontos a um vizinho, foi resolvido pelo tribunal espanhol

Idosa a contar o dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Tem mais de 55 anos? Saiba quem tem direito à pre-reforma em 2026

15:30 24 Agosto, 2026 15:08 24 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

É possível reduzir o horário de trabalho perto da idade da reforma. A pré-reforma permite fazê-lo sem perder o salário. Conheça as condições

Monchique.
Algarve

“Vou guardar na memória”: turista só agora descobriu esta vila no Algarve e realça a serenidade “de quem vive ao ritmo da tradição”

19:20 24 Agosto, 2026 15:48 24 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Vila algarvia chamou a atenção de um visitante que destacou o ambiente de quem ainda vive “ao ritmo da tradição”

Turista com vista aérea de Lisboa. Crédito: Freepik
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros queixam-se que são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

16:30 22 Agosto, 2026 16:20 22 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram ir embora por não se sentirem bem-vindos

Avião estacionado no aeroporto.
Nacional

“O meu desespero é imenso”: Marlene pagou 1.860€ a esta agência de viagens portuguesa para ir a Palma de Maiorca e afinal era burla

07:00 25 Agosto, 2026 06:48 25 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Marlene pagou 1.860 euros por uma viagem a Palma de Maiorca, mas acabou entre as dezenas de clientes burlados por uma agência de viagens

Algarve, Nacional, Vídeo

Ministro condena atropelamento em Albufeira e promete investigação. Uma jovem ficou em estado grave [vídeos]

10:30 25 Agosto, 2026 10:46 25 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Doze pessoas, entre elas dois militares da GNR, ficaram feridas no atropelamento na Oura; uma jovem sofreu ferimentos graves

Idosa debaixo do guarda-chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma ‘tromba de água’: chuva em força, vento e frio chegam nesta data e esta vai ser a região mais afetada

09:00 25 Agosto, 2026 16:02 24 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Duas frentes chegam a Portugal já a partir desta quarta-feira e prometem trazer muita chuva, rajadas até 70 km/h e uma nova descida das temperaturas

Homem a entregar dinheiro.
Economia, Nacional

Está a caminho um novo apoio do Estado de 1.075€ que será pago numa única prestação: saiba quem tem direito

17:10 24 Agosto, 2026 16:07 24 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 600 portugueses já pediram o novo apoio de 1.075 euros do Estado, mas há requisitos a cumprir para ter acesso

Algarve, Nacional, Vídeo

Condutor detido após tiros para o ar e atropelamento que deixou 12 feridos em Albufeira [vídeos]

09:23 25 Agosto, 2026 10:46 25 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Doze pessoas ficaram feridas no atropelamento, entre elas dois militares da GNR. Uma jovem sofreu ferimentos graves e o condutor foi detido

Algarve, Nacional, Vídeo

Autarca classifica como “ato isolado” atropelamento que feriu 12 pessoas na Oura [vídeos]

10:43 25 Agosto, 2026 11:26 25 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Doze pessoas, incluindo dois militares da GNR, ficaram feridas no atropelamento na Oura; uma jovem sofreu ferimentos graves e o condutor foi detido

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: é proibido efetuar pagamentos em dinheiro acima deste valor em Portugal

18:20 23 Agosto, 2026 16:37 23 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Teto máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal situa-se abaixo do novo teto europeu, que entra em vigor no próximo ano

Mulher a carregar um carro elétrico.
Auto, Economia, Nacional

Quer comprar um carro elétrico? Há 10 milhões em apoios para a compra e isto é o que ‘está na mesa’

09:18 25 Agosto, 2026 09:39 25 Agosto, 2026 | João Luís

Quem aguardava uma nova fase dos incentivos para comprar um carro elétrico ainda não tem uma data para se candidatar

Opinião, Tech

Um código QR também pode ser uma armadilha: a prevenção começa nos nossos hábitos | Por Ricardo Neves

07:30 25 Agosto, 2026 18:27 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"À medida que os nossos hábitos digitais evoluem, os métodos utilizados pelos criminosos evoluem com eles"

Viana do Castelo. Crédito: Foto DR
Nacional, Vida & Lazer

A ‘joia do norte’: espanhóis destacam esta cidade portuguesa “desconhecida” pelo património histórico e cultural

19:30 24 Agosto, 2026 17:47 24 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Apontada pelos espanhóis como uma verdadeira “joia do Norte”, esta cidade portuguesa surpreende pelo património histórico, tradições, arte e paisagens únicas

Economia, Mundo

Bitcoin sobe quase 3% e ultrapassa 82 mil dólares pela primeira vez desde maio

10:20 25 Agosto, 2026 10:09 25 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

A moeda digital Bitcoin, a criptomoeda mais negociada do mercado, regista uma valorização de 7,3% desde o início do ano

Ilha de Paros. Crédito: Magnific
Europa

“De outro planeta”: britânica rende-se a destino turístico europeu longe das multidões pelas praias paradisíacas e paisagens de sonho

18:20 24 Agosto, 2026 17:37 24 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Este destino turístico é acessível a partir de Portugal e tem praias de água cristalina, ruas caiadas de branco e poucas multidões

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Europa

Gerente com 34 anos de casa despedida da Mercadona por fazer descontos a um vizinho: tribunal ‘julgou’ o caso e deu razão à empresa

17:20 23 Agosto, 2026 16:25 23 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Este caso, no qual uma gerente da Mercadona com 34 anos de casa foi despedida por fazer descontos a um vizinho, foi resolvido pelo tribunal espanhol

Idosa a contar o dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Tem mais de 55 anos? Saiba quem tem direito à pre-reforma em 2026

15:30 24 Agosto, 2026 15:08 24 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

É possível reduzir o horário de trabalho perto da idade da reforma. A pré-reforma permite fazê-lo sem perder o salário. Conheça as condições

Monchique.
Algarve

“Vou guardar na memória”: turista só agora descobriu esta vila no Algarve e realça a serenidade “de quem vive ao ritmo da tradição”

19:20 24 Agosto, 2026 15:48 24 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Vila algarvia chamou a atenção de um visitante que destacou o ambiente de quem ainda vive “ao ritmo da tradição”

Turista com vista aérea de Lisboa. Crédito: Freepik
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros queixam-se que são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

16:30 22 Agosto, 2026 16:20 22 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram ir embora por não se sentirem bem-vindos

Últimas Notícias

  • Jovem morreu projetado da caixa de uma carrinha e foi-lhe atribuída parte da culpa: tribunal teve a última palavra e pais recebem 106.000 euros de indemnização
    Jovem morreu projetado da caixa de uma carrinha e foi-lhe atribuída parte da culpa: tribunal teve a última palavra e pais recebem 106.000 euros de indemnização
  • Falta de procurador no tribunal leva à libertação de 13 detidos com 200 jerricãs em Tavira
    Falta de procurador no tribunal leva à libertação de 13 detidos com 200 jerricãs em Tavira
  • Famílias percorrem 6000 anos de história de Quarteira na Antiga Lota
    Famílias percorrem 6000 anos de história de Quarteira na Antiga Lota
  • Autarca classifica como “ato isolado” atropelamento que feriu 12 pessoas na Oura [vídeos]
    Autarca classifica como “ato isolado” atropelamento que feriu 12 pessoas na Oura [vídeos]
  • Ministro condena atropelamento em Albufeira e promete investigação. Uma jovem ficou em estado grave [vídeos]
    Ministro condena atropelamento em Albufeira e promete investigação. Uma jovem ficou em estado grave [vídeos]

Opinião

  • Ainda ontem estava a beber Sumol e agora já escrevo cá | Por Tiago Manuel
    Ainda ontem estava a beber Sumol e agora já escrevo cá | Por Tiago Manuel
  • Um código QR também pode ser uma armadilha: a prevenção começa nos nossos hábitos | Por Ricardo Neves
    Um código QR também pode ser uma armadilha: a prevenção começa nos nossos hábitos | Por Ricardo Neves
  • A pequena magia das coisas | Por Ana Alexandra Resende
    A pequena magia das coisas | Por Ana Alexandra Resende

Europe Direct Algarve

  • Portugal falhou prazos de diretivas europeias: saiba quando pode invocar regras mesmo sem lei portuguesa
    Portugal falhou prazos de diretivas europeias: saiba quando pode invocar regras mesmo sem lei portuguesa
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: quando a identidade também constrói um futuro mais belo, sustentável e inclusivo em que podemos sempre ser Nós | Por Hugo Paixão
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: quando a identidade também constrói um futuro mais belo, sustentável e inclusivo em que podemos sempre ser Nós | Por Hugo Paixão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento