Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional, Política

Fundo de emergência compensa cheias em Albufeira com uma mão cheia de nada

As visitas dos ministros e membros do Governo por altura das cheias que varreram a cidade de Albufeira em Novembro de 2015 sucederam-se para – referiam na altura – acompanhar a situação no terreno e manifestar a solidariedade do Governo com as pessoas e com a situação que viviam. Rapidamente se disponibilizaram fundos de […]

15:33 31 Outubro, 2016 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
As cheias devastaram grande parte das zonas baixas de Albufeira faz amanhã um ano

As visitas dos ministros e membros do Governo por altura das cheias que varreram a cidade de Albufeira em Novembro de 2015 sucederam-se para – referiam na altura – acompanhar a situação no terreno e manifestar a solidariedade do Governo com as pessoas e com a situação que viviam.

Rapidamente se disponibilizaram fundos de apoio à hotelaria e ao comércio, entretanto já desbloqueados para os empresários, bem como se determinou a activação da conta de emergência para fazer face aos avultados danos dos particulares.

Onze meses volvidos sobre os danos sofridos pelas populações – sim quase um ano depois – o Ministério da Administração Interna (MAI) desbloqueou esta semana 135 mil euros para cobrir prejuízos.

Quanto valem 135 mil euros face aos prejuízos

O valor, já pago pelo MAI, é referente às 48 candidaturas aprovadas, abrangendo a reparação e reconstrução de habitação própria permanente, bens e equipamentos perdidos ou danificados, viaturas perdidas e recheio de lojas afectadas.

Mas só 48 candidatos às indemnizações foram contemplados com dinheiro do Estado destinado a cobrir os danos da intempérie, menos de metade do número de pedidos de ajuda apresentados que se cifrou em 179, descontadas as empresas que foram ajudadas através de outros mecanismos de apoio.

Em média cada candidato teve direito a cerca de 2.800 euros para, como o próprio Governo reconhece, “reparação e reconstrução de habitação própria permanente, bens e equipamentos perdidos ou danificados, viaturas perdidas e recheio de lojas”.

O que aconteceu aos mais de 50% de candidatos que viram apoios recusados

Quanto aos mais de metade dos candidatos a ajudas estatais que nada receberam, a decisão do Governo foi de os não apoiar e assim perderam ou viram danificados os seus bens, sem qualquer culpa, e acabam por ‘morrer na praia’ com uma mão cheia de nada.

Entre as apertadíssimas regras de acesso aos apoios da conta de emergência está uma que causa no mínimo surpresa, para não dizer vergonha em quem – ao contrário do Governo – a tenha.

Qualquer agregado familiar que tenha de rendimento mensal 1,5 ordenados mínimos (795 euros) está à partida excluído de qualquer apoio. Sim, para aceder ao apoio da conta de emergência não basta ser pobre é necessário que, no caso de um casal, um dos elementos não trabalhe a tempo inteiro, uma vez que se ganhar o ordenado mínimo já inviabiliza o apoio do Estado.

Prejuízos de cerca de cinco milhões sem qualquer compensação

A juntar ao triste retrato de uma realidade a que se chega um ano depois da tragédia, como se a vida se tivesse entretanto suspenso para quem foi apanhado pela desgraça das cheias, dos 20 milhões de euros de danos privados calculados, 15 milhões foram cobertos pelos seguros, pelo que cinco milhões de prejuízos ficaram por resolver.

Mesmo tendo em consideração as linhas de crédito para empresários criadas pelo Governo de 7,5 milhões de euros, muitos privados sem actividade económica que foram afectados ficam sem qualquer compensação.

Carlos Silva e Sousa classifica os apoios como insuficientes embora reconheça a sua importância para quem os recebeu

Autarquia vencida pelos meandros das instituições estatais na luta por maiores apoios aos privados

Na luta travada por mais e mais justos apoios do Estado aos privados oriundos da conta de emergência, a Câmara de Albufeira – sozinha ‘contra’ vários organismos do Estado – viu caírem por terra a maioria das propostas feitas à Estrutura de Coordenação e Controlo (ECC) da conta de emergência para tornar o regime de acesso aos apoios mais flexível e abrangente.

Ali a força da maioria ditou regras para aceder aos fundos de emergência que apenas podem fazer sentido para quem, longe da tragédia e no conforto de gabinetes climatizados, encara o drama pessoal das famílias com a complacência do olhar distante.

É o próprio autarca albufeirense, Carlos Silva e Sousa, que reconhece em declarações ao POSTAL, que “a autarquia não viu apoiadas na ECC as medidas que pretendiam levar a ajuda a mais pessoas”.

“Algumas das propostas que apresentámos foram aceites e tiveram resultados positivos”, reconhece o autarca, mas como afirma “discordámos dos critérios e mesmo com o que conseguimos sensibilizar para altera-los, ficou-se aquém do que seria necessário”.

Carlos Silva e Sousa admite que “os critérios adoptados não contemplaram todas as situações de necessidades efectivas e que todo o processo devia ter sido mais rápido”, mas refere que “é insuficiente, mas sempre positivo para quem recebe alguma coisa”.

Recorde-se que a intempérie de 1 de Novembro de 2015 afectou sobretudo a baixa de Albufeira, onde, em alguns casos, a água atingiu 1,80 metros de altura, causando prejuízos de milhares de euros a comerciantes e empresários.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Loja dos CTT.
Economia Europe Direct Algarve Nacional

CTT avisam: estas encomendas podem ficar mais caras a partir de julho

21:40 28 Junho, 2026 20:41 28 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Compras feitas fora da União Europeia até 150 euros deixam de beneficiar de isenção de direitos aduaneiros a partir de 1 de julho

Praia dos Cavacos. Crédito: Visit Olhão
Algarve Vida & Lazer

Esta praia no Algarve é um refúgio discreto da Ria Formosa onde o silêncio só é interrompido pelo comboio

18:00 27 Junho, 2026 15:09 27 Junho, 2026 | João Luís

Na Ria Formosa, esta praia combina águas calmas, salinas, aves e ambiente piscatório num recanto discreto do Algarve

Algarve Cultura

Noites de verão no Algarve ganham nova luz com Candlelight

10:30 28 Junho, 2026 06:20 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Candlelight combina música clássica, tributos contemporâneos e bandas sonoras num ambiente iluminado por milhares de velas

Algarve Cultura

Silves celebra o verão com música e gastronomia no Castelo ao pôr do sol

08:00 28 Junho, 2026 06:47 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves entre 2 e 30 de julho, com música ao vivo, gastronomia e animação ao pôr do sol

Dia de calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor aperta em Portugal: termómetros podem chegar aos 42 ºC nestas regiões

21:00 28 Junho, 2026 20:50 28 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Portugal continental deverá enfrentar uma nova subida das temperaturas ao longo da semana, com o calor a atingir máximas que podem chegar aos 42 ºC no interior

Rita Pereira.
Nacional Vida & Lazer

“Apeteceu-me devolvê-la”: Rita Pereira revela atitude da filha enquanto lhe mudava a fralda num restaurante e pede “desculpa a todos os pais”

16:50 28 Junho, 2026 17:32 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Atriz Rita Pereira contou um episódio vivido num restaurante com a filha e acabou por admitir algo com que muitos pais se identificaram

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Vêm aí dias de calor e sol forte: radiação UV muito elevada em Portugal nestes dias e estas serão as horas de maior risco

17:51 28 Junho, 2026 17:51 28 Junho, 2026 | João Luís

Radiação UV muito elevada deverá marcar os próximos dias em Portugal, sobretudo entre as 12:00 e as 15:00. Saiba que cuidados deve ter

Caminho dos Promontórios. Crédito: VisitAlgarve
Algarve Vida & Lazer

Este trilho no Algarve segue sempre junto ao mar e liga arribas, grutas e pequenas praias até ao Paraíso

19:30 28 Junho, 2026 18:17 28 Junho, 2026 | João Luís

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest Entre Ferragudo e Carvoeiro, o Caminho dos Promontórios acompanha a costa algarvia ao longo de cerca de seis quilómetros, num percurso marcado por arribas, grutas, algares e pequenas praias escondidas. Com início na Praia do Molhe e fim na Praia do Paraíso, este trilho...

Mulher a beber água. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Bebe água da garrafa? A escolha entre plástico, vidro e metal pode fazer mais diferença do que imagina

19:00 28 Junho, 2026 12:42 28 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todas as garrafas reutilizáveis são iguais. Saiba qual o material mais indicado para o seu dia a dia

João Espada.
Nacional

“O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas

15:50 26 Junho, 2026 10:53 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

João Espada tem 20 anos e está desaparecido há mais de um mês: a família descobriu que levava uma vida paralela

Helicóptero do INEM. Crédito: Lusa
Algarve

Despiste de mota em Faro faz uma vítima mortal: homem de 35 anos não resistiu aos ferimentos

16:40 27 Junho, 2026 11:44 28 Junho, 2026 | João Luís

Acidente de mota em Bela Salema, no concelho de Faro, provocou a morte de um homem de 35 anos. GNR investiga as causas do despiste

Avião da Iberia.
Vida & Lazer

Iberia faz mudanças e assume nova designação para a bagagem de mão

15:30 28 Junho, 2026 15:54 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Companhia aérea espanhola Iberia alterou a designação da bagagem de mão sem mexer nas regras de peso ou dimensões

Grutas de Benagil e costa. Crédito: AlgarExperience
Algarve Mundo Nacional Vida & Lazer

Algarve no pódio dos melhores destinos do mundo para excursões de barco: há mais um destino português na lista

18:40 28 Junho, 2026 18:34 28 Junho, 2026 | João Luís

Entre grutas, falésias e enseadas escondidas, o Algarve conquistou um lugar no pódio mundial dos passeios de barco

Opinião Saúde

O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho

07:30 28 Junho, 2026 20:38 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A prevenção passa por estilos de vida saudáveis, mas importa sublinhar que, nas fases iniciais, a doença do fígado associada ao álcool pode ser reversível"

Hospedeira de bordo. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

“Nunca é limpa”: hospedeira de bordo revela onde nunca se deve encostar quando viaja de avião

19:30 27 Junho, 2026 15:28 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma antiga hospedeira de bordo deixou um alerta sobre um gesto comum durante as viagens de avião

Jogo Online. Crédito: Magnific
Economia Europa

‘Nuestros hermanos’ apertam com o jogo online: limite de 700€ por dia e jogadores não podem hipotecar a casa

15:30 27 Junho, 2026 14:53 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Cada utilizador terá, por defeito, um teto diário de 700 euros e ficará proibido de hipotecar a casa para financiar o jogo ou saldar dívidas em Espanha

Loja dos CTT.
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

CTT avisam: estas encomendas podem ficar mais caras a partir de julho

21:40 28 Junho, 2026 20:41 28 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Compras feitas fora da União Europeia até 150 euros deixam de beneficiar de isenção de direitos aduaneiros a partir de 1 de julho

Praia dos Cavacos. Crédito: Visit Olhão
Algarve, Vida & Lazer

Esta praia no Algarve é um refúgio discreto da Ria Formosa onde o silêncio só é interrompido pelo comboio

18:00 27 Junho, 2026 15:09 27 Junho, 2026 | João Luís

Na Ria Formosa, esta praia combina águas calmas, salinas, aves e ambiente piscatório num recanto discreto do Algarve

Algarve, Cultura

Noites de verão no Algarve ganham nova luz com Candlelight

10:30 28 Junho, 2026 06:20 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Candlelight combina música clássica, tributos contemporâneos e bandas sonoras num ambiente iluminado por milhares de velas

Algarve, Cultura

Silves celebra o verão com música e gastronomia no Castelo ao pôr do sol

08:00 28 Junho, 2026 06:47 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves entre 2 e 30 de julho, com música ao vivo, gastronomia e animação ao pôr do sol

Dia de calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor aperta em Portugal: termómetros podem chegar aos 42 ºC nestas regiões

21:00 28 Junho, 2026 20:50 28 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Portugal continental deverá enfrentar uma nova subida das temperaturas ao longo da semana, com o calor a atingir máximas que podem chegar aos 42 ºC no interior

Rita Pereira.
Nacional, Vida & Lazer

“Apeteceu-me devolvê-la”: Rita Pereira revela atitude da filha enquanto lhe mudava a fralda num restaurante e pede “desculpa a todos os pais”

16:50 28 Junho, 2026 17:32 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Atriz Rita Pereira contou um episódio vivido num restaurante com a filha e acabou por admitir algo com que muitos pais se identificaram

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Vêm aí dias de calor e sol forte: radiação UV muito elevada em Portugal nestes dias e estas serão as horas de maior risco

17:51 28 Junho, 2026 17:51 28 Junho, 2026 | João Luís

Radiação UV muito elevada deverá marcar os próximos dias em Portugal, sobretudo entre as 12:00 e as 15:00. Saiba que cuidados deve ter

Caminho dos Promontórios. Crédito: VisitAlgarve
Algarve, Vida & Lazer

Este trilho no Algarve segue sempre junto ao mar e liga arribas, grutas e pequenas praias até ao Paraíso

19:30 28 Junho, 2026 18:17 28 Junho, 2026 | João Luís

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest Entre Ferragudo e Carvoeiro, o Caminho dos Promontórios acompanha a costa algarvia ao longo de cerca de seis quilómetros, num percurso marcado por arribas, grutas, algares e pequenas praias escondidas. Com início na Praia do Molhe e fim na Praia do Paraíso, este trilho...

Mulher a beber água. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Bebe água da garrafa? A escolha entre plástico, vidro e metal pode fazer mais diferença do que imagina

19:00 28 Junho, 2026 12:42 28 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todas as garrafas reutilizáveis são iguais. Saiba qual o material mais indicado para o seu dia a dia

João Espada.
Nacional

“O João foi seduzido”: jovem que fingia estar em Lisboa enquanto estava na Tailândia continua desaparecido e a mãe tem poucas pistas

15:50 26 Junho, 2026 10:53 26 Junho, 2026 | Miguel Frazão

João Espada tem 20 anos e está desaparecido há mais de um mês: a família descobriu que levava uma vida paralela

Helicóptero do INEM. Crédito: Lusa
Algarve

Despiste de mota em Faro faz uma vítima mortal: homem de 35 anos não resistiu aos ferimentos

16:40 27 Junho, 2026 11:44 28 Junho, 2026 | João Luís

Acidente de mota em Bela Salema, no concelho de Faro, provocou a morte de um homem de 35 anos. GNR investiga as causas do despiste

Avião da Iberia.
Vida & Lazer

Iberia faz mudanças e assume nova designação para a bagagem de mão

15:30 28 Junho, 2026 15:54 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Companhia aérea espanhola Iberia alterou a designação da bagagem de mão sem mexer nas regras de peso ou dimensões

Grutas de Benagil e costa. Crédito: AlgarExperience
Algarve, Mundo, Nacional, Vida & Lazer

Algarve no pódio dos melhores destinos do mundo para excursões de barco: há mais um destino português na lista

18:40 28 Junho, 2026 18:34 28 Junho, 2026 | João Luís

Entre grutas, falésias e enseadas escondidas, o Algarve conquistou um lugar no pódio mundial dos passeios de barco

Opinião, Saúde

O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho

07:30 28 Junho, 2026 20:38 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A prevenção passa por estilos de vida saudáveis, mas importa sublinhar que, nas fases iniciais, a doença do fígado associada ao álcool pode ser reversível"

Hospedeira de bordo. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

“Nunca é limpa”: hospedeira de bordo revela onde nunca se deve encostar quando viaja de avião

19:30 27 Junho, 2026 15:28 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma antiga hospedeira de bordo deixou um alerta sobre um gesto comum durante as viagens de avião

Jogo Online. Crédito: Magnific
Economia, Europa

‘Nuestros hermanos’ apertam com o jogo online: limite de 700€ por dia e jogadores não podem hipotecar a casa

15:30 27 Junho, 2026 14:53 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Cada utilizador terá, por defeito, um teto diário de 700 euros e ficará proibido de hipotecar a casa para financiar o jogo ou saldar dívidas em Espanha

Últimas Notícias

  • CTT avisam: estas encomendas podem ficar mais caras a partir de julho
    CTT avisam: estas encomendas podem ficar mais caras a partir de julho
  • Calor aperta em Portugal: termómetros podem chegar aos 42 ºC nestas regiões
    Calor aperta em Portugal: termómetros podem chegar aos 42 ºC nestas regiões
  • Este trilho no Algarve segue sempre junto ao mar e liga arribas, grutas e pequenas praias até ao Paraíso
    Este trilho no Algarve segue sempre junto ao mar e liga arribas, grutas e pequenas praias até ao Paraíso
  • Bebe água da garrafa? A escolha entre plástico, vidro e metal pode fazer mais diferença do que imagina
    Bebe água da garrafa? A escolha entre plástico, vidro e metal pode fazer mais diferença do que imagina
  • Algarve no pódio dos melhores destinos do mundo para excursões de barco: há mais um destino português na lista
    Algarve no pódio dos melhores destinos do mundo para excursões de barco: há mais um destino português na lista

Opinião

  • O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho
    O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado | Por Luís Bagulho
  • Alice no país das (des)maravilhas | Por Anna Kosmider Leal
    Alice no país das (des)maravilhas | Por Anna Kosmider Leal
  • Celebramos hoje o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro | Por Filomena Matos
    Celebramos hoje o 55º aniversário da criação da Escola de Enfermagem de Faro | Por Filomena Matos

Europe Direct Algarve

  • CTT avisam: estas encomendas podem ficar mais caras a partir de julho
    CTT avisam: estas encomendas podem ficar mais caras a partir de julho
  • Algarve 2030 lança 3 milhões para modernizar áreas empresariais
    Algarve 2030 lança 3 milhões para modernizar áreas empresariais
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal