Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Economia, Mundo, Nacional

Função pública perde 3.460 trabalhadores para a reforma até Junho

O número de funcionários públicos que irão passar para a reforma até Junho deste ano caiu 58,3% face ao mesmo período de 2015, num total de 3.460 pessoas. Segundo contas da Lusa com base nas listas mensais da Caixa Geral de Aposentações (CGA) divulgadas em Diário da República, nos primeiros seis meses do ano […]

17:57 9 Maio, 2016 12:30 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Sindicatos justificam queda com as fortes penalizações a que têm sido sujeitos os trabalhadores

O número de funcionários públicos que irão passar para a reforma até Junho deste ano caiu 58,3% face ao mesmo período de 2015, num total de 3.460 pessoas.

Segundo contas da Lusa com base nas listas mensais da Caixa Geral de Aposentações (CGA) divulgadas em Diário da República, nos primeiros seis meses do ano vão sair da Administração Pública para a reforma 3.460 pessoas, sendo que só em Junho haverá 543 novos pensionistas, depois de já se terem registado 450 em Maio e 697 em Abril.

Estes números contrastam com o número total de novos pensionistas registados entre Janeiro e Junho de 2015 (8.308).

Esta redução do número de novos aposentados não surpreende os sindicatos da administração pública contactados pela agência Lusa, que justificam esta tendência de queda com as sucessivas alterações ao estatuto do aposentado e também as fortes penalizações a que têm sido sujeitos os trabalhadores que pedem a reforma antecipada.

Para a coordenadora da Frente Comum, Ana Avoila, “as regras estão tão penosas que dificilmente os trabalhadores pedem para se reformar sem terem a certeza de que não irão ser prejudicados na sua pensão”.

Este número esconde, no entanto, uma realidade, segundo a sindicalista, que é a da falta de pessoal para despachar os pedidos de reforma.

Trabalhadores aguardam por legislação mais favorável à sua situação

Segundo José Abrãao (FESAP), neste momento os trabalhadores com longas carreiras contributivas também estão a aguardar por legislação mais favorável à sua situação, constituindo um outro factor que poderá estar a levar à decisão de adiar um pedido de reforma.

O sindicalista valoriza a este respeito, a alteração da legislação feita pelo actual Governo que passou a permitir aos trabalhadores poderem decidir se avançam ou não com o seu processo quando lhes é comunicado pelos serviços o valor que vão receber.

“Muita gente fazia os pedidos sem ter a noção da violenta penalização a que ia ser sujeita e depois já não dava para voltar atrás. Agora é possível”, apontou.

Helena Rodrigues, do STE, também referiu à Lusa que, com as alterações no sentido da penalização “de forma gravosa e em tão curto espaço de tempo”, era expectável que as pessoas retardassem a sua decisão.

De acordo com um relatório divulgado em Abril pelo Conselho de Finanças Públicas (CFP), no ano passado, o número de novos aposentados foi o mais baixo desde 2001 (16.198 novos pensionistas), muito aquém da média de cerca de 22 mil registada na última década.

O valor médio das pensões atribuídas em 2015 diminuiu 10,7% face ao ano anterior, fixando-se nos 1.112 euros, segundo a análise feita pela instituição liderada por Teodora Cardoso.

Esta quebra, segundo CFP, resulta das alterações ao regime de pensões feitas nos últimos dois anos e que agora começam a produzir efeito, nomeadamente, o aumento da idade da reforma e as penalizações por aposentação antecipada.

O relatório assinala igualmente que no final do ano passado, o número de aposentados (que não inclui os pensionistas de sobrevivência) fixou-se nos 486.269, tendo ultrapassado pela primeira vez o número de subscritores, que tem diminuído desde 2005, dado que o sistema se encontra fechado a novas entradas desde aquela data.

(Agência Lusa)

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Pessoas na praia. Crédito: Freepik
Nacional

Vai à praia? Estes comportamentos podem dar multa e alguns chegam aos 2.500 euros

16:30 9 Junho, 2026 16:17 9 Junho, 2026 | João Luís

Há regras nas praias portuguesas que muitos banhistas desconhecem: fique a par da lei, dos editais e das coimas

Algarve

PJ detém homem suspeito de matar colega a tiro em Silves

18:50 9 Junho, 2026 18:15 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima e suspeito trabalhavam juntos numa obra em Silves, onde terão surgido desentendimentos frequentes

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Afinal, que estabelecimentos podem cobrar os 10 cêntimos da garrafa? E o preço indicado na prateleira pode não ser o valor pago?

19:00 9 Junho, 2026 16:18 9 Junho, 2026 | João Luís

O sistema Volta trouxe um depósito de 10 cêntimos para algumas garrafas e latas, mas a cobrança tem regras e deve ser indicada ao consumidor

Algarve Cultura

Lagos revive Arte Xávega em homenagem a Zé Bala

15:32 9 Junho, 2026 15:25 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Arte Xávega da Meia Praia ganhou nova vida com lançamento dedicado à memória de José da Glória Santos, o Zé Bala

Algarve

Homem de 28 anos detido pela PSP em Portimão por posse de arma proibida

14:51 9 Junho, 2026 14:46 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Ocorrência em zona de diversão noturna de Portimão terminou com a apreensão de um punhal e a detenção de um homem

Tubarão Branco. Crédito: Magnific
Animais Europa

A caminho de Portugal? Mergulhadores captam imagens raras de tubarão-branco nesta região

19:30 9 Junho, 2026 18:19 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Equipa de mergulhadores filmou um tubarão-branco adulto debaixo de água no Mediterrâneo, entre a Sicília e a Tunísia

Idosas com calor.
Tempo

Vêm aí trovoadas secas e o tempo vai ‘ferver’: o calor chega nestes dias e não vai poupar estas regiões

17:50 9 Junho, 2026 17:53 9 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Calor a subir, noites tropicais e risco de trovoadas secas marcam os próximos dias, com várias regiões sob pressão extrema

Pessoa a encher o pneu. Crédito: Magnific
Auto

É legal cobrar para encher os pneus? Saiba o que diz a lei

16:50 9 Junho, 2026 16:43 9 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Encher os pneus já não é sempre gratuito em Portugal e há um detalhe que muitos condutores estão a descobrir tarde demais

Ciência Opinião

O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte

16:10 9 Junho, 2026 16:09 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O coração não bate para sobreviver. Bate porque é essa a sua maneira de existir. E ao fazê-lo, sem saber, sem propósito, sem destino, defende-se daquilo que nem imaginava ter de combater"

Pessoa a pagar refeição. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Restaurante pode cobrar mais a turistas do que a portugueses? A lei não deixa grande margem

18:20 9 Junho, 2026 18:43 9 Junho, 2026 | João Luís

Há cafés e restaurantes que aplicam preços diferentes a turistas e clientes portugueses: mas será que essa prática é legal?

Algarve Cultura

Associação de Música Sambrazense celebra 23 anos com desfile da Banda Filarmónica

17:25 8 Junho, 2026 17:25 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Banda Filarmónica percorre ruas de São Brás no aniversário da ACREMS, celebrando 23 anos de ensino musical e cultura filarmónica

Cabine de avião da Ryanair.
Vida & Lazer

Ouvidos “entupidos” no avião? Há um truque simples que quase ninguém usa corretamente

10:30 7 Junho, 2026 09:39 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sensação é comum, mas há uma técnica pouco aplicada que pode fazer toda a diferença durante o voo e não exige qualquer equipamento

Opinião Política

Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro

15:01 9 Junho, 2026 15:01 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A democracia corre o risco de se transformar num sofisticado teatro de sombras, onde os rostos são conhecidos, mas os verdadeiros centros de decisão permanecem ocultos"

Opinião Tech

O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas

12:46 9 Junho, 2026 12:48 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O futuro da inteligência não se escreve apenas em algoritmos. Escreve-se também nas escolas, nas políticas públicas, nas consultas e na forma como integramos a tecnologia na nossa vida"

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia

Este erro na reforma pode tirar-lhe centenas de euros todos os meses: saiba do que se trata

19:30 8 Junho, 2026 18:03 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Cortes nas pensões antecipadas voltam a subir em 2026 e podem acumular perdas significativas

Waldkrankenhaus. Crédito: Idealista
Economia Europa

Tem 1€? Pode comprar este antigo hospital com cerca de 6.000 metros quadrados

18:50 8 Junho, 2026 17:47 8 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O hospital na Alemanha está à venda por um preço simbólico de um euro. O edifício tem cerca de 6.000 metros quadrados, mas exige uma reabilitação

Pessoas na praia. Crédito: Freepik
Nacional

Vai à praia? Estes comportamentos podem dar multa e alguns chegam aos 2.500 euros

16:30 9 Junho, 2026 16:17 9 Junho, 2026 | João Luís

Há regras nas praias portuguesas que muitos banhistas desconhecem: fique a par da lei, dos editais e das coimas

Algarve

PJ detém homem suspeito de matar colega a tiro em Silves

18:50 9 Junho, 2026 18:15 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima e suspeito trabalhavam juntos numa obra em Silves, onde terão surgido desentendimentos frequentes

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Afinal, que estabelecimentos podem cobrar os 10 cêntimos da garrafa? E o preço indicado na prateleira pode não ser o valor pago?

19:00 9 Junho, 2026 16:18 9 Junho, 2026 | João Luís

O sistema Volta trouxe um depósito de 10 cêntimos para algumas garrafas e latas, mas a cobrança tem regras e deve ser indicada ao consumidor

Algarve, Cultura

Lagos revive Arte Xávega em homenagem a Zé Bala

15:32 9 Junho, 2026 15:25 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Arte Xávega da Meia Praia ganhou nova vida com lançamento dedicado à memória de José da Glória Santos, o Zé Bala

Algarve

Homem de 28 anos detido pela PSP em Portimão por posse de arma proibida

14:51 9 Junho, 2026 14:46 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Ocorrência em zona de diversão noturna de Portimão terminou com a apreensão de um punhal e a detenção de um homem

Tubarão Branco. Crédito: Magnific
Animais, Europa

A caminho de Portugal? Mergulhadores captam imagens raras de tubarão-branco nesta região

19:30 9 Junho, 2026 18:19 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Equipa de mergulhadores filmou um tubarão-branco adulto debaixo de água no Mediterrâneo, entre a Sicília e a Tunísia

Idosas com calor.
Tempo

Vêm aí trovoadas secas e o tempo vai ‘ferver’: o calor chega nestes dias e não vai poupar estas regiões

17:50 9 Junho, 2026 17:53 9 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Calor a subir, noites tropicais e risco de trovoadas secas marcam os próximos dias, com várias regiões sob pressão extrema

Pessoa a encher o pneu. Crédito: Magnific
Auto

É legal cobrar para encher os pneus? Saiba o que diz a lei

16:50 9 Junho, 2026 16:43 9 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Encher os pneus já não é sempre gratuito em Portugal e há um detalhe que muitos condutores estão a descobrir tarde demais

Ciência, Opinião

O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte

16:10 9 Junho, 2026 16:09 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O coração não bate para sobreviver. Bate porque é essa a sua maneira de existir. E ao fazê-lo, sem saber, sem propósito, sem destino, defende-se daquilo que nem imaginava ter de combater"

Pessoa a pagar refeição. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Restaurante pode cobrar mais a turistas do que a portugueses? A lei não deixa grande margem

18:20 9 Junho, 2026 18:43 9 Junho, 2026 | João Luís

Há cafés e restaurantes que aplicam preços diferentes a turistas e clientes portugueses: mas será que essa prática é legal?

Algarve, Cultura

Associação de Música Sambrazense celebra 23 anos com desfile da Banda Filarmónica

17:25 8 Junho, 2026 17:25 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Banda Filarmónica percorre ruas de São Brás no aniversário da ACREMS, celebrando 23 anos de ensino musical e cultura filarmónica

Cabine de avião da Ryanair.
Vida & Lazer

Ouvidos “entupidos” no avião? Há um truque simples que quase ninguém usa corretamente

10:30 7 Junho, 2026 09:39 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sensação é comum, mas há uma técnica pouco aplicada que pode fazer toda a diferença durante o voo e não exige qualquer equipamento

Opinião, Política

Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro

15:01 9 Junho, 2026 15:01 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A democracia corre o risco de se transformar num sofisticado teatro de sombras, onde os rostos são conhecidos, mas os verdadeiros centros de decisão permanecem ocultos"

Opinião, Tech

O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas

12:46 9 Junho, 2026 12:48 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O futuro da inteligência não se escreve apenas em algoritmos. Escreve-se também nas escolas, nas políticas públicas, nas consultas e na forma como integramos a tecnologia na nossa vida"

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia

Este erro na reforma pode tirar-lhe centenas de euros todos os meses: saiba do que se trata

19:30 8 Junho, 2026 18:03 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Cortes nas pensões antecipadas voltam a subir em 2026 e podem acumular perdas significativas

Waldkrankenhaus. Crédito: Idealista
Economia, Europa

Tem 1€? Pode comprar este antigo hospital com cerca de 6.000 metros quadrados

18:50 8 Junho, 2026 17:47 8 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O hospital na Alemanha está à venda por um preço simbólico de um euro. O edifício tem cerca de 6.000 metros quadrados, mas exige uma reabilitação

Últimas Notícias

  • México de má memória para Portugal: a polémica de Saltillo que transformou o Mundial de 1986 num pesadelo
    México de má memória para Portugal: a polémica de Saltillo que transformou o Mundial de 1986 num pesadelo
  • A caminho de Portugal? Mergulhadores captam imagens raras de tubarão-branco nesta região
    A caminho de Portugal? Mergulhadores captam imagens raras de tubarão-branco nesta região
  • Tia de 26 anos acusada de 123 crimes de abuso sexual sobre os dois sobrinhos
    Tia de 26 anos acusada de 123 crimes de abuso sexual sobre os dois sobrinhos
  • Redução de verbas municipais deixa futuro do Imortal Basket em aberto
    Redução de verbas municipais deixa futuro do Imortal Basket em aberto
  • Afinal, que estabelecimentos podem cobrar os 10 cêntimos da garrafa? E o preço indicado na prateleira pode não ser o valor pago?
    Afinal, que estabelecimentos podem cobrar os 10 cêntimos da garrafa? E o preço indicado na prateleira pode não ser o valor pago?
  • PJ detém homem suspeito de matar colega a tiro em Silves
    PJ detém homem suspeito de matar colega a tiro em Silves

Opinião

  • O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte
    O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte
  • Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro
  • O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas
    O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas
  • O país onde a esperança custa um euro – e a solidão custa ainda mais | Por Luís Ganhão
    O país onde a esperança custa um euro – e a solidão custa ainda mais | Por Luís Ganhão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
    Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
  • A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade | Por António Covas
    A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade | Por António Covas
  • “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
    “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal