O frio regressa já neste fim de semana e traz consigo a possibilidade de neve em duas zonas do país, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). As temperaturas vão descer novamente, o vento vai intensificar-se e a chuva poderá marcar presença no Norte e Centro. A previsão inclui ainda a formação de gelo e geada em várias localidades do interior.
A mudança do estado do tempo será mais evidente entre sábado e domingo, com condições favoráveis à queda de neve em determinadas regiões: não apenas nos pontos mais altos da Serra da Estrela, mas também noutros sistemas montanhosos do Norte, caso a precipitação avance como previsto.
Céu limpo a sul, mais nublado a norte
De acordo com o IPMA, o sábado vai começar com céu geralmente pouco nublado ou limpo em grande parte do país. A exceção estende-se às regiões a norte da linha Montejunto-Estrela, onde estará mais nublado a partir da tarde.
A chuva deverá começar por aparecer no Minho ao longo da tarde, com possibilidade de se estender ao restante Norte. No Grande Porto, o instituto português admite “períodos de chuva fraca a partir do final da tarde”.
É precisamente este avanço da precipitação que poderá abrir a porta à queda de neve em algumas serras do extremo Norte.
Vento aumenta e temperatura mínima desce
O vento será fraco na generalidade, mas poderá soprar moderado nas terras altas, entre 20 e 30 quilómetros por hora. O IPMA alerta ainda para a formação de gelo ou geada no interior, resultado direto de uma “pequena descida da temperatura mínima” em todo o território continental.
Domingo com temperaturas ligeiramente mais altas, mas com mais chuva
No domingo, as temperaturas sobem ligeiramente no Norte e Centro, incluindo nas máximas. No entanto, o aumento térmico vem acompanhado por uma maior probabilidade de chuva nestas regiões, podendo o mau tempo avançar até ao Alto Alentejo no final da tarde.
Nessa mesma altura, e caso o frio se mantenha nas cotas mais elevadas, poderá voltar a nevar na Serra da Estrela.
O vento deverá intensificar-se ao longo do dia, tornando-se moderado e, nas terras altas, até forte, com rajadas que poderão atingir os 40 quilómetros por hora.
Um fim de semana marcado pelo frio
O regresso de massas de ar mais frio à Península Ibérica mantém o ambiente invernal que tem marcado o mês. As mínimas continuarão próximas do zero em várias localidades do interior, especialmente em planaltos e vales mais expostos.
A combinação de noites geladas, vento moderado e possibilidade de neve em regiões específicas reforça a necessidade de cautela na condução e no planeamento de viagens para as zonas montanhosas.
Leia também: Adeus reforma? União Europeia confirma que só garante os pagamentos de pensões até esta data
















