Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Nacional, Vida & Lazer

Francesinha, a história e a receita do melhor petisco do Porto

Fique a conhecer os passos a dar para fazer em casa a melhor tentação gastronómica do Porto, a Francesinha, uma iguaria inigualável

19:54 5 Novembro, 2024 12:41 29 Novembro, 2024 | Francisco Ferreira
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A cidade do Porto apresenta um vasto conjunto de atributos que a tornam num destino muito popular. O número de turistas que diariamente passeiam pela cidade Invicta comprovam esse interesse. Há muitas razões que justificam essa popularidade. Uma delas é a gastronomia. A cidade portuense tem inúmeros petiscos irresistíveis. No entanto, a francesinha é uma bandeira da cozinha do Porto. Trata-se de uma tentação absolutamente irresistível.

História da Francesinha portuense

A francesinha é um produto muito calórico. Não se pode esconder esse facto. No entanto, também é muito saboroso. Este prato portuense típico não é feito para ser saboreado todos os dias. Trata-se de uma experiência gastronómica que merece os maiores elogios pela forma como nos faz viajar em cada garfada.

Tudo começou por volta de 1953, no restaurante “A Regaleira”. É neste estabelecimento presente na rua do Bonjardim no Porto que este petisco foi criado. Atualmente, embora tenha mudado de local, o restaurante ainda recorda que foi lá que nasceu a francesinha.

Daniel David Silva foi o autor da Francesinha. Este petisco portuense tornou-se tão popular que hoje em dia é um símbolo da gastronomia portuense. Daniel David Silva terá sido inspirado pelo croque-monsieur, um prato francês.

O português esteve emigrado em França e, quando regressou ao nosso país, confecionou a francesinha, possivelmente tendo em mente essas influências da cidade parisiense.

O nome “Francesinha” está associado a uma curiosidade. Segundo a “lenda”, a origem do nome que ficou para a história deve-se ao facto deste produto com piri-piri ser bem picante. A picante iguaria foi comparada às mulheres mais picantes da época, as francesas. Segundo se diz, Daniel terá defendido: “A mulher mais picante que conheço é a francesa!”

O segredo…

Existem diversas receitas de francesinha. A fama desta sande especial promoveu o interesse em explorar a sua riqueza. Por isso, com o tempo, foram surgindo diferentes formas de fazer este petisco.

Há quem defenda que o segredo para uma francesinha irresistível está na qualidade das “carnes”. Outros destacam a importância do pão escolhido. No entanto, embora ambas as posições estejam corretas, nenhuma tinha valor se não existisse um bom molho, a alma da francesinha.

O segredo para o tentador molho alaranjado que encanta portugueses e estrangeiros que visitam a cidade do Porto e não resistem em experimentar o petisco portuense (ou em voltar a saboreá-lo…) está nas bebidas alcoólicas selecionadas. Na verdade, elas são obrigatórias para tornar o molho numa explosão de sabores.

Receita tradicional da famosa francesinha

Ingredientes para a preparação da francesinha tradicional

  • 8 fatias de queijo
  • 4 bifes de vaca pequenos
  • 4 fatias de fiambre
  • 4 fatias de pão de forma
  • 2 linguiças (preferencialmente, frescas)
  • 2 salsichas (preferencialmente, frescas)
  • Pimenta q.b.
  • Sal q.b.

Ingredientes para o molho da Francesinha

  • 3 dentes de alho (picados)
  • 1 cebola (picada)
  • 1 ou 2 tomates maduros (em alternativa, polpa de tomate)
  • 1 folha de louro
  • 4 dl de cerveja
  • 0,5 dl de brandy
  • 0,5 dl de vinho do Porto
  • 1 colher de sopa de farinha maizena
  • Molho inglês q.b.
  • Vinho branco (maduro) q.b.
  • Vinho verde tinto (opcional) q.b.
  • Aparas de gordura ou um cubo de caldo de carne (opcional)
  • Colorau q.b.
  • Leite q.b.
  • Mostarda q.b.
  • Piri-piri q.b.
  • Sal q.b.
  • Salsa q.b.

Modo de Preparação

  1. Comece por colocar todos os ingredientes listados próximos de si, à disposição.
  2. Primeiro, deve preparar o molho.
  3. Então, deve descascar a cebola e o alho. Pique ambos, grosseiramente.
  4. Em seguida, coloque os ingredientes picados num tacho.
  5. No imediato, adicione azeite, louro, colorau e salsa.
  6. Então, leve o tacho ao lume e deixe a refogar ao longo de 10 minutos.
  7. Após esse tempo, junte o tomate maduro ou a polpa de tomate.
  8. Depois, acrescente as aparas de gordura ou o caldo de carne.
  9. Posteriormente, adicione bebidas, molho inglês, mostarda e deixe ferver.
  10. Entretanto, deve dissolver a farinha maizena num pouco de leite.
  11. Este preparado visa cortar a acidez e engrossar o molho.
  12. Coloque o preparado no tacho, verta-o em fio e vá mexendo em simultâneo.
  13. Em seguida, retifique o sal, tempere com piri-piri e mexa o molho.
  14. Então, passe pelo passador de rede e leve novamente ao lume brando para aquecer.
  15. Entretanto, monte a sande da francesinha.
  16. Coloque na base uma fatia de pão de forma (ligeiramente torrado).
  17. Em seguida, coloque o fiambre.
  18. Então, junte o bife e uma camada de linguiça e salsicha, previamente grelhadas.
  19. Posteriormente, deve adicionar a outra fatia de pão, para o topo da sande.
  20. Repita o processo para formar duas sandes.
  21. Por fim, cubra cada conjunto com 4 fatias de queijo.
  22. Resta levar ao forno a 200°C até derreter.
  23. Finalmente, retire as sandes e sirva ambas bem quentes, regadas com o molho.
  24. Bom proveito!

Esta refeição é destinada a 4 pessoas, sendo feita em apenas 45 minutos.

Esta receita é para duas pessoas. Há pessoas que basta saborearem a sande, outras preferem uma francesinha acompanhada.

Pode acompanhar a francesinha com batata frita caseira, cortada aos palitos. Muitos portuenses também não dispensam a presença de um ovo estrelado no topo da francesinha. Fica à sua responsabilidade, colocar ou não estes elementos.

O que é importante no momento de servir a Francesinha é colocar uma cerveja bem fresquinha. Esta etapa é fundamental para viver a verdadeira experiência de saborear uma francesinha portuense.

Leia também: Conheça o truque caseiro e barato que promete acabar com a humidade em casa neste inverno

Mulher a abastecer. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Ministra revela que Portugal só tem combustível até este mês e admite que este produto é o mais “sensível”

14:30 4 Maio, 2026 13:49 4 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Maria da Graça Carvalho afasta, para já, um cenário de falta em Portugal. Ainda assim, admite que o combustível para a aviação pode ficar mais limitado no final de agosto

Algarve

Homem detido em Loulé com mais de 1.900 doses de droga

12:30 4 Maio, 2026 12:22 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

GNR interceta suspeito após infração rodoviária em Loulé, levando à detenção por tráfico de droga e apreensão de estupefacientes

Mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Tempestade a caminho: chuva volta ‘em força’ neste dia e estas vão ser as regiões mais afetadas

06:30 4 Maio, 2026 14:30 4 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Temperaturas mais baixas, céu muitas vezes nublado e períodos de chuva deverão marcar os próximos dias em várias regiões do país

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva a ‘potes’: maio também é de “águas mil” e esta vai ser a região mais afetada

09:40 3 Maio, 2026 17:02 2 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Maio começa com chuva persistente e acumulados elevados em algumas zonas do país

Covid-19. Crédito: Freepik
Mundo Saúde

Alerta de saúde pública: surto deste vírus faz 3 mortos em navio com 1 português a bordo

14:20 4 Maio, 2026 14:09 4 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

O navio está ao largo de Cabo Verde e foi impedido de atracar por precaução, devido a um surto deste vírus

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto

Atenção condutores: milhares de carros estão a chumbar na inspeção e o motivo é este

10:00 4 Maio, 2026 09:56 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma alteração discreta nas regras da inspeção começou a produzir efeitos visíveis em pouco mais de um mês. Os números revelam um impacto que apanhou muitos condutores de surpresa

Algarve

Albufeira destaca-se na Europa com a Praia da Falésia no top 10 das melhores praias

15:30 4 Maio, 2026 15:35 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Eleita entre as melhores praias da Europa, a Praia da Falésia reforça o prestígio internacional de Albufeira como destino turístico de excelência

Algarve

Providência cautelar trava obra da dessalinizadora em Albufeira

16:01 4 Maio, 2026 16:01 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Dessalinizadora de Albufeira suspensa após providência cautelar interposta pela antiga proprietária, com efeitos imediatos sobre a obra

Algarve Cultura

Famílias convidadas a dançar e aprender na Biblioteca Municipal de Tavira

15:50 4 Maio, 2026 15:46 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Oficina de danças do mundo para famílias decorre em Tavira a 16 de maio, promovendo aprendizagem cultural e momentos de partilha

Aeroporto de Faro.
Europe Direct Algarve Nacional

Novas regras da UE para estes cidadãos provocam caos nos aeroportos europeus e Portugal ‘prepara-se’ para uma mudança

15:40 4 Maio, 2026 15:24 4 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Aeroportos europeus têm passado por longos congestionamentos após a entrada em vigor do novo sistema da UE em abril deste ano

Algarve Política

José Apolinário saúda nomeação de Macário Correia para liderar estratégia nacional “Água que une”

15:07 4 Maio, 2026 15:12 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Estratégia da água ganha novo impulso no Algarve com reforço de investimentos e aposta na resiliência hídrica para o desenvolvimento regional

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Europa

“Forçaram-me a assinar um papel”: reformado português com pensão de 1.680€ foi obrigado a sair de casa e não tem para onde ir

10:50 2 Maio, 2026 15:12 29 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Reformado português enfrenta um despejo no Luxemburgo, mas há detalhes legais e sociais que levantam mais perguntas do que respostas

Eclipse solar total em Portugal. Crédito: Foto AI
Ciência Mundo Nacional

Portugal vai ficar completamente ‘às escuras’: vem aí o maior eclipse solar total do século nesta data

09:30 1 Maio, 2026 14:37 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Em agosto deste ano acontecerá um eclipse solar total em Portugal, fenómeno que se regista apenas uma vez a cada 114 anos

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Espanha ‘endurece’ regras: carros com este selo no vidro vão enfrentar restrições na estrada a partir desta data

14:45 1 Maio, 2026 14:40 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

A partir de 2028, os carros com etiqueta B em Espanha vão enfrentar restrições alargadas em dezenas de cidades

Algarve Cultura

São Brás acolhe exibição de documentário “Há Espiga?!”

14:40 4 Maio, 2026 14:38 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Documentário sobre Festa da Espiga é exibido em São Brás de Alportel com entrada livre, destacando tradições e identidade local

Praia dos Pescadores, em Albufeira.
Algarve Vida & Lazer

Adeus banhistas? Esta praia no Algarve muito procurada todo o ano acaba de perder a Bandeira Azul e pode ficar ‘deserta’

11:59 1 Maio, 2026 11:59 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Praia dos Pescadores, em Albufeira, perdeu a Bandeira Azul em 2026, num ano em que Portugal regista 438 distinções

Mulher a abastecer. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Ministra revela que Portugal só tem combustível até este mês e admite que este produto é o mais “sensível”

14:30 4 Maio, 2026 13:49 4 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Maria da Graça Carvalho afasta, para já, um cenário de falta em Portugal. Ainda assim, admite que o combustível para a aviação pode ficar mais limitado no final de agosto

Algarve

Homem detido em Loulé com mais de 1.900 doses de droga

12:30 4 Maio, 2026 12:22 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

GNR interceta suspeito após infração rodoviária em Loulé, levando à detenção por tráfico de droga e apreensão de estupefacientes

Mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Tempestade a caminho: chuva volta ‘em força’ neste dia e estas vão ser as regiões mais afetadas

06:30 4 Maio, 2026 14:30 4 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Temperaturas mais baixas, céu muitas vezes nublado e períodos de chuva deverão marcar os próximos dias em várias regiões do país

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva a ‘potes’: maio também é de “águas mil” e esta vai ser a região mais afetada

09:40 3 Maio, 2026 17:02 2 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Maio começa com chuva persistente e acumulados elevados em algumas zonas do país

Covid-19. Crédito: Freepik
Mundo, Saúde

Alerta de saúde pública: surto deste vírus faz 3 mortos em navio com 1 português a bordo

14:20 4 Maio, 2026 14:09 4 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

O navio está ao largo de Cabo Verde e foi impedido de atracar por precaução, devido a um surto deste vírus

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto

Atenção condutores: milhares de carros estão a chumbar na inspeção e o motivo é este

10:00 4 Maio, 2026 09:56 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma alteração discreta nas regras da inspeção começou a produzir efeitos visíveis em pouco mais de um mês. Os números revelam um impacto que apanhou muitos condutores de surpresa

Algarve

Albufeira destaca-se na Europa com a Praia da Falésia no top 10 das melhores praias

15:30 4 Maio, 2026 15:35 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Eleita entre as melhores praias da Europa, a Praia da Falésia reforça o prestígio internacional de Albufeira como destino turístico de excelência

Algarve

Providência cautelar trava obra da dessalinizadora em Albufeira

16:01 4 Maio, 2026 16:01 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Dessalinizadora de Albufeira suspensa após providência cautelar interposta pela antiga proprietária, com efeitos imediatos sobre a obra

Algarve, Cultura

Famílias convidadas a dançar e aprender na Biblioteca Municipal de Tavira

15:50 4 Maio, 2026 15:46 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Oficina de danças do mundo para famílias decorre em Tavira a 16 de maio, promovendo aprendizagem cultural e momentos de partilha

Aeroporto de Faro.
Europe Direct Algarve, Nacional

Novas regras da UE para estes cidadãos provocam caos nos aeroportos europeus e Portugal ‘prepara-se’ para uma mudança

15:40 4 Maio, 2026 15:24 4 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Aeroportos europeus têm passado por longos congestionamentos após a entrada em vigor do novo sistema da UE em abril deste ano

Algarve, Política

José Apolinário saúda nomeação de Macário Correia para liderar estratégia nacional “Água que une”

15:07 4 Maio, 2026 15:12 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Estratégia da água ganha novo impulso no Algarve com reforço de investimentos e aposta na resiliência hídrica para o desenvolvimento regional

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Europa

“Forçaram-me a assinar um papel”: reformado português com pensão de 1.680€ foi obrigado a sair de casa e não tem para onde ir

10:50 2 Maio, 2026 15:12 29 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Reformado português enfrenta um despejo no Luxemburgo, mas há detalhes legais e sociais que levantam mais perguntas do que respostas

Eclipse solar total em Portugal. Crédito: Foto AI
Ciência, Mundo, Nacional

Portugal vai ficar completamente ‘às escuras’: vem aí o maior eclipse solar total do século nesta data

09:30 1 Maio, 2026 14:37 30 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Em agosto deste ano acontecerá um eclipse solar total em Portugal, fenómeno que se regista apenas uma vez a cada 114 anos

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Espanha ‘endurece’ regras: carros com este selo no vidro vão enfrentar restrições na estrada a partir desta data

14:45 1 Maio, 2026 14:40 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

A partir de 2028, os carros com etiqueta B em Espanha vão enfrentar restrições alargadas em dezenas de cidades

Algarve, Cultura

São Brás acolhe exibição de documentário “Há Espiga?!”

14:40 4 Maio, 2026 14:38 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Documentário sobre Festa da Espiga é exibido em São Brás de Alportel com entrada livre, destacando tradições e identidade local

Praia dos Pescadores, em Albufeira.
Algarve, Vida & Lazer

Adeus banhistas? Esta praia no Algarve muito procurada todo o ano acaba de perder a Bandeira Azul e pode ficar ‘deserta’

11:59 1 Maio, 2026 11:59 1 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Praia dos Pescadores, em Albufeira, perdeu a Bandeira Azul em 2026, num ano em que Portugal regista 438 distinções

Últimas Notícias

  • Providência cautelar trava obra da dessalinizadora em Albufeira
    Providência cautelar trava obra da dessalinizadora em Albufeira
  • Famílias convidadas a dançar e aprender na Biblioteca Municipal de Tavira
    Famílias convidadas a dançar e aprender na Biblioteca Municipal de Tavira
  • Novas regras da UE para estes cidadãos provocam caos nos aeroportos europeus e Portugal ‘prepara-se’ para uma mudança
    Novas regras da UE para estes cidadãos provocam caos nos aeroportos europeus e Portugal ‘prepara-se’ para uma mudança
  • Albufeira destaca-se na Europa com a Praia da Falésia no top 10 das melhores praias
    Albufeira destaca-se na Europa com a Praia da Falésia no top 10 das melhores praias
  • José Apolinário saúda nomeação de Macário Correia para liderar estratégia nacional “Água que une”
    José Apolinário saúda nomeação de Macário Correia para liderar estratégia nacional “Água que une”
  • São Brás acolhe exibição de documentário “Há Espiga?!”
    São Brás acolhe exibição de documentário “Há Espiga?!”

Opinião

  • O eco do infinito: somos o universo a contemplar-se a si mesmo | Por António Piedade
    O eco do infinito: somos o universo a contemplar-se a si mesmo | Por António Piedade
  • Quando o microscópico pode salvar vidas: novas microagulhas contra o cancro da pele | Por Luís Monteiro
    Quando o microscópico pode salvar vidas: novas microagulhas contra o cancro da pele | Por Luís Monteiro
  • Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para maio | Por João Correia Tarólogo
    Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para maio | Por João Correia Tarólogo
  • Tétuão 2026. Um novo capítulo no diálogo euro-mediterrânico | Por João Palmeiro
    Tétuão 2026. Um novo capítulo no diálogo euro-mediterrânico | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Novas regras da UE para estes cidadãos provocam caos nos aeroportos europeus e Portugal ‘prepara-se’ para uma mudança
    Novas regras da UE para estes cidadãos provocam caos nos aeroportos europeus e Portugal ‘prepara-se’ para uma mudança
  • União Europeia ‘aperta o cerco’: desempregados podem não gostar e estes apoios já não vão ser iguais para todos
    União Europeia ‘aperta o cerco’: desempregados podem não gostar e estes apoios já não vão ser iguais para todos
  • Comissão Europeia avisa: este erro comum com o ar condicionado pode estar a aumentar a sua fatura da luz
    Comissão Europeia avisa: este erro comum com o ar condicionado pode estar a aumentar a sua fatura da luz
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal