Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

Firmados protocolos fundamentais para as populações das ilhas-barreira

O salão nobre do edifício dos Paços do Concelho de Olhão acolheu, ao início da tarde desta quarta-feira, 26 de Julho, a assinatura de dois protocolos de importância fundamental para as populações das ilhas-barreira: um protocolo de cooperação entre a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) e a Direcção-Geral da Autoridade […]

12:49 27 Julho, 2017 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Um dos protocolos prevê que a APS ceda à Autoridade Marítima a casa dos pilotos do Núcleo do Farol

O salão nobre do edifício dos Paços do Concelho de Olhão acolheu, ao início da tarde desta quarta-feira, 26 de Julho, a assinatura de dois protocolos de importância fundamental para as populações das ilhas-barreira: um protocolo de cooperação entre a Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) e a Direcção-Geral da Autoridade Marítima Nacional (AMN), referente à cedência a esta última da casa dos pilotos do Núcleo do Farol, para a instalação de um posto marítimo; e um protocolo de cooperação entre a Docapesca – Portos e Lotas e o Município de Olhão, relativo à requalificação e valorização das três rampas de acesso a embarcações do porto de Olhão. A cerimónia contou com a presença da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e do ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes.

O primeiro documento prevê que a APS ceda à Autoridade Marítima a casa dos pilotos do Núcleo do Farol, para o desenvolvimento de actividades enquadradas no âmbito da missão desta entidade, instalando um posto marítimo no edifício e reforçando, assim, o policiamento na Ilha da Culatra.

Em contrapartida, a AMN disponibiliza-se para apoiar a APS na fiscalização dos usos e actividades na área de segurança portuária, assim como na detecção de construções ilegais, de obras realizadas durante a época balnear, de deposição ilegal de resíduos e de utilização abusiva de espaço.

Assinaram o protocolo, pela Administração dos Portos de Sines e do Algarve, o presidente, Luís Cacho, e pela Direcção-Geral da Autoridade Marítima Nacional, o vice-almirante Luís Sousa Pereira. O documento foi homologado pelos ministros do Mar e da Defesa.

Outro protocolo visa a requalificação e valorização das três rampas de acesso a embarcações localizadas no porto de Olhão

visa a requalificação e valorização das três rampas de acesso a embarcações localizadas no porto de Olhão

No que diz respeito ao protocolo de cooperação entre a Docapesca e o Município de Olhão, visa a requalificação e valorização das três rampas de acesso a embarcações localizadas no porto de Olhão, criando, assim, melhores condições de trabalho e segurança para os armadores, pescadores e demais utilizadores do porto, designadamente os fornecedores de perecíveis e outros materiais, que diariamente são transportados para as ilhas.

A obra, a executar pela Câmara de Olhão, será de extrema importância para as comunidades piscatórias da região, e constitui, de acordo com a Docapesca, “um excelente exemplo da preocupação social e de segurança por parte da Autarquia de Olhão”.

Firmaram o documento, pela Docapesca, a presidente, Teresa Coelho, e o administrador, Sérgio Faias, e pelo Município, o presidente, António Miguel Pina. Ana Paula Vitorino homologou o protocolo.

Chamando a atenção dos presentes para o facto de que, na época de Verão, chegarem a estar nas ilhas cerca de 10 mil pessoas, para além daqueles que aí vivem em permanência, o autarca sublinhou a importância da intervenção que agora vê a luz do dia: “Não estamos a falar de uma obra de milhões, mas de uma obra que, para quem vive nas ilhas, se reveste de uma importância capital para quem apenas conta com estas rampas perigosas e degradadas para carregar e descarregar mercadoria. É uma obra fundamental, não pelo montante que representa, mas pelo serviço que presta às populações”.

Olhão assume-se como a capital da Ria Formosa

António Miguel Pina destacou também a instalação de um posto marítimo no Núcleo do Farol, uma necessidade já identificada por si junto da Administração Central no passado, frisando que “Olhão assume-se cada vez mais como a capital da Ria Formosa. Somos nós que ‘puxamos’ e procuramos soluções, porque não vale a pena dizer só que faz falta isto ou aquilo e não procurar colaborar, encontrar soluções. É aqui que a Câmara Municipal de Olhão aparece, cada vez mais na dianteira da defesa da Ria Formosa, porque estamos mais próximos das pessoas, compreendemos as suas necessidades e procuramos soluções junto dos nossos governantes”.

António Miguel Pina destacou a instalação de um posto marítimo no Núcleo do Farol

Na sua intervenção, o ministro da Defesa fez alusão ao facto de estes protocolos decorrerem do “bom senso e da capacidade de diálogo entre os ministérios da Defesa e do Mar, de forma a optimizar recursos em proveito do bem comum”.

Azeredo Lopes concluiu: “está demonstrado que, quando se trabalha com seriedade, quando há empenho, se alcança o bem-estar das populações e o interesse público”.

Já a ministra do Mar preferiu sublinhar a “singeleza” e a importância dos documentos de cooperação agora assinados: “Esta é uma cerimónia muito simples de assinatura de dois protocolos também eles muito simples, mas muito significativos”. O primeiro “constitui não apenas a cedência de umas instalações por parte da Administração dos Portos de Sines e do Algarve à Capitania de Olhão; é muito mais do que isso, é um exemplo não só de cooperação e de partilha de esforços, mas de disponibilização de recursos aos quais pode ser dada melhor utilização”.

Em relação ao segundo protocolo, Ana Paula Vitorino afirmou que, “como o senhor presidente referiu, só há três rampas através das quais se processa toda a ligação que existe com as ilhas, e todas as actividades que se desenvolvem são servidas através de ligações marítimas que se realizam através destas rampas que, se não estiverem nas melhores condições, põem em causa a segurança de pessoas e bens e impedem que se concretizem de forma eficaz as actividades económicas e relações sociais entre as ilhas e Olhão”.

A governante concluiu, agradecendo ao autarca olhanense a disponibilidade para, em nome do Estado e da Docapesca, concretizar esta obra, cujo financiamento será garantido pela Administração Central, através do Programa Mar2020.

Jorge Palma. Crédito: Lusa
Nacional

Morreu o músico Jorge Palma aos 76 anos

06:00 22 Setembro, 2026 01:51 22 Setembro, 2026 | João Luís

Cantor, compositor e pianista português Jorge Palma deixa uma carreira com mais de cinco décadas e vários temas que marcaram gerações

Algarve Ensino

Estudantes da Universidade do Algarve recebem atendimento das Lojas de Cidadão

07:00 22 Setembro, 2026 06:39 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Equipas das Lojas de Cidadão estarão em Gambelas a 23 de setembro para ajudar estudantes a tratar de vários serviços públicos

Cultura Nacional Vídeo

Portugal despede-se de Jorge Palma, músico de muitas vidas e muitas companhias [vídeo]

03:28 22 Setembro, 2026 06:54 22 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Jorge Palma morreu aos 76 anos, deixando mais de cinco décadas de canções, discos e colaborações que marcaram várias gerações da música portuguesa

Idosos a verificar contas.
Economia

Segurança Social deixa novo aviso e há pensionistas que podem ficar sem pagamento dentro de semanas

09:00 21 Setembro, 2026 12:16 21 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Ainda há quem não tenha tratado deste passo obrigatório e as consequências podem começar a sentir-se em breve

São Brás de Alportel.
Algarve

Nem turismo nem praias: cortiça tornou esta vila algarvia numa das mais ‘ricas’ da região e ajudou-a a conquistar a independência de Faro

18:40 21 Setembro, 2026 09:59 21 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Crescimento económico ligado aos sobreiros transformou São Brás de Alportel no início do século XX e levou à criação do concelho em 1914

Cacela Velha. Crédito: RTA
Algarve

Esta pequena aldeia algarvia já foi vila e quase ficou deserta depois do terramoto de 1755

16:10 21 Setembro, 2026 11:11 21 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Entre uma fortaleza, casas térreas e a Ria Formosa, Cacela Velha guarda uma história marcada pelo assoreamento e pela destruição sísmica

Auto Saúde

Vai renovar a carta de condução? O seu médico de família pode recusar passar o atestado nestes casos

21:00 21 Setembro, 2026 16:09 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Ter médico de família não significa que este seja sempre obrigado a emitir o atestado necessário para a carta de condução

Porta do forno aberta. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

A gaveta por baixo do forno pode não servir para guardar tabuleiros: saiba para que serve

20:30 21 Setembro, 2026 19:18 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitas famílias aproveitam este espaço do forno para guardar formas e utensílios, mas a função muda consoante o modelo e há objetos que não devem ficar expostos ao calor

Mulher a observar o céu. Crédito: Freepik
Tempo

Meteored avisa para mudança do tempo em Portugal: corrente de jato polar pode ‘varrer’ o verão a partir desta data

06:00 21 Setembro, 2026 08:41 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Meteored prevê uma mudança significativa no estado do tempo nos últimos dias de setembro, com a corrente de jato polar a favorecer a chegada de ar mais fresco a Portugal

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: mau tempo chega a Portugal continental neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

19:10 20 Setembro, 2026 18:03 20 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteomira, a chuva deverá voltar a marcar o estado do tempo em Portugal, acompanhada por maior instabilidade

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Ainda precisa de ter selos no para-brisas do carro? Saiba o que é obrigatório em 2026

20:20 20 Setembro, 2026 11:30 14 Setembro, 2026 | João Luís

Os antigos selos do seguro, da inspeção e do imposto já não são exigidos no para-brisas, mas continuam a existir situações específicas

Cultura Nacional Vídeo

Morreu Jorge Palma, músico de Frágil, Bairro do Amor e Estrela do Mar [vídeo]

03:33 22 Setembro, 2026 03:41 22 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Jorge Palma morreu aos 76 anos, vítima de paragem cardiorrespiratória, deixando uma obra com mais de meio século na música portuguesa.

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Algarve

Agressões com paus e tábuas entre dezenas de pessoas fazem pelo menos dois feridos em Luz de Tavira

15:40 20 Setembro, 2026 15:35 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Dezenas de pessoas envolveram-se nos desacatos em Luz de Tavira, que começaram num café. GNR procura localizar e identificar os autores das agressões

Frigorífico com produtos congelados. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Especialistas revelam a fruta congelada que mais compensa comprar no supermercado

21:40 21 Setembro, 2026 19:09 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Estes frutos podem durar muito mais tempo em casa e mantêm grande parte do valor nutricional, mas há um detalhe a verificar na embalagem antes de comprar

Jorge Palma. Crédito: Lusa
Nacional

Morreu o músico Jorge Palma aos 76 anos

06:00 22 Setembro, 2026 01:51 22 Setembro, 2026 | João Luís

Cantor, compositor e pianista português Jorge Palma deixa uma carreira com mais de cinco décadas e vários temas que marcaram gerações

Algarve, Ensino

Estudantes da Universidade do Algarve recebem atendimento das Lojas de Cidadão

07:00 22 Setembro, 2026 06:39 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Equipas das Lojas de Cidadão estarão em Gambelas a 23 de setembro para ajudar estudantes a tratar de vários serviços públicos

Cultura, Nacional, Vídeo

Portugal despede-se de Jorge Palma, músico de muitas vidas e muitas companhias [vídeo]

03:28 22 Setembro, 2026 06:54 22 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Jorge Palma morreu aos 76 anos, deixando mais de cinco décadas de canções, discos e colaborações que marcaram várias gerações da música portuguesa

Idosos a verificar contas.
Economia

Segurança Social deixa novo aviso e há pensionistas que podem ficar sem pagamento dentro de semanas

09:00 21 Setembro, 2026 12:16 21 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Ainda há quem não tenha tratado deste passo obrigatório e as consequências podem começar a sentir-se em breve

São Brás de Alportel.
Algarve

Nem turismo nem praias: cortiça tornou esta vila algarvia numa das mais ‘ricas’ da região e ajudou-a a conquistar a independência de Faro

18:40 21 Setembro, 2026 09:59 21 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Crescimento económico ligado aos sobreiros transformou São Brás de Alportel no início do século XX e levou à criação do concelho em 1914

Cacela Velha. Crédito: RTA
Algarve

Esta pequena aldeia algarvia já foi vila e quase ficou deserta depois do terramoto de 1755

16:10 21 Setembro, 2026 11:11 21 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Entre uma fortaleza, casas térreas e a Ria Formosa, Cacela Velha guarda uma história marcada pelo assoreamento e pela destruição sísmica

Auto, Saúde

Vai renovar a carta de condução? O seu médico de família pode recusar passar o atestado nestes casos

21:00 21 Setembro, 2026 16:09 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Ter médico de família não significa que este seja sempre obrigado a emitir o atestado necessário para a carta de condução

Porta do forno aberta. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

A gaveta por baixo do forno pode não servir para guardar tabuleiros: saiba para que serve

20:30 21 Setembro, 2026 19:18 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitas famílias aproveitam este espaço do forno para guardar formas e utensílios, mas a função muda consoante o modelo e há objetos que não devem ficar expostos ao calor

Mulher a observar o céu. Crédito: Freepik
Tempo

Meteored avisa para mudança do tempo em Portugal: corrente de jato polar pode ‘varrer’ o verão a partir desta data

06:00 21 Setembro, 2026 08:41 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A Meteored prevê uma mudança significativa no estado do tempo nos últimos dias de setembro, com a corrente de jato polar a favorecer a chegada de ar mais fresco a Portugal

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: mau tempo chega a Portugal continental neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

19:10 20 Setembro, 2026 18:03 20 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteomira, a chuva deverá voltar a marcar o estado do tempo em Portugal, acompanhada por maior instabilidade

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Ainda precisa de ter selos no para-brisas do carro? Saiba o que é obrigatório em 2026

20:20 20 Setembro, 2026 11:30 14 Setembro, 2026 | João Luís

Os antigos selos do seguro, da inspeção e do imposto já não são exigidos no para-brisas, mas continuam a existir situações específicas

Cultura, Nacional, Vídeo

Morreu Jorge Palma, músico de Frágil, Bairro do Amor e Estrela do Mar [vídeo]

03:33 22 Setembro, 2026 03:41 22 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Jorge Palma morreu aos 76 anos, vítima de paragem cardiorrespiratória, deixando uma obra com mais de meio século na música portuguesa.

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Algarve

Agressões com paus e tábuas entre dezenas de pessoas fazem pelo menos dois feridos em Luz de Tavira

15:40 20 Setembro, 2026 15:35 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Dezenas de pessoas envolveram-se nos desacatos em Luz de Tavira, que começaram num café. GNR procura localizar e identificar os autores das agressões

Frigorífico com produtos congelados. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Especialistas revelam a fruta congelada que mais compensa comprar no supermercado

21:40 21 Setembro, 2026 19:09 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Estes frutos podem durar muito mais tempo em casa e mantêm grande parte do valor nutricional, mas há um detalhe a verificar na embalagem antes de comprar

Últimas Notícias

  • Estudantes da Universidade do Algarve recebem atendimento das Lojas de Cidadão
    Estudantes da Universidade do Algarve recebem atendimento das Lojas de Cidadão
  • Morreu o músico Jorge Palma aos 76 anos
    Morreu o músico Jorge Palma aos 76 anos
  • Morreu Jorge Palma, músico de Frágil, Bairro do Amor e Estrela do Mar [vídeo]
    Morreu Jorge Palma, músico de Frágil, Bairro do Amor e Estrela do Mar [vídeo]
  • Portugal despede-se de Jorge Palma, músico de muitas vidas e muitas companhias [vídeo]
    Portugal despede-se de Jorge Palma, músico de muitas vidas e muitas companhias [vídeo]
  • Especialistas revelam a fruta congelada que mais compensa comprar no supermercado
    Especialistas revelam a fruta congelada que mais compensa comprar no supermercado

Opinião

  • O crime de Eva | Por José Figueiredo Santos
    O crime de Eva | Por José Figueiredo Santos
  • Os assobios de família que se deixaram de usar… | Por Paulo Freitas do Amaral
    Os assobios de família que se deixaram de usar… | Por Paulo Freitas do Amaral
  • O Discurso — que todos deveriam ler — da presidente Ursula von der Leyen sobre o Estado da União
    O Discurso — que todos deveriam ler — da presidente Ursula von der Leyen sobre o Estado da União

Europe Direct Algarve

  • Futuro da Europa reúne eleitos locais em debate no Algarve
    Futuro da Europa reúne eleitos locais em debate no Algarve
  • Parlamento Europeu pede idade mínima comum nas redes sociais para proteger menores
    Parlamento Europeu pede idade mínima comum nas redes sociais para proteger menores
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento