Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional, Política

Fim da Globalgarve põe em causa rede de fibra óptica autárquica

As Câmaras de todo o Algarve têm diversos edifícios em cada concelho ligados entre si através de redes concelhias de fibra óptica, que permite a circulação de dados entre as várias infra-estruturas, bem como a ligação on-line das mesmas. Com a insolvência da Globalgarve estas redes estão à mercê de poderem ser adquiridas por […]

19:04 10 Novembro, 2014 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Redes autárquicas de banda larga estão à mercê dos privados

As Câmaras de todo o Algarve têm diversos edifícios em cada concelho ligados entre si através de redes concelhias de fibra óptica, que permite a circulação de dados entre as várias infra-estruturas, bem como a ligação on-line das mesmas.

Com a insolvência da Globalgarve estas redes estão à mercê de poderem ser adquiridas por qualquer empresa ou pessoa privada, colocando em risco os termos em que as mesmas servem para prestar serviços de interesse público.

De acordo com Victor Guerreiro, presidente do Conselho de Administração cessante da Globalgarve, em conferência de imprensa realizada na passada sexta-feira (VER), “a rede de fibra óptica da Globalgarve já esteve à venda por 500 mil euros e neste momento pode ser adquirida por qualquer pessoa ou empresa por ajuste directo com o administrador de insolvência da empresa”.

Os perigos

Se as 16 redes de fibra óptica concelhias existentes forem adquiridas por um privado as autarquias ficam à mercê do novo dono das redes e terão de pagar pela sua utilização o que este entender cobrar.

Em alternativa as autarquias poderão contestar a compra das redes por um privado em processo judicial, alegando que as mesmas, que ainda são propriedade da massa falida da Globalgarve, foram criadas com recurso a capitais público e que servem exclusivamente para serviço público, mas esta será sempre uma batalha jurídica complicada, apurou o POSTAL.

A desmistificação da rede de banda larga do Algarve Digital

Embora muitos algarvios, mesmo os dirigentes políticos, como o POSTAL apurou, acreditem que a rede de fibra óptica instalada ao abrigo do programa Algarve Digital abrange e interliga todo o Algarve, a verdade é que esta ideia não passa de uma fábula.

De facto dos cerca de nove milhões de euros do programa Algarve Digital, apenas cerca de um milhão foi usado para criar a estrutura física das redes de banda larga das autarquias.

Com este dinheiro – comparticipado por fundos comunitários e nacionais a 75% e por fundos das câmaras da região e de outros parceiros regionais, nomeadamente a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR – Algarve) e a Região de Turismo do Algarve – o que se instalou foram 16 redes concelhias de banda larga que interligam entre si edifícios de cada uma das 16 autarquias, referiu ao POSTAL uma fonte ligada às novas tecnologias.

“São 16 ilhas, uma por concelho, constituídas cada uma delas por ligações em fibra óptica entre os edifícios de cada uma das 16 Câmaras do Algarve”, refere a fonte do POSTAL, que esclarece que “as 16 ‘mini-redes’ não estão ligadas entre si por uma rede interregional propriedade da Globalgarve, esta nunca existiu”.

O acordo falhado com a Águas do Algarve

Em 2007 a Globalgarve que projectou e implementou as 16 redes concelhias de banda larga para as autarquias negociou com a Águas do Algarve a utilização da rede interregional de fibra óptica desta empresa para fazer a ligação entre as 16 mini-redes entre si e entre estas e o centro de dados da Globalgarve onde estavam alojados os conteúdos do programa Algarve Digital.

“Este acordo viria a ser desfeito, não tendo nunca entrado em funcionamento na prática, “porque a Águas de Portugal [empresa proprietária da Águas do Algarve] não deu luz verde ao negócio”, afirmou ao POSTAL um ex-administrador da Globalgarve.

Caiu assim por terra a ideia de ligar as 16 redes concelhias através de uma rede interregional tutelada por uma empresa pública.

Para assegurar a funcionalidade do projecto Algarve Digital e a interligação das 16 mini-redes das Câmaras, a Globalgarve optou assim por contratar à Refer – empresa responsável pelos caminhos de ferro e que detém uma rede de comunicações instalada na região – e a outros operadores de rede de fibra óptica privados, a interligação das redes camarárias em banda larga.

Interesse das redes camarárias de fibra óptica

Não há pois qualquer rede interregional de fibra óptica propriedade da Globalgarve e o que está à venda pelo administrador de insolvência da Globalgarve são as 16 redes concelhias de fibra óptica das autarquias.

Assim a compra deste activo não interessa a qualquer empresa de comunicações, uma vez que, não interliga toda a região. Provavelmente por isso ninguém se candidatou à respectiva compra por 500 mil euros.

A interessar a alguém as redes camarárias de fibra óptica intressarão a quem tem o suporte dos portais camarários das autarquias algarvias, ou a quem aloja os conteúdos desses mesmos portais e os mantém operacionais.

O POSTAL investigou e no primeiro caso está a empresa Visulaforma e outras suas subsidiárias, que criaram e mantêm os sítios on-line das autarquias e no segundo caso estão as empresas Flesk (centro de dados) e Algardata, que assegura a manutenção dos servidores onde estão alojados os conteúdos (VER).

Casal de reformados triste.
Economia Nacional

Reformados perdem 30.000€ guardados neste banco em 36 minutos: esta foi a resposta da instituição bancária sobre um possível reembolso

11:50 28 Abril, 2026 11:33 28 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Casal português ficou com apenas seis euros na conta após perder 30.000 euros em 36 minutos durante férias no estrangeiro

Algarve Economia

MAR Shopping Algarve ganha nova Oysho com espaço ampliado

15:30 28 Abril, 2026 15:50 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Oysho reabre no MAR Shopping Algarve com loja ampliada, novo design e oferta reforçada, apostando numa experiência de compra moderna

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal já a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 28 Abril, 2026 20:37 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Instabilidade vai marcar os próximos dias em Portugal, com chuva por vezes forte, trovoadas e vento nestas regiões

Trovoada. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí tempo carregado e trovoada: estes distritos estão sob aviso e a instabilidade ‘é para ficar’

15:50 28 Abril, 2026 15:42 28 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Chuva forte, trovoada e possível granizo podem marcar várias zonas do país. Saiba onde estão ativos os avisos e até quando

Mochila debaixo do assento do avião.
Europa Vida & Lazer

Adeus bagagem de mão: esta companhia aérea europeia não é lowcost e agora só deixa viajar com mochila na tarifa mais barata

12:40 28 Abril, 2026 12:02 28 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Tarifa mais barata de uma companhia europeia passou a incluir apenas um objeto pessoal, deixando a bagagem de mão sujeita a pagamento

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Desporto Economia Nacional

Nem Benfica nem Sporting: bilhetes para este jogo de futebol que vai decorrer neste dia em Portugal custam 2.645€

15:01 28 Abril, 2026 15:01 28 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Jogo entre FC Porto e Alverca tem bilhetes que chegam aos 2.645 euros, numa altura em que o título pode ser decidido antes

Mulher a abastecer. Crédito: Freepik AI
Auto Economia

Os combustíveis estão caros? Saiba onde pode poupar até quase 20 cêntimos por litro

15:40 28 Abril, 2026 15:27 28 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Esta semana os preços dos combustíveis voltam a variar entre marcas. Veja onde ainda compensa abastecer e quais são as opções mais baratas

Algarve Política

PAN critica dessalinizadora em Albufeira e alerta para riscos ambientais

10:46 28 Abril, 2026 10:49 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto na Falésia levanta dúvidas sobre impacto ambiental e riscos para ecossistemas marinhos e economia local no Algarve

Algarve

Três homens detidos após perseguição marítima no Algarve em operação contra tráfico de droga

07:00 28 Abril, 2026 07:10 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Perseguição no mar termina com três detidos e apreensão de embarcação suspeita de tráfico ao largo do Algarve

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 17:10 25 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: pagamentos em dinheiro acima deste valor são proibidos em Portugal

20:20 25 Abril, 2026 00:33 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Valor máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal fica abaixo do novo teto europeu, que entrará em vigor a 10 de julho do próximo ano

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 17:39 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Algarve Cultura Gastronomia

Festa do Caracol anima a Fuzeta com música e tradição

15:10 28 Abril, 2026 15:11 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Fuzeta celebra 1 de maio com Festa do Caracol na zona ribeirinha, com música ao vivo, animação e tradição gastronómica algarvia

Algarve Cultura

Viviane lança “Amor Errante” e revela novo álbum para setembro

14:29 28 Abril, 2026 14:37 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Novo single de Viviane antecipa álbum dedicado a vozes femininas da música portuguesa com edição marcada para setembro

Cortes de luz em casa. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Apagão deixou a casa sem eletricidade? O seu carro pode ser a solução em situações de emergência

13:30 28 Abril, 2026 13:11 28 Abril, 2026 | João Luís

Em caso de apagão, há elétricos que podem fornecer energia a equipamentos ou até à casa. Saiba o que precisa para usar esta solução

Casal de idosos a analisar papéis.
Economia Nacional

Atenção ao IMI: há uma mudança este ano que pode confundir contribuintes

13:00 28 Abril, 2026 12:58 28 Abril, 2026 | João Luís

O pagamento do IMI está a chegar e há uma mudança que pode gerar dúvidas. Saiba o que muda este ano e como evitar surpresas

Casal de reformados triste.
Economia, Nacional

Reformados perdem 30.000€ guardados neste banco em 36 minutos: esta foi a resposta da instituição bancária sobre um possível reembolso

11:50 28 Abril, 2026 11:33 28 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Casal português ficou com apenas seis euros na conta após perder 30.000 euros em 36 minutos durante férias no estrangeiro

Algarve, Economia

MAR Shopping Algarve ganha nova Oysho com espaço ampliado

15:30 28 Abril, 2026 15:50 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Oysho reabre no MAR Shopping Algarve com loja ampliada, novo design e oferta reforçada, apostando numa experiência de compra moderna

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal já a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 28 Abril, 2026 20:37 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Instabilidade vai marcar os próximos dias em Portugal, com chuva por vezes forte, trovoadas e vento nestas regiões

Trovoada. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí tempo carregado e trovoada: estes distritos estão sob aviso e a instabilidade ‘é para ficar’

15:50 28 Abril, 2026 15:42 28 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Chuva forte, trovoada e possível granizo podem marcar várias zonas do país. Saiba onde estão ativos os avisos e até quando

Mochila debaixo do assento do avião.
Europa, Vida & Lazer

Adeus bagagem de mão: esta companhia aérea europeia não é lowcost e agora só deixa viajar com mochila na tarifa mais barata

12:40 28 Abril, 2026 12:02 28 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Tarifa mais barata de uma companhia europeia passou a incluir apenas um objeto pessoal, deixando a bagagem de mão sujeita a pagamento

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Desporto, Economia, Nacional

Nem Benfica nem Sporting: bilhetes para este jogo de futebol que vai decorrer neste dia em Portugal custam 2.645€

15:01 28 Abril, 2026 15:01 28 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Jogo entre FC Porto e Alverca tem bilhetes que chegam aos 2.645 euros, numa altura em que o título pode ser decidido antes

Mulher a abastecer. Crédito: Freepik AI
Auto, Economia

Os combustíveis estão caros? Saiba onde pode poupar até quase 20 cêntimos por litro

15:40 28 Abril, 2026 15:27 28 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Esta semana os preços dos combustíveis voltam a variar entre marcas. Veja onde ainda compensa abastecer e quais são as opções mais baratas

Algarve, Política

PAN critica dessalinizadora em Albufeira e alerta para riscos ambientais

10:46 28 Abril, 2026 10:49 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto na Falésia levanta dúvidas sobre impacto ambiental e riscos para ecossistemas marinhos e economia local no Algarve

Algarve

Três homens detidos após perseguição marítima no Algarve em operação contra tráfico de droga

07:00 28 Abril, 2026 07:10 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Perseguição no mar termina com três detidos e apreensão de embarcação suspeita de tráfico ao largo do Algarve

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 17:10 25 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: pagamentos em dinheiro acima deste valor são proibidos em Portugal

20:20 25 Abril, 2026 00:33 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Valor máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal fica abaixo do novo teto europeu, que entrará em vigor a 10 de julho do próximo ano

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve, Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 17:39 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Algarve, Cultura, Gastronomia

Festa do Caracol anima a Fuzeta com música e tradição

15:10 28 Abril, 2026 15:11 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Fuzeta celebra 1 de maio com Festa do Caracol na zona ribeirinha, com música ao vivo, animação e tradição gastronómica algarvia

Algarve, Cultura

Viviane lança “Amor Errante” e revela novo álbum para setembro

14:29 28 Abril, 2026 14:37 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Novo single de Viviane antecipa álbum dedicado a vozes femininas da música portuguesa com edição marcada para setembro

Cortes de luz em casa. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Apagão deixou a casa sem eletricidade? O seu carro pode ser a solução em situações de emergência

13:30 28 Abril, 2026 13:11 28 Abril, 2026 | João Luís

Em caso de apagão, há elétricos que podem fornecer energia a equipamentos ou até à casa. Saiba o que precisa para usar esta solução

Casal de idosos a analisar papéis.
Economia, Nacional

Atenção ao IMI: há uma mudança este ano que pode confundir contribuintes

13:00 28 Abril, 2026 12:58 28 Abril, 2026 | João Luís

O pagamento do IMI está a chegar e há uma mudança que pode gerar dúvidas. Saiba o que muda este ano e como evitar surpresas

Últimas Notícias

  • Restaurantes já podem aderir ao Festival da Caldeirada em Armação de Pêra
    Restaurantes já podem aderir ao Festival da Caldeirada em Armação de Pêra
  • Vem aí tempo carregado e trovoada: estes distritos estão sob aviso e a instabilidade ‘é para ficar’
    Vem aí tempo carregado e trovoada: estes distritos estão sob aviso e a instabilidade ‘é para ficar’
  • Os combustíveis estão caros? Saiba onde pode poupar até quase 20 cêntimos por litro
    Os combustíveis estão caros? Saiba onde pode poupar até quase 20 cêntimos por litro
  • MAR Shopping Algarve ganha nova Oysho com espaço ampliado
    MAR Shopping Algarve ganha nova Oysho com espaço ampliado
  • Festa do Caracol anima a Fuzeta com música e tradição
    Festa do Caracol anima a Fuzeta com música e tradição
  • Nem Benfica nem Sporting: bilhetes para este jogo de futebol que vai decorrer neste dia em Portugal custam 2.645€
    Nem Benfica nem Sporting: bilhetes para este jogo de futebol que vai decorrer neste dia em Portugal custam 2.645€

Opinião

  • A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
    A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
  • A ópera bufa e o abismo | Por Luís Ganhão
    A ópera bufa e o abismo | Por Luís Ganhão
  • Impermanência. Flexibilidade. Acreditar | Por Andrea Moura
    Impermanência. Flexibilidade. Acreditar | Por Andrea Moura
  • Peregrinação em segurança | Por Mafalda Lopes
    Peregrinação em segurança | Por Mafalda Lopes
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
    Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
  • A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
    A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
  • O ano de 2026 trouxe novas regras ao volante: conheça as mudanças na carta de condução já em vigor na União Europeia
    O ano de 2026 trouxe novas regras ao volante: conheça as mudanças na carta de condução já em vigor na União Europeia
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal