Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura.Sul, Nacional

Festival Caixa a Sul regressa ao Algarve

O Festival Caixa a Sul, uma organização da Caixa Geral de Depósitos e da Orquestra Clássica do Sul, entra na estrada em Agosto e teve honras de lançamento, ontem em Faro, num novo espaço aberto ao público e criado pela Orquestra Clássica do Sul junto à sede da instituição, em frente ao Teatro Municipal […]

18:00 11 Julho, 2014 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
O Festival Caixa a Sul leva música a todo o Algarve durante Agosto

O Festival Caixa a Sul, uma organização da Caixa Geral de Depósitos e da Orquestra Clássica do Sul, entra na estrada em Agosto e teve honras de lançamento, ontem em Faro, num novo espaço aberto ao público e criado pela Orquestra Clássica do Sul junto à sede da instituição, em frente ao Teatro Municipal de Faro.

O Festival Caixa a Sul é a nova marca do festival Caixa Geral de Depósitos, que durante oito edições fez pelo Algarve soar a música clássica, e que este ano, na nona edição, promete encher de música a região de barlavento a sotavento

Depois de ontem ter sido apresentado o festival, numa ante-estreia, com interpretação do Concerto para Violino em Lá menor, n.º 1BWV 1041 e do Concerto Brandeburguês n.º 3 em Sol maior, BWV 1048, ambos de Bach, com Laurentiu Simões como primeiro violino, o festival entra na estrada e aporta para o concerto de abertura, no dia 5 de Agosto, em Loulé, com Joana Machado.

Seguem-se apresentações nos dias 8 e 9 de Agosto, respectivamente em Faro e Lagos com Gisela João, nos dia 15 e 16, em São Brás de Alportel e em Mértola, com interpretação de bandas sonoras filmes, e no dia 23 de Agosto, em Altura, novamente com Gisela João. 

Mezzo Caffé traz música a Faro quinzenalmente

Entretanto Carlos Ferreira, administrador da Orquestra Clássica do Sul, anunciou ontem que o novo espaço da orquestra, o Mezzo Caffé, em frente ao Teatro Municipal de Faro, trará uma nova centralidade à cidade.

O centro da música clássica de Faro passa a ser naquele novo espaço, com concertos quinzenais que prometem, a partir de Agosto, animar aquela zona da cidade.

“Esta é uma aposta da orquestra com a autarquia de Faro, numa parceria que pretende criar um novo espaço e conceito em Faro para divulgação da música clássica”, afirmou o responsável pela orquestra regional.

Maria Cabral, presidente da Orquestra Clássica do Sul, presente no lançamento do espaço e na ante-estreia do festival Caixa a Sul, realçou, em declarações ao Postal, que “a Caixa Geral de Depósitos tem sido um patrocinador fundamental da orquestra nestes tempos de contenção acentuada por parte das instituições públicas”.

“A Caixa Geral de Depósitos desempenha assim, a par da Orquestra Clássica do Sul, um trabalho de grande mérito na divulgação da música clássica no Algarve, um reconhecimento que não pode deixar de ser alvo de uma nota de destaque”, refere a presidente da instituição associativa.

Da esquerda para a direita Gabriel, Miguel e Marta, vidrados na música da Orquestra Clássica do Sul

Os mais pequenos ouvintes do Caixa a Sul

Se se julga que o festival Caixa a Sul é só para melómanos e pessoas adultas, retire-se o preconceito da mente e veja-se como a pequenada reage à música clássica.

Sentados na primeira fila, silenciosos e de olhar vidrado nos músicos, Gabriel (quatro anos), Miguel (quatro anos) e Marta (cinco anos), não proferiram palavra até ao fim.

Os olhos grados a cirandar, ora pousados nos violinos, ora serenados pelo correr dos arcos dos violoncelos, ora abismados com o gigante contrabaixo, davam nota de um gosto inato pela música.

Aos pequenotes interessa pouco se ouvem Bach ou outro qualquer compositor. Silenciam-se perante a arte, que é senhora para fazer darem-se estas coisas, tidas como difíceis, de absorver a atenção de gente cuja idade tem em si toda irrequietude do mundo.

Ao Postal os três jovens da assistência confessaram que não é a primeira vez que ouvem música clássica e, do alto da sua sabedoria na matéria, diz-lhes a experiência que gostam de ouvir o género.

Há momentos assim de puro deslumbre, do Gabriel, do Miguel e da Marta para com a música e os músicos e de todos nós para com eles, a nova geração de ouvintes, garante de que a música terá sempre amantes e será sempre geradora de amores eternos pela sua beleza intrínseca.

Casal de reformados triste.
Economia Nacional

Reformados perdem 30.000€ guardados neste banco em 36 minutos: esta foi a resposta da instituição bancária sobre um possível reembolso

11:50 28 Abril, 2026 11:33 28 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Casal português ficou com apenas seis euros na conta após perder 30.000 euros em 36 minutos durante férias no estrangeiro

Algarve

Três homens detidos após perseguição marítima no Algarve em operação contra tráfico de droga

07:00 28 Abril, 2026 07:10 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Perseguição no mar termina com três detidos e apreensão de embarcação suspeita de tráfico ao largo do Algarve

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal já a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 28 Abril, 2026 20:37 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Instabilidade vai marcar os próximos dias em Portugal, com chuva por vezes forte, trovoadas e vento nestas regiões

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 17:10 25 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Trovoada.
Tempo

Vem aí um “festival elétrico” no céu: mau tempo chega neste dia com trovoadas, granizo e ventos fortes e estas serão as regiões mais castigadas

11:00 28 Abril, 2026 10:50 28 Abril, 2026 | João Luís

A instabilidade vai aumentar: veja quando chegam as trovoadas, o granizo e o vento forte e quais as regiões mais expostas

Mulher no banco.
Economia

Fisco vai reembolsar ‘perdas’ no IRS dos últimos anos: saiba quem pode receber

10:00 28 Abril, 2026 09:09 28 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Uma decisão recente está a abrir a porta a reembolsos inesperados no IRS. Há regras, prazos e um detalhe essencial que pode fazer toda a diferença

Algarve Ensino

Para quando Direito no Algarve? | Por Lourenço Pinheiro de Melo

12:00 28 Abril, 2026 11:52 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

"O Algarve necessita de formação jurídica superior, própria para criar um ecossistema autónomo e competitivo"

Algarve Cultura Desporto Vídeo

Cineasta de Olhão corre maratona na Noruega para promover documentário sobre o oceano

10:20 28 Abril, 2026 10:30 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Algarvio corre 42 km na maratona de Bergen, na Noruega, e promove documentário sobre proteção dos ecossistemas marinhos

Picada de mosquito. Crédito: Freepik AI
Nacional Saúde

Mosquito transmissor de doenças avança em Portugal: saiba com o que deve ter cuidado e onde já foi identificado

11:40 28 Abril, 2026 10:50 28 Abril, 2026 | João Luís

Um mosquito transmissor de doenças foi detetado em mais concelhos. Saiba que doenças podem estar em causa e o que deve ter em atenção

Plantas em prateleiras. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Especialistas avisam: nunca cometa este erro ao trocar as suas plantas de vaso

09:00 28 Abril, 2026 00:41 28 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Muitas vezes é necessário trocar o vaso das suas plantas, mas há uma prática comum que os especialistas recomendam evitar

Algarve Desporto

AFA reforça campanha de fair-play com adesão de Aljezur

12:17 28 Abril, 2026 12:25 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Campanha “O fair-play joga em casa” passou por Aljezur e reforçou compromisso ético entre AFA, autarquia e clube local

Agente da GNR verifica documentos de condutor. Crédito: GNR
Auto Nacional

Adeus carta de condução? Condutores que tenham este código na carta podem ficar sem ela se não cumprirem estas regras

11:20 27 Abril, 2026 10:41 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Alguns códigos na carta de condução podem não parecer importantes, mas podem fazer diferença em caso de fiscalização ou acidente

Algarve

Teleassistência chega a idosos de Budens para reforçar segurança

11:30 28 Abril, 2026 11:39 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Budens entrega dispositivos de teleassistência para apoiar idosos e reforçar segurança, autonomia e resposta em situações de emergência

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 17:39 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Algarve Cultura

Alcalar recua cinco mil anos com recriação pré-histórica em Portimão

11:10 28 Abril, 2026 11:06 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Pré-História ganha vida em evento cultural em Portimão com recriação em Alcalar, atividades gratuitas e visitas guiadas para toda a família

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e esta é a razão

18:00 27 Abril, 2026 15:53 27 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Com o calor, melancias e meloas começam a encher as bancas, mas uma nutricionista alerta para um detalhe que poucos reparam e pode fazer toda a diferença

Casal de reformados triste.
Economia, Nacional

Reformados perdem 30.000€ guardados neste banco em 36 minutos: esta foi a resposta da instituição bancária sobre um possível reembolso

11:50 28 Abril, 2026 11:33 28 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Casal português ficou com apenas seis euros na conta após perder 30.000 euros em 36 minutos durante férias no estrangeiro

Algarve

Três homens detidos após perseguição marítima no Algarve em operação contra tráfico de droga

07:00 28 Abril, 2026 07:10 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Perseguição no mar termina com três detidos e apreensão de embarcação suspeita de tráfico ao largo do Algarve

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal já a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 28 Abril, 2026 20:37 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Instabilidade vai marcar os próximos dias em Portugal, com chuva por vezes forte, trovoadas e vento nestas regiões

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 17:10 25 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Trovoada.
Tempo

Vem aí um “festival elétrico” no céu: mau tempo chega neste dia com trovoadas, granizo e ventos fortes e estas serão as regiões mais castigadas

11:00 28 Abril, 2026 10:50 28 Abril, 2026 | João Luís

A instabilidade vai aumentar: veja quando chegam as trovoadas, o granizo e o vento forte e quais as regiões mais expostas

Mulher no banco.
Economia

Fisco vai reembolsar ‘perdas’ no IRS dos últimos anos: saiba quem pode receber

10:00 28 Abril, 2026 09:09 28 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Uma decisão recente está a abrir a porta a reembolsos inesperados no IRS. Há regras, prazos e um detalhe essencial que pode fazer toda a diferença

Algarve, Ensino

Para quando Direito no Algarve? | Por Lourenço Pinheiro de Melo

12:00 28 Abril, 2026 11:52 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

"O Algarve necessita de formação jurídica superior, própria para criar um ecossistema autónomo e competitivo"

Algarve, Cultura, Desporto, Vídeo

Cineasta de Olhão corre maratona na Noruega para promover documentário sobre o oceano

10:20 28 Abril, 2026 10:30 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Algarvio corre 42 km na maratona de Bergen, na Noruega, e promove documentário sobre proteção dos ecossistemas marinhos

Picada de mosquito. Crédito: Freepik AI
Nacional, Saúde

Mosquito transmissor de doenças avança em Portugal: saiba com o que deve ter cuidado e onde já foi identificado

11:40 28 Abril, 2026 10:50 28 Abril, 2026 | João Luís

Um mosquito transmissor de doenças foi detetado em mais concelhos. Saiba que doenças podem estar em causa e o que deve ter em atenção

Plantas em prateleiras. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Especialistas avisam: nunca cometa este erro ao trocar as suas plantas de vaso

09:00 28 Abril, 2026 00:41 28 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Muitas vezes é necessário trocar o vaso das suas plantas, mas há uma prática comum que os especialistas recomendam evitar

Algarve, Desporto

AFA reforça campanha de fair-play com adesão de Aljezur

12:17 28 Abril, 2026 12:25 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Campanha “O fair-play joga em casa” passou por Aljezur e reforçou compromisso ético entre AFA, autarquia e clube local

Agente da GNR verifica documentos de condutor. Crédito: GNR
Auto, Nacional

Adeus carta de condução? Condutores que tenham este código na carta podem ficar sem ela se não cumprirem estas regras

11:20 27 Abril, 2026 10:41 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Alguns códigos na carta de condução podem não parecer importantes, mas podem fazer diferença em caso de fiscalização ou acidente

Algarve

Teleassistência chega a idosos de Budens para reforçar segurança

11:30 28 Abril, 2026 11:39 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Budens entrega dispositivos de teleassistência para apoiar idosos e reforçar segurança, autonomia e resposta em situações de emergência

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve, Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 17:39 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Algarve, Cultura

Alcalar recua cinco mil anos com recriação pré-histórica em Portimão

11:10 28 Abril, 2026 11:06 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Pré-História ganha vida em evento cultural em Portimão com recriação em Alcalar, atividades gratuitas e visitas guiadas para toda a família

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e esta é a razão

18:00 27 Abril, 2026 15:53 27 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Com o calor, melancias e meloas começam a encher as bancas, mas uma nutricionista alerta para um detalhe que poucos reparam e pode fazer toda a diferença

Últimas Notícias

  • AFA reforça campanha de fair-play com adesão de Aljezur
    AFA reforça campanha de fair-play com adesão de Aljezur
  • Para quando Direito no Algarve? | Por Lourenço Pinheiro de Melo
    Para quando Direito no Algarve? | Por Lourenço Pinheiro de Melo
  • Reformados perdem 30.000€ guardados neste banco em 36 minutos: esta foi a resposta da instituição bancária sobre um possível reembolso
    Reformados perdem 30.000€ guardados neste banco em 36 minutos: esta foi a resposta da instituição bancária sobre um possível reembolso
  • Mosquito transmissor de doenças avança em Portugal: saiba com o que deve ter cuidado e onde já foi identificado
    Mosquito transmissor de doenças avança em Portugal: saiba com o que deve ter cuidado e onde já foi identificado
  • Teleassistência chega a idosos de Budens para reforçar segurança
    Teleassistência chega a idosos de Budens para reforçar segurança
  • Alcalar recua cinco mil anos com recriação pré-histórica em Portimão
    Alcalar recua cinco mil anos com recriação pré-histórica em Portimão

Opinião

  • A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
    A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
  • A ópera bufa e o abismo | Por Luís Ganhão
    A ópera bufa e o abismo | Por Luís Ganhão
  • Impermanência. Flexibilidade. Acreditar | Por Andrea Moura
    Impermanência. Flexibilidade. Acreditar | Por Andrea Moura
  • Peregrinação em segurança | Por Mafalda Lopes
    Peregrinação em segurança | Por Mafalda Lopes
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
    Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
  • A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
    A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
  • O ano de 2026 trouxe novas regras ao volante: conheça as mudanças na carta de condução já em vigor na União Europeia
    O ano de 2026 trouxe novas regras ao volante: conheça as mudanças na carta de condução já em vigor na União Europeia
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal