Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Nacional, Vida & Lazer

Fins de semana prolongados? Saiba quais os feriados e pontes de 2026 que prometem ‘surpresas’

Feriados e pontes em 2026 oferecem várias oportunidades de descanso e fins de semana prolongados em Portugal

20:30 28 Dezembro, 2025 10:51 29 Dezembro, 2025 | Tiago Alcobia
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O ano de 2026 apresenta-se como favorável para quem quer organizar fins de semana prolongados ou criar pontes estratégicas sem recorrer a muitos dias de férias. Dez dos treze feriados nacionais permitem combinações com fins de semana ou dias de descanso, proporcionando múltiplas oportunidades para trabalhadores e empresas.

Feriados nacionais e datas-chave

Em 2026, de acordo com o site especializado em finanças, Economia e Finanças, o Ano Novo será celebrado a 1 de janeiro, uma quinta-feira, oferecendo a oportunidade de prolongar o fim de semana seguinte.

A Terça-feira de Carnaval será no dia 17 de fevereiro, enquanto a Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa caem, respetivamente, a 3 e 5 de abril.

O Dia da Liberdade será comemorado a 25 de abril, que calha num sábado, e o Dia do Trabalhador a 1 de maio, uma sexta-feira. Corpus Christi, ou Corpo de Deus, ocorrerá a 4 de junho, numa quinta-feira, e o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas será a 10 de junho, numa quarta-feira.

A Assunção de Nossa Senhora terá lugar a 15 de agosto, num sábado, e a Implantação da República será celebrada a 5 de outubro, numa segunda-feira.

O Dia de Todos os Santos será a 1 de novembro, domingo, enquanto a Restauração da Independência cai a 1 de dezembro, terça-feira, e a Imaculada Conceição a 8 de dezembro, também numa terça-feira. Finalmente, o Natal será comemorado a 25 de dezembro, uma sexta-feira.

Para além destes feriados nacionais, a Terça-feira de Carnaval e os feriados municipais em cada concelho podem acrescentar dias de descanso adicionais.

Pontes e fins de semana prolongados

Alguns destes feriados caem em dias que permitem criar pontes. O Ano Novo a uma quinta-feira e Corpus Christi também numa quinta-feira permitem estender o fim de semana e combinar com dias de férias para pausas de três ou quatro dias.

A Implantação da República numa segunda-feira oferece outra oportunidade de prolongar o descanso. Por outro lado, feriados como o Dia da Liberdade e a Assunção de Nossa Senhora, que caem ao fim de semana, reduzem a possibilidade de criar pontes.

No total, é possível usufruir entre nove e onze fins de semana prolongados ao longo do ano, dependendo da conjugação de feriados nacionais, municipais e dias de férias acumulados.

Planeamento estratégico e regionalidade

A organização do calendário de 2026 exige atenção às variações regionais, já que alguns concelhos não seguem os santos populares e podem ter feriados municipais diferentes.

Para maximizar os períodos de descanso sem comprometer a rotina, recomenda-se planear com antecedência, incluindo dias de férias a transitar de 2025 e confirmando regras de tolerância de ponto e acordos coletivos.

Esta preparação permite aproveitar ao máximo os fins de semana prolongados, equilibrando trabalho e lazer ao longo do ano.

Calendário completo e recomendações

Segundo o Economia e Finanças, o calendário completo de 2026, incluindo feriados nacionais e municipais, está disponível em formatos consultáveis, como Excel, permitindo organizar viagens, pausas ou simples momentos de descanso.

Com planeamento antecipado, 2026 apresenta-se como um ano favorável para usufruir de múltiplas oportunidades de descanso sem comprometer os dias de férias oficiais, garantindo um equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Leia também: “Trabalho 18 horas por dia e não consigo viver”: trabalhador alerta para setor essencial que está a ‘morrer’ por falta de mão de obra e diz não aguentar mais

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Supermercado da Mercadona.
Economia Nacional

Mercadona prepara abertura de nova loja em agosto: vai criar 74 empregos e já tem data marcada

15:00 21 Julho, 2026 13:04 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e prepara a abertura de mais um supermercado nas próximas semanas

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Algarve Economia Gastronomia

Novo espaço de alimentação saudável chega ao centro de Tavira

14:50 21 Julho, 2026 14:55 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Beatriz Ávila escolheu Tavira para abrir o segundo The Vibe, concretizando um sonho ligado à cidade onde passou muitos dos seus verões

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Algarve Opinião

Luz de Tavira, com a “luz” cada vez mais… com menos brilho!!! | Por Carlos Campina Lopes

17:20 21 Julho, 2026 17:01 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma vez mais, chamo a atenção dos responsáveis para a urgente necessidade de se resolver o grave problema que é o atravessamento da povoação pela Estrada Nacional 125"

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Nacional

Petição contra o sistema Volta já tem assinaturas suficientes para ir a debate no Parlamento

17:10 21 Julho, 2026 16:10 21 Julho, 2026 | Miguel Frazão

A petição que pede o fim do sistema Volta ultrapassou as 15.000 assinaturas e vai ser debatida na Assembleia da República

Tempo

Calor aperta no Algarve esta quarta-feira: estas zonas podem aproximar-se dos 40 ºC

22:00 21 Julho, 2026 20:46 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma massa de ar quente e seco vai elevar as temperaturas no Algarve, com o Sotavento e as zonas interiores a concentrarem os valores mais altos da região

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Ensino

Quase ninguém conseguiu candidatar-se ao Ensino Superior no 1.º dia: número caiu de mais de 10 mil para apenas 304

20:30 21 Julho, 2026 20:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os problemas associados aos exames nacionais digitais estão a atrasar milhares de estudantes e a dificultar o acesso ao processo

Algarve Cultura Gastronomia

Festa do Frango da Guia regressa com cinco noites de gastronomia e música popular

16:12 21 Julho, 2026 16:12 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Rosinha, Belito Campos, Joana D'Arc e Valter Cabrita integram a programação musical da 37.ª edição da Festa do Frango da Guia

Ladrão a fugir com telemóvel roubado. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional Tech

Roubaram-lhe o telemóvel? Saiba os passos ‘urgentes’ a seguir para proteger o dinheiro

18:00 19 Julho, 2026 18:39 15 Julho, 2026 | João Luís

Um telemóvel roubado pode dar acesso a bancos, MB WAY, e-mail e palavras-passe. Veja o que deve bloquear nos primeiros minutos

Mundo Saúde

Parasita causa diarreia durante semanas nos EUA: evite comer estes alimentos sem os lavar bem

20:40 20 Julho, 2026 19:39 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Alface, saladas embaladas, ervas aromáticas e fruta fresca estão entre os alimentos associados a surtos anteriores deste parasita

Homem a levar uma vacina.
Saúde

Ensaio clínico da vacina para prevenir cancro do pâncreas trouxe respostas imunitárias duradouras

18:20 21 Julho, 2026 15:38 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Vacina experimental para prevenir o cancro do pâncreas mostrou resultados animadores numa primeira fase do ensaio clínico

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado

18:07 21 Julho, 2026 19:16 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"No Algarve, vejo um enorme potencial para o desenvolvimento de projetos que liguem cultura, artesanato, educação ambiental e inovação criativa"

Opinião Política

Abril mudou o regime; os costumes ficaram | Por Luís Ganhão

15:35 21 Julho, 2026 15:35 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Não deixa de ser revelador que, em Portugal, a palavra 'cunha' continue a ser pronunciada com uma naturalidade quase desarmante"

Ladrão a fugir com telemóvel roubado. Crédito: Freepik AI
Economia Vida & Lazer

Roubaram-lhe o telemóvel? Há um detalhe nos primeiros minutos que pode salvar a sua conta bancária

11:30 21 Julho, 2026 09:13 21 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Os primeiros minutos após o roubo de um telemóvel podem evitar prejuízos financeiros. Saiba o que bloquear sem perder tempo

Supermercado da Mercadona.
Economia, Nacional

Mercadona prepara abertura de nova loja em agosto: vai criar 74 empregos e já tem data marcada

15:00 21 Julho, 2026 13:04 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e prepara a abertura de mais um supermercado nas próximas semanas

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Algarve, Economia, Gastronomia

Novo espaço de alimentação saudável chega ao centro de Tavira

14:50 21 Julho, 2026 14:55 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Beatriz Ávila escolheu Tavira para abrir o segundo The Vibe, concretizando um sonho ligado à cidade onde passou muitos dos seus verões

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Algarve, Opinião

Luz de Tavira, com a “luz” cada vez mais… com menos brilho!!! | Por Carlos Campina Lopes

17:20 21 Julho, 2026 17:01 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma vez mais, chamo a atenção dos responsáveis para a urgente necessidade de se resolver o grave problema que é o atravessamento da povoação pela Estrada Nacional 125"

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Nacional

Petição contra o sistema Volta já tem assinaturas suficientes para ir a debate no Parlamento

17:10 21 Julho, 2026 16:10 21 Julho, 2026 | Miguel Frazão

A petição que pede o fim do sistema Volta ultrapassou as 15.000 assinaturas e vai ser debatida na Assembleia da República

Tempo

Calor aperta no Algarve esta quarta-feira: estas zonas podem aproximar-se dos 40 ºC

22:00 21 Julho, 2026 20:46 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma massa de ar quente e seco vai elevar as temperaturas no Algarve, com o Sotavento e as zonas interiores a concentrarem os valores mais altos da região

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Europe Direct Algarve

Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar

21:30 21 Julho, 2026 20:35 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Levar uma quantia elevada em dinheiro para o estrangeiro pode obrigá-lo a cumprir uma formalidade antes da viagem

Ensino

Quase ninguém conseguiu candidatar-se ao Ensino Superior no 1.º dia: número caiu de mais de 10 mil para apenas 304

20:30 21 Julho, 2026 20:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os problemas associados aos exames nacionais digitais estão a atrasar milhares de estudantes e a dificultar o acesso ao processo

Algarve, Cultura, Gastronomia

Festa do Frango da Guia regressa com cinco noites de gastronomia e música popular

16:12 21 Julho, 2026 16:12 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Rosinha, Belito Campos, Joana D'Arc e Valter Cabrita integram a programação musical da 37.ª edição da Festa do Frango da Guia

Ladrão a fugir com telemóvel roubado. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional, Tech

Roubaram-lhe o telemóvel? Saiba os passos ‘urgentes’ a seguir para proteger o dinheiro

18:00 19 Julho, 2026 18:39 15 Julho, 2026 | João Luís

Um telemóvel roubado pode dar acesso a bancos, MB WAY, e-mail e palavras-passe. Veja o que deve bloquear nos primeiros minutos

Mundo, Saúde

Parasita causa diarreia durante semanas nos EUA: evite comer estes alimentos sem os lavar bem

20:40 20 Julho, 2026 19:39 20 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Alface, saladas embaladas, ervas aromáticas e fruta fresca estão entre os alimentos associados a surtos anteriores deste parasita

Homem a levar uma vacina.
Saúde

Ensaio clínico da vacina para prevenir cancro do pâncreas trouxe respostas imunitárias duradouras

18:20 21 Julho, 2026 15:38 17 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Vacina experimental para prevenir o cancro do pâncreas mostrou resultados animadores numa primeira fase do ensaio clínico

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado

18:07 21 Julho, 2026 19:16 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"No Algarve, vejo um enorme potencial para o desenvolvimento de projetos que liguem cultura, artesanato, educação ambiental e inovação criativa"

Opinião, Política

Abril mudou o regime; os costumes ficaram | Por Luís Ganhão

15:35 21 Julho, 2026 15:35 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Não deixa de ser revelador que, em Portugal, a palavra 'cunha' continue a ser pronunciada com uma naturalidade quase desarmante"

Ladrão a fugir com telemóvel roubado. Crédito: Freepik AI
Economia, Vida & Lazer

Roubaram-lhe o telemóvel? Há um detalhe nos primeiros minutos que pode salvar a sua conta bancária

11:30 21 Julho, 2026 09:13 21 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Os primeiros minutos após o roubo de um telemóvel podem evitar prejuízos financeiros. Saiba o que bloquear sem perder tempo

Últimas Notícias

  • Calor aperta no Algarve esta quarta-feira: estas zonas podem aproximar-se dos 40 ºC
    Calor aperta no Algarve esta quarta-feira: estas zonas podem aproximar-se dos 40 ºC
  • Pagou IMI sem ter de pagar? Fisco admite erro e vai devolver dinheiro a estes proprietários
    Pagou IMI sem ter de pagar? Fisco admite erro e vai devolver dinheiro a estes proprietários
  • Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
    Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
  • Salário mínimo pode aumentar mais do que o previsto em 2027? Saiba a resposta do Governo
    Salário mínimo pode aumentar mais do que o previsto em 2027? Saiba a resposta do Governo
  • Quase ninguém conseguiu candidatar-se ao Ensino Superior no 1.º dia: número caiu de mais de 10 mil para apenas 304
    Quase ninguém conseguiu candidatar-se ao Ensino Superior no 1.º dia: número caiu de mais de 10 mil para apenas 304

Opinião

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
  • Luz de Tavira, com a “luz” cada vez mais… com menos brilho!!! | Por Carlos Campina Lopes
    Luz de Tavira, com a “luz” cada vez mais… com menos brilho!!! | Por Carlos Campina Lopes
  • Abril mudou o regime; os costumes ficaram | Por Luís Ganhão
    Abril mudou o regime; os costumes ficaram | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
    Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento