Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Feira da Caça, Pesca e Mundo Rural abre as portas hoje em Tavira

A Federação de Caçadores do Algarve (FCL), a maior do país, comemora este ano 25 anos de existência numa luta sem quartel em prol da caça enquanto actividade, dos caçadores, da natureza e da sustentabilidade do mundo rural. A assinalar a data, o Algarve volta a ter em Tavira para mostrar aos algarvios e […]

09:18 8 Julho, 2016 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Feira é motivo de visita a tavira para milhares de pessoas ano após ano

A Federação de Caçadores do Algarve (FCL), a maior do país, comemora este ano 25 anos de existência numa luta sem quartel em prol da caça enquanto actividade, dos caçadores, da natureza e da sustentabilidade do mundo rural.

A assinalar a data, o Algarve volta a ter em Tavira para mostrar aos algarvios e aos turistas a Feira da Caça, Pesca e Mundo Rural que atinge nesta edição 21 anos de existência e que significa para o Algarve a manutenção por mais de duas décadas do maior certame do género a nível nacional.

Numa organização da FCL, a feira terá este ano 15 mil metros quadrados de área expositiva no Parque de Feiras Exposições de Tavira, em Vale Formoso, onde se poderão encontrar 180 stands expositivos e muitas atracções capazes de agradar a todos, desde os mais pequenos aos graúdos, passando pelos aficionados da caça e pesca até aos amantes dos animais e mesmo àqueles que querem apenas ver e ouvir espectáculos de referência.

A feira vai estar aberta entre os dias 8 (a partir das 18.30 horas) e 10 de Junho, com um horário de abertura do salão de exposições a partir das 19 horas no primeiro dia, das 14.30 horas no sábado, dia 9, e das 11 horas no domingo, dia de encerramento da mostra.

Investimento diminui mas qualidade mantém-se

Vítor Palmilha é o homem por detrás da organização do evento há já 21 anos

O dinheiro disponível para investir no certame diminui em cerca de 20 mil euros, de 200 para 180 mil euros, “fruto dos tempos pouco abonados que vivemos”, refere Vítor Palmilha, presidente da Federação de Caçadores do Algarve, “mas mantivemos a qualidade e a dimensão da feira”, reforça naquilo que considera “mais uma prova da capacidade de esforço da federação de caçadores e do empenho das entidades envolvidas no certame, nomeadamente a Câmara de Tavira”.

Exposição de animais exóticos é a grande novidade da programação

A Feira da Caça, Pesca e do Mundo Rural nunca desilude os visitantes e 2016 não será excepção. Desta vez a grande novidade na programação é a exposição de animais exóticos, que junta às já habituais aves de rara beleza de outras paragens do mundo, um conjunto alargado de animais pouco usuais por terras lusas, como as alpacas, os lamas, as renas ou cangurus, que farão as delícias de todos a par dos arruis, das zebras, dos yacks tibetanos e dos kobus defassa e muitos mais.

Quanto à programação propriamente dita, haverá lugar para a visita do secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural na tarde do último dia do certame, cuja inauguração e encerramento serão feitos pelo presidente da câmara local Jorge Botelho.

Wanda Stuart, sevilhanas e flamenco animam o palco principal em horário nobre 

Wanda Stuart vai atuar amanhã no recinto da FATACIL

A Feira da Caça, Pesca e Mundo Rural convida sempre à animação e a somar às diversas demonstrações culturais de fado, folclore e aos muitos momentos de animação do recinto, o palco principal do certame acolhe na sexta-feira, pelas 23 horas, um espectáculo de flamenco e sevilhanas e no sábado, às 22.45, a voz de Wanda Stuart.

Oferta diversificada garante o sucesso

A diversidade de propostas e oferta expositiva da Feira de Caça, Pesca e Mundo Rural é o segredo por detrás do sucesso sucessivo de um evento cuja dimensão “ultrapassou tudo o que eu um dia podia ter sonhado”, refere Vítor Palmilha, que organiza a mostra desde o início.

Desta feita, a somar às competições e exposições animais que vão desde provas de galgos e de cães coelheiros, ao concurso de matilhas, demonstrações de cães de parar e mostras de ovelhas churras, cães, matilhas, há demonstrações de pesca a corrico com amostra, um concurso de mel do Algarve e torneios de sueca e de malha.

Por entre todo este conjunto variado de propostas, espaço ainda para ver a unidade cinotécnica da GNR em acção, para ver e ouvir colóquios e sessões de esclarecimento e para assistir à final do Campeonato Regional Santo Huberto de Caça Associativa dos Colos.

Feira é motivo de orgulho para Tavira e para o Algarve

Para o director regional de Agricultura e Pescas, Fernando Severino, presente na conferência de imprensa de apresentação da feira que decorreu em Tavira, a feira é “motivo de orgulho para Tavira e para o Algarve e mostra bem a importância que se dá às actividades ligadas à agricultura, pescas, cinegética e silvicultura no Algarve”.

Já Jorge Botelho, autarca de Tavira, confirma que “a feira se manterá em Tavira e contará com o apoio da Câmara até ao fim do seu mandato actual”, que ocorrerá em Outubro de 2017. Está assim garantida a próxima edição do certame por terras do Gilão.

Jorge Botelho destaca que o sector da caça e o mundo rural têm “uma grande importância”, sublinhando que “aqui em Tavira e no Algarve os caçadores têm uma grande dinâmica, é um sector que nós queremos ver crescer”, referiu na apresentação do evento.

“Tavira não é só cultura, turismo e praia. Tavira tem mais de 90% do seu território em Mundo Rural e serra. Eu, como parceiro me confesso, estamos cá e iremos fazer tudo para que a feira decorra com o sucesso habitual”, conclui o autarca.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Parto. Crédito: Freepik
Nacional Saúde

Afinal, há mesmo “turismo médico” para partos em Portugal? INE mostra que partos de mães não residentes foram residuais

08:00 13 Junho, 2026 12:45 10 Junho, 2026 | João Luís

Dados do INE mostram que um número residual de partos foram de mães não residentes, apesar do debate político sobre alegados abusos no SNS

Algarve Edição Papel Ensino

Infantário Pimpão: mais de 40 anos dedicados à infância em Tavira

10:00 13 Junho, 2026 10:36 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Fundado em 1983, o Infantário Pimpão tornou-se uma referência em Tavira pela proximidade às famílias e projeto educativo

Calor dentro do carro. Crédito: Freepik
Auto Economia

Janelas abertas ou ar condicionado? Saiba qual gasta mais combustível no carro

13:30 13 Junho, 2026 11:06 11 Junho, 2026 | João Luís

Muitos condutores hesitam entre abrir as janelas ou ligar o ar condicionado. A resposta depende sobretudo da velocidade a que circula

Família com malas. Crédito: Freepik
Algarve Nacional Vida & Lazer

Adeus A2? Há uma maneira de chegar ao Algarve em 35 minutos (e começa perto de Lisboa)

18:00 11 Junho, 2026 15:50 12 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar entre Cascais e Portimão tornou-se mais simples, com esta ligação direta que evita trânsito e encurta o caminho até ao Algarve

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí trovoada, chuva forte e granizo: mau tempo volta nesta data e estas regiões serão as mais afetadas

06:00 13 Junho, 2026 11:31 13 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê mudança no estado do tempo: há regiões onde podem surgir aguaceiros fortes, trovoada e granizo

Edição Papel Ensino Opinião

Universidade do Algarve disponibiliza provas digitais gratuitas para preparação das avaliações nacionais | Por Mauro Figueiredo

11:00 13 Junho, 2026 08:03 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os resultados alcançados demonstram a crescente adesão da comunidade educativa a este modelo de aprendizagem"

Algarve Economia Vida & Lazer

Faro reforça oferta de lazer com abertura da NEOFUN

18:10 12 Junho, 2026 18:07 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Novo centro combina atividade física, tecnologia e trabalho em equipa em desafios onde os participantes entram no jogo

Economia Edição Papel Europe Direct Algarve Opinião Política

Irritações cívicas | Por Mendes Bota

07:30 13 Junho, 2026 08:16 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Dois dos municípios mais pujantes do Algarve, são dos mais avarentos. Faro, devolve a ninharia de 0,5%, e Olhão prescinde apenas de 1%. Há um elo comum chamado António Pina. Liderava Olhão, e agora chefia Faro. O sovina é o mesmo"

Algarve

Praias de Quarteira ao Garrão recuperam areal mas solução é temporária

10:48 13 Junho, 2026 10:54 13 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Telmo Pinto, classificou como “gratificante” ver as praias com dezenas de metros de areia e a poderem ser utilizadas pelos banhistas em segurança

Porto Santo, Madeira.
Nacional Vida & Lazer

Ilha portuguesa à ‘beira’ de África eleita uma das “zonas mais seguras” de Portugal

07:20 13 Junho, 2026 15:34 12 Junho, 2026 | Miguel Frazão

A ilha do Porto Santo, situada no arquipélago da Madeira, surge descrito como “uma das zonas mais seguras de Portugal”

Algarve Edição Papel Nacional

Partos aumentaram 3,7% em Portugal em 2025, com mães estrangeiras concentradas no Algarve e Lisboa

08:30 13 Junho, 2026 15:59 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

A proporção de partos de mães estrangeiras subiu para 28,8% em 2025, com destaque para residentes no Algarve e na Grande Lisboa

Pessoas a passear pela rua. Crédito: Foto AI
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

18:50 10 Junho, 2026 18:53 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram abandoná-la por não se sentirem bem-vindos

Hacker a segurar telemóvel. Crédito: Freepik
Tech

Reiniciar ou desligar o telemóvel? FBI indica a melhor opção para a sua segurança

20:40 12 Junho, 2026 18:36 12 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Entidades americanas como o FBI ou a NSA falam sobre desligar e reiniciar o telemóvel por questões de segurança, e recomendam a melhor opção

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik
Economia Europa

Família de nómadas é impedida de estacionar as caravanas no próprio terreno: câmara municipal alega que o solo é agrícola

21:30 12 Junho, 2026 19:19 12 Junho, 2026 | João Luís

É proprietária do terreno, mas não pode lá viver: uma família de nómadas foi travada por uma ordem municipal que invoca solo agrícola

Restaurante Sueste, Ferragudo.
Algarve Gastronomia

Restaurante algarvio onde Herman José e Luís Figo comem já está aberto e ali o peixe grelha-se na hora

17:50 12 Junho, 2026 16:35 12 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Ferragudo, o restaurante Sueste reabre com nova gestão, peixe grelhado na hora e ligação reforçada ao rio Arade

Praia da Amoreira, Aljezur. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Alemães destacam praia no Algarve pelas lagoas naturais e poucas multidões: “Paisagem é impressionante”

19:00 10 Junho, 2026 19:07 10 Junho, 2026 | João Luís

Página alemã dedicada ao Algarve destacou uma praia pela paisagem natural, pelas lagoas naturais e pelo ambiente tranquilo

Parto. Crédito: Freepik
Nacional, Saúde

Afinal, há mesmo “turismo médico” para partos em Portugal? INE mostra que partos de mães não residentes foram residuais

08:00 13 Junho, 2026 12:45 10 Junho, 2026 | João Luís

Dados do INE mostram que um número residual de partos foram de mães não residentes, apesar do debate político sobre alegados abusos no SNS

Algarve, Edição Papel, Ensino

Infantário Pimpão: mais de 40 anos dedicados à infância em Tavira

10:00 13 Junho, 2026 10:36 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Fundado em 1983, o Infantário Pimpão tornou-se uma referência em Tavira pela proximidade às famílias e projeto educativo

Calor dentro do carro. Crédito: Freepik
Auto, Economia

Janelas abertas ou ar condicionado? Saiba qual gasta mais combustível no carro

13:30 13 Junho, 2026 11:06 11 Junho, 2026 | João Luís

Muitos condutores hesitam entre abrir as janelas ou ligar o ar condicionado. A resposta depende sobretudo da velocidade a que circula

Família com malas. Crédito: Freepik
Algarve, Nacional, Vida & Lazer

Adeus A2? Há uma maneira de chegar ao Algarve em 35 minutos (e começa perto de Lisboa)

18:00 11 Junho, 2026 15:50 12 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar entre Cascais e Portimão tornou-se mais simples, com esta ligação direta que evita trânsito e encurta o caminho até ao Algarve

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí trovoada, chuva forte e granizo: mau tempo volta nesta data e estas regiões serão as mais afetadas

06:00 13 Junho, 2026 11:31 13 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê mudança no estado do tempo: há regiões onde podem surgir aguaceiros fortes, trovoada e granizo

Edição Papel, Ensino, Opinião

Universidade do Algarve disponibiliza provas digitais gratuitas para preparação das avaliações nacionais | Por Mauro Figueiredo

11:00 13 Junho, 2026 08:03 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os resultados alcançados demonstram a crescente adesão da comunidade educativa a este modelo de aprendizagem"

Algarve, Economia, Vida & Lazer

Faro reforça oferta de lazer com abertura da NEOFUN

18:10 12 Junho, 2026 18:07 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Novo centro combina atividade física, tecnologia e trabalho em equipa em desafios onde os participantes entram no jogo

Economia, Edição Papel, Europe Direct Algarve, Opinião, Política

Irritações cívicas | Por Mendes Bota

07:30 13 Junho, 2026 08:16 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Dois dos municípios mais pujantes do Algarve, são dos mais avarentos. Faro, devolve a ninharia de 0,5%, e Olhão prescinde apenas de 1%. Há um elo comum chamado António Pina. Liderava Olhão, e agora chefia Faro. O sovina é o mesmo"

Algarve

Praias de Quarteira ao Garrão recuperam areal mas solução é temporária

10:48 13 Junho, 2026 10:54 13 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Telmo Pinto, classificou como “gratificante” ver as praias com dezenas de metros de areia e a poderem ser utilizadas pelos banhistas em segurança

Porto Santo, Madeira.
Nacional, Vida & Lazer

Ilha portuguesa à ‘beira’ de África eleita uma das “zonas mais seguras” de Portugal

07:20 13 Junho, 2026 15:34 12 Junho, 2026 | Miguel Frazão

A ilha do Porto Santo, situada no arquipélago da Madeira, surge descrito como “uma das zonas mais seguras de Portugal”

Algarve, Edição Papel, Nacional

Partos aumentaram 3,7% em Portugal em 2025, com mães estrangeiras concentradas no Algarve e Lisboa

08:30 13 Junho, 2026 15:59 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

A proporção de partos de mães estrangeiras subiu para 28,8% em 2025, com destaque para residentes no Algarve e na Grande Lisboa

Pessoas a passear pela rua. Crédito: Foto AI
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

18:50 10 Junho, 2026 18:53 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram abandoná-la por não se sentirem bem-vindos

Hacker a segurar telemóvel. Crédito: Freepik
Tech

Reiniciar ou desligar o telemóvel? FBI indica a melhor opção para a sua segurança

20:40 12 Junho, 2026 18:36 12 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Entidades americanas como o FBI ou a NSA falam sobre desligar e reiniciar o telemóvel por questões de segurança, e recomendam a melhor opção

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Família de nómadas é impedida de estacionar as caravanas no próprio terreno: câmara municipal alega que o solo é agrícola

21:30 12 Junho, 2026 19:19 12 Junho, 2026 | João Luís

É proprietária do terreno, mas não pode lá viver: uma família de nómadas foi travada por uma ordem municipal que invoca solo agrícola

Restaurante Sueste, Ferragudo.
Algarve, Gastronomia

Restaurante algarvio onde Herman José e Luís Figo comem já está aberto e ali o peixe grelha-se na hora

17:50 12 Junho, 2026 16:35 12 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Ferragudo, o restaurante Sueste reabre com nova gestão, peixe grelhado na hora e ligação reforçada ao rio Arade

Praia da Amoreira, Aljezur. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Alemães destacam praia no Algarve pelas lagoas naturais e poucas multidões: “Paisagem é impressionante”

19:00 10 Junho, 2026 19:07 10 Junho, 2026 | João Luís

Página alemã dedicada ao Algarve destacou uma praia pela paisagem natural, pelas lagoas naturais e pelo ambiente tranquilo

Últimas Notícias

  • Janelas abertas ou ar condicionado? Saiba qual gasta mais combustível no carro
    Janelas abertas ou ar condicionado? Saiba qual gasta mais combustível no carro
  • Praias de Quarteira ao Garrão recuperam areal mas solução é temporária
    Praias de Quarteira ao Garrão recuperam areal mas solução é temporária
  • Infantário Pimpão: mais de 40 anos dedicados à infância em Tavira
    Infantário Pimpão: mais de 40 anos dedicados à infância em Tavira
  • Escola fechada por greve e filhos em casa? Saiba se pode faltar ao trabalho sem perder salário
    Escola fechada por greve e filhos em casa? Saiba se pode faltar ao trabalho sem perder salário
  • Partos aumentaram 3,7% em Portugal em 2025, com mães estrangeiras concentradas no Algarve e Lisboa
    Partos aumentaram 3,7% em Portugal em 2025, com mães estrangeiras concentradas no Algarve e Lisboa
  • Afinal, há mesmo “turismo médico” para partos em Portugal? INE mostra que partos de mães não residentes foram residuais
    Afinal, há mesmo “turismo médico” para partos em Portugal? INE mostra que partos de mães não residentes foram residuais

Opinião

  • Universidade do Algarve disponibiliza provas digitais gratuitas para preparação das avaliações nacionais | Por Mauro Figueiredo
    Universidade do Algarve disponibiliza provas digitais gratuitas para preparação das avaliações nacionais | Por Mauro Figueiredo
  • Irritações cívicas | Por Mendes Bota
    Irritações cívicas | Por Mendes Bota
  • Filosofia portuguesa, a provável existência | Por Jorge Queiroz
    Filosofia portuguesa, a provável existência | Por Jorge Queiroz
  • Algarve: Reino da Água no Império de Aquém e Além-Mar | Por Virgílio Machado
    Algarve: Reino da Água no Império de Aquém e Além-Mar | Por Virgílio Machado
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Irritações cívicas | Por Mendes Bota
    Irritações cívicas | Por Mendes Bota
  • “O que devo ter em atenção para fazer compras mais saudáveis?”
    “O que devo ter em atenção para fazer compras mais saudáveis?”
  • Loulé leva ao New European Bauhaus projeto sobre o valor das árvores urbanas
    Loulé leva ao New European Bauhaus projeto sobre o valor das árvores urbanas
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal