Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Fiscalização da limpeza de terrenos pela GNR. Crédito: Lusa
Fiscalização da limpeza de terrenos pela GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Falta de identificação dos proprietários dificulta fiscalização da limpeza de terrenos

Campanha Floresta Segura leva GNR a emitir autos por falta de limpeza; maior desafio continua a ser identificar os donos dos terrenos

11:50 9 Julho, 2025 11:53 9 Julho, 2025
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A identificação dos proprietários é uma das maiores dificuldades apontadas pela GNR no âmbito da missão de fiscalização da limpeza dos terrenos, que conta com a ajuda de novas tecnologias e visa prevenir a ocorrência de incêndios.

Depois de uma fase de sinalização dos casos de falta de limpeza e de uma aposta na sensibilização, agora a Guarda Nacional Republicana está a fiscalizar se efetivamente foi feita a gestão de combustível em volta das habitações e aglomerados populacionais, podendo levantar autos de contraordenação aos proprietários em situação de incumprimento.

A agência Lusa acompanhou uma equipa de proteção florestal da GNR durante uma ação de fiscalização no concelho de Alijó, no distrito de Vila Real.

Nesta missão, inserida na campanha Floresta Segura, o capitão Rui Novais apontou a identificação dos donos do terreno como uma das principais dificuldades com que a Guarda se depara no terreno.

O comandante do Destacamento Territorial do Peso da Régua realçou, no entanto, que nos últimos anos as novas tecnologias e ferramentas, como uma “crescente progressividade na cartografia” dos terrenos, ajudam a fazer a ponte para quem tem que proceder à limpeza.

Numa região envelhecida e despovoada como esta, há casos em que os proprietários são emigrantes, outros já morreram e há dificuldades em identificar os herdeiros.

Em Alijó, os guardas florestais Rui Pinto e José Correia deslocaram-se a um local previamente sinalizado, em Presandães, onde verificaram que o terreno continua por limpar.

Através de um telemóvel têm acesso a uma plataforma da Guarda, com informações de cartografia e georreferenciação das propriedades.

Ali abordaram o septuagenário José Maria Borges que contou que, tanto ele como o vizinho, limparam em redor das casas, mas que o restante terreno é baldio.

“Em redor da minha casa, aqui este bocadinho, cortei eu, agora lá para cima não cortei porque aquilo não é meu, é baldio”, acrescentou, garantindo que com o terreno limpo perto da sua habitação se sente mais seguro “por causa do fogo”.

O capitão Rui Novais explicou que, neste caso, o terreno tinha sido sinalizado como estando em incumprimento e que, agora, se constatou que a situação não foi corrigida.

“São depois desencadeadas diligências no sentido de elaborar a correspondente notificação dirigida ao proprietário ou ao responsável pelo mesmo”, acrescentou, concretizando que, para as situações desconformes verificadas, é elaborado o correspondente auto de notificação.

Em 2025, o Governo foi prorrogando o prazo para a limpeza dos terrenos até 15 de junho, o qual inicialmente terminava a 30 de abril.

Nesse período, a GNR sinalizou em todo o país 10.417 terrenos como podendo vir a estar em infração por falta de gestão de combustível.

No distrito de Vila Real foram sinalizados 280 terrenos e, já na fase de fiscalização, após 15 de junho, foram levantados cinco autos de contraordenação em situações em que se verificou que a falta de limpeza não foi corrigida.

Rui Novais referiu que assim que é verificada a situação de incumprimento o proprietário é identificado e, se isso não for possível, fazem-se outros contactos como, por exemplo, com a câmara municipal.

No entanto, na sua opinião, nota-se que, nos últimos anos, tem “havido uma preocupação cada vez maior por parte dos cidadãos no sentido de procederem à limpeza do terreno que é da sua responsabilidade”.

“A nossa experiência diz-nos que cada vez mais as pessoas estão alerta de que o seu comportamento também dita muitas vezes os contornos dos incêndios florestais e a sua gravidade”, realçou.

E, segundo frisou, esta gestão “é crucial” para minimizar a probabilidade de ocorrência de incêndios florestais de grande gravidade.

“Não é tudo, mas é um grande passo”, defendeu.

Num outro local, a equipa da GNR verificou que um terreno referenciado durante a primeira fase foi limpo e, inclusive, ali até foram plantadas árvores folhosas. Num outro espaço próximo também foi feita a gestão do combustível, mas o mato voltou, entretanto, a crescer. A primavera chuvosa potenciou o crescimento do mato até mais tarde.

O trabalho da GNR, segundo o capitão Rui Novais, é contínuo, até porque os incêndios são uma das grandes preocupações neste distrito do interior do país e, por isso, as equipas vão prosseguir com a monitorização durante os próximos meses, correspondentes ao período mais crítico de ocorrência de fogos.

No distrito de Vila Real, desde o início do ano foram levantados mais 21 autos de contraordenação relacionados com, por exemplo, a realização de queimas e queimadas não autorizadas, tendo sido também detidos dois suspeitos de incêndio florestal e identificadas 14 pessoas, designadamente 11 por comportamento negligente e três por dolo.

Leia também: Especialistas lançam o alerta: este é o erro que quase todos cometem ao guardar ovos no frigorífico

Perder peso.
Economia Nacional Saúde

Medicamentos para a perda de peso vão começar a ser comparticipados em 2027: apoio do Estado terá duração limitada

16:20 22 Outubro, 2026 16:10 22 Outubro, 2026

Estado vai comparticipar medicamentos contra a obesidade a partir de fevereiro de 2027, mas existem requisitos para aceder ao apoio

Algarve Opinião Política

O Algarve não pode ser um lugar onde se trabalha, mas não se consegue viver | Por Bruno Castelão Santos

16:33 22 Outubro, 2026 16:33 22 Outubro, 2026

"É tempo de colocar as pessoas no centro das políticas de habitação. Porque o Algarve não pode ser apenas um destino para visitar. Tem de continuar a ser um lugar onde é possível viver"

Algarve

Mais de 50 engenheiros visitam futura dessalinizadora do Algarve para conhecer projeto de abastecimento de água

11:30 22 Outubro, 2026 11:45 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve recebeu mais de 50 engenheiros numa visita à futura estação de dessalinização, destinada a reforçar a segurança hídrica da região

Algarve Cultura

Bensafrim guarda vestígios de escrita com 2.500 anos que projeto quer dar a conhecer

12:20 22 Outubro, 2026 12:27 22 Outubro, 2026

Descobertas arqueológicas em Bensafrim revelam uma antiga escrita ainda por decifrar. Projeto Rotas Rurais quer valorizar este património de Lagos

Condutor ao volante com telemóvel em alta-voz. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por IA
Nacional

Telemóvel em alta-voz ao volante: o que é permitido e quando pode dar multa

12:30 22 Outubro, 2026 14:07 21 Outubro, 2026

Usar o alta-voz durante a condução é permitido em determinadas condições. Saiba quando existe infração e quais as coimas

Opinião

Partir tudo para mudar o quê? | Por Ana Alexandra Resende

07:30 22 Outubro, 2026 07:40 22 Outubro, 2026

"Podemos exigir mudanças profundas, fazer perguntas incómodas e recusar respostas vazias. Devemos fazê-lo. Mas continuo à espera de que me expliquem como se melhora a vida de quem, depois da manifestação, fica a varrer os vidros"

Economia Opinião

Grândola vila obscena | Por Tiago Manuel

12:41 22 Outubro, 2026 12:42 22 Outubro, 2026

Tiago Manuel denuncia, em versos de tom crítico e irónico, a privatização do acesso às praias de Grândola, questionando o poder do dinheiro e a exclusão das comunidades locais

Trabalhador Mercadona
Algarve Economia Postal Studio Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva chega a Portugal neste dia: saiba quais serão as regiões afetadas

06:30 22 Outubro, 2026 12:19 21 Outubro, 2026

O IPMA prevê precipitação em várias zonas do país, com diferenças ao longo do dia. Saiba quando chega a chuva

Nacional

CP alerta para greve que poderá afetar comboios durante três dias: saiba as datas e como pedir reembolso

15:10 21 Outubro, 2026 14:48 21 Outubro, 2026

A CP já avisou os passageiros para possíveis perturbações na circulação de comboios devido a uma greve marcada para 30 de outubro

Mundo

‘Roubo do século’: ladrões assaltam camião e levam quase 1 milhão de dólares em cartas Pokémon

15:40 21 Outubro, 2026 14:59 21 Outubro, 2026

Mais de 200 encomendas com cartas Pokémon e desportivas, avaliadas em cerca de 963 mil dólares, foram roubadas de um camião da FedEx junto às instalações da PSA

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Algarve Economia

Resort de Albufeira eleito o melhor de Portugal em regime tudo incluído nos World Travel Awards

08:35 20 Outubro, 2026 08:37 20 Outubro, 2026

Unidade hoteleira de Albufeira conquista distinção internacional nos World Travel Awards 2026, numa cerimónia realizada no Montenegro

Mulher com frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Ar polar em Portugal: estas 10 capitais de distrito podem ficar abaixo dos 8 ºC no dia mais frio da semana

06:00 21 Outubro, 2026 13:22 20 Outubro, 2026

Frio vai 'apertar' em várias regiões do país e há cidades onde os termómetros poderão descer mais. Saiba o que esperar

Carro com para-brisas embaciado. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por IA
Auto

Para-brisas embaciados? A GNR partilhou uma alternativa caseira para acabar com o problema

20:30 21 Outubro, 2026 09:28 22 Outubro, 2026

Frio e humidade favorecem o embaciamento do para-brisas do carro. Conheça a alternativa caseira divulgada pela GNR

Economia Europe Direct Algarve Tech

Costuma reservar hotéis pela Booking? Bruxelas investiga plataforma por suspeitas de burlas e anúncios falsos

17:00 21 Outubro, 2026 15:05 21 Outubro, 2026

A Comissão Europeia abriu uma investigação à Booking por suspeitas de falhas na proteção dos consumidores

Perder peso.
Economia, Nacional, Saúde

Medicamentos para a perda de peso vão começar a ser comparticipados em 2027: apoio do Estado terá duração limitada

16:20 22 Outubro, 2026 16:10 22 Outubro, 2026

Estado vai comparticipar medicamentos contra a obesidade a partir de fevereiro de 2027, mas existem requisitos para aceder ao apoio

Algarve, Opinião, Política

O Algarve não pode ser um lugar onde se trabalha, mas não se consegue viver | Por Bruno Castelão Santos

16:33 22 Outubro, 2026 16:33 22 Outubro, 2026

"É tempo de colocar as pessoas no centro das políticas de habitação. Porque o Algarve não pode ser apenas um destino para visitar. Tem de continuar a ser um lugar onde é possível viver"

Algarve

Mais de 50 engenheiros visitam futura dessalinizadora do Algarve para conhecer projeto de abastecimento de água

11:30 22 Outubro, 2026 11:45 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve recebeu mais de 50 engenheiros numa visita à futura estação de dessalinização, destinada a reforçar a segurança hídrica da região

Algarve, Cultura

Bensafrim guarda vestígios de escrita com 2.500 anos que projeto quer dar a conhecer

12:20 22 Outubro, 2026 12:27 22 Outubro, 2026

Descobertas arqueológicas em Bensafrim revelam uma antiga escrita ainda por decifrar. Projeto Rotas Rurais quer valorizar este património de Lagos

Condutor ao volante com telemóvel em alta-voz. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por IA
Nacional

Telemóvel em alta-voz ao volante: o que é permitido e quando pode dar multa

12:30 22 Outubro, 2026 14:07 21 Outubro, 2026

Usar o alta-voz durante a condução é permitido em determinadas condições. Saiba quando existe infração e quais as coimas

Opinião

Partir tudo para mudar o quê? | Por Ana Alexandra Resende

07:30 22 Outubro, 2026 07:40 22 Outubro, 2026

"Podemos exigir mudanças profundas, fazer perguntas incómodas e recusar respostas vazias. Devemos fazê-lo. Mas continuo à espera de que me expliquem como se melhora a vida de quem, depois da manifestação, fica a varrer os vidros"

Economia, Opinião

Grândola vila obscena | Por Tiago Manuel

12:41 22 Outubro, 2026 12:42 22 Outubro, 2026

Tiago Manuel denuncia, em versos de tom crítico e irónico, a privatização do acesso às praias de Grândola, questionando o poder do dinheiro e a exclusão das comunidades locais

Trabalhador Mercadona
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva chega a Portugal neste dia: saiba quais serão as regiões afetadas

06:30 22 Outubro, 2026 12:19 21 Outubro, 2026

O IPMA prevê precipitação em várias zonas do país, com diferenças ao longo do dia. Saiba quando chega a chuva

Nacional

CP alerta para greve que poderá afetar comboios durante três dias: saiba as datas e como pedir reembolso

15:10 21 Outubro, 2026 14:48 21 Outubro, 2026

A CP já avisou os passageiros para possíveis perturbações na circulação de comboios devido a uma greve marcada para 30 de outubro

Mundo

‘Roubo do século’: ladrões assaltam camião e levam quase 1 milhão de dólares em cartas Pokémon

15:40 21 Outubro, 2026 14:59 21 Outubro, 2026

Mais de 200 encomendas com cartas Pokémon e desportivas, avaliadas em cerca de 963 mil dólares, foram roubadas de um camião da FedEx junto às instalações da PSA

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Algarve, Economia

Resort de Albufeira eleito o melhor de Portugal em regime tudo incluído nos World Travel Awards

08:35 20 Outubro, 2026 08:37 20 Outubro, 2026

Unidade hoteleira de Albufeira conquista distinção internacional nos World Travel Awards 2026, numa cerimónia realizada no Montenegro

Mulher com frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Ar polar em Portugal: estas 10 capitais de distrito podem ficar abaixo dos 8 ºC no dia mais frio da semana

06:00 21 Outubro, 2026 13:22 20 Outubro, 2026

Frio vai 'apertar' em várias regiões do país e há cidades onde os termómetros poderão descer mais. Saiba o que esperar

Carro com para-brisas embaciado. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por IA
Auto

Para-brisas embaciados? A GNR partilhou uma alternativa caseira para acabar com o problema

20:30 21 Outubro, 2026 09:28 22 Outubro, 2026

Frio e humidade favorecem o embaciamento do para-brisas do carro. Conheça a alternativa caseira divulgada pela GNR

Economia, Europe Direct Algarve, Tech

Costuma reservar hotéis pela Booking? Bruxelas investiga plataforma por suspeitas de burlas e anúncios falsos

17:00 21 Outubro, 2026 15:05 21 Outubro, 2026

A Comissão Europeia abriu uma investigação à Booking por suspeitas de falhas na proteção dos consumidores

Últimas Notícias

  • Medicamentos para a perda de peso vão começar a ser comparticipados em 2027: apoio do Estado terá duração limitada
    Medicamentos para a perda de peso vão começar a ser comparticipados em 2027: apoio do Estado terá duração limitada
  • Jovem foge de motociclo à GNR em Albufeira e acaba em prisão preventiva por tráfico de droga
    Jovem foge de motociclo à GNR em Albufeira e acaba em prisão preventiva por tráfico de droga
  • Quarteira transforma Praça do Mar numa “Praça Assombrada” para celebrar o Halloween
    Quarteira transforma Praça do Mar numa “Praça Assombrada” para celebrar o Halloween
  • Cristina Calvino, residente no Algarve, leva vídeo-poema ‘Poeira do Medo’ a festival internacional em Oeiras
    Cristina Calvino, residente no Algarve, leva vídeo-poema ‘Poeira do Medo’ a festival internacional em Oeiras
  • Ex-concorrente da Casa dos Segredos detida na Tailândia durante uma aula de culinária: regresso a Portugal pode estar para breve
    Ex-concorrente da Casa dos Segredos detida na Tailândia durante uma aula de culinária: regresso a Portugal pode estar para breve

Opinião

  • O Algarve não pode ser um lugar onde se trabalha, mas não se consegue viver | Por Bruno Castelão Santos
    O Algarve não pode ser um lugar onde se trabalha, mas não se consegue viver | Por Bruno Castelão Santos
  • Grândola vila obscena | Por Tiago Manuel
    Grândola vila obscena | Por Tiago Manuel
  • Partir tudo para mudar o quê? | Por Ana Alexandra Resende
    Partir tudo para mudar o quê? | Por Ana Alexandra Resende

Europe Direct Algarve

  • Eurodeputado Hélder Sousa Silva pede celeridade na entrega dos 261,5 milhões a Portugal
    Eurodeputado Hélder Sousa Silva pede celeridade na entrega dos 261,5 milhões a Portugal
  • Costuma reservar hotéis pela Booking? Bruxelas investiga plataforma por suspeitas de burlas e anúncios falsos
    Costuma reservar hotéis pela Booking? Bruxelas investiga plataforma por suspeitas de burlas e anúncios falsos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal