Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto D.R.
Economia, Nacional

Falta de água no solo já afeta culturas de sequeiro no Algarve 

A falta de chuva no Algarve é um “problema transversal” à agricultura na região e está já a afetar as culturas de sequeiro tradicionais, como a amêndoa ou a alfarroba, advertiu o diretor regional de Agricultura.

08:47 15 Fevereiro, 2022 08:52 15 Fevereiro, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

“O que vamos também observando é que cada vez mais há dificuldades por parte das culturas de sequeiro, por via dessa diminuição dos volumes de precipitação anual e daquilo que o solo tem capacidade para reter”, afirmou Pedro Monteiro à Lusa.

O diretor regional de Agricultura indicou que as culturas “tradicionais, que sempre foram feitas em modo de sequeiro, no qual se incluem as fruteiras como por exemplo a alfarrobeira, a amendoeira, a figueira a oliveira”, estão já a ser afetadas pela falta de humidade no solo, sendo os concelhos de Olhão, Faro, São Brás de Alportel e Loulé os mais afetados.

Estas culturas têm, assim como “as pastagens naturais e alguns cereais” de cevada ou trigo, “um comportamento exatamente igual ao da vegetação natural” a acabam por “viver apenas daquilo que naturalmente cai na forma de precipitação e fica armazenado no solo”, ao contrário das culturas de regadio.

“Nós, se formos hoje ao barrocal [entre a serra e o mar], nomeadamente nesta zona a norte de Faro e nestes concelhos do Algarve central, começamos a ver também já algumas situações complicadas nessas espécies mais rústicas”, disse Pedro Monteiro, em declarações à Lusa.

A mesma fonte explicou que a falta de chuva e as temperaturas elevadas provocaram uma “floração precoce da amendoeira”, criando “alguns problemas em termos da queima do candeio da alfarrobeira”, que trará consequências depois na produção.

“E tudo resulta desta conjugação desses parâmetros climatéricos que são complicados, porque temos temperaturas anormalmente elevadas durante o dia, à noite temperaturas mais baixas, pouca humidade do solo e isto leva à dissecação dos tecidos e as plantas ficam mais suscetíveis, por exemplo, a serem queimadas pela geada”, precisou.

Além das culturas de sequeiro, a falta de chuva está também a afetar o regadio, o outro grande grupo de culturas do Algarve, que deveria estar a subsistir até março apenas com a água da chuva, mas cujos campos tiveram de ser regados em função da falta de água e de humidade no solo.

“Por norma, a campanha de rega no Algarve, o mais cedo que começa é aí por volta de março. Nos anos mais chuvosos conseguimos protelar o início da rega para maio. E, hoje em dia, em algumas zonas, já estamos a regar”, notou.

Devido à seca em Portugal continental, no passado dia 01 de fevereiro, o Governo decretou limites à produção de energia em várias barragens: Alto Lindoso/Touvedo, Vilar de Tabuaço, Alto Rabagão, Cabril e Castelo de Bode.

A água da barragem de Bravura, no barlavento algarvio, deixou de poder ser usada para rega.

Pedro Monteiro manifestou a “esperança que venha ainda alguma precipitação para atenuar os efeitos da seca”, apontando como possíveis soluções a diversificação de fontes de água.

Com mais fontes, será possível reservar mais água para épocas de escassez e recuperar aquíferos, sublinhou, dando como exemplos a dessalinização ou a utilização de águas tratadas para rega de pomares próximos de estações de tratamento.

“Por outro lado, também, no estudo do Regadio 2030, que recentemente terminou o processo de consulta pública, a Direção Regional propôs a construção de dois açudes móveis, insufláveis, em duas ribeiras que têm caudais instantâneos muito elevados quando chove, mas também rapidamente secam, a sotavento [leste] na ribeira da Foupana e a barlavento [oeste] na ribeira de Monchique”, sublinhou.

O objetivo é, adiantou, “fazer uma retenção temporária dessa água e depois bombeá-la quer para a barragem de Odelouca, no barlavento, quer para a de Odeleite, no sotavento”.

“Se juntarmos esse reforço adicional às poupanças que os aproveitamentos hidroagrícolas estão a ter na mitigação das perdas, nomeadamente, através da conversão dos sistemas gravíticos em pressurizados, a intenção é podermos, na áreas de regadios já instaladas – mas que são regadios privados, abastecidos a partir de furos -, desligar esses furos, porque não nos podemos esquecer que há hoje em dia uma grande pressão sobre os aquíferos”, concluiu.

RELACIONADO:

Seca: Regadio no Algarve divide ambientalistas de autoridades e produtores – REPORTAGEM

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Descontou muitos anos? Pode não estar a tirar o máximo partido da sua pensão sem saber

07:00 9 Maio, 2026 18:35 7 Maio, 2026 | João Luís

Há regras pouco conhecidas no cálculo da reforma que podem fazer diferença no valor final da pensão: fique a par

Algarve Desporto Edição Papel

Do voleibol ao kickboxing: a vida de superação de Rogério Bugalho contra a doença de Parkinson

08:00 9 Maio, 2026 08:16 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Parkinson não trava vida ativa de Rogério Bugalho, que aos 70 anos continua a encontrar no desporto a força para superar limites

Aldeia do Pisão, Alentejo.
Nacional

Casas desta aldeia portuguesa vão ficar submersas nesta data e os habitantes vão ser realojados

07:40 9 Maio, 2026 15:18 4 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Aldeia do Pisão será submersa em 2029 e já está a ser construída uma nova comunidade para realojar os habitantes

Dia de chuva em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma ‘carga de água’: jato polar traz chuva intensa e vento forte a Portugal e estes serão os piores dias

06:00 9 Maio, 2026 16:27 7 Maio, 2026 | Luís Santos

A previsão aponta para vários dias de chuva intensa, vento forte e descida das temperaturas em várias regiões de Portugal

Economia Edição Papel Opinião Política

Já não há bitoques grátis | Por Mendes Bota

07:30 9 Maio, 2026 20:29 6 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"Só para não repetir Friedman, deixem-me gritar à minha maneira: 'já não há bitoques grátis!'… se é que alguma vez os houve"

Algarve Gastronomia

Armação de Pêra celebra sabores do mar durante três dias

18:40 8 Maio, 2026 18:43 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Festival da Caldeirada e do Mar regressa a Armação de Pêra, entre 22 e 24 de maio, com gastronomia, tradição e sustentabilidade

Mosca a voar na cozinha. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus moscas: esta fruta que tem na cozinha pode ser a solução para as afastar

14:00 8 Maio, 2026 15:44 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

As moscas tornam-se mais frequentes dentro de casa com a chega do calor, sobretudo na cozinha

Pessoas a comer em restaurante e idosa maldisposta. Crédito: Foto AI
Europa Gastronomia

É proibido comer até “rebentar”: este restaurante próximo de Portugal já começou a cobrar mais a clientes que façam isto

11:30 8 Maio, 2026 19:35 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Restaurante em Sevilha criou nova regra para impedir uma prática que se tornou comum por parte de clientes que comem em excesso

Praia da Rocha, Portimão. Crédito: Freepik
Algarve Economia Nacional

Esta cidade algarvia tem praia e está entre as 10 cidades mais baratas para viver em Portugal

21:30 8 Maio, 2026 17:57 8 Maio, 2026 | João Luís

Descubra a cidade algarvia que apareceu num ranking como uma das 10 cidades mais baratas para viver em Portugal

Hacker com telemóvel na mão. Crédito: Freepik
Tech

Se anda sempre com esta função ligada no telemóvel, cuidado: pode ficar vulnerável a golpes sem se aperceber

08:30 7 Maio, 2026 14:31 5 Maio, 2026 | João Luís

Deixar esta função sempre ligada no telemóvel pode parecer inofensivo, mas há riscos que muitos ignoram. Saiba como se proteger

Casal sentando à mesa a analisar as suas finanças. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Autoridade Tributária esclarece: contribuintes nestas condições estão isentos do pagamento deste imposto

11:30 6 Maio, 2026 11:07 6 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com a Autoridade Tributária, existem contribuintes em certas situações que ficam isentos do pagamento de IMI

Cidade do México a afundar. Crédito: Foto AI
Ciência Mundo

NASA ‘viu’ e lançou alerta ‘máximo’: esta cidade com mais de 20 milhões de habitantes está a afundar a alta velocidade e é urgente tomar medidas

12:30 6 Maio, 2026 10:51 5 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Um satélite da NASA lançou novos dados recentemente que demonstram que esta cidade com milhões de habitantes está a afundar rapidamente

Idosa à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma ‘tromba de água’: depressão vai ‘atacar’ Portugal nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:30 8 Maio, 2026 17:18 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Chuva forte e persistente vai afetar Portugal nestes dias, com uma depressão fria a prolongar o mau tempo em todo o território nacional

Homem sentado no aeroporto. Crédito: Freepik
Economia Europa

Agora é oficial: se o seu voo for cancelado por falta de combustível é isto que acontece

16:10 8 Maio, 2026 15:41 8 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma decisão recente de Bruxelas veio pôr fim às dúvidas sobre cancelamentos de voos. O esclarecimento afeta indemnizações, preços e regras das companhias aéreas

Pessoa a segurar notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Governo anuncia novidade neste imposto que vai agradar a ‘todos’ os condutores em Portugal

22:50 8 Maio, 2026 20:17 8 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Uma decisão do Governo relativamente a este imposto promete mexer positivamente com uma despesa habitual de muitos portugueses

Praia no verão. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional

Adeus Algarve? Praia popular perde bandeira azul devido à qualidade da água e não foi a única

16:20 7 Maio, 2026 16:08 7 Maio, 2026 | Luís Santos

A perda da bandeira azul numa conhecida praia do Algarve está a dar que falar e não foi caso único em Portugal

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Descontou muitos anos? Pode não estar a tirar o máximo partido da sua pensão sem saber

07:00 9 Maio, 2026 18:35 7 Maio, 2026 | João Luís

Há regras pouco conhecidas no cálculo da reforma que podem fazer diferença no valor final da pensão: fique a par

Algarve, Desporto, Edição Papel

Do voleibol ao kickboxing: a vida de superação de Rogério Bugalho contra a doença de Parkinson

08:00 9 Maio, 2026 08:16 7 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Parkinson não trava vida ativa de Rogério Bugalho, que aos 70 anos continua a encontrar no desporto a força para superar limites

Aldeia do Pisão, Alentejo.
Nacional

Casas desta aldeia portuguesa vão ficar submersas nesta data e os habitantes vão ser realojados

07:40 9 Maio, 2026 15:18 4 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Aldeia do Pisão será submersa em 2029 e já está a ser construída uma nova comunidade para realojar os habitantes

Dia de chuva em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma ‘carga de água’: jato polar traz chuva intensa e vento forte a Portugal e estes serão os piores dias

06:00 9 Maio, 2026 16:27 7 Maio, 2026 | Luís Santos

A previsão aponta para vários dias de chuva intensa, vento forte e descida das temperaturas em várias regiões de Portugal

Economia, Edição Papel, Opinião, Política

Já não há bitoques grátis | Por Mendes Bota

07:30 9 Maio, 2026 20:29 6 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"Só para não repetir Friedman, deixem-me gritar à minha maneira: 'já não há bitoques grátis!'… se é que alguma vez os houve"

Algarve, Gastronomia

Armação de Pêra celebra sabores do mar durante três dias

18:40 8 Maio, 2026 18:43 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Festival da Caldeirada e do Mar regressa a Armação de Pêra, entre 22 e 24 de maio, com gastronomia, tradição e sustentabilidade

Mosca a voar na cozinha. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Adeus moscas: esta fruta que tem na cozinha pode ser a solução para as afastar

14:00 8 Maio, 2026 15:44 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

As moscas tornam-se mais frequentes dentro de casa com a chega do calor, sobretudo na cozinha

Pessoas a comer em restaurante e idosa maldisposta. Crédito: Foto AI
Europa, Gastronomia

É proibido comer até “rebentar”: este restaurante próximo de Portugal já começou a cobrar mais a clientes que façam isto

11:30 8 Maio, 2026 19:35 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Restaurante em Sevilha criou nova regra para impedir uma prática que se tornou comum por parte de clientes que comem em excesso

Praia da Rocha, Portimão. Crédito: Freepik
Algarve, Economia, Nacional

Esta cidade algarvia tem praia e está entre as 10 cidades mais baratas para viver em Portugal

21:30 8 Maio, 2026 17:57 8 Maio, 2026 | João Luís

Descubra a cidade algarvia que apareceu num ranking como uma das 10 cidades mais baratas para viver em Portugal

Hacker com telemóvel na mão. Crédito: Freepik
Tech

Se anda sempre com esta função ligada no telemóvel, cuidado: pode ficar vulnerável a golpes sem se aperceber

08:30 7 Maio, 2026 14:31 5 Maio, 2026 | João Luís

Deixar esta função sempre ligada no telemóvel pode parecer inofensivo, mas há riscos que muitos ignoram. Saiba como se proteger

Casal sentando à mesa a analisar as suas finanças. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Autoridade Tributária esclarece: contribuintes nestas condições estão isentos do pagamento deste imposto

11:30 6 Maio, 2026 11:07 6 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com a Autoridade Tributária, existem contribuintes em certas situações que ficam isentos do pagamento de IMI

Cidade do México a afundar. Crédito: Foto AI
Ciência, Mundo

NASA ‘viu’ e lançou alerta ‘máximo’: esta cidade com mais de 20 milhões de habitantes está a afundar a alta velocidade e é urgente tomar medidas

12:30 6 Maio, 2026 10:51 5 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Um satélite da NASA lançou novos dados recentemente que demonstram que esta cidade com milhões de habitantes está a afundar rapidamente

Idosa à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma ‘tromba de água’: depressão vai ‘atacar’ Portugal nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:30 8 Maio, 2026 17:18 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Chuva forte e persistente vai afetar Portugal nestes dias, com uma depressão fria a prolongar o mau tempo em todo o território nacional

Homem sentado no aeroporto. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Agora é oficial: se o seu voo for cancelado por falta de combustível é isto que acontece

16:10 8 Maio, 2026 15:41 8 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma decisão recente de Bruxelas veio pôr fim às dúvidas sobre cancelamentos de voos. O esclarecimento afeta indemnizações, preços e regras das companhias aéreas

Pessoa a segurar notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Governo anuncia novidade neste imposto que vai agradar a ‘todos’ os condutores em Portugal

22:50 8 Maio, 2026 20:17 8 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Uma decisão do Governo relativamente a este imposto promete mexer positivamente com uma despesa habitual de muitos portugueses

Praia no verão. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional

Adeus Algarve? Praia popular perde bandeira azul devido à qualidade da água e não foi a única

16:20 7 Maio, 2026 16:08 7 Maio, 2026 | Luís Santos

A perda da bandeira azul numa conhecida praia do Algarve está a dar que falar e não foi caso único em Portugal

Últimas Notícias

  • Do voleibol ao kickboxing: a vida de superação de Rogério Bugalho contra a doença de Parkinson
    Do voleibol ao kickboxing: a vida de superação de Rogério Bugalho contra a doença de Parkinson
  • Casas desta aldeia portuguesa vão ficar submersas nesta data e os habitantes vão ser realojados
    Casas desta aldeia portuguesa vão ficar submersas nesta data e os habitantes vão ser realojados
  • Descontou muitos anos? Pode não estar a tirar o máximo partido da sua pensão sem saber
    Descontou muitos anos? Pode não estar a tirar o máximo partido da sua pensão sem saber
  • Vem aí uma ‘carga de água’: jato polar traz chuva intensa e vento forte a Portugal e estes serão os piores dias
    Vem aí uma ‘carga de água’: jato polar traz chuva intensa e vento forte a Portugal e estes serão os piores dias
  • Governo anuncia novidade neste imposto que vai agradar a ‘todos’ os condutores em Portugal
    Governo anuncia novidade neste imposto que vai agradar a ‘todos’ os condutores em Portugal
  • Autoridade Tributária não ‘perdoa’: mentir no IRS nestas situações pode levar a coimas até 37.500€ e até pena de prisão
    Autoridade Tributária não ‘perdoa’: mentir no IRS nestas situações pode levar a coimas até 37.500€ e até pena de prisão

Opinião

  • Já não há bitoques grátis | Por Mendes Bota
    Já não há bitoques grátis | Por Mendes Bota
  • Geohistória e alterações climáticas | Por Jorge Queiroz
    Geohistória e alterações climáticas | Por Jorge Queiroz
  • O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado
    O primeiro mapa geopolítico de Portugal (e do Algarve) | Por Virgílio Machado
  • Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
    Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
    Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
  • GreenFerm coloca Algarve na linha da frente da biotecnologia azul
    GreenFerm coloca Algarve na linha da frente da biotecnologia azul
  • A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos
    A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal