Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Cultura.Sul, Nacional

Exposição mostra sete mil anos da História de Loulé nos Jerónimos

Não nos poupemos: a exposição ‘Loulé. Territórios, Memórias, Identidades’ é um colosso e mostra um ‘outro Loulé’ a Portugal e ao Mundo através de um espólio impressionante em qualidade e quantidade, criando em Lisboa a partir de 21 de Junho um momento único e um marco na forma como entendemos o maior concelho do […]

16:38 25 Maio, 2017 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Museu Nacional de Arqueologia vai ser a ‘casa’ da exposição maior sobre Loulé
Não nos poupemos: a exposição ‘Loulé. Territórios, Memórias, Identidades’ é um colosso e mostra um ‘outro Loulé’ a Portugal e ao Mundo através de um espólio impressionante em qualidade e quantidade, criando em Lisboa a partir de 21 de Junho um momento único e um marco na forma como entendemos o maior concelho do Algarve

Sete mil anos, sete núcleos expositivos e um acervo expositivo monumental são o que todos, louletanos, algarvios, portugueses e estrangeiros, vão poder ver na ala oitocentista do Museu Nacional de Arqueologia (MNA), a partir de 21 de Junho, naquela que é a maior exposição dedicada ao património de  Loulé alguma vez realizada.

É um novo olhar sobre o concelho de Loulé – sobre as suas gentes, sobre quem viveu o território entre a serra e o mar do maior concelho da região e, também, porque não dizê-lo, da alma das gentes louletanas – aquele que a exposição “Loulé. Territórios, Memórias, Identidades” (LTMI) quer dar a conhecer a todos os que passem pelo mais visitado monumento português, o Mosteiro dos Jerónimos, e entrem no MNA.

A recebê-los estará o metoposaurus algarvensis, anterior aos populares dinossauros, que lhes dará as boas-vindas a um museu e a uma exposição de excepção.

O que se pode ver em Lisboa
Um exemplo do período romano que viajou até Lisboa desde o Cerro da vila em Vilamoura (foto:José Paulo Ruas/DGPC)

Lá dentro, sete núcleos, a começar pelo Território onde se faz a apresentação do concelho, passando pelas Memórias – transcorridas ao longo dos núcleos dedicados à Pré-História, à Proto-História, ao Período Romano, à Antiguidade Tardia, ao Período Islâmico e à Época Medieval -, até chegar às Identidades com a projecção de fotografias de rostos e pessoas, do concelho, levam o visitante a uma viagem no tempo proposta a partir de um discurso expositivo pensado ao pormenor para que se perceba de forma única Loulé.

Por detrás da excelência dos conteúdos estão os comissários e professores Victor S. Gonçalves, Amílcar Guerra, Catarina Viegas, Helena Catarino e Luís Filipe Oliveira e uma equipa que uniu o que de melhor o país pode oferecer em investigadores, técnicos, instituições universitárias e científicas e muitos outros, todos fundamentais para dar corpo a uma exposição imperdível, que se apresenta ao público sem data para terminar, tal a importância e magnitude do que se atingiu e se propõe e do que se espera alcançar em termos de sucesso.

“Deus quer, o homem sonha, a obra nasce”
Outra peça que vai integrara a exposição, placa de xisto gravada, Salir (foto:José Paulo Ruas/DGPC)

A frase de Pessoa, cidadão do mundo, como se quer que seja esta exposição uma mostra para o mundo, descreve bem a força da vontade de quem se fez fazedor desta montra de Loulé revisitado de forma singular.

O MNA, o Museu Municipal de Loulé, a Câmara de Loulé, a Direcção-Geral do Património Cultural, algumas das melhores universidades do país, o programa 365 Algarve e tantas outras instituições uniram vontades e da força fizeram espanto, exactamente aquilo que se pode esperar sentir quando se entra na LTMI.

Se tanto não bastasse, a tudo isto se junta a alma louletana e algarvia feita escrita de Lídia Jorge, que empresta a mestria da pena de excelência ao catálogo precioso da mostra e a conteúdos que a integram.

Irrecusável porque imperdível, imperdível porque indizível. Só mesmo vendo!
O talento imenso de Lídia Jorge empresta ao catálogo e à exposição o saber de uma escrita sentida pela exímia mestre da pena louletana

Se por tudo o que se disse não está convencido, sejamos claros: a LTMI é obrigatória.

Não se pode contá-la, pela menoridade das expressões para descrever o que foi pensado ao detalhe para ser visto e, mais do que isso, vivido e sentido de forma pessoal e intransmissível.

E factos há-os capazes de deixar inculcado em qualquer vivente o dever de agendar uma visita a Lisboa e aos Jerónimos: são mais de 300 metros quadrados de exposição, com nove ilhas e dez vitrines expositivas coadjuvadas por LCDs e molduras digitais para lhe contar tudo sobre os sete mil anos de História que demoraram a planificar para esta mostra 15 meses.

Cinco comissários científicos e sete executivos, 40 autores de artigos e fichas para o catálogo, 1.200 bens culturais inventariados, dos quais 504 integram a exposição com 166 magnificamente restaurados, são apenas um pormenor numérico do tanto que quer mostrar.

A LTMI revisita espólio de 154 sítios arqueológicos referenciados e ditou 32 novos sítios inseridos na Base de Dados da Arqueologia portuguesa. Contou com 11 instituições que cederam bens culturais e 54 técnicos de excelência com as mais diversas profissões e áreas de actuação para fazer do sonho uma realidade.

Não há ditos que possam substituir-se a si numa visita a um momento único e irrepetível para conhecer Loulé que se mostra maior, tanto maior que  se torna capaz de lhe desenhar um Algarve da serra ao mar e um Portugal em miniatura ao longo do decurso dos milénios.

Há coisas assim que são capazes de nos dar dias assim, que calam na alma de ser louletano, de ser algarvio, de ser português. Visite a LTMI e tenha um destes dias.

Saiba mais sobre a exposição:

Museu Nacional de Arqueologia mostra Loulé num ‘palco’ para o Mundo

Vítor Aleixo quer louletanos a tirar o máximo proveito desta “oportunidade rara”

Mulher na Praia de Matosinhos, no distrito do Porto.
Nacional

Não vá a banhos nesta praia portuguesa: APA alerta que água está contaminada com níveis elevados de bactérias

20:50 12 Agosto, 2026 20:49 12 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Banhos estão desaconselhados numa conhecida praia portuguesa depois de análises terem detetado contaminação microbiológica na água

Montra de gelados.
Algarve

“Bastou olhar para a montra”: turista desilude-se com gelado no Algarve e diz que estes sinais garantem qualidade antes de comprar

15:40 12 Agosto, 2026 15:23 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Ida a uma gelataria no Algarve levou um cliente a identificar alguns sinais que podem ajudar a distinguir um bom de um mau gelado

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e trovoada: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas (com possibilidade de granizo)

11:00 12 Agosto, 2026 14:21 11 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de dias de céu pouco nublado e temperaturas elevadas, os mapas começam a mostrar sinais de chuva e trovoada para algumas regiões

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Adeus bom tempo: chuva e trovoada chegam a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

15:30 12 Agosto, 2026 17:35 11 Agosto, 2026 | Luís Santos

Chuva e trovoada poderão marcar o estado do tempo em várias regiões, num episódio de instabilidade previsto para os próximos dias

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Neste café as embalagens Volta nunca vão parar à máquina: é isto que o dono faz às garrafas e latas para ‘renderem’ mais

07:50 12 Agosto, 2026 07:35 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Num café junto à Casa da Música, as embalagens com depósito Volta são entregues a um cliente habitual com poucas posses

Creche Salta-Pocinha entra na reta final.
Algarve Economia

Vai abrir nesta cidade no Algarve uma creche que funcionará à noite e aos fins de semana: portas abrem já neste ano letivo

16:10 12 Agosto, 2026 15:50 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova creche no Algarve prepara-se para abrir no ano letivo de 2026/2027 com um horário pensado para famílias que trabalham por turnos

Algarve Cultura Cultura.Sul

Portimão recebe festival com Maiara & Maraisa, Veigh e Orochi

23:09 12 Agosto, 2026 00:57 13 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Maiara & Maraisa abrem esta quarta-feira o festival na Zona Ribeirinha, seguindo-se Veigh e Orochi nos dias 13 e 14 de agosto

Algarve Ciência Nacional

Perdeu o eclipse solar? Há outro já ‘ao virar da esquina’ e terá quase 5 minutos de escuridão aqui ao lado

23:00 12 Agosto, 2026 19:38 12 Agosto, 2026 | João Luís

Quem não viu o eclipse solar não terá de esperar muito tempo por uma nova oportunidade: haverá locais onde quase todo o Sol ficará escondido

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Despedida por chegar atrasada 176 vezes em 5 meses: tribunal dá-lhe razão e obriga empresa a indemnização ‘choruda’

20:30 12 Agosto, 2026 15:01 12 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A funcionária espanhola levou o caso a tribunal, conseguiu reverter a situação e a empresa foi condenada a pagar-lhe quase 25 mil euros

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida

12:00 11 Agosto, 2026 01:24 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Antigo professor francês reformou-se antecipadamente aos 61 anos e diz que a sua pensão lhe permite viver com dignidade e fazer aquilo que o faz feliz

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Cesta com ovos. Crédito: Magnific
Nacional

Nem despensa, nem porta do frigorífico: especialistas indicam sítio onde deve guardar os ovos para prolongar a sua ‘vida útil’

19:20 11 Agosto, 2026 17:05 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos podem pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos

Homem a segurar bilhete de estacionamento. Crédito: The Mirror | DR
Europa

Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€

20:20 10 Agosto, 2026 19:15 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Batalha judicial no Reino Unido acabou com condutor de 76 anos a receber indemnização por já ter pagado o bilhete de estacionamento que foi acusado de não pagar

Idosa com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Quero viver um presente digno”: mulher de 79 anos recebe 2.300€ de pensão e explica por que não chega

09:50 10 Agosto, 2026 08:58 10 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Recebe 2.300€ por mês e diz que não chega para viver com dignidade. As declarações de uma reformada espanhola estão a gerar forte polémica

Vigo, na Galiza.
Algarve Europa Vida & Lazer

“A praia aqui tem menos gente, lá é um aglomerado”: portugueses ‘trocam’ o Algarve por este destino aqui ao lado

22:20 12 Agosto, 2026 21:17 12 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Praias com menos gente, águas mais calmas e preços mais acessíveis estão a levar cada vez mais portugueses a trocar o Algarve por um destino mesmo aqui ao lado

Algarve

“Refúgio de paz”: britânicos descobrem o “segredo mais bem guardado” do Algarve e ficam rendidos a esta zona junto à Ria Formosa

21:00 11 Agosto, 2026 17:19 11 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Imprensa britânica ficou rendida a uma zona tranquila do Algarve, junto à Ria Formosa, destacando as paisagens, a natureza e as vistas para o mar

Mulher na Praia de Matosinhos, no distrito do Porto.
Nacional

Não vá a banhos nesta praia portuguesa: APA alerta que água está contaminada com níveis elevados de bactérias

20:50 12 Agosto, 2026 20:49 12 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Banhos estão desaconselhados numa conhecida praia portuguesa depois de análises terem detetado contaminação microbiológica na água

Montra de gelados.
Algarve

“Bastou olhar para a montra”: turista desilude-se com gelado no Algarve e diz que estes sinais garantem qualidade antes de comprar

15:40 12 Agosto, 2026 15:23 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Ida a uma gelataria no Algarve levou um cliente a identificar alguns sinais que podem ajudar a distinguir um bom de um mau gelado

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e trovoada: mau tempo chega neste dia e estas serão as regiões mais afetadas (com possibilidade de granizo)

11:00 12 Agosto, 2026 14:21 11 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de dias de céu pouco nublado e temperaturas elevadas, os mapas começam a mostrar sinais de chuva e trovoada para algumas regiões

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Adeus bom tempo: chuva e trovoada chegam a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

15:30 12 Agosto, 2026 17:35 11 Agosto, 2026 | Luís Santos

Chuva e trovoada poderão marcar o estado do tempo em várias regiões, num episódio de instabilidade previsto para os próximos dias

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Neste café as embalagens Volta nunca vão parar à máquina: é isto que o dono faz às garrafas e latas para ‘renderem’ mais

07:50 12 Agosto, 2026 07:35 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Num café junto à Casa da Música, as embalagens com depósito Volta são entregues a um cliente habitual com poucas posses

Creche Salta-Pocinha entra na reta final.
Algarve, Economia

Vai abrir nesta cidade no Algarve uma creche que funcionará à noite e aos fins de semana: portas abrem já neste ano letivo

16:10 12 Agosto, 2026 15:50 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova creche no Algarve prepara-se para abrir no ano letivo de 2026/2027 com um horário pensado para famílias que trabalham por turnos

Algarve, Cultura, Cultura.Sul

Portimão recebe festival com Maiara & Maraisa, Veigh e Orochi

23:09 12 Agosto, 2026 00:57 13 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Maiara & Maraisa abrem esta quarta-feira o festival na Zona Ribeirinha, seguindo-se Veigh e Orochi nos dias 13 e 14 de agosto

Algarve, Ciência, Nacional

Perdeu o eclipse solar? Há outro já ‘ao virar da esquina’ e terá quase 5 minutos de escuridão aqui ao lado

23:00 12 Agosto, 2026 19:38 12 Agosto, 2026 | João Luís

Quem não viu o eclipse solar não terá de esperar muito tempo por uma nova oportunidade: haverá locais onde quase todo o Sol ficará escondido

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Despedida por chegar atrasada 176 vezes em 5 meses: tribunal dá-lhe razão e obriga empresa a indemnização ‘choruda’

20:30 12 Agosto, 2026 15:01 12 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A funcionária espanhola levou o caso a tribunal, conseguiu reverter a situação e a empresa foi condenada a pagar-lhe quase 25 mil euros

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida

12:00 11 Agosto, 2026 01:24 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Antigo professor francês reformou-se antecipadamente aos 61 anos e diz que a sua pensão lhe permite viver com dignidade e fazer aquilo que o faz feliz

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Cesta com ovos. Crédito: Magnific
Nacional

Nem despensa, nem porta do frigorífico: especialistas indicam sítio onde deve guardar os ovos para prolongar a sua ‘vida útil’

19:20 11 Agosto, 2026 17:05 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos podem pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos

Homem a segurar bilhete de estacionamento. Crédito: The Mirror | DR
Europa

Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€

20:20 10 Agosto, 2026 19:15 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Batalha judicial no Reino Unido acabou com condutor de 76 anos a receber indemnização por já ter pagado o bilhete de estacionamento que foi acusado de não pagar

Idosa com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Quero viver um presente digno”: mulher de 79 anos recebe 2.300€ de pensão e explica por que não chega

09:50 10 Agosto, 2026 08:58 10 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Recebe 2.300€ por mês e diz que não chega para viver com dignidade. As declarações de uma reformada espanhola estão a gerar forte polémica

Vigo, na Galiza.
Algarve, Europa, Vida & Lazer

“A praia aqui tem menos gente, lá é um aglomerado”: portugueses ‘trocam’ o Algarve por este destino aqui ao lado

22:20 12 Agosto, 2026 21:17 12 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Praias com menos gente, águas mais calmas e preços mais acessíveis estão a levar cada vez mais portugueses a trocar o Algarve por um destino mesmo aqui ao lado

Algarve

“Refúgio de paz”: britânicos descobrem o “segredo mais bem guardado” do Algarve e ficam rendidos a esta zona junto à Ria Formosa

21:00 11 Agosto, 2026 17:19 11 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Imprensa britânica ficou rendida a uma zona tranquila do Algarve, junto à Ria Formosa, destacando as paisagens, a natureza e as vistas para o mar

Últimas Notícias

  • Portimão recebe festival com Maiara & Maraisa, Veigh e Orochi
    Portimão recebe festival com Maiara & Maraisa, Veigh e Orochi
  • Perdeu o eclipse solar? Há outro já ‘ao virar da esquina’ e terá quase 5 minutos de escuridão aqui ao lado
    Perdeu o eclipse solar? Há outro já ‘ao virar da esquina’ e terá quase 5 minutos de escuridão aqui ao lado
  • “A praia aqui tem menos gente, lá é um aglomerado”: portugueses ‘trocam’ o Algarve por este destino aqui ao lado
    “A praia aqui tem menos gente, lá é um aglomerado”: portugueses ‘trocam’ o Algarve por este destino aqui ao lado
  • Até já, carta de condução? Esta infração pode custar 2.500 euros e deixá-lo até dois anos sem conduzir
    Até já, carta de condução? Esta infração pode custar 2.500 euros e deixá-lo até dois anos sem conduzir
  • Se receber esta SMS, apague-a de imediato: Segurança Social deixa aviso urgente a todos os portugueses
    Se receber esta SMS, apague-a de imediato: Segurança Social deixa aviso urgente a todos os portugueses

Opinião

  • Millennials: nós sabotámos a Gen Z | Por Tiago Manuel
    Millennials: nós sabotámos a Gen Z | Por Tiago Manuel
  • Política, futebol, religião e outras armas brancas | Por José Figueiredo Santos
    Política, futebol, religião e outras armas brancas | Por José Figueiredo Santos
  • Polícia Regional: o próximo passo natural da Autonomia? | Por Paulo Oliveira
    Polícia Regional: o próximo passo natural da Autonomia? | Por Paulo Oliveira

Europe Direct Algarve

  • Tem este documento na carteira? Novas regras da União Europeia já não permitem usá-lo para viajar
    Tem este documento na carteira? Novas regras da União Europeia já não permitem usá-lo para viajar
  • Europa aperta regras sobre substâncias nocivas presentes em embalagens
    Europa aperta regras sobre substâncias nocivas presentes em embalagens
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento