Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Doente internado nos Cuidados Continuados. Crédito: Freepik
Nacional, Saúde

Estudo revela que mais de metade dos doentes referenciados para cuidados paliativos morreram à espera

Algarve regista a menor percentagem e o rácio mais baixo de camas de cuidados paliativos em Portugal, segundo a ERS

12:46 26 Fevereiro, 2026 12:47 26 Fevereiro, 2026
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Mais de metade dos utentes referenciados para cuidados paliativos no Serviço Nacional de Saúde (SNS) em 2024 morreram antes de serem admitidos nas unidades, um valor superior ao registado nos dois anos anteriores. Os dados constam de um estudo da Entidade Reguladora da Saúde (ERS), hoje divulgado.

De acordo com o relatório, 53% dos utentes sinalizados para Unidade de Cuidados Paliativos da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (UCP-RNCCI) faleceram enquanto aguardavam vaga. Em 2023 essa percentagem foi de 47,5% e, em 2022, de 48%.

O estudo sobre o acesso a cuidados paliativos no SNS indica ainda uma redução no número de admissões. “Em sentido inverso, a percentagem de utentes admitidos diminuiu para 33,0%, em 2024, menos 4,4 pontos percentuais face a 2023 e menos 3,6 pontos percentuais face a 2022, com uma mediana de tempo de espera para a admissão de 16 dias, no último ano”, salienta.

Entre os utentes que conseguiram admissão, 88,4% foram internados em unidades de cuidados paliativos e os restantes integrados em unidades da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados. O estudo teve como objetivo caracterizar a Rede Nacional de Cuidados Paliativos (RNCP) e avaliar a adequação da oferta às necessidades existentes.

Oferta abaixo das recomendações europeias

Em 2024, foram identificadas 21 unidades de internamento de cuidados paliativos hospitalares e 13 UCP-RNCCI contratualizadas com o setor social e privado, menos uma do que nos dois anos anteriores, registando-se um rácio nacional de 42,1 camas por milhão de habitantes, valor inferior aos limiares recomendados pela Associação Europeia de Cuidados Paliativos.

Segundo o estudo, “persistem assimetrias territoriais relevantes”: a região Norte concentra a maior percentagem de camas, mas apresenta um rácio ajustado à necessidade inferior à média nacional.

A região do Algarve regista simultaneamente a menor percentagem e o rácio mais baixo de camas.

No plano da acessibilidade geográfica, 71,5% da população residente no continente dispunha de uma UCP a menos de 30 minutos, percentagem que aumenta para 92,2% quando se considera um tempo de deslocação de até 60 minutos.

Recursos humanos e formação com falhas

Ao nível dos recursos humanos, observaram-se, em Portugal Continental, rácios de 2,5 enfermeiros e 1,5 médicos com formação especializada por 100.000 habitantes.

“Embora o cumprimento dos requisitos formativos recomendados seja elevado entre profissionais sem funções de coordenação, verifica-se uma menor taxa de cumprimento entre coordenadores, sobretudo nas equipas pediátricas”, sublinha a ERS.

No âmbito das Equipas Comunitárias de Suporte em Cuidados Paliativos, 25 entidades tinham pelo menos uma equipa, com cinco ULS a dispor de mais do que uma, apresentando-se taxas de cumprimento formativo de 40% para o enfermeiro responsável e 68,2% para o médico coordenador, enquanto os restantes médicos e enfermeiros registaram 87,6% e 68,6%, respetivamente.

A atividade das Equipas Intra-Hospitalares de Suporte em Cuidados Paliativos concentrou-se maioritariamente na região Norte (44% das consultas), Centro (22,3%) e Grande Lisboa (17,7%).

Envelhecimento agrava pressão sobre o sistema

A ERS sublinha que o aumento da esperança média de vida e a elevada prevalência de doenças crónicas e incapacitantes tornam os cuidados paliativos uma prioridade crescente nos sistemas de saúde.

Acrescenta que, apesar da criação da Rede Nacional de Cuidados Paliativos, que a separa da RNCCI, “persistem desafios importantes no acesso a esta área de cuidados”.

Os constrangimentos estão associados “à insuficiência e desigualdade territorial na distribuição de unidades e camas”, aos tempos de espera para admissão nas unidades de cuidados paliativos e a limitações na formação das equipas, face ao recomendado.

O estudo teve por base informação relativa a 2024 disponibilizada pela Direção Executiva do SNS, pelas 39 ULS, pelos três Institutos Portugueses de Oncologia, pelo Hospital de Cascais e pelas Ordens dos Médicos e dos Enfermeiros.

Em Portugal, o envelhecimento demográfico continuará a intensificar-se nas próximas décadas, prevendo-se que o número de pessoas idosas aumente de 2,6 milhões, em 2024, para cerca de 3,1 milhões, em 2100.

“Esta evolução traduz-se num agravamento expressivo do índice de dependência de idosos, passando de 39 para 73 idosos por cada 100 pessoas em idade ativa”.

Leia também: Há uma praia algarvia entre as cinco melhores do mundo

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Há uma nova regra nos postos de combustível a partir de hoje e todos os condutores devem conhecê-la

16:50 17 Outubro, 2026 15:33 17 Outubro, 2026

Desde este sábado, 17 de outubro, os postos de combustível em Portugal estão obrigados a apresentar uma nova informação junto das bombas de abastecimento

A produtora de conteúdos digitais, Mia, de 26 anos | Crédito: Reprodução TikTok
Algarve Nacional

Influenciadora algarvia detida por suspeita de encomendar rapto de seguidor. Pensou que tinha sido burlada

13:10 17 Outubro, 2026 13:15 17 Outubro, 2026

Disputa por 3.500 euros de uma viagem à Grécia terá motivado o alegado rapto. Os dois suspeitos ficaram sujeitos a apresentações três vezes por semana

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada este sábado: IPMA emite aviso amarelo nestes cinco distritos e há risco de granizo

08:35 17 Outubro, 2026 08:35 17 Outubro, 2026

Cinco distritos têm aviso amarelo este sábado devido à possibilidade de trovoada, chuva forte e granizo. Saiba os horários

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)

19:30 16 Outubro, 2026 17:26 16 Outubro, 2026

Há interrupções programadas no fornecimento de eletricidade para este domingo, 18 de outubro

Algarve

Despiste de motociclo em localidade de Faro deixa um morto

00:30 17 Outubro, 2026 00:30 17 Outubro, 2026

Segundo o oficial de dia ao Comando Nacional da GNR, morreu uma pessoa neste acidente que "era o condutor do motociclo"

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva está de regresso a Portugal a partir desta data

17:10 17 Outubro, 2026 15:13 17 Outubro, 2026

A partir de 21 de outubro, duas frentes atlânticas poderão trazer chuva a várias regiões, acompanhadas por uma descida das temperaturas

Algarve Cultura Edição Papel

Tempus fugit (o tempo foge): As filhas do Bispo | Por Óscar Caeiro Pinto

07:30 17 Outubro, 2026 11:24 15 Outubro, 2026

"A vida amorosa deste bispo daria facilmente matéria para um romance, uma série televisiva ou mesmo um filme"

Mulher a lavar o cabelo no duche. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Saúde Vida & Lazer

Lavar o cabelo todos os dias aumenta a queda? A resposta dos dermatologistas

09:00 17 Outubro, 2026 09:13 17 Outubro, 2026

Encontrar cabelos no ralo nem sempre significa queda excessiva. Saiba quando pode lavar diariamente e que cuidados ajudam a proteger os fios

Homem com um relógio de pulso.
Nacional

Horário de inverno está a chegar: relógios vão mudar em Portugal nesta data

18:30 17 Outubro, 2026 15:44 17 Outubro, 2026

A mudança para o horário de inverno está marcada para a madrugada de 25 de outubro de 2026

Opinião Política

Lideranças políticas que temos | Por José Figueiredo Santos

16:10 17 Outubro, 2026 16:05 17 Outubro, 2026

"Continuamos a assistir ao desfile dos que bem dominam a arte de não desagradar a ninguém. Falam sem se comprometer (...) salienta José Figueiredo Santos

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Algarve Economia

Depois de Portimão e Faro, vêm aí mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa tem uma palavra a dizer

13:20 15 Outubro, 2026 12:38 15 Outubro, 2026

Após a abertura em Portimão e com Faro na agenda, vão surgir mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa respondeu ao POSTAL

Irmãos Cristina e Alexandre Palma com a mãe.
Algarve Edição Papel

“Criou uma união muito gira entre nós”: Cristina e Alexandre transformaram uma casa em Olhão num alojamento onde até se sentam à mesa com os hóspedes

18:10 17 Outubro, 2026 13:56 12 Outubro, 2026

Cristina e Alexandre transformaram uma casa em Olhão num alojamento familiar onde a proximidade com os hóspedes se tornou parte do projeto

Algarve Cultura Edição Papel

Entrevista a Arménio Aleluia Martins: “a história de Paderne escrita nas vidas dos seus cidadãos”

16:00 17 Outubro, 2026 15:18 16 Outubro, 2026

Memórias, fotografias e testemunhos familiares cruzam-se no novo livro de Arménio Aleluia Martins, dedicado a preservar a história das gentes de Paderne

Ciência Mundo

Agricultor usou uma pedra como peso de porta durante décadas e só depois descobriu que valia quase 90 mil euros

16:40 15 Outubro, 2026 17:28 15 Outubro, 2026

Durante cerca de 30 anos, uma pedra de 10 quilos serviu apenas para manter aberta a porta de um celeiro

Opinião

Numeiro, o Grande Gatsby português | Por André Leman

15:36 16 Outubro, 2026 15:36 16 Outubro, 2026

"Talvez seja essa a grande lição que o Grande Gatsby português ainda esteja a tempo de aprender: o dinheiro pode comprar o convite, o champanhe e até a companhia. Mas nunca poderá comprar a sinceridade de quem levanta o copo"

Vida & Lazer

Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram

21:40 15 Outubro, 2026 16:42 15 Outubro, 2026

Antes de colocar as maçãs no carrinho, há um sinal que merece especial atenção.

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Há uma nova regra nos postos de combustível a partir de hoje e todos os condutores devem conhecê-la

16:50 17 Outubro, 2026 15:33 17 Outubro, 2026

Desde este sábado, 17 de outubro, os postos de combustível em Portugal estão obrigados a apresentar uma nova informação junto das bombas de abastecimento

A produtora de conteúdos digitais, Mia, de 26 anos | Crédito: Reprodução TikTok
Algarve, Nacional

Influenciadora algarvia detida por suspeita de encomendar rapto de seguidor. Pensou que tinha sido burlada

13:10 17 Outubro, 2026 13:15 17 Outubro, 2026

Disputa por 3.500 euros de uma viagem à Grécia terá motivado o alegado rapto. Os dois suspeitos ficaram sujeitos a apresentações três vezes por semana

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada este sábado: IPMA emite aviso amarelo nestes cinco distritos e há risco de granizo

08:35 17 Outubro, 2026 08:35 17 Outubro, 2026

Cinco distritos têm aviso amarelo este sábado devido à possibilidade de trovoada, chuva forte e granizo. Saiba os horários

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados este domingo: estas são as regiões afetadas (e que podem ficar até 6 horas sem eletricidade)

19:30 16 Outubro, 2026 17:26 16 Outubro, 2026

Há interrupções programadas no fornecimento de eletricidade para este domingo, 18 de outubro

Algarve

Despiste de motociclo em localidade de Faro deixa um morto

00:30 17 Outubro, 2026 00:30 17 Outubro, 2026

Segundo o oficial de dia ao Comando Nacional da GNR, morreu uma pessoa neste acidente que "era o condutor do motociclo"

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva está de regresso a Portugal a partir desta data

17:10 17 Outubro, 2026 15:13 17 Outubro, 2026

A partir de 21 de outubro, duas frentes atlânticas poderão trazer chuva a várias regiões, acompanhadas por uma descida das temperaturas

Algarve, Cultura, Edição Papel

Tempus fugit (o tempo foge): As filhas do Bispo | Por Óscar Caeiro Pinto

07:30 17 Outubro, 2026 11:24 15 Outubro, 2026

"A vida amorosa deste bispo daria facilmente matéria para um romance, uma série televisiva ou mesmo um filme"

Mulher a lavar o cabelo no duche. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Saúde, Vida & Lazer

Lavar o cabelo todos os dias aumenta a queda? A resposta dos dermatologistas

09:00 17 Outubro, 2026 09:13 17 Outubro, 2026

Encontrar cabelos no ralo nem sempre significa queda excessiva. Saiba quando pode lavar diariamente e que cuidados ajudam a proteger os fios

Homem com um relógio de pulso.
Nacional

Horário de inverno está a chegar: relógios vão mudar em Portugal nesta data

18:30 17 Outubro, 2026 15:44 17 Outubro, 2026

A mudança para o horário de inverno está marcada para a madrugada de 25 de outubro de 2026

Opinião, Política

Lideranças políticas que temos | Por José Figueiredo Santos

16:10 17 Outubro, 2026 16:05 17 Outubro, 2026

"Continuamos a assistir ao desfile dos que bem dominam a arte de não desagradar a ninguém. Falam sem se comprometer (...) salienta José Figueiredo Santos

Supermercado Mercadona. Crédito: Foto DR
Algarve, Economia

Depois de Portimão e Faro, vêm aí mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa tem uma palavra a dizer

13:20 15 Outubro, 2026 12:38 15 Outubro, 2026

Após a abertura em Portimão e com Faro na agenda, vão surgir mais lojas da Mercadona no Algarve? Empresa respondeu ao POSTAL

Irmãos Cristina e Alexandre Palma com a mãe.
Algarve, Edição Papel

“Criou uma união muito gira entre nós”: Cristina e Alexandre transformaram uma casa em Olhão num alojamento onde até se sentam à mesa com os hóspedes

18:10 17 Outubro, 2026 13:56 12 Outubro, 2026

Cristina e Alexandre transformaram uma casa em Olhão num alojamento familiar onde a proximidade com os hóspedes se tornou parte do projeto

Algarve, Cultura, Edição Papel

Entrevista a Arménio Aleluia Martins: “a história de Paderne escrita nas vidas dos seus cidadãos”

16:00 17 Outubro, 2026 15:18 16 Outubro, 2026

Memórias, fotografias e testemunhos familiares cruzam-se no novo livro de Arménio Aleluia Martins, dedicado a preservar a história das gentes de Paderne

Ciência, Mundo

Agricultor usou uma pedra como peso de porta durante décadas e só depois descobriu que valia quase 90 mil euros

16:40 15 Outubro, 2026 17:28 15 Outubro, 2026

Durante cerca de 30 anos, uma pedra de 10 quilos serviu apenas para manter aberta a porta de um celeiro

Opinião

Numeiro, o Grande Gatsby português | Por André Leman

15:36 16 Outubro, 2026 15:36 16 Outubro, 2026

"Talvez seja essa a grande lição que o Grande Gatsby português ainda esteja a tempo de aprender: o dinheiro pode comprar o convite, o champanhe e até a companhia. Mas nunca poderá comprar a sinceridade de quem levanta o copo"

Vida & Lazer

Deixe as maçãs no supermercado se vir este sinal: especialista alerta para detalhe que muitos ignoram

21:40 15 Outubro, 2026 16:42 15 Outubro, 2026

Antes de colocar as maçãs no carrinho, há um sinal que merece especial atenção.

Últimas Notícias

  • Horário de inverno está a chegar: relógios vão mudar em Portugal nesta data
    Horário de inverno está a chegar: relógios vão mudar em Portugal nesta data
  • “Criou uma união muito gira entre nós”: Cristina e Alexandre transformaram uma casa em Olhão num alojamento onde até se sentam à mesa com os hóspedes
    “Criou uma união muito gira entre nós”: Cristina e Alexandre transformaram uma casa em Olhão num alojamento onde até se sentam à mesa com os hóspedes
  • Chuva está de regresso a Portugal a partir desta data
    Chuva está de regresso a Portugal a partir desta data
  • Há uma nova regra nos postos de combustível a partir de hoje e todos os condutores devem conhecê-la
    Há uma nova regra nos postos de combustível a partir de hoje e todos os condutores devem conhecê-la
  • Entrevista a Arménio Aleluia Martins: “a história de Paderne escrita nas vidas dos seus cidadãos”
    Entrevista a Arménio Aleluia Martins: “a história de Paderne escrita nas vidas dos seus cidadãos”

Opinião

  • Lideranças políticas que temos | Por José Figueiredo Santos
    Lideranças políticas que temos | Por José Figueiredo Santos
  • Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Os adultos ‘do futuro’ e os ecrãs | Por Eduardo Costa
  • Inovar no prato para nutrir o amanhã: o desafio da alimentação na hemodiálise | Por Inês Moreira
    Inovar no prato para nutrir o amanhã: o desafio da alimentação na hemodiálise | Por Inês Moreira

Europe Direct Algarve

  • Costuma comprar agora e pagar depois? Há novas regras europeias previstas para antes da Black Friday
    Costuma comprar agora e pagar depois? Há novas regras europeias previstas para antes da Black Friday
  • Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
    Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal