Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Nacional, Vida & Lazer

Estes são os dois novos Monumentos Nacionais em Portugal. Saiba onde ficam

Esta elevação de estatuto sublinha a importância de ambos os sítios no contexto do património histórico e cultural do país.

15:00 10 Outubro, 2024 12:41 29 Novembro, 2024 | João Luís
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Portugal continua a reforçar o seu compromisso com a preservação e valorização do património cultural. O Governo anunciou a reclassificação do Mosteiro de São Martinho de Tibães, em Braga, e das Minas Romanas de Tresminas, em Vila Pouca de Aguiar, como Monumentos Nacionais. A decisão foi confirmada na mais recente reunião do Conselho de Ministros.

Esta elevação de estatuto sublinha a importância de ambos os sítios no contexto do património histórico e cultural do país. O decreto-lei aprovado visa não só a reclassificação destes espaços como Monumentos Nacionais, mas também a ampliação das áreas classificadas, reforçando a proteção e preservação.

Mosteiro de São Martinho de Tibães

O Mosteiro de São Martinho de Tibães, um testemunho imponente da arquitetura religiosa, foi fundado no final do século XI e, desde 1944, era considerado Imóvel de Interesse Público. O mosteiro, que se encontra atualmente em fase de recuperação no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), continua a desempenhar um papel central na Paróquia de Mire de Tibães. A sua reclassificação como Monumento Nacional reconhece a sua relevância no património cultural e religioso de Portugal.

Com a extinção das ordens religiosas em 1834, o mosteiro enfrentou anos de abandono e deterioração. No entanto, a intervenção estatal nos anos 80 e 90 permitiu a recuperação gradual do complexo. Hoje, além de funções paroquiais, o mosteiro acolhe uma comunidade religiosa e oferece espaços culturais e de lazer, como a hospedaria e um restaurante, integrando a valência cultural e de acolhimento.

Foto CM Braga | DR

Minas Romanas de Tresminas

As Minas Romanas de Tresminas, em Vila Pouca de Aguiar, são outro exemplo notável da herança histórica de Portugal. Consideradas um dos mais importantes centros de exploração de ouro do Império Romano, estas minas, geridas diretamente pela administração imperial romana, foram exploradas durante mais de 450 anos.

O complexo mineiro preserva um vasto conjunto de galerias subterrâneas e crateras a céu aberto, resultantes da intensa atividade de extração de ouro. Classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1997, o sítio tem sido alvo de iniciativas de preservação e valorização. Em 2012, componentes do sistema de abastecimento de água das minas foram também classificados como Monumento de Interesse Público, reforçando a importância deste património.

Agora, a reclassificação como Monumento Nacional reforça o estatuto das Minas de Tresminas como um dos legados mais bem preservados da mineração romana na Península Ibérica. O município de Vila Pouca de Aguiar pretende, inclusive, candidatar Tresminas a Património Mundial da UNESCO, em associação com o complexo mineiro de Lás Médulas, em Espanha, já classificado desde 1997.

Foto DR

Medidas para a preservação e valorização do património

Na mesma reunião do Conselho de Ministros, foram ainda aprovadas novas medidas relativas à conservação do património cultural. Uma delas define o perfil e a formação dos conservadores-restauradores habilitados para intervir em bens culturais classificados. A medida tem como objetivo garantir que apenas profissionais qualificados possam realizar intervenções de conservação e restauro, assegurando a qualidade e integridade dos trabalhos realizados.

Este conjunto de decisões insere-se num plano mais vasto para a valorização do património cultural em Portugal, incluindo descontos para jovens nos teatros nacionais, a revisão da lei do preço fixo do livro, o reforço do acervo das bibliotecas e o apoio a iniciativas culturais.

A reclassificação do Mosteiro de São Martinho de Tibães e das Minas Romanas de Tresminas como Monumentos Nacionais é mais um passo significativo na preservação e promoção do vasto e diverso património cultural do país, colocando-o num lugar de destaque tanto a nível nacional como internacional.

Leia também: Conheça o vinho que vale ouro no estrangeiro e em Portugal não chega a 8€

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Algarve Desporto

Benfica e Flamengo disputam troféu no Estádio do Algarve

10:00 24 Junho, 2026 11:28 24 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Troféu do Algarve celebra 25 anos com um clássico internacional entre Benfica e Flamengo, organizado pela Singular Sport

Algarve Nacional

Algarve tem maior proporção de fumadores e está entre regiões com mais consumo de álcool

18:05 24 Junho, 2026 18:08 24 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Dados do último Inquérito Nacional de Saúde indicam que 20,6% dos residentes no Algarve com 15 ou mais anos fumavam

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Julho traz dinheiro extra para pensionistas: saiba quando chega o pagamento à conta

09:58 23 Junho, 2026 09:58 23 Junho, 2026 | João Luís

O pagamento de julho chega com um reforço importante para muitos pensionistas. Veja a data prevista e os valores

Algarve

Testemunhas de Jeová promovem congresso de três dias no Portimão Arena

09:00 24 Junho, 2026 19:20 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Programa inclui discursos, entrevistas e vídeos sobre ansiedade, propósito de vida e princípios bíblicos aplicados ao quotidiano

Mulher com cabelos grisalhos a ver-se ao espelho.
Saúde

Investigação admite possibilidade de tratamento usado no combate ao cancro reverter os cabelos brancos

14:51 24 Junho, 2026 14:51 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Sabe-se que uma investigação em imunoterapia usada no tratamento do cancro está a estudar uma possível ligação à reversão de cabelos brancos

Cabine de avião da Ryanair.
Europa Vida & Lazer

Afinal não é só em Lisboa? Mais de 20 passageiros perdem voo da Ryanair em Atenas por causa das filas no controlo de passaportes

15:50 24 Junho, 2026 15:15 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Atenas, mais de 20 passageiros perderam um voo da Ryanair, após longas filas no controlo de passaportes

Chutou com o dono.
Animais Mundo

“Eu não infringi a lei”: cão é furtado ao dono e vendido a um restaurante por 22,41€

10:55 24 Junho, 2026 10:55 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Desaparecimento de um cão seguido por mais de um milhão de pessoas acabou num desfecho que gerou grande tristeza ao dono

Pessoas com guarda-chuva em dia de mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Gota fria avança para Portugal e a mudança vai sentir-se em poucas horas: depois do calor extremo, chega uma ‘reviravolta inesperada’

09:30 24 Junho, 2026 09:11 24 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Depois de dias sufocantes, um fenómeno atmosférico promete mudar radicalmente o cenário nas próximas horas

Despiste de moto.
Nacional

Marido assiste à morte da mulher num acidente de moto no dia de aniversário de casamento

14:41 23 Junho, 2026 14:27 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Empresária de Coruche morre em acidente de moto assistido pelo marido exatamente no dia do aniversário de casamento

Algarve Cultura

Faro recebe ciclo de Jazz e Bossa Nova no rooftop do AP Eva Senses

16:46 23 Junho, 2026 16:49 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Depois da estreia com lotação esgotada, o AP Eva Senses mantém concertos de Jazz e Bossa Nova no rooftop até setembro

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia Europe Direct Algarve

Euro digital dá primeiro passo na União Europeia: saiba o que muda nos pagamentos

17:30 23 Junho, 2026 17:05 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O euro digital recebeu a primeira luz verde no Parlamento Europeu. A moeda eletrónica deverá ser emitida pelo Banco Central Europeu

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Chuva e trovoada a caminho de Portugal: chega nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:20 23 Junho, 2026 09:18 23 Junho, 2026 | João Luís

Depois de um arranque de semana quente, Portugal continental deverá sentir uma mudança no estado do tempo, com chuva, trovoada e descida das temperaturas

Construção de túnel marítimo. Crédito: Foto AI
Economia Europa Mundo

Vai ser construído na Europa o primeiro túnel marítimo do mundo: conheça a sua localização e o custo do projeto

14:00 22 Junho, 2026 13:13 22 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

O primeiro túnel marítimo oceânico do mundo vai atravessar 1,7 km de rocha e promete transformar a navegação na Europa a partir de 2032

Idosa a escolher azeite no supermercado. Crédito: Freepik AI
Gastronomia

Guarda o azeite neste sítio? Especialista alerta que pode estar a arruiná-lo

19:40 23 Junho, 2026 17:41 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Presente em muitas cozinhas portuguesas, o azeite nem sempre é guardado da melhor forma

Metrobus.
Algarve Economia

“O Algarve é visto como uma região rica”: autarcas não querem assumir custos do Metrobus e 60.000.000€ podem ser ‘atirados ao lixo’

17:40 24 Junho, 2026 15:33 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Projeto do Metrobus no Algarve está em risco devido à falta de acordo entre autarquias e Governo sobre o financiamento da obra

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional, Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Algarve, Desporto

Benfica e Flamengo disputam troféu no Estádio do Algarve

10:00 24 Junho, 2026 11:28 24 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Troféu do Algarve celebra 25 anos com um clássico internacional entre Benfica e Flamengo, organizado pela Singular Sport

Algarve, Nacional

Algarve tem maior proporção de fumadores e está entre regiões com mais consumo de álcool

18:05 24 Junho, 2026 18:08 24 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Dados do último Inquérito Nacional de Saúde indicam que 20,6% dos residentes no Algarve com 15 ou mais anos fumavam

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Julho traz dinheiro extra para pensionistas: saiba quando chega o pagamento à conta

09:58 23 Junho, 2026 09:58 23 Junho, 2026 | João Luís

O pagamento de julho chega com um reforço importante para muitos pensionistas. Veja a data prevista e os valores

Algarve

Testemunhas de Jeová promovem congresso de três dias no Portimão Arena

09:00 24 Junho, 2026 19:20 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Programa inclui discursos, entrevistas e vídeos sobre ansiedade, propósito de vida e princípios bíblicos aplicados ao quotidiano

Mulher com cabelos grisalhos a ver-se ao espelho.
Saúde

Investigação admite possibilidade de tratamento usado no combate ao cancro reverter os cabelos brancos

14:51 24 Junho, 2026 14:51 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Sabe-se que uma investigação em imunoterapia usada no tratamento do cancro está a estudar uma possível ligação à reversão de cabelos brancos

Cabine de avião da Ryanair.
Europa, Vida & Lazer

Afinal não é só em Lisboa? Mais de 20 passageiros perdem voo da Ryanair em Atenas por causa das filas no controlo de passaportes

15:50 24 Junho, 2026 15:15 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Atenas, mais de 20 passageiros perderam um voo da Ryanair, após longas filas no controlo de passaportes

Chutou com o dono.
Animais, Mundo

“Eu não infringi a lei”: cão é furtado ao dono e vendido a um restaurante por 22,41€

10:55 24 Junho, 2026 10:55 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Desaparecimento de um cão seguido por mais de um milhão de pessoas acabou num desfecho que gerou grande tristeza ao dono

Pessoas com guarda-chuva em dia de mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Gota fria avança para Portugal e a mudança vai sentir-se em poucas horas: depois do calor extremo, chega uma ‘reviravolta inesperada’

09:30 24 Junho, 2026 09:11 24 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Depois de dias sufocantes, um fenómeno atmosférico promete mudar radicalmente o cenário nas próximas horas

Despiste de moto.
Nacional

Marido assiste à morte da mulher num acidente de moto no dia de aniversário de casamento

14:41 23 Junho, 2026 14:27 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Empresária de Coruche morre em acidente de moto assistido pelo marido exatamente no dia do aniversário de casamento

Algarve, Cultura

Faro recebe ciclo de Jazz e Bossa Nova no rooftop do AP Eva Senses

16:46 23 Junho, 2026 16:49 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Depois da estreia com lotação esgotada, o AP Eva Senses mantém concertos de Jazz e Bossa Nova no rooftop até setembro

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia, Europe Direct Algarve

Euro digital dá primeiro passo na União Europeia: saiba o que muda nos pagamentos

17:30 23 Junho, 2026 17:05 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O euro digital recebeu a primeira luz verde no Parlamento Europeu. A moeda eletrónica deverá ser emitida pelo Banco Central Europeu

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Chuva e trovoada a caminho de Portugal: chega nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:20 23 Junho, 2026 09:18 23 Junho, 2026 | João Luís

Depois de um arranque de semana quente, Portugal continental deverá sentir uma mudança no estado do tempo, com chuva, trovoada e descida das temperaturas

Construção de túnel marítimo. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Mundo

Vai ser construído na Europa o primeiro túnel marítimo do mundo: conheça a sua localização e o custo do projeto

14:00 22 Junho, 2026 13:13 22 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

O primeiro túnel marítimo oceânico do mundo vai atravessar 1,7 km de rocha e promete transformar a navegação na Europa a partir de 2032

Idosa a escolher azeite no supermercado. Crédito: Freepik AI
Gastronomia

Guarda o azeite neste sítio? Especialista alerta que pode estar a arruiná-lo

19:40 23 Junho, 2026 17:41 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Presente em muitas cozinhas portuguesas, o azeite nem sempre é guardado da melhor forma

Metrobus.
Algarve, Economia

“O Algarve é visto como uma região rica”: autarcas não querem assumir custos do Metrobus e 60.000.000€ podem ser ‘atirados ao lixo’

17:40 24 Junho, 2026 15:33 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Projeto do Metrobus no Algarve está em risco devido à falta de acordo entre autarquias e Governo sobre o financiamento da obra

Últimas Notícias

  • EN2 cortada há um ano dificulta acesso dos bombeiros a incêndios no interior algarvio [com mapa]
    EN2 cortada há um ano dificulta acesso dos bombeiros a incêndios no interior algarvio [com mapa]
  • Algarve tem maior proporção de fumadores e está entre regiões com mais consumo de álcool
    Algarve tem maior proporção de fumadores e está entre regiões com mais consumo de álcool
  • “O Algarve é visto como uma região rica”: autarcas não querem assumir custos do Metrobus e 60.000.000€ podem ser ‘atirados ao lixo’
    “O Algarve é visto como uma região rica”: autarcas não querem assumir custos do Metrobus e 60.000.000€ podem ser ‘atirados ao lixo’
  • Temperatura e vento preocupam Proteção Civil após incêndio dominado em Loulé
    Temperatura e vento preocupam Proteção Civil após incêndio dominado em Loulé
  • GNR detém dois suspeitos em Albufeira após encontrar droga em viatura procurada
    GNR detém dois suspeitos em Albufeira após encontrar droga em viatura procurada

Opinião

  • A idade da reforma e o pessimismo governativo: quando o diagnóstico denuncia a incapacidade | Por Luís Ganhão
    A idade da reforma e o pessimismo governativo: quando o diagnóstico denuncia a incapacidade | Por Luís Ganhão
  • Síndrome Ronaldo: o efeito na política portuguesa | Por Afonso Sousa
    Síndrome Ronaldo: o efeito na política portuguesa | Por Afonso Sousa
  • António Ferro: o esplendor da estética e a política do espírito – evocação crítica nos 70 anos da sua morte (1956–2026) | Por João Palmeiro
    António Ferro: o esplendor da estética e a política do espírito – evocação crítica nos 70 anos da sua morte (1956–2026) | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Algarve 2030 tem 10,6 milhões de euros disponíveis para mobilidade sustentável [vídeo]
    Algarve 2030 tem 10,6 milhões de euros disponíveis para mobilidade sustentável [vídeo]
  • Euro digital dá primeiro passo na União Europeia: saiba o que muda nos pagamentos
    Euro digital dá primeiro passo na União Europeia: saiba o que muda nos pagamentos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal