Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Nacional, Vida & Lazer

Estas são as três praias portuguesas que os espanhóis ainda não conhecem e são uma alternativa às ‘enchentes’ de Cádiz

As três praias portuguesas que os espanhóis ainda não conhecem preservam características que hoje faltam noutras regiões costeiras da Europa

11:37 18 Julho, 2025 20:06 19 Julho, 2025 | Miguel Frazão
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A oferta turística de Portugal está longe de se resumir aos destinos mais visitados, como Lisboa, Porto, Douro ou Algarve. No sul do país, entre o Tejo e o Algarve, encontra-se uma região vasta e ainda pouco explorada: o Alentejo. Segundo a Elle, esta zona combina “património histórico, boa gastronomia e aldeias pitorescas com um litoral surpreendente”, onde algumas praias, nomeadamente a Atlântica, a de São Torpes e a da Comporta preservam características que hoje escasseiam noutras regiões costeiras da Europa.

Com menos afluência do que os areais do sul de Espanha, o litoral alentejano esconde praias de areia clara, falésias recortadas e vilas piscatórias onde o tempo parece correr devagar. A Praia Atlântica, a Praia de São Torpes e a Praia da Comporta receberam a distinção de “praias de poluição zero”, com águas de excelente qualidade e ambientes bem preservados.

Praia Atlântica: entre Tróia e o mar

Localizada na península de Tróia, a Praia Atlântica é, das três, a mais frequentada. Ainda assim, mantém uma envolvência natural que a distingue de outras praias urbanas. De acordo com a mesma fonte tem ondas suaves, infraestruturas adequadas a famílias e boas condições para iniciantes em desportos como windsurf ou kitesurf.

A proximidade de bares, hotéis e restaurantes torna-a uma escolha prática para quem quer conjugar comodidade com contacto com a natureza. Nas imediações, a Serra da Arrábida oferece trilhos pedestres com vista para o Atlântico e é possível, em dias de sorte, observar golfinhos a partir da costa.

São Torpes: para quem quer espaço e silêncio

Mais a sul, junto a Sines, a Praia de São Torpes é ideal para quem procura tranquilidade. Escreve a Elle que esta praia de areia larga, raramente lotada, oferece ondas favoráveis à prática de surf e águas mais quentes do que o habitual na costa portuguesa, devido à proximidade da central termoelétrica local.

Além das atividades na praia, a publicação sugere visitas culturais nas redondezas, como o castelo de Sines ou os percursos no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, uma das zonas mais bem preservadas do país.

Comporta: o lado ‘eco-chic’ do Alentejo

A Praia da Comporta tem vindo a atrair atenções internacionais pelo seu ambiente discreto mas sofisticado. A combinação de arrozais, dunas e uma oferta turística elegante atrai visitantes em busca de um refúgio natural, mas com conforto.

Ao entardecer, é possível fazer passeios a cavalo junto à água. E a poucos minutos, o porto palafítico da Carrasqueira, construído sobre estacas de madeira pelos pescadores locais, oferece um cenário fotográfico singular. Se o movimento for excessivo, a revista recomenda seguir para Melides, uma alternativa mais tranquila.

Melides: recuar sem parar no tempo

A zona de Melides continua a ser um segredo bem guardado. A sua praia, extensa e serena, convida ao descanso, mas também à prática de canoagem e à observação de aves. Conforme escreve a Elle, o local é propício a caminhadas e trilhos pouco explorados, proporcionando uma experiência de contacto com a natureza longe dos roteiros turísticos habituais.

O ambiente de Melides contrasta com os destinos mais massificados e é apontado como o complemento perfeito à experiência na Comporta.

Um litoral por descobrir

Estas praias alentejanas distinguem-se pela qualidade das suas águas e pela ausência de grandes multidões. Acrescenta a publicação que, apesar da proximidade geográfica a centros urbanos como Lisboa ou Setúbal, a sensação dominante nestas praias é de isolamento e autenticidade.

Num tempo em que os destinos costeiros enfrentam desafios como a sobrelotação ou a poluição, o Alentejo surge como alternativa viável e sustentável para quem procura tranquilidade e contacto com o mar.

Sem comparação com o sul de Espanha

A Elle destaca ainda que estas praias não ficam atrás das mais conhecidas de Cádiz. Pelo contrário, oferecem mais espaço, menos ruído e, em muitos casos, uma envolvência ambiental mais bem preservada. É essa combinação que faz com que se tornem recomendação habitual entre quem procura locais ainda por descobrir.

Leia também: Há uma nova fraude no Multibanco que pode deixá-lo de ‘carteira vazia’: veja como se proteger

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Alqueva. Crédito: Lusa
Nacional Vida & Lazer

Praias de água doce no Alentejo para fugir ao calor: conheça os refúgios do Alqueva

09:00 25 Julho, 2026 21:09 20 Julho, 2026 | João Luís

Entre areais, águas mais quentes e paisagens tranquilas, o Alqueva tem praias fluviais que ganham cada vez mais procura no verão

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados no Algarve (e não só): estas vão ser as regiões afetadas

06:00 25 Julho, 2026 14:31 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 26 de julho, em várias localidades do país

Sismos são classificados segundo a sua magnitude. Crédito: Lusa
Algarve

Sismo sentido em Loulé de 2,7 na escala de Richter

11:21 25 Julho, 2026 11:22 25 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Com epicentro “a cerca de 14 quilómetros a oeste-noroeste de Loulé”, o sismo “não causou danos pessoais ou materiais”

Meia Praia, Lagos.
Algarve Vida & Lazer

Uma das maiores praias do Algarve tem mais de 4 km de areal e fica ao lado de uma estação ferroviária

15:50 24 Julho, 2026 16:15 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tem mais de 4 km de areia, fica junto a uma estação ferroviária e continua a esconder zonas tranquilas mesmo nos dias de maior afluência

Algarve Política

CDS-PP saúda eletrificação, mas exige mais investimento na ferrovia algarvia

13:10 25 Julho, 2026 13:07 25 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Partido considera a eletrificação um ponto de partida e reclama uma ferrovia ligada ao aeroporto, litoral, centros urbanos, Lisboa e Espanha

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Aguaceiros e temperaturas abaixo da média antes de nova subida: veja onde a chuva pode chegar este fim de semana

12:30 25 Julho, 2026 11:34 25 Julho, 2026 | João Luís

O estado do tempo deverá manter-se instável em algumas regiões, antes de uma recuperação gradual das temperaturas a partir de domingo

Supermercado da Mercadona.
Algarve Economia Nacional

Mercadona acelera expansão em Portugal: saiba onde vão abrir os próximos 8 supermercados este ano (Algarve incluído)

13:00 24 Julho, 2026 12:36 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de inaugurar quatro lojas em 2026, a Mercadona prepara mais oito aberturas em Portugal

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros pedem que se desligue este aparelho da tomada sempre que for de férias

07:50 25 Julho, 2026 14:52 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Acumulação de migalhas e resistências expostas tornam este pequeno aparelho num risco que muitos ignoram antes de uma ausência prolongada

Ensino Nacional

Quase 20 mil candidaturas ao ensino superior nos primeiros cinco dias

11:40 25 Julho, 2026 11:33 25 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Primeira fase registou 19.986 candidaturas, abaixo das 28.809 do mesmo período de 2025, após falhas na classificação dos exames

Casa do Polvo Tasquinha, em Santa Luzia.
Algarve Gastronomia

À procura do melhor polvo à lagareiro: conheça 3 restaurantes no Algarve onde pode prová-lo

17:50 24 Julho, 2026 08:14 18 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Polvo à lagareiro é um dos pratos mais procurados no Algarve: em Querença, Portimão e Santa Luzia este prato é sempre uma boa escolha

Edição Papel Saúde

ULS do Algarve preencheu 88% das vagas para médicos de família

10:30 25 Julho, 2026 09:54 25 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Com 88% dos lugares preenchidos, a ULS do Algarve destacou-se no concurso de médicos de família, que colocou 273 profissionais no SNS

Economia Edição Papel

Segurança e voos diretos colocam Algarve entre os destinos em crescimento

09:30 25 Julho, 2026 08:55 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Estudo da McKinsey aponta mais 5,7 pontos percentuais na ocupação algarvia e coloca o turismo português entre os favorecidos pela instabilidade no Golfo

W Algarve.
Algarve Vida & Lazer

Hotel algarvio tem uma piscina onde qualquer um pode entrar por 40€ e com espreguiçadeira e toalha incluída

17:50 23 Julho, 2026 15:01 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Albufeira, um hotel de luxo lançou passes diários que permitem utilizar a piscina, o spa ou ambos, mesmo sem reservar alojamento

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Nacional

Homem de 29 anos encontrado baleado no peito durante a madrugada: não há detidos

15:20 24 Julho, 2026 14:41 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A vítima, de 29 anos, foi encontrada caída numa rua de Camarate com um ferimento provocado por uma arma de fogo. A Polícia Judiciária está a investigar o crime

Bliss Vilamoura.
Algarve Vida & Lazer

Discoteca muito conhecida em Vilamoura acaba de reabrir pela última vez no espaço habitual: para o ano muda a localização

14:20 24 Julho, 2026 13:36 24 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Bliss Vilamoura reabriu para a época de verão e prepara-se para a última temporada no espaço atual antes da mudança prevista para 2027

Ricardo Claro. Crédito: Facebook
Algarve

Suspeito de assassinar Ricardo Claro em Loulé é encontrado morto na prisão

13:10 24 Julho, 2026 10:05 25 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Ricardo Claro, gestor financeiro de um restaurante de luxo em Loulé, foi assassinado em março. O único detido pelo crime foi agora encontrado morto na prisão de Faro

Alqueva. Crédito: Lusa
Nacional, Vida & Lazer

Praias de água doce no Alentejo para fugir ao calor: conheça os refúgios do Alqueva

09:00 25 Julho, 2026 21:09 20 Julho, 2026 | João Luís

Entre areais, águas mais quentes e paisagens tranquilas, o Alqueva tem praias fluviais que ganham cada vez mais procura no verão

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Algarve, Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados no Algarve (e não só): estas vão ser as regiões afetadas

06:00 25 Julho, 2026 14:31 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções e cortes de luz programados para domingo, 26 de julho, em várias localidades do país

Sismos são classificados segundo a sua magnitude. Crédito: Lusa
Algarve

Sismo sentido em Loulé de 2,7 na escala de Richter

11:21 25 Julho, 2026 11:22 25 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Com epicentro “a cerca de 14 quilómetros a oeste-noroeste de Loulé”, o sismo “não causou danos pessoais ou materiais”

Meia Praia, Lagos.
Algarve, Vida & Lazer

Uma das maiores praias do Algarve tem mais de 4 km de areal e fica ao lado de uma estação ferroviária

15:50 24 Julho, 2026 16:15 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tem mais de 4 km de areia, fica junto a uma estação ferroviária e continua a esconder zonas tranquilas mesmo nos dias de maior afluência

Algarve, Política

CDS-PP saúda eletrificação, mas exige mais investimento na ferrovia algarvia

13:10 25 Julho, 2026 13:07 25 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Partido considera a eletrificação um ponto de partida e reclama uma ferrovia ligada ao aeroporto, litoral, centros urbanos, Lisboa e Espanha

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Aguaceiros e temperaturas abaixo da média antes de nova subida: veja onde a chuva pode chegar este fim de semana

12:30 25 Julho, 2026 11:34 25 Julho, 2026 | João Luís

O estado do tempo deverá manter-se instável em algumas regiões, antes de uma recuperação gradual das temperaturas a partir de domingo

Supermercado da Mercadona.
Algarve, Economia, Nacional

Mercadona acelera expansão em Portugal: saiba onde vão abrir os próximos 8 supermercados este ano (Algarve incluído)

13:00 24 Julho, 2026 12:36 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de inaugurar quatro lojas em 2026, a Mercadona prepara mais oito aberturas em Portugal

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros pedem que se desligue este aparelho da tomada sempre que for de férias

07:50 25 Julho, 2026 14:52 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Acumulação de migalhas e resistências expostas tornam este pequeno aparelho num risco que muitos ignoram antes de uma ausência prolongada

Ensino, Nacional

Quase 20 mil candidaturas ao ensino superior nos primeiros cinco dias

11:40 25 Julho, 2026 11:33 25 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Primeira fase registou 19.986 candidaturas, abaixo das 28.809 do mesmo período de 2025, após falhas na classificação dos exames

Casa do Polvo Tasquinha, em Santa Luzia.
Algarve, Gastronomia

À procura do melhor polvo à lagareiro: conheça 3 restaurantes no Algarve onde pode prová-lo

17:50 24 Julho, 2026 08:14 18 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Polvo à lagareiro é um dos pratos mais procurados no Algarve: em Querença, Portimão e Santa Luzia este prato é sempre uma boa escolha

Edição Papel, Saúde

ULS do Algarve preencheu 88% das vagas para médicos de família

10:30 25 Julho, 2026 09:54 25 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Com 88% dos lugares preenchidos, a ULS do Algarve destacou-se no concurso de médicos de família, que colocou 273 profissionais no SNS

Economia, Edição Papel

Segurança e voos diretos colocam Algarve entre os destinos em crescimento

09:30 25 Julho, 2026 08:55 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Estudo da McKinsey aponta mais 5,7 pontos percentuais na ocupação algarvia e coloca o turismo português entre os favorecidos pela instabilidade no Golfo

W Algarve.
Algarve, Vida & Lazer

Hotel algarvio tem uma piscina onde qualquer um pode entrar por 40€ e com espreguiçadeira e toalha incluída

17:50 23 Julho, 2026 15:01 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Albufeira, um hotel de luxo lançou passes diários que permitem utilizar a piscina, o spa ou ambos, mesmo sem reservar alojamento

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Nacional

Homem de 29 anos encontrado baleado no peito durante a madrugada: não há detidos

15:20 24 Julho, 2026 14:41 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A vítima, de 29 anos, foi encontrada caída numa rua de Camarate com um ferimento provocado por uma arma de fogo. A Polícia Judiciária está a investigar o crime

Bliss Vilamoura.
Algarve, Vida & Lazer

Discoteca muito conhecida em Vilamoura acaba de reabrir pela última vez no espaço habitual: para o ano muda a localização

14:20 24 Julho, 2026 13:36 24 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Bliss Vilamoura reabriu para a época de verão e prepara-se para a última temporada no espaço atual antes da mudança prevista para 2027

Ricardo Claro. Crédito: Facebook
Algarve

Suspeito de assassinar Ricardo Claro em Loulé é encontrado morto na prisão

13:10 24 Julho, 2026 10:05 25 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Ricardo Claro, gestor financeiro de um restaurante de luxo em Loulé, foi assassinado em março. O único detido pelo crime foi agora encontrado morto na prisão de Faro

Últimas Notícias

  • Tavira Plaza torna-se refúgio climático em períodos de calor extremo
    Tavira Plaza torna-se refúgio climático em períodos de calor extremo
  • Vila do Bispo mantém apoio aos campos de férias de verão
    Vila do Bispo mantém apoio aos campos de férias de verão
  • CDS-PP saúda eletrificação, mas exige mais investimento na ferrovia algarvia
    CDS-PP saúda eletrificação, mas exige mais investimento na ferrovia algarvia
  • Códigos QR falsos já circulam em Portugal: saiba como funciona esta fraude
    Códigos QR falsos já circulam em Portugal: saiba como funciona esta fraude
  • Aguaceiros e temperaturas abaixo da média antes de nova subida: veja onde a chuva pode chegar este fim de semana
    Aguaceiros e temperaturas abaixo da média antes de nova subida: veja onde a chuva pode chegar este fim de semana

Opinião

  • Ronaldo, Portugal e o Mundial de 2030. Um erro que não podemos cometer | Por Paulo Freitas do Amaral
    Ronaldo, Portugal e o Mundial de 2030. Um erro que não podemos cometer | Por Paulo Freitas do Amaral
  • Cáceres 2031 apresenta a candidatura ECOC na Escola de Verão Europaeum em Cracóvia | Por João Palmeiro
    Cáceres 2031 apresenta a candidatura ECOC na Escola de Verão Europaeum em Cracóvia | Por João Palmeiro
  • A promoção mais rápida da História | Por José Figueiredo Santos
    A promoção mais rápida da História | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Novas notas de euro já têm propostas finalistas: europeus podem votar até setembro
    Novas notas de euro já têm propostas finalistas: europeus podem votar até setembro
  • Cáceres 2031 apresenta a candidatura ECOC na Escola de Verão Europaeum em Cracóvia | Por João Palmeiro
    Cáceres 2031 apresenta a candidatura ECOC na Escola de Verão Europaeum em Cracóvia | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento