Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Nacional

Estará o cavalo-marinho da Ria Formosa a ser protegido?

Na crónica de Claudia Sil, publicada no POSTAL, a ambientalista insurge-se, mas o ICNF reagiu de imediato e explica o que está em causa na Ria Formosa

17:52 7 Abril, 2024 18:13 7 Abril, 2024 | Henrique Dias Freire
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Instituto de Conservação da Natureza e Florestas garantiu que o cavalo-marinho da Ria Formosa, no Algarve, está abrangido por ações de conservação e a sua proteção vai além dos planos de gestão de Zonas Especiais de Conservação.

O esclarecimento do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) surge depois de a ambientalista Claudia Sil ter alertado na sexta-feira, numa crónica de opinião publicada online no Postal do Algarve, para um conjunto de planos de gestão das Zonas Especiais de Conservação (ZEC) do Algarve, em consulta pública desde quarta-feira, que conteriam “erros graves” ao omitir o cavalo-marinho no caso da Ria Formosa.

Claudia Sil, que representa as Organizações Não Governamentais (ONG) do Ambiente na Comissão de Cogestão do Parque Natural da Ria Formosa (PNRF) e no Conselho Regional da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, advertiu que os planos em consulta “vão vigorar por 10 anos” e manifestou “estranheza” pela “total ausência da menção a cavalos-marinhos ou Hippocampus” na Ria Formosa.

A ambientalista recordou que o cavalo-marinho tem “graves problemas de conservação, necessitando de medidas de proteção específicas e urgentes”, e está incluído na lista da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção.

Num esclarecimento enviado à Lusa na sexta-feira, o ICNF explicou que “os Planos de Gestão das Zonas Especiais de Conservação (ZEC) da rede Natura 2000 visam estabelecer medidas que permitam a manutenção ou o restabelecimento do grau de conservação favorável dos habitats e das espécies da fauna e flora protegidos, incluídas nos Anexo I e II da Diretiva Habitats, respetivamente, e com presença significativa na área das ZEC, em conformidade com o artigo 7.º do Decreto-Lei n.º 140/99, de 24 de abril”.

O ICNF reconheceu que “o cavalo-marinho, espécie emblemática do PNRF, não consta desses anexos”, mas está “protegida ao abrigo do decreto-lei n.º 38/2021, de 31 de maio, que aprova o regime jurídico aplicável à proteção e à conservação da flora e da fauna selvagens e dos habitats naturais das espécies enumeradas nas Convenções de Berna e de Bona”.

A espécie conta também com “um regime de proteção a algumas espécies não abrangidas pelos anexos destas convenções, mas que necessitam de medidas de proteção, como o coral-vermelho, o cavalo-marinho e o pepino-do-mar”, salientou ainda o instituto público.

“A ação do ICNF para a preservação de espécies e habitats não se esgota nos Planos de Gestão das ZEC, sendo o cavalo-marinho no Parque Natural da Ria Formosa alvo de um plano de ação específico (Plano de Ação para a Salvaguarda dos Cavalos-Marinhos na Ria Formosa) que conduziu inclusive à definição de áreas de santuário dentro deste Parque Natural”, assegurou.

A espécie acaba ainda por ser “indiretamente beneficiada pelo plano de gestão em causa”, porque contribui para preservar melhor o seu habitat, acrescentou o ICNF.

“No âmbito da conservação dos valores naturais na região, foi ainda contratualizado um investimento de 500.000 euros, entre o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, a Universidade do Algarve – Centro de Ciências do Mar e o Fundo Ambiental para a instalação de fundeadouros na Ilha da Culatra, tendo em vista a ordenação da navegação”, assinalou.

O ICNF destacou também que o Plano de Gestão da ZEC Ria Formosa/Castro Marim, ZPE Ria Formosa e ZPE Sapais de Castro Marim, supera a “abrangência territorial” do Parque Natural da Ria Formosa, incluindo, por isso, “espécies que, apesar de não ocorrerem neste Parque Natural, existem noutras áreas da ZEC Ria Formosa/Castro Marim, caso do sável e da lampreia”.

O Instituto adiantou igualmente que a proposta do plano de gestão foi elaborada após se reunir com as ONG, a Universidade e organizações de produtores da pesca, numa referência a um dos planos de ZEC do Algarve que entrou em consulta pública, juntamente com os de Monchique, Caldeirão, Arade-Odelouca, Ria de Alvor, Ribeiras de Quarteira ou Barrocal.

Leia também: Aprenda como se recuperam os pontos perdidos na carta de condução

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Segurança Social paga em média 786 euros aos homens reformados, mas mulheres ficam nos 452 euros

11:06 30 Agosto, 2026 11:06 30 Agosto, 2026 | João Luís

Os dados oficiais mostram uma diferença de mais de 330 euros mensais entre dois grandes grupos de pensionistas da Segurança Social

Praia da Bordeira.
Algarve

“Sem um prédio à vista”: australianos encantados com esta pequena aldeia do Algarve pela sua “beleza selvagem”

18:20 30 Agosto, 2026 17:04 29 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A Lonely Planet destacou esta aldeia do Algarve entre os melhores locais da região pelas paisagens naturais e pela reduzida urbanização

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: temperaturas vão subir mas o mau tempo pode chegar a partir deste dia

11:40 30 Agosto, 2026 19:13 30 Agosto, 2026 | João Luís

Semana começa com calor, mas previsão aponta para mudança do estado do tempo com poeiras, chuva e trovoadas

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e ventos fortes até 60 km/h permanecem em Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

16:00 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Todos os grupos deste arquipélago vão contar com chuva neste dia e ventos fortes vão afetar algumas zonas do continente

Jovem a mostrar a carta de condução. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Renovar a carta de condução custa 27 euros a estes portugueses, mas outros pagam apenas 13,50 euros

20:30 30 Agosto, 2026 15:41 30 Agosto, 2026 | João Luís

O preço para renovar a carta de condução não é igual para todos os condutores. A idade e a forma como trata do pedido fazem diferença

Torneira a pingar. Crédito: Freepik
Nacional

Portugal vai ter cortes de água prolongados nestes dias e estas serão as regiões afetadas

06:30 30 Agosto, 2026 17:39 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Saiba que ruas e localidades têm interrupções programadas e cortes no abastecimento de água esta semana e em que horas deve preparar-se

Praia da Rocha, em Portimão.
Algarve Vídeo

“Viver perto do mar sem depender do turismo sazonal”: família elege esta cidade no Algarve para morar e descreve-a como “completa”

10:10 30 Agosto, 2026 22:38 27 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Família elegeu esta cidade no Algarve para viver perto do mar e explica por que vê ali uma alternativa à vida dependente da época balnear

Parque aquático.
Algarve

Susana foi a um parque aquático no Algarve nos anos 90 e duas pessoas caíram-lhe em cima: acidente deixou-a tetraplégica mas voltou a andar

20:10 30 Agosto, 2026 17:22 28 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nos anos 90, Susana sofreu um acidente num parque aquático no Algarve que lhe deixou tetraplégica, mas conseguiu voltar a andar

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Segurança Social vai verificar rendimentos de quem recebe este apoio e pode aceder a estes dados

17:30 29 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras da Prestação Social Única reforçam a verificação dos rendimentos dos beneficiários por parte da Segurança Social

Mulher pensativa a olhar pela janela. Crédito: Freepik
Economia Europa

“Tive muita sorte”: mulher com 40 anos de descontos reforma-se aos 62 anos com pensão de 2.700€ e diz estar “satisfeita”

21:20 28 Agosto, 2026 19:24 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Assistente de bordo em França reformou-se aos 62 anos e recebe hoje em dia valor de pensão correspondente a 87,5% do seu último salário

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Trotinete a circular. Crédito: Foto AI
Nacional

Lisboa, Porto e não só: municípios querem acabar com este meio de transporte

20:00 30 Agosto, 2026 16:57 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por considerarem este meio de transporte perigoso para a segurança rodoviária, muitos municípios querem acabar com o mesmo

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Europa

À vista em Portugal? Mercadona anuncia novo horário de fecho das suas lojas em Espanha

17:00 30 Agosto, 2026 15:28 30 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Mercadona anunciou novo horário de inverno para as suas lojas em Espanha, medida que não deverá ter impacto em Portugal

Berna, Suíça.
Economia Europa

País europeu procura milhares de trabalhadores e paga salários que podem chegar aos 8.900€ por mês: saiba onde

16:10 30 Agosto, 2026 15:51 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Salários elevados e falta de mão de obra estão a levar empresas suíças a procurar trabalhadores estrangeiros para a construção

Algarve Nacional Opinião

Gangue do Rolex: quando a vítima deixa de acreditar que o Estado chega a tempo | Por Henrique Dias Freire

15:15 30 Agosto, 2026 15:17 30 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Falha o Estado quando o crime se move em minutos, a resposta chega depois e o risco acaba entregue a quem acabou de ser assaltado

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Segurança Social paga em média 786 euros aos homens reformados, mas mulheres ficam nos 452 euros

11:06 30 Agosto, 2026 11:06 30 Agosto, 2026 | João Luís

Os dados oficiais mostram uma diferença de mais de 330 euros mensais entre dois grandes grupos de pensionistas da Segurança Social

Praia da Bordeira.
Algarve

“Sem um prédio à vista”: australianos encantados com esta pequena aldeia do Algarve pela sua “beleza selvagem”

18:20 30 Agosto, 2026 17:04 29 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A Lonely Planet destacou esta aldeia do Algarve entre os melhores locais da região pelas paisagens naturais e pela reduzida urbanização

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais, Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: temperaturas vão subir mas o mau tempo pode chegar a partir deste dia

11:40 30 Agosto, 2026 19:13 30 Agosto, 2026 | João Luís

Semana começa com calor, mas previsão aponta para mudança do estado do tempo com poeiras, chuva e trovoadas

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e ventos fortes até 60 km/h permanecem em Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

16:00 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Todos os grupos deste arquipélago vão contar com chuva neste dia e ventos fortes vão afetar algumas zonas do continente

Jovem a mostrar a carta de condução. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Renovar a carta de condução custa 27 euros a estes portugueses, mas outros pagam apenas 13,50 euros

20:30 30 Agosto, 2026 15:41 30 Agosto, 2026 | João Luís

O preço para renovar a carta de condução não é igual para todos os condutores. A idade e a forma como trata do pedido fazem diferença

Torneira a pingar. Crédito: Freepik
Nacional

Portugal vai ter cortes de água prolongados nestes dias e estas serão as regiões afetadas

06:30 30 Agosto, 2026 17:39 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Saiba que ruas e localidades têm interrupções programadas e cortes no abastecimento de água esta semana e em que horas deve preparar-se

Praia da Rocha, em Portimão.
Algarve, Vídeo

“Viver perto do mar sem depender do turismo sazonal”: família elege esta cidade no Algarve para morar e descreve-a como “completa”

10:10 30 Agosto, 2026 22:38 27 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Família elegeu esta cidade no Algarve para viver perto do mar e explica por que vê ali uma alternativa à vida dependente da época balnear

Parque aquático.
Algarve

Susana foi a um parque aquático no Algarve nos anos 90 e duas pessoas caíram-lhe em cima: acidente deixou-a tetraplégica mas voltou a andar

20:10 30 Agosto, 2026 17:22 28 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nos anos 90, Susana sofreu um acidente num parque aquático no Algarve que lhe deixou tetraplégica, mas conseguiu voltar a andar

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Segurança Social vai verificar rendimentos de quem recebe este apoio e pode aceder a estes dados

17:30 29 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras da Prestação Social Única reforçam a verificação dos rendimentos dos beneficiários por parte da Segurança Social

Mulher pensativa a olhar pela janela. Crédito: Freepik
Economia, Europa

“Tive muita sorte”: mulher com 40 anos de descontos reforma-se aos 62 anos com pensão de 2.700€ e diz estar “satisfeita”

21:20 28 Agosto, 2026 19:24 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Assistente de bordo em França reformou-se aos 62 anos e recebe hoje em dia valor de pensão correspondente a 87,5% do seu último salário

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Trotinete a circular. Crédito: Foto AI
Nacional

Lisboa, Porto e não só: municípios querem acabar com este meio de transporte

20:00 30 Agosto, 2026 16:57 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por considerarem este meio de transporte perigoso para a segurança rodoviária, muitos municípios querem acabar com o mesmo

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Europa

À vista em Portugal? Mercadona anuncia novo horário de fecho das suas lojas em Espanha

17:00 30 Agosto, 2026 15:28 30 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Mercadona anunciou novo horário de inverno para as suas lojas em Espanha, medida que não deverá ter impacto em Portugal

Berna, Suíça.
Economia, Europa

País europeu procura milhares de trabalhadores e paga salários que podem chegar aos 8.900€ por mês: saiba onde

16:10 30 Agosto, 2026 15:51 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Salários elevados e falta de mão de obra estão a levar empresas suíças a procurar trabalhadores estrangeiros para a construção

Algarve, Nacional, Opinião

Gangue do Rolex: quando a vítima deixa de acreditar que o Estado chega a tempo | Por Henrique Dias Freire

15:15 30 Agosto, 2026 15:17 30 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Falha o Estado quando o crime se move em minutos, a resposta chega depois e o risco acaba entregue a quem acabou de ser assaltado

Últimas Notícias

  • Renovar a carta de condução custa 27 euros a estes portugueses, mas outros pagam apenas 13,50 euros
    Renovar a carta de condução custa 27 euros a estes portugueses, mas outros pagam apenas 13,50 euros
  • Susana foi a um parque aquático no Algarve nos anos 90 e duas pessoas caíram-lhe em cima: acidente deixou-a tetraplégica mas voltou a andar
    Susana foi a um parque aquático no Algarve nos anos 90 e duas pessoas caíram-lhe em cima: acidente deixou-a tetraplégica mas voltou a andar
  • Lisboa, Porto e não só: municípios querem acabar com este meio de transporte
    Lisboa, Porto e não só: municípios querem acabar com este meio de transporte
  • Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”
    Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”
  • É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho
    É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

Opinião

  • Gangue do Rolex: quando a vítima deixa de acreditar que o Estado chega a tempo | Por Henrique Dias Freire
    Gangue do Rolex: quando a vítima deixa de acreditar que o Estado chega a tempo | Por Henrique Dias Freire
  • Os deficientes sentem-se perdidos nos supermercados portugueses | Por Paulo Freitas do Amaral
    Os deficientes sentem-se perdidos nos supermercados portugueses | Por Paulo Freitas do Amaral
  • O país de orelhas moucas | Por José Figueiredo Santos
    O país de orelhas moucas | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho
    É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho
  • De Oulu a Évora, a Europa debate a propósito da Cultura a proteção da liberdade artística na era da Inteligência Artificial | Por João Palmeiro
    De Oulu a Évora, a Europa debate a propósito da Cultura a proteção da liberdade artística na era da Inteligência Artificial | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento