Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Freepik
Nacional

Esta cidade portuguesa foi eleita o melhor destino europeu pelos “Óscares do Turismo”

Uma distinção internacional voltou a colocar Portugal no topo do turismo, com um destino nacional a receber um dos prémios mais prestigiados

20:40 19 Novembro, 2025 20:36 19 Novembro, 2025 | Luís Santos
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Nos últimos anos, vários destinos portugueses têm ganho destaque além-fronteiras pela qualidade, diversidade e capacidade de receber visitantes de todo o mundo. Desta vez, foi o Porto que voltou a conquistar um dos reconhecimentos internacionais mais cobiçados e reafirmou o estatuto de destino de referência no turismo europeu, segundo o site de notícias Porto Secreto.

A cidade conhecida pela sua história com séculos de existência, pela ligação entre o rio e o mar e por uma gastronomia que continua a atrair viajantes, voltou a ser distinguida a nível internacional. O Porto foi eleito o Melhor Destino Urbano da Europa nos World Travel Awards 2025, num reconhecimento que reforça o prestígio que a cidade tem conquistado nos últimos anos.

Esta cerimónia decorreu no final de outubro, na ilha italiana da Sardenha, e trouxe de novo para Portugal um prémio que muitos descrevem como um dos mais relevantes no setor. O Porto já tinha sido distinguido na mesma categoria em 2022, facto que agora se repete e confirma o crescimento contínuo da cidade como destino turístico.

O galardão, que é conhecido como os “Oscáres do Turismo”, destaca não apenas a qualidade da oferta, mas também a forma como a cidade tem sabido modernizar-se sem perder a identidade que atrai residentes e visitantes, refere a mesma fonte.

À frente de grandes capitais europeias

Nesta edição, o Porto superou várias cidades de notoriedade no panorama do turismo europeu. Entre os destinos nomeados encontravam-se locais como Amesterdão, Barcelona, Berlim, Dubrovnik, Roma e Londres. A distinção coloca novamente a cidade entre os destinos urbanos mais valorizados do continente.

A conquista soma-se a outros prémios recentes, incluindo o título de Melhor Destino Metropolitano de Praia em 2024 e o de Melhor Escapadinha Urbana da Europa em 2023. Estes resultados reforçam a presença do Porto nas principais listas de recomendações internacionais.

O Município do Porto considera que esta distinção reconhece a qualidade e a diversidade da cidade enquanto destino turístico, salientando o conjunto de experiências disponíveis, a paisagem que combina património e natureza e a hospitalidade que continua a marcar quem visita a região.

Portugal volta a brilhar nos prémios de turismo

Além do Porto, Portugal voltou a ter destaque noutras categorias dos World Travel Awards, com mais de trinta distinções atribuídas ao país. Entre elas encontra-se o prémio de Melhor Destino de City Break da Europa, atribuído pela sexta vez a Lisboa, confirmando a capital como um dos locais preferidos para viagens curtas.

Portugal recebeu também o prémio de Melhor Destino da Europa em 2025, reforçando o interesse crescente de viajantes internacionais. A Madeira voltou a ser distinguida, desta vez como Melhor Destino Insular da Europa, reconhecimento que mantém há vários anos.

De acordo com a mesma fonte, estes resultados mostram que o país continua a consolidar a posição entre os destinos mais valorizados no turismo mundial, com impacto positivo na imagem, no investimento e na atração de visitantes.

Um prémio que reforça décadas de trabalho

Criados em 1993, os World Travel Awards distinguem anualmente a excelência no setor do turismo, abrangendo destinos, operadores, companhias aéreas e outras entidades. Ao longo dos anos, tornaram-se uma referência global e são vistos por muitos profissionais como uma das distinções mais relevantes da área, segundo aponta o Porto Secreto.

A repetida presença de Portugal entre os vencedores confirma uma tendência que se tem acentuado ao longo da última década. O país tem vindo a afirmar-se não apenas pela beleza natural e diversidade cultural, mas também pela capacidade de modernizar infraestruturas e melhorar a qualidade dos serviços.

Leia também: ‘Invasão polar’ chega a Portugal: este vai ser o dia mais frio e os -7ºC não serão o único problema para estas regiões

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Nacional

Trabalhou “a vida toda” com pneus e recebe 400 euros de reforma: “Não fazem nada por nós”

08:20 14 Setembro, 2026 06:57 14 Setembro, 2026 | João Luís

Ricardo trabalhou “a vida toda” e recebe 400 euros de reforma. Morador num bairro municipal de Viseu, lamentou: "Não fazem nada por nós"

Praia da Barreta. Crédito: Foto DR
Algarve

Visitou 26 cidades europeias e só voltaria a 4: esta cidade do Algarve entrou na lista pelas suas “praias deslumbrantes” e ambiente descontraído

06:30 15 Setembro, 2026 23:35 14 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

As praias desta cidade algarvia foram um dos principais motivos que levaram uma viajante a escolhê-la entre apenas quatro destinos europeus aos quais regressaria

Mar ao por-do-sol.
Tempo

Depressões profundas deverão atravessar esta zona nestes dias e já se sabe qual o impacto no país

06:02 15 Setembro, 2026 16:38 14 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Mapa de precipitação para esta semana é claro: a chuva deverá passar longe da maior parte de Portugal Continental, segundo a Meteored

Aldeia da Pedralva.
Algarve

“A aldeia reconstruída”: nesta aldeia no Algarve que teve 9 habitantes as casas foram recuperadas e recebem quem ali quer passar uns dias

18:10 14 Setembro, 2026 12:03 14 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de um processo de desertificação, a Aldeia da Pedralva, em Vila do Bispo, recuperou dezenas de casas e abriu-as a visitantes

Opinião

Tempos sem matizes | Por Luís Ganhão

07:30 15 Setembro, 2026 19:15 14 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Vivemos tempos sem matizes. Tempos em que a complexidade é confundida com relativismo, a prudência com cobardia e a diplomacia com traição"

Algarve Nacional

Faro assina acordo sobre direitos dos bombeiros enquanto Governo negoceia horários da carreira

07:00 15 Setembro, 2026 06:35 15 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Acordo coletivo assinado em Faro surge num momento em que Governo e sindicatos procuram uniformizar regras para os bombeiros sapadores

Algarve Cultura Mundo

Tiago Conceição sobe ao pódio em Itália e Algarve afirma-se no acordeão internacional

07:45 15 Setembro, 2026 07:21 15 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Algarve esteve representado por três jovens talentos em duas das principais competições internacionais dedicadas ao acordeão

Economia Europa

Raquel, 45 anos: “Sou eletricista há 25 anos e ainda me dizem que é melhor vir o meu marido”

21:00 14 Setembro, 2026 16:14 14 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Aos 45 anos, a eletricista espanhola conta que duas décadas e meia de experiência ainda não impedem alguns clientes de questionarem se é realmente ela quem vai executar o serviço

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva em Portugal: mau tempo regressa a esta região a partir deste dia

09:00 14 Setembro, 2026 09:58 14 Setembro, 2026 | João Luís

A chuva regressa a este arquipélago neste dia: saiba onde o IPMA prevê precipitação e onde o tempo permanecerá seco

Levantamento de dinheiro no Multibanco.
Nacional

Recebe este apoio da Segurança Social? Pode receber a dobrar este mês

11:10 14 Setembro, 2026 11:06 14 Setembro, 2026 | João Luís

Se recebe este apoio da Segurança Social pode receber o valor a dobrar em setembro. Saiba quem tem direito e quanto pode recebe

Moeda presa no para-brisas de um carro.
Auto

Encontrou uma moeda presa no para-brisas do carro? Saiba o que significa e como se pode proteger

16:20 13 Setembro, 2026 13:00 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Pode não ser bom sinal se encontrar uma moeda presa no para-brisas do carro. Por esse motivo, importa saber como se pode proteger

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia Europa

Proprietária aproveitou as férias dos ‘okupas’ para recuperar a sua casa e agora arrisca até sete anos de prisão

14:30 13 Setembro, 2026 11:53 13 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Foi reaver a própria casa enquanto os ocupas estavam de férias. Em França, pode custar-lhe sete anos de prisão

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Nacional

Homem de 63 anos foi despedido da empresa onde trabalhava há 40 anos a apenas 1 ano da reforma: “Sinto-me deitado fora como um saco de lixo”

18:20 11 Setembro, 2026 16:46 11 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Após ter sido despedido a apenas 1 ano de pedir a reforma, este homem suíço enfrenta dificuldades para reentrar no mercado de trabalho

Tropicaña Restaurante
Europa

Mulher abandona restaurante sem pagar 7.000€ após festa de aniversário com mais de 80 convidados

20:20 14 Setembro, 2026 20:22 14 Setembro, 2026 | Afonso Dias Freire

A festa de aniversário teve direito a marisco, bar aberto e insufláveis. A proprietária do restaurante na Galiza diz que recebeu apenas um sinal de 500€ e apresentou queixa às autoridades

Padeiro em serviço.
Economia Europa

Reformado de 75 anos considera a sua pensão de 900 euros insuficiente: “É injusto, trabalhei 12 horas por dia durante 22 anos”

18:00 13 Setembro, 2026 22:39 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Agora reformado com 75 anos, antigo padeiro em Espanha fala sobre as dificuldades por que passou, tendo agora uma pensão de 900 euros

Homem de negócios.
Economia Europa Vídeo

Manuel fatura 15.000€ por mês em negócio de sucesso que começou em casa: “Ganho 500€ por dia”

18:40 12 Setembro, 2026 20:43 12 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Empresário espanhol começou este negócio do 'zero', com pouco investimento e na sua casa, e em pouco tempo o mesmo tornou-se um sucesso

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Nacional

Trabalhou “a vida toda” com pneus e recebe 400 euros de reforma: “Não fazem nada por nós”

08:20 14 Setembro, 2026 06:57 14 Setembro, 2026 | João Luís

Ricardo trabalhou “a vida toda” e recebe 400 euros de reforma. Morador num bairro municipal de Viseu, lamentou: "Não fazem nada por nós"

Praia da Barreta. Crédito: Foto DR
Algarve

Visitou 26 cidades europeias e só voltaria a 4: esta cidade do Algarve entrou na lista pelas suas “praias deslumbrantes” e ambiente descontraído

06:30 15 Setembro, 2026 23:35 14 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

As praias desta cidade algarvia foram um dos principais motivos que levaram uma viajante a escolhê-la entre apenas quatro destinos europeus aos quais regressaria

Mar ao por-do-sol.
Tempo

Depressões profundas deverão atravessar esta zona nestes dias e já se sabe qual o impacto no país

06:02 15 Setembro, 2026 16:38 14 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Mapa de precipitação para esta semana é claro: a chuva deverá passar longe da maior parte de Portugal Continental, segundo a Meteored

Aldeia da Pedralva.
Algarve

“A aldeia reconstruída”: nesta aldeia no Algarve que teve 9 habitantes as casas foram recuperadas e recebem quem ali quer passar uns dias

18:10 14 Setembro, 2026 12:03 14 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de um processo de desertificação, a Aldeia da Pedralva, em Vila do Bispo, recuperou dezenas de casas e abriu-as a visitantes

Opinião

Tempos sem matizes | Por Luís Ganhão

07:30 15 Setembro, 2026 19:15 14 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Vivemos tempos sem matizes. Tempos em que a complexidade é confundida com relativismo, a prudência com cobardia e a diplomacia com traição"

Algarve, Nacional

Faro assina acordo sobre direitos dos bombeiros enquanto Governo negoceia horários da carreira

07:00 15 Setembro, 2026 06:35 15 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Acordo coletivo assinado em Faro surge num momento em que Governo e sindicatos procuram uniformizar regras para os bombeiros sapadores

Algarve, Cultura, Mundo

Tiago Conceição sobe ao pódio em Itália e Algarve afirma-se no acordeão internacional

07:45 15 Setembro, 2026 07:21 15 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Algarve esteve representado por três jovens talentos em duas das principais competições internacionais dedicadas ao acordeão

Economia, Europa

Raquel, 45 anos: “Sou eletricista há 25 anos e ainda me dizem que é melhor vir o meu marido”

21:00 14 Setembro, 2026 16:14 14 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Aos 45 anos, a eletricista espanhola conta que duas décadas e meia de experiência ainda não impedem alguns clientes de questionarem se é realmente ela quem vai executar o serviço

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva em Portugal: mau tempo regressa a esta região a partir deste dia

09:00 14 Setembro, 2026 09:58 14 Setembro, 2026 | João Luís

A chuva regressa a este arquipélago neste dia: saiba onde o IPMA prevê precipitação e onde o tempo permanecerá seco

Levantamento de dinheiro no Multibanco.
Nacional

Recebe este apoio da Segurança Social? Pode receber a dobrar este mês

11:10 14 Setembro, 2026 11:06 14 Setembro, 2026 | João Luís

Se recebe este apoio da Segurança Social pode receber o valor a dobrar em setembro. Saiba quem tem direito e quanto pode recebe

Moeda presa no para-brisas de um carro.
Auto

Encontrou uma moeda presa no para-brisas do carro? Saiba o que significa e como se pode proteger

16:20 13 Setembro, 2026 13:00 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Pode não ser bom sinal se encontrar uma moeda presa no para-brisas do carro. Por esse motivo, importa saber como se pode proteger

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Proprietária aproveitou as férias dos ‘okupas’ para recuperar a sua casa e agora arrisca até sete anos de prisão

14:30 13 Setembro, 2026 11:53 13 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Foi reaver a própria casa enquanto os ocupas estavam de férias. Em França, pode custar-lhe sete anos de prisão

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Nacional

Homem de 63 anos foi despedido da empresa onde trabalhava há 40 anos a apenas 1 ano da reforma: “Sinto-me deitado fora como um saco de lixo”

18:20 11 Setembro, 2026 16:46 11 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Após ter sido despedido a apenas 1 ano de pedir a reforma, este homem suíço enfrenta dificuldades para reentrar no mercado de trabalho

Tropicaña Restaurante
Europa

Mulher abandona restaurante sem pagar 7.000€ após festa de aniversário com mais de 80 convidados

20:20 14 Setembro, 2026 20:22 14 Setembro, 2026 | Afonso Dias Freire

A festa de aniversário teve direito a marisco, bar aberto e insufláveis. A proprietária do restaurante na Galiza diz que recebeu apenas um sinal de 500€ e apresentou queixa às autoridades

Padeiro em serviço.
Economia, Europa

Reformado de 75 anos considera a sua pensão de 900 euros insuficiente: “É injusto, trabalhei 12 horas por dia durante 22 anos”

18:00 13 Setembro, 2026 22:39 13 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Agora reformado com 75 anos, antigo padeiro em Espanha fala sobre as dificuldades por que passou, tendo agora uma pensão de 900 euros

Homem de negócios.
Economia, Europa, Vídeo

Manuel fatura 15.000€ por mês em negócio de sucesso que começou em casa: “Ganho 500€ por dia”

18:40 12 Setembro, 2026 20:43 12 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Empresário espanhol começou este negócio do 'zero', com pouco investimento e na sua casa, e em pouco tempo o mesmo tornou-se um sucesso

Últimas Notícias

  • Tiago Conceição sobe ao pódio em Itália e Algarve afirma-se no acordeão internacional
    Tiago Conceição sobe ao pódio em Itália e Algarve afirma-se no acordeão internacional
  • Faro assina acordo sobre direitos dos bombeiros enquanto Governo negoceia horários da carreira
    Faro assina acordo sobre direitos dos bombeiros enquanto Governo negoceia horários da carreira
  • Visitou 26 cidades europeias e só voltaria a 4: esta cidade do Algarve entrou na lista pelas suas “praias deslumbrantes” e ambiente descontraído
    Visitou 26 cidades europeias e só voltaria a 4: esta cidade do Algarve entrou na lista pelas suas “praias deslumbrantes” e ambiente descontraído
  • Depressões profundas deverão atravessar esta zona nestes dias e já se sabe qual o impacto no país
    Depressões profundas deverão atravessar esta zona nestes dias e já se sabe qual o impacto no país
  • Vem aí o outono: eis os cuidados que deve ter com a espada-de-são-jorge
    Vem aí o outono: eis os cuidados que deve ter com a espada-de-são-jorge

Opinião

  • Tempos sem matizes | Por Luís Ganhão
    Tempos sem matizes | Por Luís Ganhão
  • Trabalha todos os dias. Mas conhece os riscos que corre? | Por Susana Joaquim
    Trabalha todos os dias. Mas conhece os riscos que corre? | Por Susana Joaquim
  • Como viver até aos 110 anos: O segredo imunitário dos supercentenários | Por Isabel Duarte
    Como viver até aos 110 anos: O segredo imunitário dos supercentenários | Por Isabel Duarte

Europe Direct Algarve

  • Ursula von der Leyen apresenta Estado da União com transmissão acompanhada em Faro
    Ursula von der Leyen apresenta Estado da União com transmissão acompanhada em Faro
  • Acessibilidade: quando o caminho deixa de ser para todos | Por Nélia Alfarrobinha
    Acessibilidade: quando o caminho deixa de ser para todos | Por Nélia Alfarrobinha
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento