Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional, Opinião

Espaços públicos para gestão privada | Por Ludgero Faleiro

Artigo de opinião da autoria do professor Ludgero Faleiro: “A ‘loucura’ é de tal ordem pelas privatizações de gestão, que as cidades e vilas dos nossos municípios vão-se despindo dos seus espaços públicos em prol do ‘negócio e do encaixe de verbas apetecíveis'”

09:07 20 Outubro, 2023 08:06 23 Outubro, 2023 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Tem vindo a aumentar cada vez mais no nosso país, a alienação de espaços públicos e serviços para que determinadas empresas privadas, assim os possam vir a explorar, nomeadamente, através de parquímetros “moedeiros”, entregas incompreendidas ao Grupo Águas de Portugal (AdP) numa uma privatização com 49%, outras parcerias PP, etc.

LUDGERO FALEIRO
Pós-graduado em SHST; Técnico Superior nível 6 em SHST com CAP; Licenciado em História e Ciências Sociais; Gestão e Administração de Escolas (curso no Instituto Superior de Educação e Trabalho (ex-ISET); Outras; Pedagogo; Historiador; Cidadão pró-activo; “Animal Político” naturalmente, como dizia Aristóteles

Este tipo de serviços acima mencionados deveriam permanecer municipais, por exemplo no que respeita à água, resíduos sólidos e saneamento básico para termos algum usufruto dos nossos impostos, taxas, licenças e coimas, pagas ao Estado.

Outros espaços públicos para gestão privada, tais como ruas com parquímetros, Parques de Campismo Municipais, concessões de praia, esplanadas, etc são, uma prática cada vez mais notada…

Tudo isto com o agravo de poderem vir a ficar sujeitos a contratos estabelecidos entre as partes e com uma grande duração no tempo, até ultrapassando em certos casos, os respectivos mandatos autárquicos que são de 4 anos.

Ora como é possível comprometer-se desta forma os municípios, relativos a períodos de 20 e 25 anos de contrato, tendo em conta que os elencos autárquicos contratantes possam vir a mudar, por perda de eleições autárquicas.

Por outro lado, alguns destes espaços a alienar, já nem lhes chega a sua efectivação, por efeito de aberturas de Concursos nacionais, pois já extravasam para o âmbito Internacional.

Passaremos cada vez mais a ficar nas mãos, porventura, do capital “ganancioso” estrangeiro ou mesmo nacional.

Fotos DR

Depois os elencos governativos que vierem a seguir irão ficar com “esses meninos nos colos” e só
com dificuldade poderão reverter para a respectiva Autarquia, o que já fora antes alienado de forma até quiçá “danosa”, por uma determinada gestão privada.

Por exemplo nos concelhos da Amadora, Arruda dos Vinhos, Loures, Odivelas, Sobral de Monte Agraço e Vila Franca de Xira, abre-se caminho à «gestão puramente mercantil da água, negócio que há muito o grande capital ambiciona, procurando sujeitar este bem essencial às regras do mercado, à custa das populações e do bem público».

A “loucura” é de tal ordem pelas privatizações de gestão, que as cidades e vilas dos nossos municípios vão-se despindo dos seus espaços públicos em prol do “negócio e do encaixe de verbas apetecíveis”.

Contudo, vão-se perdendo de vista algumas das primordiais funções político-administrativas das Autarquias, no que respeita por exemplo, à necessidade de construção de espaços verdes e de lazer, terrenos para a construção de habitação social e a custos controlados, creches, lares, escolas, unidades de Saúde Pública, etc, etc.

Por outro lado, há, também, posições contrárias e controversas de pessoas, com responsabilidades públicas acrescidas, a dizer por exemplo que se os de domínio privado, não tiverem o devido e necessário cuidado com os seus espaços rurais, por forma a que não se tornem pasto de chamas, poderão os mesmos ser “nacionalizados”.

Isto é, também, no mínimo inconsequente, ou de quem de facto até deveria ter ficar “bem calado ou mudo se possível”, uma vez que os espaços públicos, também, poderão vir a arder!

Será que tais espaços rurais a nacionalizar, ficarão mais bem protegido, de fogos?

Como todos de antemão já sabemos, a resposta, é: não!

Será que o País em que vivemos vai em tudo ser muito diferente e para melhor? Pois bem gostaríamos.

Depois de tais terrenos rurais nacionalizados poderão “vendê-los”, novamente, a privados?
Grande “negociata” e visão de eficácia!…

Quer isto dizer que é uma espécie de ciclo quase “vicioso do negócio” de acordo com os diversos interesses neles envolvidos…

Leia também: Existencial e transcendental | Por Ludgero Faleiro

Ciência Nacional

Portugal prepara-se para eclipse total do Sol pela primeira vez desde 1912: saiba onde e a que horas

15:10 6 Agosto, 2026 23:06 6 Agosto, 2026 | João Luís

O fenómeno será visível em todo o país, mas apenas uma pequena zona contará com o eclipse total do Sol

Algarve

Paragem cardiorrespiratória provoca morte de homem de 29 anos junto à praia das Belharucas em Albufeira

07:40 7 Agosto, 2026 08:08 7 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

VMER, INEM e Polícia Marítima foram mobilizados para a praia das Belharucas, mas o óbito do homem de 29 anos acabou por ser declarado no local

Dia de chuva e trovoada fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva, trovoada e poeiras: mau tempo chega já nesta data e estas são as regiões afetadas (não é nos Açores)

06:00 7 Agosto, 2026 13:57 6 Agosto, 2026 | João Luís

Chuva e a trovoada estão de regresso, acompanhadas por poeiras vindas do Saara. A mudança chega já nos próximos dias

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Pensionistas que descontaram para a Segurança Social antes desta data podem ter um aumento no valor da reforma

18:30 5 Agosto, 2026 16:29 5 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem estava inscrito na Segurança Social até esta data pode beneficiar de um regime especial no cálculo da pensão

Algarve Saúde

Greve na saúde no Algarve exige reforço de profissionais e defesa do SNS

07:01 7 Agosto, 2026 07:07 7 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicatos denunciam falta de milhares de profissionais na região e criticam a contratação precária promovida pela ULS do Algarve

Algarve Saúde

Algarve está de luto pela morte do médico Eurico Gomes

07:58 7 Agosto, 2026 07:59 7 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Colegas, doentes, amigos e instituições lamentam a morte de Eurico Gomes, médico com um longo percurso profissional ligado à saúde no Algarve

Bicicleta dos correios. Crédito: Freepik AI
Economia Europa

“Trabalhei toda a vida à chuva”: reformada revela o valor da pensão depois de 41 anos nos correios

20:00 5 Agosto, 2026 16:03 5 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de passar 41 anos nos correios, muitas vezes de bicicleta e debaixo de chuva, esta antiga carteira francesa reformou-se aos 62 anos

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

A Estrela da Manhã – nova saga do norueguês Karl Ove Knausgard | Por Paulo Serra

07:20 7 Agosto, 2026 08:06 7 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

LETRAS & LEITURAS: Artigo de Paulo Serra publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de agosto

Cultura Edição Papel Europe Direct Algarve Opinião

Beatriz Garcia, 40 Anos de ECoCs, a família Ecoc e a Next Culture | Por João Palmeiro

07:30 7 Agosto, 2026 12:13 6 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Beatriz Garcia defende que o maior legado das Capitais Europeias da Cultura está nas redes que fazem circular experiência entre cidades e equipas

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Fui castigado e não mereço”: enfermeiro com 43 anos de descontos reformou-se 6 meses antes do tempo e considera corte na pensão “injusto”

16:00 6 Agosto, 2026 16:07 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ex-enfermeiro espanhol considera o valor da sua pensão injusto, por lhe terem sido tirados 50 anos para "toda a vida", após reformar-se seis meses antes da idade legal

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Selos no para‑brisas: lei mudou mas muitos condutores não sabem que têm de levar isto no carro

20:30 6 Agosto, 2026 13:24 6 Agosto, 2026 | João Luís

A lei deixou de obrigar a ter selos no para‑brisas, mas há documentos que são obrigatórios. Saiba o que tem de levar para evitar coimas

Homem com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia Europa

Homem de 82 anos vê Segurança Social negar-lhe o direito a pensão de velhice após 45 de descontos: tribunal teve a ‘última palavra’

19:00 5 Agosto, 2026 18:39 5 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Um homem espanhol ficou sem direito a receber pensão de velhice por não ter descontado o suficiente nos 15 anos anteriores à reforma

Carro com cartão na roda. Crédito: Foto AI
Auto

Viu um carro estacionado com cartão nas rodas? Este é o motivo (e não tem a ver com animais)

15:50 4 Agosto, 2026 14:51 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos condutores colocam pedaços de cartão junto às rodas dos carros estacionados ao sol

Idosa com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia Europa

“No meu tempo ganhava 150€ mas vivia melhor”: reformada compara antigo salário com pensão atual de 1.100€

16:10 5 Agosto, 2026 15:56 5 Agosto, 2026 | Luís Santos

Reformada espanhola revela como consegue gerir mensalmente uma pensão de 1.100 euros perante preços cada vez mais elevados

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva forte, trovoada e rajadas até 100 km/h: depressão vai ‘castigar’ esta região

09:30 6 Agosto, 2026 17:14 5 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Chuva por vezes fortes, trovoada e rajadas até 100 km/h deverão marcar o estado do tempo num dos arquipélagos portugueses

Frango à Guia. Crédito: TripAdvisor
Algarve Gastronomia

“O verdadeiro sabor da Guia”: nesta churrasqueira algarvia da EN125 ainda pode comer “excelente frango à Guia” por 6,50€

16:40 5 Agosto, 2026 16:38 5 Agosto, 2026 | João Luís

Há uma paragem na Nacional 125 onde uma das receitas mais conhecidas de frango assado do Algarve continuam a chamar clientes durante o verão

Ciência, Nacional

Portugal prepara-se para eclipse total do Sol pela primeira vez desde 1912: saiba onde e a que horas

15:10 6 Agosto, 2026 23:06 6 Agosto, 2026 | João Luís

O fenómeno será visível em todo o país, mas apenas uma pequena zona contará com o eclipse total do Sol

Algarve

Paragem cardiorrespiratória provoca morte de homem de 29 anos junto à praia das Belharucas em Albufeira

07:40 7 Agosto, 2026 08:08 7 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

VMER, INEM e Polícia Marítima foram mobilizados para a praia das Belharucas, mas o óbito do homem de 29 anos acabou por ser declarado no local

Dia de chuva e trovoada fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva, trovoada e poeiras: mau tempo chega já nesta data e estas são as regiões afetadas (não é nos Açores)

06:00 7 Agosto, 2026 13:57 6 Agosto, 2026 | João Luís

Chuva e a trovoada estão de regresso, acompanhadas por poeiras vindas do Saara. A mudança chega já nos próximos dias

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Pensionistas que descontaram para a Segurança Social antes desta data podem ter um aumento no valor da reforma

18:30 5 Agosto, 2026 16:29 5 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem estava inscrito na Segurança Social até esta data pode beneficiar de um regime especial no cálculo da pensão

Algarve, Saúde

Greve na saúde no Algarve exige reforço de profissionais e defesa do SNS

07:01 7 Agosto, 2026 07:07 7 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicatos denunciam falta de milhares de profissionais na região e criticam a contratação precária promovida pela ULS do Algarve

Algarve, Saúde

Algarve está de luto pela morte do médico Eurico Gomes

07:58 7 Agosto, 2026 07:59 7 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Colegas, doentes, amigos e instituições lamentam a morte de Eurico Gomes, médico com um longo percurso profissional ligado à saúde no Algarve

Bicicleta dos correios. Crédito: Freepik AI
Economia, Europa

“Trabalhei toda a vida à chuva”: reformada revela o valor da pensão depois de 41 anos nos correios

20:00 5 Agosto, 2026 16:03 5 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de passar 41 anos nos correios, muitas vezes de bicicleta e debaixo de chuva, esta antiga carteira francesa reformou-se aos 62 anos

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

A Estrela da Manhã – nova saga do norueguês Karl Ove Knausgard | Por Paulo Serra

07:20 7 Agosto, 2026 08:06 7 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

LETRAS & LEITURAS: Artigo de Paulo Serra publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de agosto

Cultura, Edição Papel, Europe Direct Algarve, Opinião

Beatriz Garcia, 40 Anos de ECoCs, a família Ecoc e a Next Culture | Por João Palmeiro

07:30 7 Agosto, 2026 12:13 6 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Beatriz Garcia defende que o maior legado das Capitais Europeias da Cultura está nas redes que fazem circular experiência entre cidades e equipas

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Fui castigado e não mereço”: enfermeiro com 43 anos de descontos reformou-se 6 meses antes do tempo e considera corte na pensão “injusto”

16:00 6 Agosto, 2026 16:07 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ex-enfermeiro espanhol considera o valor da sua pensão injusto, por lhe terem sido tirados 50 anos para "toda a vida", após reformar-se seis meses antes da idade legal

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Selos no para‑brisas: lei mudou mas muitos condutores não sabem que têm de levar isto no carro

20:30 6 Agosto, 2026 13:24 6 Agosto, 2026 | João Luís

A lei deixou de obrigar a ter selos no para‑brisas, mas há documentos que são obrigatórios. Saiba o que tem de levar para evitar coimas

Homem com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Homem de 82 anos vê Segurança Social negar-lhe o direito a pensão de velhice após 45 de descontos: tribunal teve a ‘última palavra’

19:00 5 Agosto, 2026 18:39 5 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Um homem espanhol ficou sem direito a receber pensão de velhice por não ter descontado o suficiente nos 15 anos anteriores à reforma

Carro com cartão na roda. Crédito: Foto AI
Auto

Viu um carro estacionado com cartão nas rodas? Este é o motivo (e não tem a ver com animais)

15:50 4 Agosto, 2026 14:51 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos condutores colocam pedaços de cartão junto às rodas dos carros estacionados ao sol

Idosa com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia, Europa

“No meu tempo ganhava 150€ mas vivia melhor”: reformada compara antigo salário com pensão atual de 1.100€

16:10 5 Agosto, 2026 15:56 5 Agosto, 2026 | Luís Santos

Reformada espanhola revela como consegue gerir mensalmente uma pensão de 1.100 euros perante preços cada vez mais elevados

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva forte, trovoada e rajadas até 100 km/h: depressão vai ‘castigar’ esta região

09:30 6 Agosto, 2026 17:14 5 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Chuva por vezes fortes, trovoada e rajadas até 100 km/h deverão marcar o estado do tempo num dos arquipélagos portugueses

Frango à Guia. Crédito: TripAdvisor
Algarve, Gastronomia

“O verdadeiro sabor da Guia”: nesta churrasqueira algarvia da EN125 ainda pode comer “excelente frango à Guia” por 6,50€

16:40 5 Agosto, 2026 16:38 5 Agosto, 2026 | João Luís

Há uma paragem na Nacional 125 onde uma das receitas mais conhecidas de frango assado do Algarve continuam a chamar clientes durante o verão

Últimas Notícias

  • Acesso pedonal à Praia do Camilo continua interdito por razões de segurança
    Acesso pedonal à Praia do Camilo continua interdito por razões de segurança
  • Algarve está de luto pela morte do médico Eurico Gomes
    Algarve está de luto pela morte do médico Eurico Gomes
  • Paragem cardiorrespiratória provoca morte de homem de 29 anos junto à praia das Belharucas em Albufeira
    Paragem cardiorrespiratória provoca morte de homem de 29 anos junto à praia das Belharucas em Albufeira
  • Greve na saúde no Algarve exige reforço de profissionais e defesa do SNS
    Greve na saúde no Algarve exige reforço de profissionais e defesa do SNS
  • Vem aí chuva, trovoada e poeiras: mau tempo chega já nesta data e estas são as regiões afetadas (não é nos Açores)
    Vem aí chuva, trovoada e poeiras: mau tempo chega já nesta data e estas são as regiões afetadas (não é nos Açores)

Opinião

  • Beatriz Garcia, 40 Anos de ECoCs, a família Ecoc e a Next Culture | Por João Palmeiro
    Beatriz Garcia, 40 Anos de ECoCs, a família Ecoc e a Next Culture | Por João Palmeiro
  • A Estrela da Manhã – nova saga do norueguês Karl Ove Knausgard | Por Paulo Serra
    A Estrela da Manhã – nova saga do norueguês Karl Ove Knausgard | Por Paulo Serra
  • Profissional não profissionalizada – Uma reflexão de agosto | Por Ana Alexandra Resende
    Profissional não profissionalizada – Uma reflexão de agosto | Por Ana Alexandra Resende

Europe Direct Algarve

  • Beatriz Garcia, 40 Anos de ECoCs, a família Ecoc e a Next Culture | Por João Palmeiro
    Beatriz Garcia, 40 Anos de ECoCs, a família Ecoc e a Next Culture | Por João Palmeiro
  • União Europeia ‘aperta’: novas regras europeias vão proibir estas embalagens e algumas entram em vigor já nesta data
    União Europeia ‘aperta’: novas regras europeias vão proibir estas embalagens e algumas entram em vigor já nesta data
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento