Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Freepik
Nacional

Emissões baixas, resíduos elevados: retrato de Portugal no Dia Mundial do Ambiente

Com 5 toneladas per capita, Portugal é dos países que menos emite CO2, mas deposita 54% dos resíduos em aterro

10:20 5 Junho, 2025 10:30 5 Junho, 2025 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Portugal é o terceiro país da União Europeia (UE) com menos emissões de gases com efeito de estufa, segundo um retrato estatístico publicado esta quinta-feira que aponta, por outro lado, os níveis elevados de emissões de partículas finas.

De acordo com os dados divulgados pela Pordata – a base de dados da Fundação Francisco Manuel dos Santos – para assinalar o Dia Mundial do Ambiente, o valor ‘per capita’ das emissões de gases com efeito de estufa atingiu as cinco toneladas de CO2 em 2023.

Atrás apenas de Malta (com 4,1 toneladas) e da Suécia (4,2 toneladas), Portugal foi o terceiro país com menos emissões de gases com efeitos de estufa.

O relatório da Pordata destaca também a “redução significativa”, para quase metade, nas emissões dos carros registados em Portugal, de 169 kg por quilómetro em 2000 para 90g por quilómetro em 2023.

A tendência é comum na maioria dos 27 estados-membros da UE, com Portugal em 6.º lugar, atrás da Bélgica, Países Baixos, Dinamarca, Suécia e Finlândia.

Apesar da evolução positiva em relação às emissões de gases com efeito de estufa, o relatório aponta, por outro lado, os níveis elevados de emissões de partículas finas pela indústria.

Em 2022, ano a que se referem os dados mais recentes, Portugal emitiu 2,24 gramas de partículas finas por cada euro de riqueza gerada pela indústria, sendo as principais responsáveis as indústrias química e do papel.

“O total de partículas finas emitidas para a atmosfera não consegue ser compensado pela riqueza gerada pela indústria”, refere o relatório.

Em relação a esse indicador, Portugal surge no fundo da lista, com valores quase 100 vezes superiores aos da Alemanha, que surge em quarto lugar.

Também pela negativa, a Pordata refere o aumento dos resíduos urbanos, que duplicaram desde 1995, tendo sido contabilizados 5,6 milhões de toneladas em 2023, uma média de 1,4 quilos por habitante.

Além de ser um dos países com maior valor ‘per capita’ na produção de resíduos municipais no contexto da UE, Portugal está também entre os que conduz para aterro uma maior proporção de resíduos.

Esse é o destino de 54% dos resíduos produzidos, sendo que apenas 17% são alvo de valorização orgânica, 17% de valorização energética e 12% valorização multimaterial.

No retrato a propósito do Dia Mundial do Ambiente, os dados da Pordata confirmam o “claro padrão de aquecimento” da temperatura do ar desde 2000, com base nos registos das estações meteorológicas de Bragança, Castelo Branco, Lisboa, Beja e Funchal.

O maior aumento da temperatura máxima foi registado pela estação meteorológica de Bragança, com perto de 3ºC de diferença face a 1960, de 17,2ºC para 20,1ºC.

No Funchal, as temperaturas médias e mínimas registaram diferenças superiores a 2ºC no mesmo período, de 18,6ºC para 21,0ºC e de 15,5ºC para 18,1ºC, respetivamente.

Em relação à configuração e proteção do território, Portugal é dos países da UE que tem mais terreno ocupado por arbustos (17,5%) e dos que tem menos terreno para produção agrícola (16,3%).

Apenas 22,4% da superfície é classificada como área protegida, sendo o 12.º país da UE com menor percentagem de área terrestre protegida, mas Portugal destaca-se pela positiva na proteção da área marinha e poderá tornar-se, ainda este ano, o país com maior extensão de áreas marítimas protegidas.

Com as novas áreas do Parque Natural Marinho do Recife do Algarve – Pedra do Valado e da Revisão do Parque Marinho dos Açores, que entra em vigor em setembro, as áreas marítimas protegidas ultrapassarão os 200 mil quilómetros quadrados, cerca de 19% do mar.

No que diz respeito às praias portuguesas, a esmagadora maioria das praias costeiras tem água com excelente qualidade, mas apenas 67% das praias fluviais e lacustres cumprem esse critério.

Leia também: “A comida é realmente horrível”: portugueses ‘enganados’ num resort de luxo neste destino turístico perto de Portugal

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Nacional

Pensão mais ‘recheada’: nova regra da União Europeia pretende garantir mais dinheiro para os pensionistas

07:30 10 Agosto, 2026 16:36 9 Agosto, 2026 | João Luís

União Europeia prepara uma mudança que pode alterar a reforma. Veja como pode aumentar o valor da sua pensão

João Martinho, o piloto que morreu após a queda de uma aeronave em Portimão.
Algarve

João Martinho morre após queda de avioneta em Portimão: piloto era também treinador de futebol

09:40 10 Agosto, 2026 09:14 10 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Piloto João Martinho, de 28 anos, morreu após a queda de uma avioneta no Aeródromo de Portimão, onde era o único ocupante

Idosa a contar o dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Segurança Social avisa: pensionistas que não cumpram este prazo até 15 de setembro arriscam perder a pensão

06:30 10 Agosto, 2026 00:29 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Pensionistas residentes nestes países têm até 15 de setembro para fazer a Prova de Vida

Idosa a conduzir. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Adeus carta de condução? Há uma proposta que quer definir esta como a idade máxima para conduzir em Portugal

20:30 9 Agosto, 2026 15:13 6 Agosto, 2026 | João Luís

Petição pública levanta a hipótese de existir uma idade máxima para conduzir: fique a par do que está em cima da mesa

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí mais chuva: mau tempo regressa neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 10 Agosto, 2026 16:14 9 Agosto, 2026 | João Luís

O tempo volta a dividir Portugal, com chuva a marcar presença numa parte do país enquanto noutra o céu abre e as temperaturas sobem.

Idosa com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Quero viver um presente digno”: mulher de 79 anos recebe 2.300€ de pensão e explica por que não chega

09:50 10 Agosto, 2026 08:58 10 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Recebe 2.300€ por mês e diz que não chega para viver com dignidade. As declarações de uma reformada espanhola estão a gerar forte polémica

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Um carro para toda a vida? Mecânicos elegem as três marcas de carros que necessitam de menos idas à oficina

20:20 7 Agosto, 2026 20:05 7 Agosto, 2026 | João Luís

Há marcas que surpreendem os mecânicos pela resistência e fiabilidade: descubra quais são os carros que menos vão à oficina

Algarve

Morreu Carlos Santos, bombeiro sapador de Loulé com mais de 30 anos de serviço

10:30 10 Agosto, 2026 09:57 10 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A Câmara de Loulé recorda Carlos Santos como um bombeiro marcado pelo profissionalismo, altruísmo e espírito de sacrifício ao longo da carreira

Algarve Nacional

Grão-Priorado da Ordem de São Lázaro, sediado em Tavira, anuncia duas nomeações para o capelanato

10:40 10 Agosto, 2026 10:22 10 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

António Manuel Bernardo Martins foi nomeado Capelão-Mor do Grão-Priorado de Portugal, enquanto Augusto Carneiro da Silva assume funções no Porto

Vida & Lazer

Esqueceu-se de uma bebida fora do frigorífico? Este é o “método mais rápido” para acelerar o arrefecimento

10:00 10 Agosto, 2026 00:50 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Um simples truque com papel de cozinha pode ajudar a arrefecer uma lata em poucos minutos durante os dias de maior calor

Economia Opinião

A recuperação de energia térmica: um ativo cada vez menos negligenciado na eficiência energética industrial | Por Miguel Marques

07:20 10 Agosto, 2026 07:03 10 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"A indústria tem hoje ao seu alcance ferramentas e conhecimento para transformar perdas em valor. E essa transformação não é apenas técnica. É estratégica"

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva e vento forte a caminho: depressão traz mau tempo a esta região e tempo só volta a melhorar neste dia

20:00 9 Agosto, 2026 14:15 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Chuva e aguaceiros vão marcar vários dias da segunda semana de agosto num dos arquipélagos portugueses, com sucessivos períodos de instabilidade

Sismos são classificados segundo a sua magnitude. Crédito: Lusa
Nacional

Sismo de magnitude 3,5 sentido em Ourique, Almodôvar e Santiago do Cacém

11:29 10 Agosto, 2026 11:52 10 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O IPMA registou ainda um segundo sismo, de magnitude 2,5, perto do Cabo de São Vicente, sem indicação de que tenha sido sentido

Homem com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Homem de 49 anos consegue pensão de 3.389,10 euros e 90.675,80 euros em retroativos por lhe ser reconhecida incapacidade permanente após Segurança Social a ter recusado: tribunal teve decisão final

20:00 7 Agosto, 2026 19:20 7 Agosto, 2026 | João Luís

O homem recorreu ao tribunal espanhol depois de ver o pedido recusado e acabou por conseguir uma decisão favorável

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Fui castigado e não mereço”: enfermeiro com 43 anos de descontos reformou-se 6 meses antes do tempo e considera corte na pensão “injusto”

16:00 6 Agosto, 2026 16:07 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ex-enfermeiro espanhol considera o valor da sua pensão injusto, por lhe terem sido tirados 50 anos para "toda a vida", após reformar-se seis meses antes da idade legal

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Europa

Carpinteiro reformado de 91 anos com incapacidade vê Segurança Social recusar-lhe subida da pensão de 850€ para 1.547€: caso foi ‘parar’ a tribunal

12:30 7 Agosto, 2026 14:24 7 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Justiça espanhola recusou aumentar a pensão de um carpinteiro de 91 anos, apesar das várias cirurgias e limitações físicas

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Nacional

Pensão mais ‘recheada’: nova regra da União Europeia pretende garantir mais dinheiro para os pensionistas

07:30 10 Agosto, 2026 16:36 9 Agosto, 2026 | João Luís

União Europeia prepara uma mudança que pode alterar a reforma. Veja como pode aumentar o valor da sua pensão

João Martinho, o piloto que morreu após a queda de uma aeronave em Portimão.
Algarve

João Martinho morre após queda de avioneta em Portimão: piloto era também treinador de futebol

09:40 10 Agosto, 2026 09:14 10 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Piloto João Martinho, de 28 anos, morreu após a queda de uma avioneta no Aeródromo de Portimão, onde era o único ocupante

Idosa a contar o dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Segurança Social avisa: pensionistas que não cumpram este prazo até 15 de setembro arriscam perder a pensão

06:30 10 Agosto, 2026 00:29 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Pensionistas residentes nestes países têm até 15 de setembro para fazer a Prova de Vida

Idosa a conduzir. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Adeus carta de condução? Há uma proposta que quer definir esta como a idade máxima para conduzir em Portugal

20:30 9 Agosto, 2026 15:13 6 Agosto, 2026 | João Luís

Petição pública levanta a hipótese de existir uma idade máxima para conduzir: fique a par do que está em cima da mesa

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí mais chuva: mau tempo regressa neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 10 Agosto, 2026 16:14 9 Agosto, 2026 | João Luís

O tempo volta a dividir Portugal, com chuva a marcar presença numa parte do país enquanto noutra o céu abre e as temperaturas sobem.

Idosa com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Quero viver um presente digno”: mulher de 79 anos recebe 2.300€ de pensão e explica por que não chega

09:50 10 Agosto, 2026 08:58 10 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Recebe 2.300€ por mês e diz que não chega para viver com dignidade. As declarações de uma reformada espanhola estão a gerar forte polémica

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Um carro para toda a vida? Mecânicos elegem as três marcas de carros que necessitam de menos idas à oficina

20:20 7 Agosto, 2026 20:05 7 Agosto, 2026 | João Luís

Há marcas que surpreendem os mecânicos pela resistência e fiabilidade: descubra quais são os carros que menos vão à oficina

Algarve

Morreu Carlos Santos, bombeiro sapador de Loulé com mais de 30 anos de serviço

10:30 10 Agosto, 2026 09:57 10 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A Câmara de Loulé recorda Carlos Santos como um bombeiro marcado pelo profissionalismo, altruísmo e espírito de sacrifício ao longo da carreira

Algarve, Nacional

Grão-Priorado da Ordem de São Lázaro, sediado em Tavira, anuncia duas nomeações para o capelanato

10:40 10 Agosto, 2026 10:22 10 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

António Manuel Bernardo Martins foi nomeado Capelão-Mor do Grão-Priorado de Portugal, enquanto Augusto Carneiro da Silva assume funções no Porto

Vida & Lazer

Esqueceu-se de uma bebida fora do frigorífico? Este é o “método mais rápido” para acelerar o arrefecimento

10:00 10 Agosto, 2026 00:50 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Um simples truque com papel de cozinha pode ajudar a arrefecer uma lata em poucos minutos durante os dias de maior calor

Economia, Opinião

A recuperação de energia térmica: um ativo cada vez menos negligenciado na eficiência energética industrial | Por Miguel Marques

07:20 10 Agosto, 2026 07:03 10 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"A indústria tem hoje ao seu alcance ferramentas e conhecimento para transformar perdas em valor. E essa transformação não é apenas técnica. É estratégica"

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva e vento forte a caminho: depressão traz mau tempo a esta região e tempo só volta a melhorar neste dia

20:00 9 Agosto, 2026 14:15 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Chuva e aguaceiros vão marcar vários dias da segunda semana de agosto num dos arquipélagos portugueses, com sucessivos períodos de instabilidade

Sismos são classificados segundo a sua magnitude. Crédito: Lusa
Nacional

Sismo de magnitude 3,5 sentido em Ourique, Almodôvar e Santiago do Cacém

11:29 10 Agosto, 2026 11:52 10 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O IPMA registou ainda um segundo sismo, de magnitude 2,5, perto do Cabo de São Vicente, sem indicação de que tenha sido sentido

Homem com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Homem de 49 anos consegue pensão de 3.389,10 euros e 90.675,80 euros em retroativos por lhe ser reconhecida incapacidade permanente após Segurança Social a ter recusado: tribunal teve decisão final

20:00 7 Agosto, 2026 19:20 7 Agosto, 2026 | João Luís

O homem recorreu ao tribunal espanhol depois de ver o pedido recusado e acabou por conseguir uma decisão favorável

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Fui castigado e não mereço”: enfermeiro com 43 anos de descontos reformou-se 6 meses antes do tempo e considera corte na pensão “injusto”

16:00 6 Agosto, 2026 16:07 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ex-enfermeiro espanhol considera o valor da sua pensão injusto, por lhe terem sido tirados 50 anos para "toda a vida", após reformar-se seis meses antes da idade legal

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Europa

Carpinteiro reformado de 91 anos com incapacidade vê Segurança Social recusar-lhe subida da pensão de 850€ para 1.547€: caso foi ‘parar’ a tribunal

12:30 7 Agosto, 2026 14:24 7 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Justiça espanhola recusou aumentar a pensão de um carpinteiro de 91 anos, apesar das várias cirurgias e limitações físicas

Últimas Notícias

  • Sismo de magnitude 3,5 sentido em Ourique, Almodôvar e Santiago do Cacém
    Sismo de magnitude 3,5 sentido em Ourique, Almodôvar e Santiago do Cacém
  • Algarve é o segundo maior mercado de casas de luxo do país
    Algarve é o segundo maior mercado de casas de luxo do país
  • Grão-Priorado da Ordem de São Lázaro, sediado em Tavira, anuncia duas nomeações para o capelanato
    Grão-Priorado da Ordem de São Lázaro, sediado em Tavira, anuncia duas nomeações para o capelanato
  • Morreu Carlos Santos, bombeiro sapador de Loulé com mais de 30 anos de serviço
    Morreu Carlos Santos, bombeiro sapador de Loulé com mais de 30 anos de serviço
  • “Não poderia ser de outra maneira”: bombeira abandona o seu almoço de anos para combater incêndio e recebe uma surpresa
    “Não poderia ser de outra maneira”: bombeira abandona o seu almoço de anos para combater incêndio e recebe uma surpresa

Opinião

  • Férias em família: estratégias para crianças com (e sem) PHDA | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas
    Férias em família: estratégias para crianças com (e sem) PHDA | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas
  • Em defesa do bife minguado | Por José Figueiredo Santos
    Em defesa do bife minguado | Por José Figueiredo Santos
  • A recuperação de energia térmica: um ativo cada vez menos negligenciado na eficiência energética industrial | Por Miguel Marques
    A recuperação de energia térmica: um ativo cada vez menos negligenciado na eficiência energética industrial | Por Miguel Marques

Europe Direct Algarve

  • União Europeia aprova novas regras para bagagem de mão e atrasos nos voos: saiba o que muda para passageiros nos aeroportos europeus
    União Europeia aprova novas regras para bagagem de mão e atrasos nos voos: saiba o que muda para passageiros nos aeroportos europeus
  • Esta regra da União Europeia obriga a renovar o Cartão de Cidadão antes da data de validade? IRN não deixou ‘margem para dúvidas’
    Esta regra da União Europeia obriga a renovar o Cartão de Cidadão antes da data de validade? IRN não deixou ‘margem para dúvidas’
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento