Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Freepik
Cultura, Nacional, Vida & Lazer

É o berço de Portugal: nesta cidade um rei lutou contra a sua mãe e ali pode andar no primeiro teleférico do país

O primeiro teleférico de Portugal faz um percurso de 1.700 metros e liga o centro urbano à Montanha da Penha, a uma altitude de 400 metros

08:30 7 Agosto, 2025 06:35 7 Agosto, 2025 | Miguel Frazão
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O confronto entre D. Teresa e o seu filho Afonso Henriques marcou um dos momentos fundadores da história de Portugal. A batalha entre mãe e filho, ocorrida em 1128, ditaria o rumo político do território e abriria caminho à independência do Condado Portucalense. O episódio não é apenas um marco na narrativa nacional, mas o ponto de partida da identidade portuguesa.

Foi em Guimarães, nos arredores da atual cidade, que as tropas de Afonso Henriques enfrentaram as forças de sua mãe, então regente do Condado. De acordo com o portal Vortexmag, a Batalha de São Mamede deu-se a 24 de junho de 1128 e terminou com a vitória do futuro rei, o que levou à expulsão de D. Teresa para a Galiza. Este acontecimento valeu a Guimarães a designação de cidade-berço de Portugal.

Onde tudo começou: entre espadas e castelos

Segundo a mesma fonte, o conflito não foi apenas militar, mas também político, refletindo tensões entre os fidalgos locais e a crescente influência de nobres castelhanos. A vitória de Afonso Henriques representou uma rutura com o domínio de Leão e Castela e a afirmação de um novo poder autónomo.

Ainda hoje, esse legado pode ser visitado. O Castelo de Guimarães é um dos mais emblemáticos do país e está diretamente associado à fundação de Portugal. A poucos metros, o Paço dos Duques de Bragança apresenta-se como um testemunho arquitetónico do período, integrando-se num centro histórico classificado como Património Mundial.

Um percurso até à montanha

Além do passado histórico, Guimarães oferece experiências menos bélicas, mas igualmente marcantes. O primeiro teleférico de Portugal foi inaugurado nesta cidade a 11 de março de 1995. Com um percurso de 1.700 metros, liga o centro urbano à Montanha da Penha, a uma altitude de 400 metros.

Refere a mesma fonte que a viagem tem a duração de dez minutos e permite observar a cidade e os arredores até ao mar. No topo da montanha encontra-se o Santuário de Nossa Senhora do Carmo da Penha, inserido num extenso património natural com formações rochosas e vegetação diversa.

Lazer, culto e natureza no mesmo local

Escreve a mesma publicação que a montanha dispõe de infraestruturas para visitantes: restaurantes, hotel, bares, trilhos pedonais, minigolfe, circuito de ciclocrosse e parque de campismo. A conjugação entre culto religioso e lazer torna a Penha um dos pontos mais procurados da região.

Mais abaixo, o centro histórico continua a atrair visitantes. A Praça de São Tiago, o Largo da Oliveira e a Igreja de Nossa Senhora da Oliveira são espaços emblemáticos. O Museu Alberto Sampaio, segundo o o portal de compra e venda de imóveis, Idealista, guarda peças, como o “loudel” de D. João I, usado na Batalha de Aljubarrota, e outros testemunhos da história nacional.

Gastronomia que se liga à terra

A visita a Guimarães também se faz à mesa. Conforme a mesma publicação, a tradição minhota expressa-se em pratos, como rojões com papas de sarrabulho, arroz de pica-no-chão, bacalhau com broa ou polvo à lagareiro. A doçaria conventual inclui a torta de Guimarães e o toucinho-do-céu, disponíveis nas pastelarias locais.

Estes sabores fazem parte do património da cidade e reforçam a ligação entre o passado e o presente, entre o que se vive e o que se recorda. Tal como o castelo ou o teleférico, também a gastronomia participa na construção da identidade local.

Para ver com calma, até de bicicleta

Para quem deseja prolongar a estadia, a cidade oferece várias possibilidades. O Parque da Cidade, com áreas relvadas e trilhos bem definidos, pode ser a sua escolha para passeios em família. A Ecovia de Guimarães, com cerca de 34 quilómetros, segue ao longo do rio Ave e pode ser explorada a pé ou de bicicleta.

Por fim, a menos de 20 minutos de carro, encontram-se as Termas das Taipas, um espaço de bem-estar e relaxamento procurado por residentes e turistas. O Centro Internacional de Artes José de Guimarães, com obras do artista homónimo, completa a oferta cultural com exposições de pintura, escultura e instalações.

Leia também: Especialista avisa: não compre pêssegos no supermercado se estiverem assim e esta é a razão

Botija de gás.
Economia Nacional

Há um apoio de 25 euros por botija de gás e foi prolongado: veja se tem direito

11:30 27 Setembro, 2026 11:36 26 Setembro, 2026 | João Luís

Apoio de 25 euros por botija de gás foi prolongado até ao fim de 2026. Saiba quem tem direito, quantas botijas pode apresentar e como pedir

Algarve

Nova apreensão de combustível no Algarve leva à detenção de seis pessoas em Albufeira

07:00 28 Setembro, 2026 06:56 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Cerca de duas centenas de jerricãs e dois veículos foram apreendidos pela GNR nas imediações da praia do Castelo, em Albufeira

Monchique.
Algarve

“Gosto desta forma segura de viver”: luso-brasileira deixou São Paulo após ser assaltada e encontrou nesta vila algarvia o lugar para recomeçar

09:10 27 Setembro, 2026 13:53 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de uma experiência traumática no Brasil, Fernanda Eva mudou-se para Portugal e encontrou em Monchique a tranquilidade que procurava

Idoso a receber dinheiro.
Economia Nacional

Segurança Social paga 128,24 euros por mês neste apoio e agora pode tratar de tudo sem sair de casa

07:40 27 Setembro, 2026 11:47 26 Setembro, 2026 | João Luís

Saiba quem pode ter direito a este apoio da Segurança Social e como tratar agora do processo sem sair de casa

Homem a abastecer o carro. Crédito: Freepik
Auto

Espere umas horas antes de abastecer: há uma mudança a caminho nas bombas de gasolina

20:00 27 Setembro, 2026 16:02 27 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Os preços dos combustíveis vão voltar a mexer já esta segunda-feira. Quem puder esperar para abastecer poderá encontrar um cenário mais favorável

Chuva de lama em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva, vento e poeiras a caminho de Portugal: mau tempo veio para ficar durante estes dias

09:30 27 Setembro, 2026 12:10 27 Setembro, 2026 | João Luís

Chuva, vento e poeiras estão a caminho de Portugal, segundo a Meteored. Saiba quais são os dias em que o mau tempo deverá ganhar força

Salinas de Castro Marim.
Algarve

Nesta vila no Algarve há um ‘ouro branco’ que aparece nos dias de maior calor e tem este selo de qualidade

18:10 27 Setembro, 2026 14:18 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Entre julho e setembro, uma fina camada de cristais forma-se à superfície das salinas de Castro Marim, onde a produção é feita à mão

Café. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde Vida & Lazer

Bebe café à noite e dorme sem problemas? A explicação é esta

16:00 27 Setembro, 2026 15:58 27 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há pessoas que conseguem tomar café antes de dormir sem qualquer dificuldade. A ciência encontrou uma possível explicação e pode estar nos genes

Opinião

O Sonâmbulo da República | Por José Figueiredo dos Santos

15:06 27 Setembro, 2026 15:06 27 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

"Outra, bem diversa, é encontrar-me, às sete da manhã, num gabinete da Assembleia da República, a destruir papéis de vital importância para o Estado", diz José Figueiredo dos Santos

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Elétricos ou a gasolina? Este estudo analisou milhões de carros e concluiu quais são os mais fiáveis

18:30 24 Setembro, 2026 17:59 24 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Quanto mais o conta-quilómetros sobe, mais evidente se torna uma diferença que poucos esperavam encontrar

Pessoa a medir a tensão. Crédito: Freepik
Saúde

Tem a tensão alta? Estes dois alimentos muito comuns podem fazê-la subir ainda mais

15:10 26 Setembro, 2026 22:54 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Dois alimentos muito comuns podem conter grandes quantidades de sódio e contribuir para o aumento da pressão arterial

Humidade nas paredes de casa. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Adeus à humidade nas paredes: “truque alemão” usa dois produtos que muitos têm em casa e promete acabar com o problema

10:40 26 Setembro, 2026 04:10 26 Setembro, 2026 | João Luís

Tem humidade e bolor nas paredes? “Truque alemão” utiliza dois produtos, mas há um passo essencial para evitar que as manchas regressem

Avó a medir a febre ao neto.
Economia Nacional

É avó e ainda trabalha? Nestes casos a Segurança Social pode pagar-lhe para faltar ao trabalho e cuidar do neto

16:30 25 Setembro, 2026 11:31 25 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Há um apoio destinado a compensar os rendimentos perdidos por avós que precisam de faltar ao trabalho para cuidar dos netos

Vida & Lazer

Tem uma árvore-do-dinheiro em casa? Este erro comum pode fazer as folhas secarem e cair

17:10 26 Setembro, 2026 23:01 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A árvore-do-dinheiro é considerada uma planta fácil de manter, mas há erros que podem comprometer a sua saúde

Crédito: Ayuntamiento de Ayamonte
Algarve Europe Direct Algarve

Algarve e Huelva unem-se num projeto de 1,47 milhões para turismo náutico no Guadiana

17:45 26 Setembro, 2026 17:45 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Pequenas empresas e turismo fora da época alta são prioridades do projeto para o Baixo Guadiana, que inclui formação e ações de promoção até 2028

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Prepare-se para dizer adeus ao verão: chuva regressa a Portugal e pode chegar em força neste período

06:30 26 Setembro, 2026 11:11 26 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, a chuva poderá regressar com força neste período, depois de várias semanas marcadas pelo calor e tempo seco

Botija de gás.
Economia, Nacional

Há um apoio de 25 euros por botija de gás e foi prolongado: veja se tem direito

11:30 27 Setembro, 2026 11:36 26 Setembro, 2026 | João Luís

Apoio de 25 euros por botija de gás foi prolongado até ao fim de 2026. Saiba quem tem direito, quantas botijas pode apresentar e como pedir

Algarve

Nova apreensão de combustível no Algarve leva à detenção de seis pessoas em Albufeira

07:00 28 Setembro, 2026 06:56 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Cerca de duas centenas de jerricãs e dois veículos foram apreendidos pela GNR nas imediações da praia do Castelo, em Albufeira

Monchique.
Algarve

“Gosto desta forma segura de viver”: luso-brasileira deixou São Paulo após ser assaltada e encontrou nesta vila algarvia o lugar para recomeçar

09:10 27 Setembro, 2026 13:53 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Depois de uma experiência traumática no Brasil, Fernanda Eva mudou-se para Portugal e encontrou em Monchique a tranquilidade que procurava

Idoso a receber dinheiro.
Economia, Nacional

Segurança Social paga 128,24 euros por mês neste apoio e agora pode tratar de tudo sem sair de casa

07:40 27 Setembro, 2026 11:47 26 Setembro, 2026 | João Luís

Saiba quem pode ter direito a este apoio da Segurança Social e como tratar agora do processo sem sair de casa

Homem a abastecer o carro. Crédito: Freepik
Auto

Espere umas horas antes de abastecer: há uma mudança a caminho nas bombas de gasolina

20:00 27 Setembro, 2026 16:02 27 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Os preços dos combustíveis vão voltar a mexer já esta segunda-feira. Quem puder esperar para abastecer poderá encontrar um cenário mais favorável

Chuva de lama em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva, vento e poeiras a caminho de Portugal: mau tempo veio para ficar durante estes dias

09:30 27 Setembro, 2026 12:10 27 Setembro, 2026 | João Luís

Chuva, vento e poeiras estão a caminho de Portugal, segundo a Meteored. Saiba quais são os dias em que o mau tempo deverá ganhar força

Salinas de Castro Marim.
Algarve

Nesta vila no Algarve há um ‘ouro branco’ que aparece nos dias de maior calor e tem este selo de qualidade

18:10 27 Setembro, 2026 14:18 22 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Entre julho e setembro, uma fina camada de cristais forma-se à superfície das salinas de Castro Marim, onde a produção é feita à mão

Café. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde, Vida & Lazer

Bebe café à noite e dorme sem problemas? A explicação é esta

16:00 27 Setembro, 2026 15:58 27 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há pessoas que conseguem tomar café antes de dormir sem qualquer dificuldade. A ciência encontrou uma possível explicação e pode estar nos genes

Opinião

O Sonâmbulo da República | Por José Figueiredo dos Santos

15:06 27 Setembro, 2026 15:06 27 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

"Outra, bem diversa, é encontrar-me, às sete da manhã, num gabinete da Assembleia da República, a destruir papéis de vital importância para o Estado", diz José Figueiredo dos Santos

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Elétricos ou a gasolina? Este estudo analisou milhões de carros e concluiu quais são os mais fiáveis

18:30 24 Setembro, 2026 17:59 24 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Quanto mais o conta-quilómetros sobe, mais evidente se torna uma diferença que poucos esperavam encontrar

Pessoa a medir a tensão. Crédito: Freepik
Saúde

Tem a tensão alta? Estes dois alimentos muito comuns podem fazê-la subir ainda mais

15:10 26 Setembro, 2026 22:54 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Dois alimentos muito comuns podem conter grandes quantidades de sódio e contribuir para o aumento da pressão arterial

Humidade nas paredes de casa. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Adeus à humidade nas paredes: “truque alemão” usa dois produtos que muitos têm em casa e promete acabar com o problema

10:40 26 Setembro, 2026 04:10 26 Setembro, 2026 | João Luís

Tem humidade e bolor nas paredes? “Truque alemão” utiliza dois produtos, mas há um passo essencial para evitar que as manchas regressem

Avó a medir a febre ao neto.
Economia, Nacional

É avó e ainda trabalha? Nestes casos a Segurança Social pode pagar-lhe para faltar ao trabalho e cuidar do neto

16:30 25 Setembro, 2026 11:31 25 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Há um apoio destinado a compensar os rendimentos perdidos por avós que precisam de faltar ao trabalho para cuidar dos netos

Vida & Lazer

Tem uma árvore-do-dinheiro em casa? Este erro comum pode fazer as folhas secarem e cair

17:10 26 Setembro, 2026 23:01 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A árvore-do-dinheiro é considerada uma planta fácil de manter, mas há erros que podem comprometer a sua saúde

Crédito: Ayuntamiento de Ayamonte
Algarve, Europe Direct Algarve

Algarve e Huelva unem-se num projeto de 1,47 milhões para turismo náutico no Guadiana

17:45 26 Setembro, 2026 17:45 26 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Pequenas empresas e turismo fora da época alta são prioridades do projeto para o Baixo Guadiana, que inclui formação e ações de promoção até 2028

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Prepare-se para dizer adeus ao verão: chuva regressa a Portugal e pode chegar em força neste período

06:30 26 Setembro, 2026 11:11 26 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, a chuva poderá regressar com força neste período, depois de várias semanas marcadas pelo calor e tempo seco

Últimas Notícias

  • Nova apreensão de combustível no Algarve leva à detenção de seis pessoas em Albufeira
    Nova apreensão de combustível no Algarve leva à detenção de seis pessoas em Albufeira
  • Espere umas horas antes de abastecer: há uma mudança a caminho nas bombas de gasolina
    Espere umas horas antes de abastecer: há uma mudança a caminho nas bombas de gasolina
  • Deixou de receber subsídio de desemprego? Segurança Social pode continuar a pagar-lhe um apoio se cumprir estes requisitos
    Deixou de receber subsídio de desemprego? Segurança Social pode continuar a pagar-lhe um apoio se cumprir estes requisitos
  • Nesta vila no Algarve há um ‘ouro branco’ que aparece nos dias de maior calor e tem este selo de qualidade
    Nesta vila no Algarve há um ‘ouro branco’ que aparece nos dias de maior calor e tem este selo de qualidade
  • Bebe café à noite e dorme sem problemas? A explicação é esta
    Bebe café à noite e dorme sem problemas? A explicação é esta

Opinião

  • O Sonâmbulo da República | Por José Figueiredo dos Santos
    O Sonâmbulo da República | Por José Figueiredo dos Santos
  • Dia Mundial do Coração: não perca o ritmo | Por César Lourenço
    Dia Mundial do Coração: não perca o ritmo | Por César Lourenço
  • Depois do verão, está na altura de voltar a olhar para a nossa saúde? | Por Ireneia Lino
    Depois do verão, está na altura de voltar a olhar para a nossa saúde? | Por Ireneia Lino

Europe Direct Algarve

  • Adeus ao Cartão de Cidadão? Nova carteira digital chega até ao fim de 2026 e isto é o que vai mudar
    Adeus ao Cartão de Cidadão? Nova carteira digital chega até ao fim de 2026 e isto é o que vai mudar
  • Algarve e Huelva unem-se num projeto de 1,47 milhões para turismo náutico no Guadiana
    Algarve e Huelva unem-se num projeto de 1,47 milhões para turismo náutico no Guadiana
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento