Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Gastronomia, Nacional

Diz-se que é ‘rei na alimentação’: portugueses consomem em média 15kg deste alimento por ano

Este alimento ocupa um lugar especial na alimentação dos portugueses, com um consumo médio de quase 15 kg por pessoa por ano

16:00 8 Fevereiro, 2025 16:06 8 Fevereiro, 2025 | Rubén Gonçalves
Definir como fonte de informação preferida
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Os portugueses têm uma verdadeira paixão pelo queijo. Seja ao pequeno-almoço, num lanche rápido ou para enriquecer uma refeição, este alimento ocupa um lugar especial na gastronomia nacional. E os números comprovam essa preferência. No entanto, já imaginou quantos quilos de queijo consome, em média, cada português por ano?

A resposta pode surpreender. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), o consumo per capita tem aumentado nos últimos anos, atingindo os 14,9 kg em 2023. “Sendo um alimento muito apreciado pelos portugueses, segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), o consumo per capita de queijo em Portugal tem vindo a aumentar nos últimos quatro anos, atingindo os 14,9 kg por ano em 2023”, refere a Forever Young.

Este crescimento reflete-se também na quantidade adquirida pelas famílias. Segundo o Tempo, este petisco é rei na alimentação dos portugueses, e, em cada ida ao supermercado, é comum que uma família portuguesa leve para casa cerca de 400 gramas de queijo, um valor que tem vindo a crescer. Com a enorme diversidade de opções disponíveis, torna-se difícil resistir.

Além disso, há uma tendência para compras mais frequentes e em maiores quantidades, o que demonstra a importância do queijo na alimentação nacional. A Bel Portugal, empresa especializada no setor, reforça essa ideia: “Este aumento reflete uma maior frequência de compra e a preferência por quantidades mais significativas, demonstrando o lugar especial que o queijo ocupa na alimentação dos portugueses”.

Variedade de opções

A preferência dos portugueses recai sobre várias variedades de queijo, mas há alguns favoritos. O queijo fatiado lidera o ranking de popularidade, com as marcas Limiano e Terra Nostra a destacarem-se neste segmento. A sua praticidade faz com que seja a escolha ideal para sandes, tostas ou até para ser consumido simples, sem acompanhamento.

Outras opções bastante apreciadas incluem o queijo prato e o queijo fresco, ambos com presença garantida nos frigoríficos nacionais. Mas o queijo não se limita a estes formatos clássicos. O mercado de snacking tem vindo a crescer, com produtos como Babybel e A Vaca que Ri a tornarem-se populares entre quem procura alternativas rápidas e nutritivas para um lanche.

A crescente preocupação com a saúde também influencia as escolhas dos consumidores. As versões light já representam quase metade do segmento de snacking, refletindo a preferência por opções mais equilibradas. “A crescente preocupação com um estilo de vida saudável faz com que as opções light sejam um segmento em crescimento, o que no caso do snacking já se traduz em quase 50% do segmento”, indica a publicação.

Os benefícios para a saúde

Mas a popularidade do queijo não se deve apenas ao seu sabor e versatilidade. Este produto tem vários benefícios nutricionais, tornando-se um verdadeiro aliado da saúde. Rico em proteínas, cálcio e vitaminas essenciais, contribui para a manutenção dos ossos, ajuda a prolongar a saciedade e fornece energia ao organismo.

A nutricionista Diana Dinis, citada pela Human Resources Portugal, realça a importância deste alimento na dieta diária: “O queijo é um alimento completo e versátil e por isso uma excelente opção para incorporar nas nossas refeições. É rico em proteínas, essenciais para a construção e reparação dos tecidos do nosso corpo, e contribui para a saciedade. Além disso, é uma excelente fonte de cálcio, vital para a saúde óssea, e de vitaminas B12 e D. Graças à sua diversidade, permite tornar a alimentação mais interessante e saborosa, ao mesmo tempo que pode ajudar a controlar o apetite evitando lanches menos saudáveis.”

A importância do queijo na alimentação dos portugueses

Em Portugal, o queijo está presente em todas as ocasiões. Seja um queijo amanteigado da Serra da Estrela, um requeijão ou um queijo curado de São Jorge, a variedade impressiona e conquista diferentes paladares. A ligação dos portugueses a este alimento tem também raízes culturais e regionais. De norte a sul do país, passando pelas ilhas, cada local tem a sua especialidade, preservando métodos de produção tradicionais que garantem a autenticidade dos sabores.

Nos últimos anos, Portugal tem conquistado reconhecimento internacional com os seus queijos. O setor tem apostado na qualidade e na inovação, levando a que algumas variedades nacionais sejam distinguidas em competições gastronómicas.

O queijo não é apenas um ingrediente, mas um símbolo da gastronomia portuguesa. Está presente em entradas, pratos principais e até sobremesas, sendo um elemento fundamental na identidade culinária do país.

Com um consumo médio de quase 15 kg por ano por pessoa, é evidente que o queijo continua a ser um dos produtos mais apreciados pelos portugueses. Além de satisfazer o paladar, oferece benefícios para a saúde e acompanha os momentos mais simples e especiais do dia a dia.

Leia também: Adeus, arroz de marisco: restaurante no Algarve fecha portas mas com uma palavra a dizer

Ciência Nacional

Portugal prepara-se para eclipse total do Sol pela primeira vez desde 1912: saiba onde e a que horas

15:10 6 Agosto, 2026 23:06 6 Agosto, 2026 | João Luís

O fenómeno será visível em todo o país, mas apenas uma pequena zona contará com o eclipse total do Sol

Algarve Saúde

Greve na saúde no Algarve exige reforço de profissionais e defesa do SNS

07:01 7 Agosto, 2026 07:07 7 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicatos denunciam falta de milhares de profissionais na região e criticam a contratação precária promovida pela ULS do Algarve

Dia de chuva e trovoada fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva, trovoada e poeiras: mau tempo chega já nesta data e estas são as regiões afetadas (não é nos Açores)

06:00 7 Agosto, 2026 13:57 6 Agosto, 2026 | João Luís

Chuva e a trovoada estão de regresso, acompanhadas por poeiras vindas do Saara. A mudança chega já nos próximos dias

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Fui castigado e não mereço”: enfermeiro com 43 anos de descontos reformou-se 6 meses antes do tempo e considera corte na pensão “injusto”

16:00 6 Agosto, 2026 16:07 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ex-enfermeiro espanhol considera o valor da sua pensão injusto, por lhe terem sido tirados 50 anos para "toda a vida", após reformar-se seis meses antes da idade legal

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva forte, trovoada e rajadas até 100 km/h: depressão vai ‘castigar’ esta região

09:30 6 Agosto, 2026 17:14 5 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Chuva por vezes fortes, trovoada e rajadas até 100 km/h deverão marcar o estado do tempo num dos arquipélagos portugueses

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Selos no para‑brisas: lei mudou mas muitos condutores não sabem que têm de levar isto no carro

20:30 6 Agosto, 2026 13:24 6 Agosto, 2026 | João Luís

A lei deixou de obrigar a ter selos no para‑brisas, mas há documentos que são obrigatórios. Saiba o que tem de levar para evitar coimas

Algarve

Creche Salta-Pocinhas precisa de 580 mil euros para abrir em Faro

15:50 6 Agosto, 2026 16:05 6 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

AIPAR precisa de angariar 580 mil euros para concluir a creche Salta-Pocinhas, que terá horário noturno e aos fins de semana

Idoso pensativo. Crédito: Freepik
Economia Europa Nacional

“Trabalhei desde os 14 anos e com 46 anos de descontos tiraram‑me 18% da pensão”: homem despedido aos 60 foi forçado a reformar‑se aos 62

21:30 6 Agosto, 2026 14:26 6 Agosto, 2026 | João Luís

Homem foi obrigado a reformar-se depois de ser despedido aos 60 com cortes na pensão: chama de “injustiça”

Algarve Cultura Gastronomia

Marisco da Ria Formosa e grandes concertos animam seis noites em Olhão

15:30 6 Agosto, 2026 15:28 6 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Festival do Marisco volta a celebrar a identidade marítima de Olhão, a gastronomia local e os produtos frescos da Ria Formosa

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Pensionistas que descontaram para a Segurança Social antes desta data podem ter um aumento no valor da reforma

18:30 5 Agosto, 2026 16:29 5 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem estava inscrito na Segurança Social até esta data pode beneficiar de um regime especial no cálculo da pensão

Bicicleta dos correios. Crédito: Freepik AI
Economia Europa

“Trabalhei toda a vida à chuva”: reformada revela o valor da pensão depois de 41 anos nos correios

20:00 5 Agosto, 2026 16:03 5 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de passar 41 anos nos correios, muitas vezes de bicicleta e debaixo de chuva, esta antiga carteira francesa reformou-se aos 62 anos

Homem com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia Europa

Homem de 82 anos vê Segurança Social negar-lhe o direito a pensão de velhice após 45 de descontos: tribunal teve a ‘última palavra’

19:00 5 Agosto, 2026 18:39 5 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Um homem espanhol ficou sem direito a receber pensão de velhice por não ter descontado o suficiente nos 15 anos anteriores à reforma

Idosa com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia Europa

“No meu tempo ganhava 150€ mas vivia melhor”: reformada compara antigo salário com pensão atual de 1.100€

16:10 5 Agosto, 2026 15:56 5 Agosto, 2026 | Luís Santos

Reformada espanhola revela como consegue gerir mensalmente uma pensão de 1.100 euros perante preços cada vez mais elevados

Carro com cartão na roda. Crédito: Foto AI
Auto

Viu um carro estacionado com cartão nas rodas? Este é o motivo (e não tem a ver com animais)

15:50 4 Agosto, 2026 14:51 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos condutores colocam pedaços de cartão junto às rodas dos carros estacionados ao sol

Anel de diamante. Crédito: Foto AI
Ciência Nacional

“Anel de diamante”: este fenómeno raro durante o eclipse solar vai durar cerca de 26 segundos e é isto que vai acontecer

21:00 6 Agosto, 2026 18:37 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Fenómeno conhecido como "anel de diamante" durará apenas cerca de 26 segundos em Portugal, durante o eclipse solar de 12 de agosto

Frango à Guia. Crédito: TripAdvisor
Algarve Gastronomia

“O verdadeiro sabor da Guia”: nesta churrasqueira algarvia da EN125 ainda pode comer “excelente frango à Guia” por 6,50€

16:40 5 Agosto, 2026 16:38 5 Agosto, 2026 | João Luís

Há uma paragem na Nacional 125 onde uma das receitas mais conhecidas de frango assado do Algarve continuam a chamar clientes durante o verão

Ciência, Nacional

Portugal prepara-se para eclipse total do Sol pela primeira vez desde 1912: saiba onde e a que horas

15:10 6 Agosto, 2026 23:06 6 Agosto, 2026 | João Luís

O fenómeno será visível em todo o país, mas apenas uma pequena zona contará com o eclipse total do Sol

Algarve, Saúde

Greve na saúde no Algarve exige reforço de profissionais e defesa do SNS

07:01 7 Agosto, 2026 07:07 7 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicatos denunciam falta de milhares de profissionais na região e criticam a contratação precária promovida pela ULS do Algarve

Dia de chuva e trovoada fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva, trovoada e poeiras: mau tempo chega já nesta data e estas são as regiões afetadas (não é nos Açores)

06:00 7 Agosto, 2026 13:57 6 Agosto, 2026 | João Luís

Chuva e a trovoada estão de regresso, acompanhadas por poeiras vindas do Saara. A mudança chega já nos próximos dias

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Fui castigado e não mereço”: enfermeiro com 43 anos de descontos reformou-se 6 meses antes do tempo e considera corte na pensão “injusto”

16:00 6 Agosto, 2026 16:07 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ex-enfermeiro espanhol considera o valor da sua pensão injusto, por lhe terem sido tirados 50 anos para "toda a vida", após reformar-se seis meses antes da idade legal

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva forte, trovoada e rajadas até 100 km/h: depressão vai ‘castigar’ esta região

09:30 6 Agosto, 2026 17:14 5 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Chuva por vezes fortes, trovoada e rajadas até 100 km/h deverão marcar o estado do tempo num dos arquipélagos portugueses

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Selos no para‑brisas: lei mudou mas muitos condutores não sabem que têm de levar isto no carro

20:30 6 Agosto, 2026 13:24 6 Agosto, 2026 | João Luís

A lei deixou de obrigar a ter selos no para‑brisas, mas há documentos que são obrigatórios. Saiba o que tem de levar para evitar coimas

Algarve

Creche Salta-Pocinhas precisa de 580 mil euros para abrir em Faro

15:50 6 Agosto, 2026 16:05 6 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

AIPAR precisa de angariar 580 mil euros para concluir a creche Salta-Pocinhas, que terá horário noturno e aos fins de semana

Idoso pensativo. Crédito: Freepik
Economia, Europa, Nacional

“Trabalhei desde os 14 anos e com 46 anos de descontos tiraram‑me 18% da pensão”: homem despedido aos 60 foi forçado a reformar‑se aos 62

21:30 6 Agosto, 2026 14:26 6 Agosto, 2026 | João Luís

Homem foi obrigado a reformar-se depois de ser despedido aos 60 com cortes na pensão: chama de “injustiça”

Algarve, Cultura, Gastronomia

Marisco da Ria Formosa e grandes concertos animam seis noites em Olhão

15:30 6 Agosto, 2026 15:28 6 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Festival do Marisco volta a celebrar a identidade marítima de Olhão, a gastronomia local e os produtos frescos da Ria Formosa

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Pensionistas que descontaram para a Segurança Social antes desta data podem ter um aumento no valor da reforma

18:30 5 Agosto, 2026 16:29 5 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem estava inscrito na Segurança Social até esta data pode beneficiar de um regime especial no cálculo da pensão

Bicicleta dos correios. Crédito: Freepik AI
Economia, Europa

“Trabalhei toda a vida à chuva”: reformada revela o valor da pensão depois de 41 anos nos correios

20:00 5 Agosto, 2026 16:03 5 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de passar 41 anos nos correios, muitas vezes de bicicleta e debaixo de chuva, esta antiga carteira francesa reformou-se aos 62 anos

Homem com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Homem de 82 anos vê Segurança Social negar-lhe o direito a pensão de velhice após 45 de descontos: tribunal teve a ‘última palavra’

19:00 5 Agosto, 2026 18:39 5 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Um homem espanhol ficou sem direito a receber pensão de velhice por não ter descontado o suficiente nos 15 anos anteriores à reforma

Idosa com expressão triste. Crédito: Freepik
Economia, Europa

“No meu tempo ganhava 150€ mas vivia melhor”: reformada compara antigo salário com pensão atual de 1.100€

16:10 5 Agosto, 2026 15:56 5 Agosto, 2026 | Luís Santos

Reformada espanhola revela como consegue gerir mensalmente uma pensão de 1.100 euros perante preços cada vez mais elevados

Carro com cartão na roda. Crédito: Foto AI
Auto

Viu um carro estacionado com cartão nas rodas? Este é o motivo (e não tem a ver com animais)

15:50 4 Agosto, 2026 14:51 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos condutores colocam pedaços de cartão junto às rodas dos carros estacionados ao sol

Anel de diamante. Crédito: Foto AI
Ciência, Nacional

“Anel de diamante”: este fenómeno raro durante o eclipse solar vai durar cerca de 26 segundos e é isto que vai acontecer

21:00 6 Agosto, 2026 18:37 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Fenómeno conhecido como "anel de diamante" durará apenas cerca de 26 segundos em Portugal, durante o eclipse solar de 12 de agosto

Frango à Guia. Crédito: TripAdvisor
Algarve, Gastronomia

“O verdadeiro sabor da Guia”: nesta churrasqueira algarvia da EN125 ainda pode comer “excelente frango à Guia” por 6,50€

16:40 5 Agosto, 2026 16:38 5 Agosto, 2026 | João Luís

Há uma paragem na Nacional 125 onde uma das receitas mais conhecidas de frango assado do Algarve continuam a chamar clientes durante o verão

Últimas Notícias

  • Greve na saúde no Algarve exige reforço de profissionais e defesa do SNS
    Greve na saúde no Algarve exige reforço de profissionais e defesa do SNS
  • Vem aí chuva, trovoada e poeiras: mau tempo chega já nesta data e estas são as regiões afetadas (não é nos Açores)
    Vem aí chuva, trovoada e poeiras: mau tempo chega já nesta data e estas são as regiões afetadas (não é nos Açores)
  • “Trabalhei desde os 14 anos e com 46 anos de descontos tiraram‑me 18% da pensão”: homem despedido aos 60 foi forçado a reformar‑se aos 62
    “Trabalhei desde os 14 anos e com 46 anos de descontos tiraram‑me 18% da pensão”: homem despedido aos 60 foi forçado a reformar‑se aos 62
  • “Anel de diamante”: este fenómeno raro durante o eclipse solar vai durar cerca de 26 segundos e é isto que vai acontecer
    “Anel de diamante”: este fenómeno raro durante o eclipse solar vai durar cerca de 26 segundos e é isto que vai acontecer
  • Selos no para‑brisas: lei mudou mas muitos condutores não sabem que têm de levar isto no carro
    Selos no para‑brisas: lei mudou mas muitos condutores não sabem que têm de levar isto no carro

Opinião

  • A Estrela da Manhã – nova saga do norueguês Karl Ove Knausgard | Por Paulo Serra
    A Estrela da Manhã – nova saga do norueguês Karl Ove Knausgard | Por Paulo Serra
  • Beatriz Garcia, 40 Anos de ECoCs, a família Ecoc e a Next Culture | Por João Palmeiro
    Beatriz Garcia, 40 Anos de ECoCs, a família Ecoc e a Next Culture | Por João Palmeiro
  • Profissional não profissionalizada – Uma reflexão de agosto | Por Ana Alexandra Resende
    Profissional não profissionalizada – Uma reflexão de agosto | Por Ana Alexandra Resende

Europe Direct Algarve

  • Beatriz Garcia, 40 Anos de ECoCs, a família Ecoc e a Next Culture | Por João Palmeiro
    Beatriz Garcia, 40 Anos de ECoCs, a família Ecoc e a Next Culture | Por João Palmeiro
  • União Europeia ‘aperta’: novas regras europeias vão proibir estas embalagens e algumas entram em vigor já nesta data
    União Europeia ‘aperta’: novas regras europeias vão proibir estas embalagens e algumas entram em vigor já nesta data
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento