Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Gastronomia, Nacional

Diz-se que é ‘rei na alimentação’: portugueses consomem em média 15kg deste alimento por ano

Este alimento ocupa um lugar especial na alimentação dos portugueses, com um consumo médio de quase 15 kg por pessoa por ano

16:00 8 Fevereiro, 2025 16:06 8 Fevereiro, 2025 | Rubén Gonçalves
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Os portugueses têm uma verdadeira paixão pelo queijo. Seja ao pequeno-almoço, num lanche rápido ou para enriquecer uma refeição, este alimento ocupa um lugar especial na gastronomia nacional. E os números comprovam essa preferência. No entanto, já imaginou quantos quilos de queijo consome, em média, cada português por ano?

A resposta pode surpreender. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), o consumo per capita tem aumentado nos últimos anos, atingindo os 14,9 kg em 2023. “Sendo um alimento muito apreciado pelos portugueses, segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), o consumo per capita de queijo em Portugal tem vindo a aumentar nos últimos quatro anos, atingindo os 14,9 kg por ano em 2023”, refere a Forever Young.

Este crescimento reflete-se também na quantidade adquirida pelas famílias. Segundo o Tempo, este petisco é rei na alimentação dos portugueses, e, em cada ida ao supermercado, é comum que uma família portuguesa leve para casa cerca de 400 gramas de queijo, um valor que tem vindo a crescer. Com a enorme diversidade de opções disponíveis, torna-se difícil resistir.

Além disso, há uma tendência para compras mais frequentes e em maiores quantidades, o que demonstra a importância do queijo na alimentação nacional. A Bel Portugal, empresa especializada no setor, reforça essa ideia: “Este aumento reflete uma maior frequência de compra e a preferência por quantidades mais significativas, demonstrando o lugar especial que o queijo ocupa na alimentação dos portugueses”.

Variedade de opções

A preferência dos portugueses recai sobre várias variedades de queijo, mas há alguns favoritos. O queijo fatiado lidera o ranking de popularidade, com as marcas Limiano e Terra Nostra a destacarem-se neste segmento. A sua praticidade faz com que seja a escolha ideal para sandes, tostas ou até para ser consumido simples, sem acompanhamento.

Outras opções bastante apreciadas incluem o queijo prato e o queijo fresco, ambos com presença garantida nos frigoríficos nacionais. Mas o queijo não se limita a estes formatos clássicos. O mercado de snacking tem vindo a crescer, com produtos como Babybel e A Vaca que Ri a tornarem-se populares entre quem procura alternativas rápidas e nutritivas para um lanche.

A crescente preocupação com a saúde também influencia as escolhas dos consumidores. As versões light já representam quase metade do segmento de snacking, refletindo a preferência por opções mais equilibradas. “A crescente preocupação com um estilo de vida saudável faz com que as opções light sejam um segmento em crescimento, o que no caso do snacking já se traduz em quase 50% do segmento”, indica a publicação.

Os benefícios para a saúde

Mas a popularidade do queijo não se deve apenas ao seu sabor e versatilidade. Este produto tem vários benefícios nutricionais, tornando-se um verdadeiro aliado da saúde. Rico em proteínas, cálcio e vitaminas essenciais, contribui para a manutenção dos ossos, ajuda a prolongar a saciedade e fornece energia ao organismo.

A nutricionista Diana Dinis, citada pela Human Resources Portugal, realça a importância deste alimento na dieta diária: “O queijo é um alimento completo e versátil e por isso uma excelente opção para incorporar nas nossas refeições. É rico em proteínas, essenciais para a construção e reparação dos tecidos do nosso corpo, e contribui para a saciedade. Além disso, é uma excelente fonte de cálcio, vital para a saúde óssea, e de vitaminas B12 e D. Graças à sua diversidade, permite tornar a alimentação mais interessante e saborosa, ao mesmo tempo que pode ajudar a controlar o apetite evitando lanches menos saudáveis.”

A importância do queijo na alimentação dos portugueses

Em Portugal, o queijo está presente em todas as ocasiões. Seja um queijo amanteigado da Serra da Estrela, um requeijão ou um queijo curado de São Jorge, a variedade impressiona e conquista diferentes paladares. A ligação dos portugueses a este alimento tem também raízes culturais e regionais. De norte a sul do país, passando pelas ilhas, cada local tem a sua especialidade, preservando métodos de produção tradicionais que garantem a autenticidade dos sabores.

Nos últimos anos, Portugal tem conquistado reconhecimento internacional com os seus queijos. O setor tem apostado na qualidade e na inovação, levando a que algumas variedades nacionais sejam distinguidas em competições gastronómicas.

O queijo não é apenas um ingrediente, mas um símbolo da gastronomia portuguesa. Está presente em entradas, pratos principais e até sobremesas, sendo um elemento fundamental na identidade culinária do país.

Com um consumo médio de quase 15 kg por ano por pessoa, é evidente que o queijo continua a ser um dos produtos mais apreciados pelos portugueses. Além de satisfazer o paladar, oferece benefícios para a saúde e acompanha os momentos mais simples e especiais do dia a dia.

Leia também: Adeus, arroz de marisco: restaurante no Algarve fecha portas mas com uma palavra a dizer

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Praça de táxis.
Economia Nacional

Novo modelo tarifário dos táxis entra em vigor a 19 de junho e nos feriados passa a haver um “agravamento do preço”

12:20 15 Junho, 2026 10:40 13 Junho, 2026 | Miguel Frazão

É a 19 de junho que entra em vigor o novo tarifário dos táxis que garante aumentos até 9% e está a gerar forte contestação no setor

Algarve Ensino

Jogos de Quelfes: projeto nascido na Escola de Marim é eleito o melhor do mundo em educação olímpica

11:53 15 Junho, 2026 11:53 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Alunos da Escola Básica de Marim foram recebidos no Salão Nobre da Câmara de Olhão após distinções nacionais e internacionais

Nacional

APA alerta para aumento do lixo urbano durante as férias de verão

12:54 15 Junho, 2026 12:58 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Campanha “Vamos Lixar o Lixo” vai percorrer seis distritos para sensibilizar a população para a separação de resíduos

Algarve Desporto Edição Papel

Casal de Loulé leva Algarve ao Mundial de Hyrox após percurso de superação, pódios e qualificação internacional

16:00 14 Junho, 2026 16:39 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de pódios em Roma e Valência, Pedro e Tânia Pereira preparam estreia no maior palco mundial de Hyrox

Algarve Cultura

Loulé debate papel dos museus na cidadania participativa

12:30 15 Junho, 2026 12:26 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Paula Cabaleiro, gestora cultural e curadora, conduz palestra sobre o papel dos museus na sociedade contemporânea

Algarve

Nuno Rio leva a Paris modelo digital para salvaguardar arquitetura tradicional

10:27 15 Junho, 2026 11:05 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Estudo usa coberturas tradicionais em telha canal, características do Algarve, como caso de aplicação

Polícia em operação de fiscalização. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Anda com isto no carro? Multas podem sair caro (e não é o seguro nem a carta de condução)

20:10 13 Junho, 2026 11:47 13 Junho, 2026 | João Luís

Não é o seguro nem a carta de condução: a falta deste documento válido no carro pode custar até 1.250 euros de multa

Opinião

Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão

09:36 15 Junho, 2026 09:40 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A independência da imprensa não depende apenas da liberdade de quem escreve; depende também da liberdade perante quem manda".

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 14 Junho, 2026 19:04 12 Junho, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva, trovoada e granizo a caminho: mau tempo neste dia e estas regiões devem sentir a maior mudança

06:00 14 Junho, 2026 11:44 13 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê aguaceiros, trovoada e queda de granizo, sobretudo nestas regiões, com descida da temperatura máxima no litoral

Testes a motor a hidrogénio. Crédito: Foto AI
Economia Europa Mundo

Estreia a nível mundial: motor 100% a hidrogénio gerou eletricidade pela primeira vez e já ‘alimentou’ este país europeu

17:20 14 Junho, 2026 16:16 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Motor gigante movido a hidrogénio forneceu pela primeira vez eletricidade a Espanha, numa busca contínua pelo uso de energias renováveis

Folha de um exame nacional. Crédito: Foto AI
Ensino Nacional

IAVE anuncia: vêm aí novas regras para os Exames Nacionais em 2026 e quem cometer estes erros pode ter classificação de zero pontos

19:40 14 Junho, 2026 12:47 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Exames Nacionais em 2026 vêm com regras mais rígidas de preenchimento que, se não forem cumpridas, podem levar à classificação de zero pontos

Sé do Porto.
Nacional Vida & Lazer

“Foi horrível”: turistas ‘revoltados’ com esta cidade portuguesa garantem nunca mais voltar a Portugal

14:30 14 Junho, 2026 02:33 14 Junho, 2026 | Luís Santos

Dois turistas relataram uma experiência negativa numa cidade portuguesa e garantem que não pretendem regressar a Portugal

Furo no pneu. Crédito: Freepik
Auto

Furou o pneu e não tem suplente? Saiba o que fazer antes de chamar o reboque

18:00 12 Junho, 2026 14:40 12 Junho, 2026 | João Luís

Muitos carros já não trazem roda suplente de fábrica. Saiba o que fazer em caso de furo e quando deve chamar assistência

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Tem um destes veículos? Pode estar isento de pagar IUC e muitos condutores não sabem

14:30 12 Junho, 2026 14:15 12 Junho, 2026 | João Luís

Nem todos os veículos pagam IUC em Portugal: fique a par das isenções e veja se se pode aplicar ao seu caso

Praça de táxis.
Economia, Nacional

Novo modelo tarifário dos táxis entra em vigor a 19 de junho e nos feriados passa a haver um “agravamento do preço”

12:20 15 Junho, 2026 10:40 13 Junho, 2026 | Miguel Frazão

É a 19 de junho que entra em vigor o novo tarifário dos táxis que garante aumentos até 9% e está a gerar forte contestação no setor

Algarve, Ensino

Jogos de Quelfes: projeto nascido na Escola de Marim é eleito o melhor do mundo em educação olímpica

11:53 15 Junho, 2026 11:53 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Alunos da Escola Básica de Marim foram recebidos no Salão Nobre da Câmara de Olhão após distinções nacionais e internacionais

Nacional

APA alerta para aumento do lixo urbano durante as férias de verão

12:54 15 Junho, 2026 12:58 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Campanha “Vamos Lixar o Lixo” vai percorrer seis distritos para sensibilizar a população para a separação de resíduos

Algarve, Desporto, Edição Papel

Casal de Loulé leva Algarve ao Mundial de Hyrox após percurso de superação, pódios e qualificação internacional

16:00 14 Junho, 2026 16:39 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de pódios em Roma e Valência, Pedro e Tânia Pereira preparam estreia no maior palco mundial de Hyrox

Algarve, Cultura

Loulé debate papel dos museus na cidadania participativa

12:30 15 Junho, 2026 12:26 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Paula Cabaleiro, gestora cultural e curadora, conduz palestra sobre o papel dos museus na sociedade contemporânea

Algarve

Nuno Rio leva a Paris modelo digital para salvaguardar arquitetura tradicional

10:27 15 Junho, 2026 11:05 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Estudo usa coberturas tradicionais em telha canal, características do Algarve, como caso de aplicação

Polícia em operação de fiscalização. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Anda com isto no carro? Multas podem sair caro (e não é o seguro nem a carta de condução)

20:10 13 Junho, 2026 11:47 13 Junho, 2026 | João Luís

Não é o seguro nem a carta de condução: a falta deste documento válido no carro pode custar até 1.250 euros de multa

Opinião

Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão

09:36 15 Junho, 2026 09:40 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A independência da imprensa não depende apenas da liberdade de quem escreve; depende também da liberdade perante quem manda".

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 14 Junho, 2026 19:04 12 Junho, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva, trovoada e granizo a caminho: mau tempo neste dia e estas regiões devem sentir a maior mudança

06:00 14 Junho, 2026 11:44 13 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê aguaceiros, trovoada e queda de granizo, sobretudo nestas regiões, com descida da temperatura máxima no litoral

Testes a motor a hidrogénio. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Mundo

Estreia a nível mundial: motor 100% a hidrogénio gerou eletricidade pela primeira vez e já ‘alimentou’ este país europeu

17:20 14 Junho, 2026 16:16 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Motor gigante movido a hidrogénio forneceu pela primeira vez eletricidade a Espanha, numa busca contínua pelo uso de energias renováveis

Folha de um exame nacional. Crédito: Foto AI
Ensino, Nacional

IAVE anuncia: vêm aí novas regras para os Exames Nacionais em 2026 e quem cometer estes erros pode ter classificação de zero pontos

19:40 14 Junho, 2026 12:47 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Exames Nacionais em 2026 vêm com regras mais rígidas de preenchimento que, se não forem cumpridas, podem levar à classificação de zero pontos

Sé do Porto.
Nacional, Vida & Lazer

“Foi horrível”: turistas ‘revoltados’ com esta cidade portuguesa garantem nunca mais voltar a Portugal

14:30 14 Junho, 2026 02:33 14 Junho, 2026 | Luís Santos

Dois turistas relataram uma experiência negativa numa cidade portuguesa e garantem que não pretendem regressar a Portugal

Furo no pneu. Crédito: Freepik
Auto

Furou o pneu e não tem suplente? Saiba o que fazer antes de chamar o reboque

18:00 12 Junho, 2026 14:40 12 Junho, 2026 | João Luís

Muitos carros já não trazem roda suplente de fábrica. Saiba o que fazer em caso de furo e quando deve chamar assistência

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Tem um destes veículos? Pode estar isento de pagar IUC e muitos condutores não sabem

14:30 12 Junho, 2026 14:15 12 Junho, 2026 | João Luís

Nem todos os veículos pagam IUC em Portugal: fique a par das isenções e veja se se pode aplicar ao seu caso

Últimas Notícias

  • Cor, liberdade e muita criatividade vão marcar o ateliê “Pintura em Movimento” em Tavira
    Cor, liberdade e muita criatividade vão marcar o ateliê “Pintura em Movimento” em Tavira
  • Vá de ‘mãos a abanar’: quatro praias portuguesas têm espreguiçadeiras e para-ventos gratuitos para os banhistas
    Vá de ‘mãos a abanar’: quatro praias portuguesas têm espreguiçadeiras e para-ventos gratuitos para os banhistas
  • APA alerta para aumento do lixo urbano durante as férias de verão
    APA alerta para aumento do lixo urbano durante as férias de verão
  • Loulé debate papel dos museus na cidadania participativa
    Loulé debate papel dos museus na cidadania participativa
  • Novo modelo tarifário dos táxis entra em vigor a 19 de junho e nos feriados passa a haver um “agravamento do preço”
    Novo modelo tarifário dos táxis entra em vigor a 19 de junho e nos feriados passa a haver um “agravamento do preço”
  • Jogos de Quelfes: projeto nascido na Escola de Marim é eleito o melhor do mundo em educação olímpica
    Jogos de Quelfes: projeto nascido na Escola de Marim é eleito o melhor do mundo em educação olímpica

Opinião

  • Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão
    Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão
  • Praias livres ou praias desorganizadas? | Por João Paulo Sousa
    Praias livres ou praias desorganizadas? | Por João Paulo Sousa
  • O urbanismo regula tudo o que respeita à vida em sociedade | Por António Nóbrega
    O urbanismo regula tudo o que respeita à vida em sociedade | Por António Nóbrega
  • Leão XIV: a coragem dos limites | Por Miguel Freitas
    Leão XIV: a coragem dos limites | Por Miguel Freitas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião
    Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião
  • Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
    Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
  • Irritações cívicas | Por Mendes Bota
    Irritações cívicas | Por Mendes Bota
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal