Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto D.R.
Cultura, Nacional, Opinião

Diversão ou ruído ensurdecedor?

Artigo de opinião da autoria do professor Daniel Graça: “(…) eventos deveriam servir para as pessoas conviverem, não é o que acontece actualmente, claro que só está lá quem quer. Creio que é impossível alguém, que viva nas imediações, descansar à noite, para não falar também nas pessoas doentes”.

19:11 18 Julho, 2022 19:59 18 Julho, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Daniel Graça*

Este verão, como em todos os outros, tenho ido a algumas festividades locais dinamizadas por grupos ou pessoas individuais que dão som e entretenimento às pessoas presentes. Contudo, de alguns anos a esta parte, o som da “música” é ensurdecedor, não se consegue conversar com ninguém porque não nos ouvimos, o peito bate ao ritmo das colunas do som, saímos desses ajuntamentos com dor de cabeça devido ao ruído. Ora, esses eventos deveriam servir para as pessoas conviverem, não é o que acontece actualmente, claro que só está lá quem quer. Creio que é impossível alguém, que viva nas imediações, descansar à noite, para não falar também nas pessoas doentes.

O Decreto-Lei 9/2007 aprovou o Regulamento Geral do Ruído, que no art.1º “estabelece o regime de prevenção e controlo da poluição sonora, visando a salvaguarda da saúde humana e o bem-estar das populações.” E no art. 2º diz que “aplica-se às actividades ruidosas permanentes e temporárias” como sejam “Espectáculos, diversões, manifestações desportivas, feiras e mercados;” e estabelece os níveis de ruído a que as pessoas podem estar sujeitas.

Consultei um estudo, da ANA – Aeroportos, publicado em 2017 o qual refere os níveis de ruído e as consequências para as pessoas, conforme a figura junta.

No mesmo estudo pode ler-se:

“Para a Organização Mundial de Saúde (1993) o limiar da incomodidade para ruído contínuo situa-se em cerca de 50 dBA, LAeq diurno, e poucas pessoas são realmente incomodadas por valores até 55 dBA. No período noturno os níveis sonoros devem situar-se 5 a 10 dBA abaixo dos valores diurnos para garantir um ambiente sonoro equilibrado.

Já para a Organização de Cooperação e desenvolvimento Económico (1990), para LAeq diurno, valores a partir de 65 dBA são inaceitáveis – “pontos negros” de ruído e níveis sonoros entre 55 e 65 dBA não asseguram conforto acústico aos residentes – “zonas cinzentas”.”  

Aquela entidade afirma que a partir de 65 decibéis é um ruído inaceitável e na tabela podemos ver que a partir de 100 decibéis é perigoso e a partir de 120 é doloroso. Não é por acaso que os funcionários nas pistas dos aeroportos andam com auriculares protectores.

A Câmara Municipal de Tavira define no PDM que as zonas de ruído são classificadas de “Mistas”, cujo limite máximo de ruído à noite é de 55 db, estabelecido pela Agência Portuguesa do Ambiente.  Não consultei o PDM de outros municípios porque não pretendi fazer uma análise comparativa.

Como não gosto de falar por falar, adquiri um decibelimetro, medi o ruído em alguns eventos e resumi os resultados na tabela seguinte.

Medi o som ambiente antes do dinamizador musical começar a actuar e em dois momentos após o início da actuação.

Como se pode ver, os valores estão muito acima do que está definido por lei. Refiro que verifiquei picos de som superiores aos máximos registados. Com estes níveis sonoros não se consegue conversar, ainda que seja em voz alta.

Saliento que nas medições do som em Santo Estêvão durante a actuação dos ranchos folclóricos as pessoas presentes podiam conversar e pareciam estar agradadas.

A amostra de resultados é pequena e serve apenas para ilustrar o meu desconforto em tais eventos.

Recordo que o Regulamento Geral do Ruído estabelece que “Atividades ruidosas temporárias – são proibidas na proximidade de:

  • Habitações, aos sábados, domingos e feriados e nos dias úteis das 20 às 8 horas;
  • Escolas durante o período de funcionamento;
  • Hospitais e estabelecimentos similares;”

Não são necessárias mais leis ou regulamentos, basta cumprir (sem ser à risca) o conjunto normativo já existente. As entidades legalmente obrigadas a fazer cumprir a lei deviam exercer o seu poder, critico muito especialmente a falta de bom-senso e sentido cívico social dos dinamizadores e organizadores dos eventos que não mostram ter qualquer consciência acerca deste assunto.

* Licenciado em Economia pelo ISEG – Lisboa;
Mestre em Educação de Adultos e Desenvolvimento Comunitário pela U. Sevilha;
Professor aposentado.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Filha cuidadora dos pais. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Deixar mais herança ao filho que cuida dos pais: é possível fazê-lo?

13:50 26 Junho, 2026 13:32 26 Junho, 2026 | João Luís

Pais podem deixar mais herança ao filho que cuida deles? Saiba o que a lei portuguesa permite, quais são os limites e como funciona a quota disponível

Algarve Economia

Lefties abre no AlgarveShopping a maior loja da marca no Algarve

08:05 26 Junho, 2026 08:09 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espaço reúne moda para toda a família e aposta em tecnologia para melhorar a experiência de compra

Militares da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

“Era o que calhava”: militares da GNR admitem extorsão sem violência contra imigrantes em Tavira

14:05 26 Junho, 2026 14:05 26 Junho, 2026 | João Luís

Militares da GNR de Tavira admitiram em tribunal ter extorquido dinheiro a imigrantes, mas negam ameaças, violência ou esquema organizado

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Prestação Social Única vai substituir 13 apoios: saiba quem pode receber e o que ainda falta decidir

13:30 26 Junho, 2026 12:25 26 Junho, 2026 | João Luís

Nova Prestação Social Única vai substituir 13 apoios sociais, mas ainda há dúvidas sobre o valor e as condições de acesso. Saiba quem pode receber

Algarve Economia

Nova loja do Intermarché no Algoz cria 45 postos de trabalho

08:44 26 Junho, 2026 10:25 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Grupo Mosqueteiros reforça aposta no Algarve com nova loja no Algoz, num investimento que cria emprego e dinamiza a economia local

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Trovoada.
Tempo

Vai de férias em julho? Previsão aponta para chuva e trovoadas nestes dias

10:50 26 Junho, 2026 10:48 26 Junho, 2026 | João Luís

Julho costuma ser sinónimo de sol e calor, mas as previsões apontam para alguns dias com maior risco de chuva e trovoadas em Portugal

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro

07:45 26 Junho, 2026 08:28 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"As instituições manifestaram o seu compromisso em colocar a cultura no centro do projeto europeu, protegendo e promovendo a liberdade artística, a diversidade cultural, a inclusão e condições justas para os artistas"

Algarve ANUNCIAR

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves com música, gastronomia e animação ao pôr do sol

07:00 25 Junho, 2026 06:38 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mirage People abrem a edição deste ano dos Sunset Secrets, num programa que inclui mais quatro concertos até 30 de julho

Portuguesa detida em Bali.
Mundo Nacional

“Um crime de segurança nacional”: portuguesa de 47 anos é apanhada com 50 munições em Bali e arrisca pena ‘severa’

08:23 25 Junho, 2026 08:12 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Portuguesa foi detida no aeroporto de Bali com 50 munições na bagagem e a lei local prevê penas que podem chegar à pena de morte

Mulheres a usar burca. Crédito: Lusa
Nacional Política

“Lei da Burca” será oficial? Chega ‘acelera discussão da proposta e quer votação antes desta data

17:20 25 Junho, 2026 18:47 25 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Partido de André Ventura quer que seja feita a votação da "Lei da Burca" antes das férias de verão do Parlamento

Xuxas. Crédito: DR
Nacional

Traficante português Xuxas quer sair da prisão: este é o plano

14:34 25 Junho, 2026 19:23 25 Junho, 2026 | João Luís

O traficante português Rúben Oliveira, conhecido como Xuxas, foi condenado a 20 anos de prisão, mas tenta agora reduzir a pena

Despiste de moto.
Nacional

Marido assiste à morte da mulher num acidente de moto no dia de aniversário de casamento

14:41 23 Junho, 2026 14:27 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Empresária de Coruche morre em acidente de moto assistido pelo marido exatamente no dia do aniversário de casamento

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Julho traz dinheiro extra para pensionistas: saiba quando chega o pagamento à conta

09:58 23 Junho, 2026 09:58 23 Junho, 2026 | João Luís

O pagamento de julho chega com um reforço importante para muitos pensionistas. Veja a data prevista e os valores

Avião da Emirates.
Mundo Vida & Lazer

Emirates quer ‘reconquistar’ a confiança dos passageiros e tem estadias gratuitas para todos num hotel de 5 estrelas

12:25 23 Junho, 2026 12:25 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Companhia aérea Emirates lançou uma campanha de verão que inclui estadias gratuitas num hotel de luxo no Dubai para passageiros elegíveis

Filha cuidadora dos pais. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Deixar mais herança ao filho que cuida dos pais: é possível fazê-lo?

13:50 26 Junho, 2026 13:32 26 Junho, 2026 | João Luís

Pais podem deixar mais herança ao filho que cuida deles? Saiba o que a lei portuguesa permite, quais são os limites e como funciona a quota disponível

Algarve, Economia

Lefties abre no AlgarveShopping a maior loja da marca no Algarve

08:05 26 Junho, 2026 08:09 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espaço reúne moda para toda a família e aposta em tecnologia para melhorar a experiência de compra

Militares da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

“Era o que calhava”: militares da GNR admitem extorsão sem violência contra imigrantes em Tavira

14:05 26 Junho, 2026 14:05 26 Junho, 2026 | João Luís

Militares da GNR de Tavira admitiram em tribunal ter extorquido dinheiro a imigrantes, mas negam ameaças, violência ou esquema organizado

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Prestação Social Única vai substituir 13 apoios: saiba quem pode receber e o que ainda falta decidir

13:30 26 Junho, 2026 12:25 26 Junho, 2026 | João Luís

Nova Prestação Social Única vai substituir 13 apoios sociais, mas ainda há dúvidas sobre o valor e as condições de acesso. Saiba quem pode receber

Algarve, Economia

Nova loja do Intermarché no Algoz cria 45 postos de trabalho

08:44 26 Junho, 2026 10:25 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Grupo Mosqueteiros reforça aposta no Algarve com nova loja no Algoz, num investimento que cria emprego e dinamiza a economia local

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional, Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Trovoada.
Tempo

Vai de férias em julho? Previsão aponta para chuva e trovoadas nestes dias

10:50 26 Junho, 2026 10:48 26 Junho, 2026 | João Luís

Julho costuma ser sinónimo de sol e calor, mas as previsões apontam para alguns dias com maior risco de chuva e trovoadas em Portugal

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro

07:45 26 Junho, 2026 08:28 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"As instituições manifestaram o seu compromisso em colocar a cultura no centro do projeto europeu, protegendo e promovendo a liberdade artística, a diversidade cultural, a inclusão e condições justas para os artistas"

Algarve, ANUNCIAR

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves com música, gastronomia e animação ao pôr do sol

07:00 25 Junho, 2026 06:38 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mirage People abrem a edição deste ano dos Sunset Secrets, num programa que inclui mais quatro concertos até 30 de julho

Portuguesa detida em Bali.
Mundo, Nacional

“Um crime de segurança nacional”: portuguesa de 47 anos é apanhada com 50 munições em Bali e arrisca pena ‘severa’

08:23 25 Junho, 2026 08:12 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Portuguesa foi detida no aeroporto de Bali com 50 munições na bagagem e a lei local prevê penas que podem chegar à pena de morte

Mulheres a usar burca. Crédito: Lusa
Nacional, Política

“Lei da Burca” será oficial? Chega ‘acelera discussão da proposta e quer votação antes desta data

17:20 25 Junho, 2026 18:47 25 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Partido de André Ventura quer que seja feita a votação da "Lei da Burca" antes das férias de verão do Parlamento

Xuxas. Crédito: DR
Nacional

Traficante português Xuxas quer sair da prisão: este é o plano

14:34 25 Junho, 2026 19:23 25 Junho, 2026 | João Luís

O traficante português Rúben Oliveira, conhecido como Xuxas, foi condenado a 20 anos de prisão, mas tenta agora reduzir a pena

Despiste de moto.
Nacional

Marido assiste à morte da mulher num acidente de moto no dia de aniversário de casamento

14:41 23 Junho, 2026 14:27 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Empresária de Coruche morre em acidente de moto assistido pelo marido exatamente no dia do aniversário de casamento

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Julho traz dinheiro extra para pensionistas: saiba quando chega o pagamento à conta

09:58 23 Junho, 2026 09:58 23 Junho, 2026 | João Luís

O pagamento de julho chega com um reforço importante para muitos pensionistas. Veja a data prevista e os valores

Avião da Emirates.
Mundo, Vida & Lazer

Emirates quer ‘reconquistar’ a confiança dos passageiros e tem estadias gratuitas para todos num hotel de 5 estrelas

12:25 23 Junho, 2026 12:25 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Companhia aérea Emirates lançou uma campanha de verão que inclui estadias gratuitas num hotel de luxo no Dubai para passageiros elegíveis

Últimas Notícias

  • “Era o que calhava”: militares da GNR admitem extorsão sem violência contra imigrantes em Tavira
    “Era o que calhava”: militares da GNR admitem extorsão sem violência contra imigrantes em Tavira
  • Deixar mais herança ao filho que cuida dos pais: é possível fazê-lo?
    Deixar mais herança ao filho que cuida dos pais: é possível fazê-lo?
  • Prestação Social Única vai substituir 13 apoios: saiba quem pode receber e o que ainda falta decidir
    Prestação Social Única vai substituir 13 apoios: saiba quem pode receber e o que ainda falta decidir
  • Castelo de Silves encerra mais cedo às quintas-feiras de julho devido ao Sunset Secrets
    Castelo de Silves encerra mais cedo às quintas-feiras de julho devido ao Sunset Secrets
  • Loulé pede reforço da segurança ao ministro da Administração Interna
    Loulé pede reforço da segurança ao ministro da Administração Interna

Opinião

  • Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro
    Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro
  • Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega
    Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega
  • Bilhete Postal: A criança e as bombas de guerra | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: A criança e as bombas de guerra | Por Eduardo Costa

Europe Direct Algarve

  • Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro
    Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro
  • Algarve e Andaluzia lançam nova fase do projeto EURES Transfronteiriço
    Algarve e Andaluzia lançam nova fase do projeto EURES Transfronteiriço
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal