Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Nacional

Dinheiro ou cartão? Qual a melhor solução de pagamento?

Depois de séculos em que os humanos pagavam as suas transações comerciais com formas de dinheiro físicas (moedas e notas), em meados do séc. XX, uma inovação veio alterar o paradigma e trazer-nos os pagamentos eletrónicos com cartão

10:44 7 Março, 2024 12:57 7 Março, 2024
João Pedro LuísJoão Pedro LuísJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Depois de séculos em que os humanos pagavam as suas transações comerciais com formas de dinheiro físicas (moedas e notas), em meados do séc. XX, uma inovação veio alterar o paradigma e trazer-nos os pagamentos eletrónicos com cartão.

Mais de cem anos depois da Western Union ter criado o primeiro cartão de crédito da história (1914), o uso deste dispositivo de pagamento está amplamente disseminado e, inclusive, tem vindo a “ameaçar” tornar-se hegemónica com a introdução do contactless.

Dito isto, qual será a melhor solução de pagamento? As notas e moedas ou os cartões?

Dinheiro ou cartão, qual a melhor solução?

A resposta a esta pergunta tem muitas dimensões, dimensões que vamos procurar explorar agora:

• Segurança

Depois de desmistificadas as inúmeras, erradas, assunções que consumidores e comerciantes alimentavam sobre a segurança dos cartões, hoje em dia é comummente aceite que transportar e pagar com cartão de crédito ou débito é perfeitamente seguro.

Prova disso é o cartão de crédito UNIBANCO que traz um significativo aporte de segurança, já que, através dos serviços 3D Secure, MB net (cartões virtuais que podem ser associados ao seu cartão) e alertas de segurança, o consumidor será sempre alertado quando ultrapassar o limite máximo por transação que este definiu.

Ao contrário do que acontece com notas e moedas, mesmo que perca ou alguém roube o cartão, é possível, imediatamente, cancelá-lo e não se ver privado do dinheiro.

• Comodidade

Ao invés de carregar grandes quantidades de dinheiro físico na carteira, os cartões de crédito dão-lhe a possibilidade de pagar as suas compras de forma simples e rápida através da mera aproximação (via contactless) do mesmo de um terminal de pagamentos.

• Taxas

Como se percebe, ao pagar com notas ou moedas, não terá de pagar quaisquer taxas adicionais. Já no caso de um cartão de crédito, a sua utilização pode implicar o pagamento de taxas de juro.

A isto é necessário, igualmente, adicionar os limites mínimos de gastos que alguns estabelecimentos impõem aos clientes para que estes possam utilizar o cartão no pagamento das compras.

• Poupança

A única forma de pouparmos num pagamento com dinheiro físico é, claramente, não o gastar. Por sua vez, neste campo, o cartão de crédito é bem mais flexível graças à funcionalidade cashback.

Cashback, “devolução” em português, é, na prática, uma funcionalidade que permite ao consumidor receber de volta, mensalmente, uma percentagem daquilo que gastou em compras.

Por norma, esta percentagem (pré-estabelecida pelo banco emissor do cartão), varia entre 1% e 3% permitindo-lhe poupar um valor assinalável todos os meses.

Neste ponto, devemos sublinhar que, uma vez que a percentagem está diretamente ligada ao valor de compras efetuado, aconselha-se que o consumidor utilize o cartão de crédito em compras de valor mais elevado para que a poupança seja maximizada.

Voltando ao exemplo do UNIBANCO, para além da segurança, o cartão desta instituição de crédito vem com a funcionalidade cashback que lhe permitirá receber até 200€ de volta nas compras realizadas durante os primeiros 12 meses.

No caso do UNIBANCO, os valores de cashback oscilam entre os 20 euros mensais para um montante de compras ou adiantamento de numerário a crédito igual ou superior a 500 euros e os 5 euros mensais para um valor entre 100 e 299 euros em compras e adiantamentos.

Para além desta possibilidade de receber de volta uma parte daquilo que gastou, o cliente terá, igualmente, acesso à possibilidade de fracionar os pagamentos em 3 vezes sem juros, para compras superiores a 150€ e caso pague os fracionamentos na totalidade, 20 a 50 dias de crédito sem juros, descontos em gastronomia, turismo e bem-estar  e acesso à funcionalidade Mealheiro que, na prática, possibilita-lhe acumular 5% de todas as compras que realizar com o seu cartão de crédito UNIBANCO e, após 12 meses, o UNIBANCO oferece-lhe 1,5%, sobre o valor acumulado.

Conclusão

A utilização de cartões de crédito e débito trazem-nos mais segurança, comodidade, rapidez e ainda nos dão a possibilidade de recebermos de volta uma parte daquilo que gastamos.

Contudo, como toda a bela tem o seu senão, a utilização dos cartões pode comportar o pagamento de taxas de juro, algo que não acontece com o dinheiro físico.

Apesar da maior ou menor nostalgia que possamos sentir relativamente às notas e moedas, a verdade é que a sociedade de consumo está a organizar-se para que, dentro de alguns anos, todas as transações se façam sem o auxílio de dinheiro físico, por isso, o provável é que a melhor solução de pagamento seja, agora e no futuro, o cartão.

Idosa a contar o dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Reformados vão receber menos 93 euros já em novembro: CGA começa a enviar cartas e exige devolução de dinheiro

15:40 28 Outubro, 2026 14:54 28 Outubro, 2026

Quase três mil pensionistas estão a ser notificados de uma redução no valor da reforma. Além de receberem menos, terão de devolver dinheiro pago indevidamente

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

Universidade do Algarve.
Algarve Ensino

Tem 50 anos ou mais? Universidade do Algarve abriu aulas sem exames e não exige habilitações académicas

16:10 28 Outubro, 2026 12:47 28 Outubro, 2026

Universidade do Algarve criou um programa para maiores de 50 anos, com aulas de diferentes áreas e horários flexíveis

Jovem com tonturas.
Saúde

Quando se levanta rapidamente da cama fica com tonturas durante alguns segundos? Saiba o que pode estar a acontecer

17:10 28 Outubro, 2026 11:18 28 Outubro, 2026

Sentir tonturas ao levantar-se rapidamente pode estar relacionado com uma descida temporária da tensão arterial

Opinião

Do pedestal da nobreza à realidade quotidiana | Por José Figueiredo Santos

18:51 28 Outubro, 2026 18:51 28 Outubro, 2026

"Não tenho brasão, reconheço. Mas tenho uma vantagem de ninguém me exigir que faça manutenção heráldica"

Mulher a carregar um carro elétrico.
Auto Nacional

Governo anuncia apoio até 80% para comprar carros elétricos: mais de 20 mil veículos abrangidos

16:50 28 Outubro, 2026 14:57 28 Outubro, 2026

Novo incentivo anunciado esta quarta-feira poderá financiar até 80% da aquisição de veículos elétricos para famílias com menos recursos

Fábio Paim.
Algarve

Fábio Paim reage após ser acusado de violar jovem em Faro: “Acusação não é condenação”

12:10 28 Outubro, 2026 11:42 28 Outubro, 2026

Antigo futebolista quebrou o silêncio sobre a acusação de violação de uma estudante em Faro e garante que vai provar a sua inocência

Algarve Cultura

Tavira reforça programação cultural com novas parcerias com Culturgest, Cinemateca e Instituto de Artes de Circo

15:50 28 Outubro, 2026 15:52 28 Outubro, 2026

Município aprovou três acordos de cooperação cultural para trazer mais teatro, dança, cinema e circo contemporâneo ao Teatro António Pinheiro

Opinião Política

A extrema-esquerda acordou. A renda tocou o despertador | Por Tiago Manuel

09:50 28 Outubro, 2026 09:54 28 Outubro, 2026

"Voltar à luta de classes exige mais do que recuperar o vocabulário. Exige estar onde os salários falham, onde as rendas expulsam e onde trabalhar deixou de garantir autonomia"

Mulher com alergia a gatos.
Animais Saúde

É alérgico a gatos? Ciência mostra que afinal o problema não está propriamente no pelo

15:30 28 Outubro, 2026 12:22 28 Outubro, 2026

Alergia aos gatos está associada a proteínas presentes na saliva e na pele dos animais, que se espalham pela casa

Cidade às escuras. Crédito: Freepik
Animais Nacional

Mega apagão marcado para 30 de outubro: população desafiada a desligar as luzes durante três horas

15:10 27 Outubro, 2026 14:10 27 Outubro, 2026

O mega apagão está marcado para sexta-feira, 30 de outubro, entre as 20h00 e as 23h00. Municípios, hotéis e até um aeroporto deverão aderir à iniciativa

Algarve Política

Conceição Cabrita volta ao Tribunal de Faro em julgamento por suspeitas de corrupção

18:20 27 Outubro, 2026 18:22 27 Outubro, 2026

Tribunal de Faro ouviu quatro arguidos no processo de alegada corrupção que envolve a ex-presidente da Câmara de Vila Real de Santo António

Tempo

Halloween e feriado de Todos os Santos com surpresa nos termómetros: temperaturas podem chegar aos 26 ºC nestas regiões

18:10 27 Outubro, 2026 14:04 27 Outubro, 2026

Último fim de semana de outubro promete surpreender os portugueses. A chuva deverá ficar afastada e os termómetros poderão atingir os 26 ºC

Opinião

Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman

18:36 27 Outubro, 2026 18:36 27 Outubro, 2026

"Queremos verdadeiramente saber se Fábio Paim é culpado, ou estamos apenas à espera que um tribunal confirme aquilo que já decidimos acreditar?"

Cultura Europe Direct Algarve

Vila Real de Santo António recebe lançamento de livro sobre as fronteiras ibéricas e a Batalha do Guadiana

11:20 27 Outubro, 2026 11:11 27 Outubro, 2026

Fernando Pessanha participa no lançamento de obra sobre as fronteiras ibéricas, com destaque para um episódio da história militar de 1801

Auto

Perdeu a carta de condução? IMT explica como pedir uma nova sem sair de casa e com 10% de desconto

19:30 26 Outubro, 2026 15:53 26 Outubro, 2026

O IMT esclarece que os condutores portugueses podem pedir uma segunda via da carta de condução pela Internet

Idosa a contar o dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Reformados vão receber menos 93 euros já em novembro: CGA começa a enviar cartas e exige devolução de dinheiro

15:40 28 Outubro, 2026 14:54 28 Outubro, 2026

Quase três mil pensionistas estão a ser notificados de uma redução no valor da reforma. Além de receberem menos, terão de devolver dinheiro pago indevidamente

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

Universidade do Algarve.
Algarve, Ensino

Tem 50 anos ou mais? Universidade do Algarve abriu aulas sem exames e não exige habilitações académicas

16:10 28 Outubro, 2026 12:47 28 Outubro, 2026

Universidade do Algarve criou um programa para maiores de 50 anos, com aulas de diferentes áreas e horários flexíveis

Jovem com tonturas.
Saúde

Quando se levanta rapidamente da cama fica com tonturas durante alguns segundos? Saiba o que pode estar a acontecer

17:10 28 Outubro, 2026 11:18 28 Outubro, 2026

Sentir tonturas ao levantar-se rapidamente pode estar relacionado com uma descida temporária da tensão arterial

Opinião

Do pedestal da nobreza à realidade quotidiana | Por José Figueiredo Santos

18:51 28 Outubro, 2026 18:51 28 Outubro, 2026

"Não tenho brasão, reconheço. Mas tenho uma vantagem de ninguém me exigir que faça manutenção heráldica"

Mulher a carregar um carro elétrico.
Auto, Nacional

Governo anuncia apoio até 80% para comprar carros elétricos: mais de 20 mil veículos abrangidos

16:50 28 Outubro, 2026 14:57 28 Outubro, 2026

Novo incentivo anunciado esta quarta-feira poderá financiar até 80% da aquisição de veículos elétricos para famílias com menos recursos

Fábio Paim.
Algarve

Fábio Paim reage após ser acusado de violar jovem em Faro: “Acusação não é condenação”

12:10 28 Outubro, 2026 11:42 28 Outubro, 2026

Antigo futebolista quebrou o silêncio sobre a acusação de violação de uma estudante em Faro e garante que vai provar a sua inocência

Algarve, Cultura

Tavira reforça programação cultural com novas parcerias com Culturgest, Cinemateca e Instituto de Artes de Circo

15:50 28 Outubro, 2026 15:52 28 Outubro, 2026

Município aprovou três acordos de cooperação cultural para trazer mais teatro, dança, cinema e circo contemporâneo ao Teatro António Pinheiro

Opinião, Política

A extrema-esquerda acordou. A renda tocou o despertador | Por Tiago Manuel

09:50 28 Outubro, 2026 09:54 28 Outubro, 2026

"Voltar à luta de classes exige mais do que recuperar o vocabulário. Exige estar onde os salários falham, onde as rendas expulsam e onde trabalhar deixou de garantir autonomia"

Mulher com alergia a gatos.
Animais, Saúde

É alérgico a gatos? Ciência mostra que afinal o problema não está propriamente no pelo

15:30 28 Outubro, 2026 12:22 28 Outubro, 2026

Alergia aos gatos está associada a proteínas presentes na saliva e na pele dos animais, que se espalham pela casa

Cidade às escuras. Crédito: Freepik
Animais, Nacional

Mega apagão marcado para 30 de outubro: população desafiada a desligar as luzes durante três horas

15:10 27 Outubro, 2026 14:10 27 Outubro, 2026

O mega apagão está marcado para sexta-feira, 30 de outubro, entre as 20h00 e as 23h00. Municípios, hotéis e até um aeroporto deverão aderir à iniciativa

Algarve, Política

Conceição Cabrita volta ao Tribunal de Faro em julgamento por suspeitas de corrupção

18:20 27 Outubro, 2026 18:22 27 Outubro, 2026

Tribunal de Faro ouviu quatro arguidos no processo de alegada corrupção que envolve a ex-presidente da Câmara de Vila Real de Santo António

Tempo

Halloween e feriado de Todos os Santos com surpresa nos termómetros: temperaturas podem chegar aos 26 ºC nestas regiões

18:10 27 Outubro, 2026 14:04 27 Outubro, 2026

Último fim de semana de outubro promete surpreender os portugueses. A chuva deverá ficar afastada e os termómetros poderão atingir os 26 ºC

Opinião

Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman

18:36 27 Outubro, 2026 18:36 27 Outubro, 2026

"Queremos verdadeiramente saber se Fábio Paim é culpado, ou estamos apenas à espera que um tribunal confirme aquilo que já decidimos acreditar?"

Cultura, Europe Direct Algarve

Vila Real de Santo António recebe lançamento de livro sobre as fronteiras ibéricas e a Batalha do Guadiana

11:20 27 Outubro, 2026 11:11 27 Outubro, 2026

Fernando Pessanha participa no lançamento de obra sobre as fronteiras ibéricas, com destaque para um episódio da história militar de 1801

Auto

Perdeu a carta de condução? IMT explica como pedir uma nova sem sair de casa e com 10% de desconto

19:30 26 Outubro, 2026 15:53 26 Outubro, 2026

O IMT esclarece que os condutores portugueses podem pedir uma segunda via da carta de condução pela Internet

Últimas Notícias

  • Novo aeroporto de Lisboa dá passo decisivo em janeiro: Governo revela calendário para Alcochete
    Novo aeroporto de Lisboa dá passo decisivo em janeiro: Governo revela calendário para Alcochete
  • Jovens do Algarve, Alentejo e Andaluzia apresentam seis propostas à Comissão Europeia para reforçar a democracia
    Jovens do Algarve, Alentejo e Andaluzia apresentam seis propostas à Comissão Europeia para reforçar a democracia
  • Pagamento com cartão que não autorizou? Como reclamar e quais são as regras de reembolso
    Pagamento com cartão que não autorizou? Como reclamar e quais são as regras de reembolso
  • Tartaruga-marinha Molly regressa ao oceano no Algarve após 20 anos sob cuidados humanos
    Tartaruga-marinha Molly regressa ao oceano no Algarve após 20 anos sob cuidados humanos
  • Fisco deixa aviso sobre “aniversário que não pode esquecer”: alguns condutores têm até sábado para pagar este imposto
    Fisco deixa aviso sobre “aniversário que não pode esquecer”: alguns condutores têm até sábado para pagar este imposto

Opinião

  • Do pedestal da nobreza à realidade quotidiana | Por José Figueiredo Santos
    Do pedestal da nobreza à realidade quotidiana | Por José Figueiredo Santos
  • Brasil caiu na teia do petismo: o poder, o STF e a democracia sob pressão | Por João Rúben Silva
    Brasil caiu na teia do petismo: o poder, o STF e a democracia sob pressão | Por João Rúben Silva
  • A habitação num país de contrastes
    A habitação num país de contrastes

Europe Direct Algarve

  • Jovens do Algarve, Alentejo e Andaluzia apresentam seis propostas à Comissão Europeia para reforçar a democracia
    Jovens do Algarve, Alentejo e Andaluzia apresentam seis propostas à Comissão Europeia para reforçar a democracia
  • Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas
    Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal