Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Freepik
Nacional, Vida & Lazer

Descubra os cinco lugares em Portugal onde os residentes fazem férias para ‘fugir’ dos turistas

Durante o verão, os residentes em Portugal ‘fogem’ de cidades, como Lisboa e Faro e optam por destinos mais ‘discretos’ para férias no país

17:40 14 Junho, 2025 17:18 14 Junho, 2025
Miguel FrazãoMiguel FrazãoJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Durante os meses de verão, os visitantes estrangeiros espalham-se por Portugal de norte a sul, atraídos pelas praias, vilas costeiras e cidades históricas. No entanto, os portugueses tendem a fazer escolhas diferentes quando chega a hora de planear férias. Alguns dos destinos mais populares entre turistas internacionais são precisamente os que os residentes nacionais tentam evitar nesta altura do ano.

A capital, as praias mais conhecidas do Algarve e até certos pontos do Alentejo entram nesta equação. Mas há também lugares mais resguardados que se tornaram favoritos dos locais e vão desde pequenas vilas no interior até praias discretas.

Residentes ‘fogem’ de Lisboa no verão

De acordo com o jornal britânico The Sun, Lisboa é um dos destinos preferidos dos turistas, mas não dos seus habitantes no pico do verão. Em agosto, é comum os lisboetas procurarem outras paragens para escapar ao calor, deixando a cidade para os visitantes. A capital continua, no entanto, a atrair estrangeiros com os seus azulejos coloridos, pastelarias e miradouros.

Segundo a mesma fonte, a maioria dos que circula pelas ruas da cidade durante o mês mais quente do ano são turistas. A tendência é trocá-la pelo litoral ou por zonas mais verdes do interior.

Faro e Albufeira para visitantes internacionais

No sul do país, Faro surge como outra escolha frequente dos visitantes estrangeiros. A cidade, com aeroporto internacional, é frequentemente usada como ponto de entrada para o Algarve. Conforme o The Sun, embora seja uma base prática, não é o destino de eleição dos portugueses para passar férias.

Mais a oeste, Albufeira é apontada como um dos locais mais procurados por turistas britânicos. A Cidade Velha, os bares, as excursões de barco e as praias fazem da mesma um polo de atração. No entanto, escreve a publicação britânica que os portugueses raramente escolhem Albufeira para as suas férias, preferindo evitar os locais mais sobrelotados.

Comporta ganha fama e perde os locais

Situada na região do Alentejo, a Comporta foi, durante anos, um refúgio conhecido apenas por alguns. Segundo o The Sun, a zona era frequentada sobretudo por portugueses endinheirados. Mas o crescente interesse internacional, incluindo figuras públicas, como o príncipe Harry e Meghan Markle, alterou essa dinâmica.

De acordo com a mesma fonte, o aumento da procura internacional levou muitos residentes a procurar novos locais onde possam manter a tranquilidade das suas férias.

Carvoeiro e Portimão: praias populares, mas não para todos

Mais a oeste no Algarve, Carvoeiro e a vizinha Portimão são outras localidades com grande afluência turística. Segundo o The Sun, mesmo durante os anos da pandemia, estas zonas mantiveram um número elevado de visitantes. A Praia da Rocha, em particular, é frequentemente associada a turistas estrangeiros.

Acrescenta a publicação que, apesar da beleza natural da costa, os portugueses acabam por se afastar destes locais nos meses de maior movimento.

Recomendamos: Nem Ibiza, nem Maiorca: esta ilha paradisíaca fica a 2 horas de Portugal e tem praias de água cristalina com água quase a 30 ºC

Tavira e Olhão entre as escolhas dos residentes

Por outro lado, há lugares que continuam a atrair sobretudo portugueses. Tavira é um desses exemplos. De acordo com o The Sun, a cidade algarvia mantém características que agradam aos locais: ruas tranquilas, praias acessíveis e temperaturas marítimas mais amenas.

Conforme a mesma fonte, áreas próximas, como a vila de Cabanas, também são procuradas por quem vive em Portugal. O mesmo se aplica a Olhão, de onde partem barcos para várias ilhas da Ria Formosa, nomeadamente a ilha do Farol e a ilha Deserta. Refere a publicação que estas ilhas continuam a ser locais pouco frequentados por turistas.

Serra da Lousã para quem prefere o interior

Fora do litoral, a Serra da Lousã é outro destino em ascensão entre portugueses. Escreve o The Sun que esta zona montanhosa, perto de Coimbra, oferece alternativas à praia: aldeias de xisto, trilhos na natureza e piscinas naturais. Estas últimas, segundo a mesma fonte, são especialmente populares no verão.

Gerês para escapar de tudo

No extremo norte do país, o Parque Nacional da Peneda-Gerês é um refúgio para muitos. De acordo com o The Sun, os residentes procuram ali o contacto com a natureza, trilhos e cascatas. As termas das Caldas do Gerês são também destacadas como ponto de interesse para quem procura tranquilidade.

Milfontes mantém atratividade entre portugueses

Mais a sul no Alentejo, Vila Nova de Milfontes continua a ser um destino de férias privilegiado para muitos portugueses. Sublinha a mesma fonte que as suas praias, o marisco e o ambiente familiar fazem com que muitos locais reservem alojamento com meses de antecedência. A cidade mantém-se, para já, fora dos circuitos de turismo de massas.

Locais e visitantes seguem caminhos distintos

A separação entre destinos de turistas e de locais em Portugal continua a ser visível durante o verão. Cidades, como Lisboa, Faro ou Albufeira enchem-se de visitantes estrangeiros, enquanto os portugueses preferem lugares mais recatados, sejam eles junto ao mar ou nas montanhas do interior.

A distinção entre os dois tipos de viajantes está, muitas vezes, ligada à procura de tranquilidade e autenticidade, critérios que continuam a guiar os residentes na escolha do seu destino de férias.

Leia também: Viu uma garrafa de água no tejadilho de um carro? Descubra o significado deste “sinal secreto”

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Governo avisa: estes trabalhadores têm até 31 de outubro para entregar declaração à Segurança Social

14:50 19 Outubro, 2026 14:06 19 Outubro, 2026

A Segurança Social voltou a alertar para uma obrigação que termina a 31 de outubro

Algarve

Incêndio destrói camião de recolha de resíduos e leva Silves a apelar ao civismo

14:20 19 Outubro, 2026 14:17 19 Outubro, 2026

Câmara de Silves alerta que a deposição de resíduos em brasa colocou em risco um camião municipal e a segurança dos trabalhadores

Quiosque Volta. Crédito: Website Volta | DR
Economia Nacional

Supermercados podem recusar vales Volta, mas há uma forma de recuperar o dinheiro que muitos desconhecem

20:40 19 Outubro, 2026 14:41 19 Outubro, 2026

Quem devolve garrafas e latas nas máquinas do sistema Volta recebe um vale que pode utilizar nas compras

Sandes em papel de alumínio. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

O papel de alumínio tem um lado brilhante e outro baço: saiba qual deve ficar em contacto com a comida

10:20 19 Outubro, 2026 19:57 18 Outubro, 2026

A diferença entre as duas faces do papel de alumínio gera dúvidas na cozinha, mas a explicação está no processo de fabrico

Algarve Desporto

Albufeira aumenta em cerca de 15% o apoio à formação desportiva

16:40 19 Outubro, 2026 16:42 19 Outubro, 2026

Investimento municipal na formação desportiva cresce cerca de 15%, enquanto Albufeira prepara novas regras de apoio aos clubes

Algarve Nacional

Academia Próxima Geração abre 25 vagas e quer envolver jovens do Algarve

17:34 19 Outubro, 2026 17:34 19 Outubro, 2026

Formação cívica e política para jovens dos 16 aos 30 anos recebe candidaturas até 9 de novembro. Quinta edição decorre entre fevereiro e maio de 2027

Pastéis de Bacalhau.
Gastronomia

Adeus pastéis de bacalhau? Iguaria tradicional pode desaparecer destes locais ainda em 2026

15:40 19 Outubro, 2026 15:25 19 Outubro, 2026

Novas orientações para os refeitórios escolares afastam vários alimentos habituais das ementas e reforçam peixe, legumes e fruta

Ensino Europe Direct Algarve

Olhão recebe alunos de Espanha e Alemanha em projeto Erasmus dedicado às lendas europeias

09:30 19 Outubro, 2026 09:31 19 Outubro, 2026

Alunos de três países encerraram em Olhão um projeto Erasmus dedicado a lendas, tradições e identidade europeia, com recurso à inteligência artificial

Air Fryer. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Coloca papel vegetal na air fryer antes de a ligar? Há um erro que pode provocar um incêndio

16:30 19 Outubro, 2026 22:47 18 Outubro, 2026

Papel vegetal pode ser usado na air fryer, mas nunca deve ficar sozinho no cesto durante o pré-aquecimento

Cozinha moderna. Crédito: Freepik AI
Saúde Vida & Lazer

Cardiologista deixou de usar estes utensílios na cozinha e alerta para possíveis riscos para o coração

20:30 18 Outubro, 2026 13:45 18 Outubro, 2026

Há utensílios presentes em praticamente todas as cozinhas que podem aumentar a exposição a microplásticos

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Este radar esteve entre os que mais infrações registaram em Portugal: fica no Algarve

18:40 18 Outubro, 2026 18:33 18 Outubro, 2026

Um radar instalado no Algarve foi identificado pela ANSR entre os cinco locais do SINCRO com maior número de infrações

A produtora de conteúdos digitais, Mia, de 26 anos | Crédito: Reprodução TikTok
Algarve Nacional

Influenciadora algarvia detida por suspeita de encomendar rapto de seguidor. Pensou que tinha sido burlada

13:10 17 Outubro, 2026 13:15 17 Outubro, 2026

Disputa por 3.500 euros de uma viagem à Grécia terá motivado o alegado rapto. Os dois suspeitos ficaram sujeitos a apresentações três vezes por semana

Máquina de lavar loiça. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

A loiça sai suja da máquina? Especialista revela o erro com o detergente que muitos cometem

15:40 18 Outubro, 2026 13:50 18 Outubro, 2026

Se a loiça na máquina de lavar continua suja depois de um ciclo completo, pode estar a cometer um erro comum com o detergente

Kefir de leite.
Gastronomia

Chamam-lhe ‘flor do iogurte’ e está cada vez mais na moda: conheça o alimento que pode prevenir doenças gastrointestinais

14:20 18 Outubro, 2026 14:02 13 Outubro, 2026

Kefir resulta da fermentação do leite ou da água e destaca-se pela presença de microrganismos associados ao equilíbrio intestinal

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada este sábado: IPMA emite aviso amarelo nestes cinco distritos e há risco de granizo

08:35 17 Outubro, 2026 08:35 17 Outubro, 2026

Cinco distritos têm aviso amarelo este sábado devido à possibilidade de trovoada, chuva forte e granizo. Saiba os horários

Opinião

Numeiro, o Grande Gatsby português | Por André Leman

15:36 16 Outubro, 2026 15:36 16 Outubro, 2026

"Talvez seja essa a grande lição que o Grande Gatsby português ainda esteja a tempo de aprender: o dinheiro pode comprar o convite, o champanhe e até a companhia. Mas nunca poderá comprar a sinceridade de quem levanta o copo"

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Governo avisa: estes trabalhadores têm até 31 de outubro para entregar declaração à Segurança Social

14:50 19 Outubro, 2026 14:06 19 Outubro, 2026

A Segurança Social voltou a alertar para uma obrigação que termina a 31 de outubro

Algarve

Incêndio destrói camião de recolha de resíduos e leva Silves a apelar ao civismo

14:20 19 Outubro, 2026 14:17 19 Outubro, 2026

Câmara de Silves alerta que a deposição de resíduos em brasa colocou em risco um camião municipal e a segurança dos trabalhadores

Quiosque Volta. Crédito: Website Volta | DR
Economia, Nacional

Supermercados podem recusar vales Volta, mas há uma forma de recuperar o dinheiro que muitos desconhecem

20:40 19 Outubro, 2026 14:41 19 Outubro, 2026

Quem devolve garrafas e latas nas máquinas do sistema Volta recebe um vale que pode utilizar nas compras

Sandes em papel de alumínio. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

O papel de alumínio tem um lado brilhante e outro baço: saiba qual deve ficar em contacto com a comida

10:20 19 Outubro, 2026 19:57 18 Outubro, 2026

A diferença entre as duas faces do papel de alumínio gera dúvidas na cozinha, mas a explicação está no processo de fabrico

Algarve, Desporto

Albufeira aumenta em cerca de 15% o apoio à formação desportiva

16:40 19 Outubro, 2026 16:42 19 Outubro, 2026

Investimento municipal na formação desportiva cresce cerca de 15%, enquanto Albufeira prepara novas regras de apoio aos clubes

Algarve, Nacional

Academia Próxima Geração abre 25 vagas e quer envolver jovens do Algarve

17:34 19 Outubro, 2026 17:34 19 Outubro, 2026

Formação cívica e política para jovens dos 16 aos 30 anos recebe candidaturas até 9 de novembro. Quinta edição decorre entre fevereiro e maio de 2027

Pastéis de Bacalhau.
Gastronomia

Adeus pastéis de bacalhau? Iguaria tradicional pode desaparecer destes locais ainda em 2026

15:40 19 Outubro, 2026 15:25 19 Outubro, 2026

Novas orientações para os refeitórios escolares afastam vários alimentos habituais das ementas e reforçam peixe, legumes e fruta

Ensino, Europe Direct Algarve

Olhão recebe alunos de Espanha e Alemanha em projeto Erasmus dedicado às lendas europeias

09:30 19 Outubro, 2026 09:31 19 Outubro, 2026

Alunos de três países encerraram em Olhão um projeto Erasmus dedicado a lendas, tradições e identidade europeia, com recurso à inteligência artificial

Air Fryer. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Coloca papel vegetal na air fryer antes de a ligar? Há um erro que pode provocar um incêndio

16:30 19 Outubro, 2026 22:47 18 Outubro, 2026

Papel vegetal pode ser usado na air fryer, mas nunca deve ficar sozinho no cesto durante o pré-aquecimento

Cozinha moderna. Crédito: Freepik AI
Saúde, Vida & Lazer

Cardiologista deixou de usar estes utensílios na cozinha e alerta para possíveis riscos para o coração

20:30 18 Outubro, 2026 13:45 18 Outubro, 2026

Há utensílios presentes em praticamente todas as cozinhas que podem aumentar a exposição a microplásticos

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Este radar esteve entre os que mais infrações registaram em Portugal: fica no Algarve

18:40 18 Outubro, 2026 18:33 18 Outubro, 2026

Um radar instalado no Algarve foi identificado pela ANSR entre os cinco locais do SINCRO com maior número de infrações

A produtora de conteúdos digitais, Mia, de 26 anos | Crédito: Reprodução TikTok
Algarve, Nacional

Influenciadora algarvia detida por suspeita de encomendar rapto de seguidor. Pensou que tinha sido burlada

13:10 17 Outubro, 2026 13:15 17 Outubro, 2026

Disputa por 3.500 euros de uma viagem à Grécia terá motivado o alegado rapto. Os dois suspeitos ficaram sujeitos a apresentações três vezes por semana

Máquina de lavar loiça. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

A loiça sai suja da máquina? Especialista revela o erro com o detergente que muitos cometem

15:40 18 Outubro, 2026 13:50 18 Outubro, 2026

Se a loiça na máquina de lavar continua suja depois de um ciclo completo, pode estar a cometer um erro comum com o detergente

Kefir de leite.
Gastronomia

Chamam-lhe ‘flor do iogurte’ e está cada vez mais na moda: conheça o alimento que pode prevenir doenças gastrointestinais

14:20 18 Outubro, 2026 14:02 13 Outubro, 2026

Kefir resulta da fermentação do leite ou da água e destaca-se pela presença de microrganismos associados ao equilíbrio intestinal

Chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada este sábado: IPMA emite aviso amarelo nestes cinco distritos e há risco de granizo

08:35 17 Outubro, 2026 08:35 17 Outubro, 2026

Cinco distritos têm aviso amarelo este sábado devido à possibilidade de trovoada, chuva forte e granizo. Saiba os horários

Opinião

Numeiro, o Grande Gatsby português | Por André Leman

15:36 16 Outubro, 2026 15:36 16 Outubro, 2026

"Talvez seja essa a grande lição que o Grande Gatsby português ainda esteja a tempo de aprender: o dinheiro pode comprar o convite, o champanhe e até a companhia. Mas nunca poderá comprar a sinceridade de quem levanta o copo"

Últimas Notícias

  • Supermercados podem recusar vales Volta, mas há uma forma de recuperar o dinheiro que muitos desconhecem
    Supermercados podem recusar vales Volta, mas há uma forma de recuperar o dinheiro que muitos desconhecem
  • Nem Lisboa nem Faro: nesta localidade a taxa turística vai passar de 2€ para 4€ por noite
    Nem Lisboa nem Faro: nesta localidade a taxa turística vai passar de 2€ para 4€ por noite
  • Trabalhadores das escolas de Albufeira ameaçam greve de cinco dias em novembro
    Trabalhadores das escolas de Albufeira ameaçam greve de cinco dias em novembro
  • Madalena Santos conquista bronze mundial e leva karaté de Faro ao pódio na Polónia
    Madalena Santos conquista bronze mundial e leva karaté de Faro ao pódio na Polónia
  • Governo antecipa revisão das ajudas de custo: estes trabalhadores podem receber mais em 2027
    Governo antecipa revisão das ajudas de custo: estes trabalhadores podem receber mais em 2027

Opinião

  • Do crescimento ao valor: o futuro do turismo depende de quem nele trabalha | Por Luís Filipe
    Do crescimento ao valor: o futuro do turismo depende de quem nele trabalha | Por Luís Filipe
  • Europa para a Cultura – Cultura para a Europa | Por Hélder Sousa Silva
    Europa para a Cultura – Cultura para a Europa | Por Hélder Sousa Silva
  • À Mesa com o Poder Local: Um ano de mandato, um PS isolado | Por Adriana Martins
    À Mesa com o Poder Local: Um ano de mandato, um PS isolado | Por Adriana Martins

Europe Direct Algarve

  • Europa para a Cultura – Cultura para a Europa | Por Hélder Sousa Silva
    Europa para a Cultura – Cultura para a Europa | Por Hélder Sousa Silva
  • Olhão recebe alunos de Espanha e Alemanha em projeto Erasmus dedicado às lendas europeias
    Olhão recebe alunos de Espanha e Alemanha em projeto Erasmus dedicado às lendas europeias
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal