Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Freepik
Nacional, Vida & Lazer

Descubra os cinco lugares em Portugal onde os residentes fazem férias para ‘fugir’ dos turistas

Durante o verão, os residentes em Portugal ‘fogem’ de cidades, como Lisboa e Faro e optam por destinos mais ‘discretos’ para férias no país

17:40 14 Junho, 2025 17:18 14 Junho, 2025 | Miguel Frazão
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Durante os meses de verão, os visitantes estrangeiros espalham-se por Portugal de norte a sul, atraídos pelas praias, vilas costeiras e cidades históricas. No entanto, os portugueses tendem a fazer escolhas diferentes quando chega a hora de planear férias. Alguns dos destinos mais populares entre turistas internacionais são precisamente os que os residentes nacionais tentam evitar nesta altura do ano.

A capital, as praias mais conhecidas do Algarve e até certos pontos do Alentejo entram nesta equação. Mas há também lugares mais resguardados que se tornaram favoritos dos locais e vão desde pequenas vilas no interior até praias discretas.

Residentes ‘fogem’ de Lisboa no verão

De acordo com o jornal britânico The Sun, Lisboa é um dos destinos preferidos dos turistas, mas não dos seus habitantes no pico do verão. Em agosto, é comum os lisboetas procurarem outras paragens para escapar ao calor, deixando a cidade para os visitantes. A capital continua, no entanto, a atrair estrangeiros com os seus azulejos coloridos, pastelarias e miradouros.

Segundo a mesma fonte, a maioria dos que circula pelas ruas da cidade durante o mês mais quente do ano são turistas. A tendência é trocá-la pelo litoral ou por zonas mais verdes do interior.

Faro e Albufeira para visitantes internacionais

No sul do país, Faro surge como outra escolha frequente dos visitantes estrangeiros. A cidade, com aeroporto internacional, é frequentemente usada como ponto de entrada para o Algarve. Conforme o The Sun, embora seja uma base prática, não é o destino de eleição dos portugueses para passar férias.

Mais a oeste, Albufeira é apontada como um dos locais mais procurados por turistas britânicos. A Cidade Velha, os bares, as excursões de barco e as praias fazem da mesma um polo de atração. No entanto, escreve a publicação britânica que os portugueses raramente escolhem Albufeira para as suas férias, preferindo evitar os locais mais sobrelotados.

Comporta ganha fama e perde os locais

Situada na região do Alentejo, a Comporta foi, durante anos, um refúgio conhecido apenas por alguns. Segundo o The Sun, a zona era frequentada sobretudo por portugueses endinheirados. Mas o crescente interesse internacional, incluindo figuras públicas, como o príncipe Harry e Meghan Markle, alterou essa dinâmica.

De acordo com a mesma fonte, o aumento da procura internacional levou muitos residentes a procurar novos locais onde possam manter a tranquilidade das suas férias.

Carvoeiro e Portimão: praias populares, mas não para todos

Mais a oeste no Algarve, Carvoeiro e a vizinha Portimão são outras localidades com grande afluência turística. Segundo o The Sun, mesmo durante os anos da pandemia, estas zonas mantiveram um número elevado de visitantes. A Praia da Rocha, em particular, é frequentemente associada a turistas estrangeiros.

Acrescenta a publicação que, apesar da beleza natural da costa, os portugueses acabam por se afastar destes locais nos meses de maior movimento.

Recomendamos: Nem Ibiza, nem Maiorca: esta ilha paradisíaca fica a 2 horas de Portugal e tem praias de água cristalina com água quase a 30 ºC

Tavira e Olhão entre as escolhas dos residentes

Por outro lado, há lugares que continuam a atrair sobretudo portugueses. Tavira é um desses exemplos. De acordo com o The Sun, a cidade algarvia mantém características que agradam aos locais: ruas tranquilas, praias acessíveis e temperaturas marítimas mais amenas.

Conforme a mesma fonte, áreas próximas, como a vila de Cabanas, também são procuradas por quem vive em Portugal. O mesmo se aplica a Olhão, de onde partem barcos para várias ilhas da Ria Formosa, nomeadamente a ilha do Farol e a ilha Deserta. Refere a publicação que estas ilhas continuam a ser locais pouco frequentados por turistas.

Serra da Lousã para quem prefere o interior

Fora do litoral, a Serra da Lousã é outro destino em ascensão entre portugueses. Escreve o The Sun que esta zona montanhosa, perto de Coimbra, oferece alternativas à praia: aldeias de xisto, trilhos na natureza e piscinas naturais. Estas últimas, segundo a mesma fonte, são especialmente populares no verão.

Gerês para escapar de tudo

No extremo norte do país, o Parque Nacional da Peneda-Gerês é um refúgio para muitos. De acordo com o The Sun, os residentes procuram ali o contacto com a natureza, trilhos e cascatas. As termas das Caldas do Gerês são também destacadas como ponto de interesse para quem procura tranquilidade.

Milfontes mantém atratividade entre portugueses

Mais a sul no Alentejo, Vila Nova de Milfontes continua a ser um destino de férias privilegiado para muitos portugueses. Sublinha a mesma fonte que as suas praias, o marisco e o ambiente familiar fazem com que muitos locais reservem alojamento com meses de antecedência. A cidade mantém-se, para já, fora dos circuitos de turismo de massas.

Locais e visitantes seguem caminhos distintos

A separação entre destinos de turistas e de locais em Portugal continua a ser visível durante o verão. Cidades, como Lisboa, Faro ou Albufeira enchem-se de visitantes estrangeiros, enquanto os portugueses preferem lugares mais recatados, sejam eles junto ao mar ou nas montanhas do interior.

A distinção entre os dois tipos de viajantes está, muitas vezes, ligada à procura de tranquilidade e autenticidade, critérios que continuam a guiar os residentes na escolha do seu destino de férias.

Leia também: Viu uma garrafa de água no tejadilho de um carro? Descubra o significado deste “sinal secreto”

Amélia de Jesus.
Nacional

“Era mais feliz com tostões”: Amélia ganhou 51.000.000€ no Euromilhões e admite que gostava mais quando tinha pouco dinheiro

14:00 1 Setembro, 2026 13:40 1 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Mulher ganhou 51 milhões de euros no Euromilhões, mas admite que era mais feliz quando tinha pouco e conta como a fortuna mudou a sua vida

Vista aérea da Praia de Quarteira, no Algarve.
Algarve

“Mais fraco”: portugueses ‘fugiram’ desta cidade no Algarve este verão e deixaram as praias mais livres

18:40 1 Setembro, 2026 16:07 1 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Cidade algarvia registou um verão com menor afluência de banhistas e, como consequência, os areais ficaram mais livres

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma frente atlântica: chuva volta a Portugal nesta data e estas vão ser as regiões mais afetadas

07:00 1 Setembro, 2026 15:46 31 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

ECMWF prevê o regresso da chuva a Portugal em duas fases, com Norte e Centro entre as regiões mais expostas

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: setembro pode ficar mais chuvoso a partir deste dia e estas regiões serão as mais afetadas

11:40 1 Setembro, 2026 11:04 1 Setembro, 2026 | João Luís

Mês de setembro deverá começar com tempo de verão, mas a chuva e as trovoadas deverão chegar a Portugal a partir deste dia

Talho.
Europe Direct Algarve

É oficial: UE vai suspender a compra desta carne e tem até esta data para a comer uma última vez

13:00 1 Setembro, 2026 12:36 1 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Há uma carne que vai deixar de entrar no mercado europeu a partir de quinta-feira, após a Comissão Europeia confirmar a decisão

Algarve

Jovem de 17 anos está desaparecida há uma semana entre Almancil e Tunes

07:50 1 Setembro, 2026 15:24 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Carolina está desaparecida desde a última semana de agosto e familiares e amigos continuam a tentar localizar a jovem

Economia Nacional

Duas casas com o mesmo valor podem pagar 600 ou 900 euros de IMI: este detalhe faz a diferença

22:54 1 Setembro, 2026 22:55 1 Setembro, 2026 | João Luís

Dois proprietários podem ter imóveis com o mesmo Valor Patrimonial Tributário e, ainda assim, receber contas de IMI bastante diferentes

Homem conta dinheiro em casa.
Economia Nacional

Recebe algum destes apoios? Já são conhecidas as datas dos pagamentos da Segurança Social de setembro

09:00 1 Setembro, 2026 09:18 1 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Setembro traz novas datas para milhares de beneficiários. Conheça o calendário divulgado e evite surpresas no orçamento

Algarve Cultura Gastronomia

Festas do Pescador regressam a Albufeira com José Cid e homenagem às tradições do mar

12:20 1 Setembro, 2026 12:06 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Três dias de festa recuperam costumes da comunidade piscatória com tasquinhas, jogos tradicionais, embarcações e demonstrações

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Segurança Social vai verificar rendimentos de quem recebe este apoio e pode aceder a estes dados

17:30 29 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras da Prestação Social Única reforçam a verificação dos rendimentos dos beneficiários por parte da Segurança Social

Polícia a parar um carro. Crédito: Lusa
Auto Economia

Transporta isto no carro? Prepare-se para multas superiores a 1.500€ e outras consequências graves

10:20 31 Agosto, 2026 09:28 31 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Ignorar determinadas regras de transporte pode sair caro aos condutores, com multas superiores a 1.500 euros e outras consequências imediatas

Praia da Bordeira.
Algarve

“Sem um prédio à vista”: australianos encantados com esta pequena aldeia do Algarve pela sua “beleza selvagem”

18:20 30 Agosto, 2026 17:04 29 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A Lonely Planet destacou esta aldeia do Algarve entre os melhores locais da região pelas paisagens naturais e pela reduzida urbanização

Economia Europa Nacional

Espanhóis alertam quem tem notas de 500 euros: fazer isto no banco pode chamar a atenção do Fisco

22:00 1 Setembro, 2026 22:38 1 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

As notas de 500 euros continuam a ter valor e a sua utilização não é ilegal. No entanto, determinadas operações com este dinheiro estão sujeitas a um controlo especial em Espanha

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Adeus bagagem? Funcionário de aeroporto revela o que nunca deve fazer para identificar as suas malas (podem mesmo ficar ‘em terra’)

19:20 1 Setembro, 2026 22:38 1 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um gesto muito comum para distinguir as malas das restantes pode interferir com o processamento da bagagem e atrasar o seu encaminhamento até ao avião

Amélia de Jesus.
Nacional

“Era mais feliz com tostões”: Amélia ganhou 51.000.000€ no Euromilhões e admite que gostava mais quando tinha pouco dinheiro

14:00 1 Setembro, 2026 13:40 1 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Mulher ganhou 51 milhões de euros no Euromilhões, mas admite que era mais feliz quando tinha pouco e conta como a fortuna mudou a sua vida

Vista aérea da Praia de Quarteira, no Algarve.
Algarve

“Mais fraco”: portugueses ‘fugiram’ desta cidade no Algarve este verão e deixaram as praias mais livres

18:40 1 Setembro, 2026 16:07 1 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Cidade algarvia registou um verão com menor afluência de banhistas e, como consequência, os areais ficaram mais livres

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma frente atlântica: chuva volta a Portugal nesta data e estas vão ser as regiões mais afetadas

07:00 1 Setembro, 2026 15:46 31 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

ECMWF prevê o regresso da chuva a Portugal em duas fases, com Norte e Centro entre as regiões mais expostas

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: setembro pode ficar mais chuvoso a partir deste dia e estas regiões serão as mais afetadas

11:40 1 Setembro, 2026 11:04 1 Setembro, 2026 | João Luís

Mês de setembro deverá começar com tempo de verão, mas a chuva e as trovoadas deverão chegar a Portugal a partir deste dia

Talho.
Europe Direct Algarve

É oficial: UE vai suspender a compra desta carne e tem até esta data para a comer uma última vez

13:00 1 Setembro, 2026 12:36 1 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Há uma carne que vai deixar de entrar no mercado europeu a partir de quinta-feira, após a Comissão Europeia confirmar a decisão

Algarve

Jovem de 17 anos está desaparecida há uma semana entre Almancil e Tunes

07:50 1 Setembro, 2026 15:24 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Carolina está desaparecida desde a última semana de agosto e familiares e amigos continuam a tentar localizar a jovem

Economia, Nacional

Duas casas com o mesmo valor podem pagar 600 ou 900 euros de IMI: este detalhe faz a diferença

22:54 1 Setembro, 2026 22:55 1 Setembro, 2026 | João Luís

Dois proprietários podem ter imóveis com o mesmo Valor Patrimonial Tributário e, ainda assim, receber contas de IMI bastante diferentes

Homem conta dinheiro em casa.
Economia, Nacional

Recebe algum destes apoios? Já são conhecidas as datas dos pagamentos da Segurança Social de setembro

09:00 1 Setembro, 2026 09:18 1 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Setembro traz novas datas para milhares de beneficiários. Conheça o calendário divulgado e evite surpresas no orçamento

Algarve, Cultura, Gastronomia

Festas do Pescador regressam a Albufeira com José Cid e homenagem às tradições do mar

12:20 1 Setembro, 2026 12:06 1 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Três dias de festa recuperam costumes da comunidade piscatória com tasquinhas, jogos tradicionais, embarcações e demonstrações

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais, Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Segurança Social vai verificar rendimentos de quem recebe este apoio e pode aceder a estes dados

17:30 29 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras da Prestação Social Única reforçam a verificação dos rendimentos dos beneficiários por parte da Segurança Social

Polícia a parar um carro. Crédito: Lusa
Auto, Economia

Transporta isto no carro? Prepare-se para multas superiores a 1.500€ e outras consequências graves

10:20 31 Agosto, 2026 09:28 31 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Ignorar determinadas regras de transporte pode sair caro aos condutores, com multas superiores a 1.500 euros e outras consequências imediatas

Praia da Bordeira.
Algarve

“Sem um prédio à vista”: australianos encantados com esta pequena aldeia do Algarve pela sua “beleza selvagem”

18:20 30 Agosto, 2026 17:04 29 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A Lonely Planet destacou esta aldeia do Algarve entre os melhores locais da região pelas paisagens naturais e pela reduzida urbanização

Economia, Europa, Nacional

Espanhóis alertam quem tem notas de 500 euros: fazer isto no banco pode chamar a atenção do Fisco

22:00 1 Setembro, 2026 22:38 1 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

As notas de 500 euros continuam a ter valor e a sua utilização não é ilegal. No entanto, determinadas operações com este dinheiro estão sujeitas a um controlo especial em Espanha

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Adeus bagagem? Funcionário de aeroporto revela o que nunca deve fazer para identificar as suas malas (podem mesmo ficar ‘em terra’)

19:20 1 Setembro, 2026 22:38 1 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um gesto muito comum para distinguir as malas das restantes pode interferir com o processamento da bagagem e atrasar o seu encaminhamento até ao avião

Últimas Notícias

  • Duas casas com o mesmo valor podem pagar 600 ou 900 euros de IMI: este detalhe faz a diferença
    Duas casas com o mesmo valor podem pagar 600 ou 900 euros de IMI: este detalhe faz a diferença
  • Espanhóis alertam quem tem notas de 500 euros: fazer isto no banco pode chamar a atenção do Fisco
    Espanhóis alertam quem tem notas de 500 euros: fazer isto no banco pode chamar a atenção do Fisco
  • Condutores nascidos antes desta data não podem renovar a carta de condução por este meio
    Condutores nascidos antes desta data não podem renovar a carta de condução por este meio
  • Quase toda a gente faz isto quando usa o forno, mas está a aumentar a conta da luz sem perceber
    Quase toda a gente faz isto quando usa o forno, mas está a aumentar a conta da luz sem perceber
  • Mais de 30 documentários e 30 anos de mistério: há finalmente um culpado pela morte de Tupac Shakur
    Mais de 30 documentários e 30 anos de mistério: há finalmente um culpado pela morte de Tupac Shakur

Opinião

  • Porque é que os músculos são um órgão da longevidade e como preservá-los | Por Kristina Verdilhão
    Porque é que os músculos são um órgão da longevidade e como preservá-los | Por Kristina Verdilhão
  • O dinamismo do mercado imobiliário de gama alta algarvio | Por Marlos Gonçalves
    O dinamismo do mercado imobiliário de gama alta algarvio | Por Marlos Gonçalves
  • A verdadeira arma secreta de Portugal | Por Ana Alexandra Resende
    A verdadeira arma secreta de Portugal | Por Ana Alexandra Resende

Europe Direct Algarve

  • Água e fundos europeus no centro do debate sobre o futuro da agricultura algarvia
    Água e fundos europeus no centro do debate sobre o futuro da agricultura algarvia
  • É oficial: UE vai suspender a compra desta carne e tem até esta data para a comer uma última vez
    É oficial: UE vai suspender a compra desta carne e tem até esta data para a comer uma última vez
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento