Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Nacional

Cuidados a idosos fortemente afetados pelo apagão

Lares sem energia pediram refeições a vizinhos; idosos desceram andares a pé para receber cuidados durante o apagão elétrico

18:10 29 Abril, 2025 17:11 29 Abril, 2025 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Lares a pedir ajuda aos vizinhos para alimentarem os idosos, assistentes a gritar na rua para lhes abrirem portas e utentes a descer seis pisos pelas escadas foram alguns constrangimentos vividos pelas instituições durante o apagão de segunda-feira.

O corte da energia elétrica que afetou a Península Ibérica ao final da manhã de segunda-feira não prejudicou os almoços nos lares associados da Confederação Nacional de Instituições de Solidariedade (CNIS), que já estavam preparados.

Mas alguns lares viram-se obrigados a pedir comida aos vizinhos para que os utentes tivessem jantar, disse esta terça-feira à Lusa, o padre Lino Maia, presidente da CNIS.

O responsável da confederação, que representa mais de 500 lares de idosos, referiu que as refeições na hora de jantar foram prejudicadas, por não ser possível cozinhar em muitos lares, devido à falta de energia.

Às 11:33, quando faltou a luz, houve também algum pânico entre idosos e profissionais, que temeram que a falta eletricidade fosse consequência de um ciberataque, contou ainda o padre.

Lino Maia informou que a falta de comunicação contribuiu para o receio e lamentou que a proteção civil não tivesse dado explicações.

Já nos lares das misericórdias, o apagão não teve impactos significativos: “Para os idosos foi um dia normal”, referiu o presidente da União das Misericórdia Portuguesas, que representa 700 lares de idosos.

Manuel Lemos disse que os lares “estavam muito bem preparados” e quase todos têm geradores.

Os constrangimentos ocorreram no serviço domiciliário, porque os assistentes tiveram de subir escadas, pelo menos até ao sexto andar, para levar comida aos utentes.

Manuel Lemos elogiou os funcionários, caracterizando-os como fantásticos, e sublinhou que em muitos casos houve “uma perfeita cooperação entre os presidentes de câmara e proteção civil”, que forneceu gasóleo aos geradores.

O apagão provocou constrangimentos em outros serviços de apoio a idosos, como o Centro de Dia da Apoio, uma associação de solidariedade social sem fins lucrativos, em Carnaxide, concelho de Oeiras, distrito de Lisboa.

A coordenadora do centro e assistente social, Mara Ferreira, disse esta terça-feira à Lusa que foi difícil deixar os utentes em casa, porque as campainhas e os telemóveis não funcionavam.

“Não era possível contactar cuidadores ou familiares”, referiu a assistente, exemplificando que, quando foi deixar um idoso em casa, ficou a acenar para um prédio de 10 andares, à espera que alguém abrisse a porta.

Mara Ferreira referiu que o apoio domiciliário, com 75 utentes, foi um desafio e que foi preciso bater em portas, em janelas e fazer barulho na rua.

A assistente indicou ainda situações em que os idosos, na maioria dos casos dependentes, com demências, perturbações mentais ou mobilidade reduzida, tiveram de subir e descer escadas, do sexto andar até à entrada, para receber os cuidados.

“Viram-se obrigados a descer as escadas dos prédios e a subir para poderem abrir-nos a porta para nós prestarmos cuidados”, indicou a assistente.

A coordenadora disse que o maior constrangimento foram os cuidados de higiene ao domicílio, sublinhando que alguns serviços que não foram feitos por falta de condições, devido à falta de água ou à falta de água quente.

Mara Ferreira indicou que os utentes têm entre os 62 e 96 anos e que, no final do dia, os idosos estavam ansiosos por não conseguirem falar com ninguém.

Normalmente, durante o dia os utentes vêm televisão, ouvem rádio, entre outras atividades, mas na segunda-feira foi organizado um jogo de cultura geral no jardim com 40 pacientes.

Esta terça-feira, a situação nas instituições está normalizada, sem quaisquer constrangimentos, disseram as fontes à Lusa.

Um corte generalizado no abastecimento elétrico afetou na segunda-feira, desde as 11:30, Portugal e Espanha, continuando sem ter explicação por parte das autoridades.

Aeroportos fechados, congestionamento nos transportes e no trânsito nas grandes cidades e falta de combustíveis foram algumas das consequências do “apagão”.

O operador de rede de distribuição de eletricidade E-Redes garantiu esta terça-feira de manhã que o serviço está totalmente reposto e normalizado.

Leia também: Nem cozido nem mexido: esta é a forma mais saudável de cozinhar ovos

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Recebe salário todos os meses? Isso não significa que esteja excluído destes apoios da Segurança Social

08:30 9 Setembro, 2026 14:31 7 Setembro, 2026 | João Luís

Salário não exclui automaticamente o abono de família, o RSI, o subsídio de desemprego parcial ou a PSI. Cada prestação tem regras próprias

Algarve Cultura

Nanook O Vagabundo leva noite de blues à República 14 em Olhão

13:00 9 Setembro, 2026 12:32 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A República 14 retoma a programação musical com uma noite dedicada ao blues e à apresentação do novo EP de Nanook

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Frente fria atravessa Portugal e traz chuva esta manhã: saiba onde vai chover e quando ‘regressa’ o verão

06:05 9 Setembro, 2026 19:06 8 Setembro, 2026 | João Luís

Uma frente fria traz chuva ao Norte e Centro esta manhã, mas melhoria será rápida. Saiba quando regressam o sol e as temperaturas mais altas

Polícia aplica multa após controlo de velocidade por radar. Crédito: Freepik AI
Auto

Adeus carta de condução? Tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém

09:30 7 Setembro, 2026 12:18 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Emprestou o carro a um amigo ou familiar? A lei prevê situações em que o proprietário pode ser responsabilizado por multas, acidentes e infrações

Espada-de-São-Jorge. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

As folhas da Espada de São Jorge começaram a enrolar? Este sinal pode indicar um problema que muitos ignoram

09:40 9 Setembro, 2026 09:22 9 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Nem sempre é falta de atenção. Um sinal discreto nas folhas pode indicar um problema que convém corrigir quanto antes

Casal feliz a olhar para documentos. Crédito: Freepik AI
Economia

Pensionistas que recebam até este valor vão receber um pagamento extra ainda este ano: saiba se está entre os abrangidos

09:20 9 Setembro, 2026 09:09 9 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos os pensionistas vão receber este apoio extraordinário. Veja qual é o limite definido pelo Governo

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Mundo

Um carro para a vida? Estudo analisou mais de 33.000 automóveis e estes são os que dão menos problemas

12:30 8 Setembro, 2026 14:50 7 Setembro, 2026 | João Luís

O seu carro está na lista? Estas são as marcas e modelos que deram menos problemas após três anos de utilização

Nacional

Troca de cadáveres detetada pela família no velório obriga hospital a rever procedimentos

09:10 9 Setembro, 2026 09:09 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Uma família recebeu o cadáver errado e apenas percebeu a troca durante o velório, num caso que a ERS classificou como de “especial gravidade”

Idoso a olhar para uma folha. Crédito: Freepik AI
Economia

Atenção pensionistas: se não cumprir este requisito pode perder o direito a este apoio da Segurança Social

12:30 9 Setembro, 2026 12:14 9 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos os reformados recebem pensão de velhice. Conheça o apoio disponível e o limite de rendimentos que não pode ultrapassar

Auto

Vai a 120 km/h na via da esquerda e alguém ‘cola’ atrás? Saiba o que a lei manda fazer

18:30 7 Setembro, 2026 18:07 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mesmo a 120 km/h, permanecer na via da esquerda sem necessidade pode violar as regras de circulação previstas no Código da Estrada

Aeroporto Internacional de Faro - Gago Coutinho.
Algarve Nacional

Nove voos entre Londres, Lisboa e Faro cancelados devido a falha técnica

11:23 9 Setembro, 2026 11:25 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Faro está entre os aeroportos portugueses afetados por uma nova falha técnica no sistema britânico de controlo aéreo.

João Neves. Crédito: Lusa
Algarve Desporto Mundo

Tavirense João Neves nomeado para melhor futebolista do mundo: há mais três portugueses na corrida à Bola de Ouro

12:40 9 Setembro, 2026 12:27 9 Setembro, 2026 | João Luís

Natural de Tavira e com formação iniciada no Algarve, João Neves está entre os 30 nomeados para a Bola de Ouro de 2026

Europa Vídeo

“Não é ilegal, mas é uma falta de educação”: advogado deixou uma mulher passar à frente na Mercadona e arrependeu-se segundos depois

19:40 8 Setembro, 2026 18:39 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O gesto de cortesia numa fila da Mercadona acabou numa situação inesperada e levou um advogado a explicar o que diz a lei

Camionista com dificuldades ao andar. Crédito: Foto AI
Economia Europa Nacional

Paulo trabalhou 17 anos como camionista mas foi obrigado a aceitar a reforma aos 47: “Foi como se me tivessem tirado o chão”

16:00 6 Setembro, 2026 15:51 6 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de 17 anos como camionista no Luxemburgo, Paulo teve de deixar de trabalhar e passou a receber uma pensão de invalidez aos 47 anos

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e vem com força: frente fria ‘invade’ Portugal com descida das temperaturas e estas serão as regiões mais afetadas

10:10 8 Setembro, 2026 16:31 7 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão da Meteored aponta para a aproximação rápida de uma frente fria que vai trazer chuva a estas regiões portuguesas

Algarve Cultura Gastronomia

Festa do Milho leva cultura e sabores do Brasil à zona ribeirinha de Portimão

10:20 8 Setembro, 2026 10:04 8 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Portimão volta a celebrar a cultura brasileira com uma Festa do Milho marcada por gastronomia, samba, pagode e convívio

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Recebe salário todos os meses? Isso não significa que esteja excluído destes apoios da Segurança Social

08:30 9 Setembro, 2026 14:31 7 Setembro, 2026 | João Luís

Salário não exclui automaticamente o abono de família, o RSI, o subsídio de desemprego parcial ou a PSI. Cada prestação tem regras próprias

Algarve, Cultura

Nanook O Vagabundo leva noite de blues à República 14 em Olhão

13:00 9 Setembro, 2026 12:32 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A República 14 retoma a programação musical com uma noite dedicada ao blues e à apresentação do novo EP de Nanook

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Frente fria atravessa Portugal e traz chuva esta manhã: saiba onde vai chover e quando ‘regressa’ o verão

06:05 9 Setembro, 2026 19:06 8 Setembro, 2026 | João Luís

Uma frente fria traz chuva ao Norte e Centro esta manhã, mas melhoria será rápida. Saiba quando regressam o sol e as temperaturas mais altas

Polícia aplica multa após controlo de velocidade por radar. Crédito: Freepik AI
Auto

Adeus carta de condução? Tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém

09:30 7 Setembro, 2026 12:18 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Emprestou o carro a um amigo ou familiar? A lei prevê situações em que o proprietário pode ser responsabilizado por multas, acidentes e infrações

Espada-de-São-Jorge. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

As folhas da Espada de São Jorge começaram a enrolar? Este sinal pode indicar um problema que muitos ignoram

09:40 9 Setembro, 2026 09:22 9 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Nem sempre é falta de atenção. Um sinal discreto nas folhas pode indicar um problema que convém corrigir quanto antes

Casal feliz a olhar para documentos. Crédito: Freepik AI
Economia

Pensionistas que recebam até este valor vão receber um pagamento extra ainda este ano: saiba se está entre os abrangidos

09:20 9 Setembro, 2026 09:09 9 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos os pensionistas vão receber este apoio extraordinário. Veja qual é o limite definido pelo Governo

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Mundo

Um carro para a vida? Estudo analisou mais de 33.000 automóveis e estes são os que dão menos problemas

12:30 8 Setembro, 2026 14:50 7 Setembro, 2026 | João Luís

O seu carro está na lista? Estas são as marcas e modelos que deram menos problemas após três anos de utilização

Nacional

Troca de cadáveres detetada pela família no velório obriga hospital a rever procedimentos

09:10 9 Setembro, 2026 09:09 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Uma família recebeu o cadáver errado e apenas percebeu a troca durante o velório, num caso que a ERS classificou como de “especial gravidade”

Idoso a olhar para uma folha. Crédito: Freepik AI
Economia

Atenção pensionistas: se não cumprir este requisito pode perder o direito a este apoio da Segurança Social

12:30 9 Setembro, 2026 12:14 9 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos os reformados recebem pensão de velhice. Conheça o apoio disponível e o limite de rendimentos que não pode ultrapassar

Auto

Vai a 120 km/h na via da esquerda e alguém ‘cola’ atrás? Saiba o que a lei manda fazer

18:30 7 Setembro, 2026 18:07 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mesmo a 120 km/h, permanecer na via da esquerda sem necessidade pode violar as regras de circulação previstas no Código da Estrada

Aeroporto Internacional de Faro - Gago Coutinho.
Algarve, Nacional

Nove voos entre Londres, Lisboa e Faro cancelados devido a falha técnica

11:23 9 Setembro, 2026 11:25 9 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Faro está entre os aeroportos portugueses afetados por uma nova falha técnica no sistema britânico de controlo aéreo.

João Neves. Crédito: Lusa
Algarve, Desporto, Mundo

Tavirense João Neves nomeado para melhor futebolista do mundo: há mais três portugueses na corrida à Bola de Ouro

12:40 9 Setembro, 2026 12:27 9 Setembro, 2026 | João Luís

Natural de Tavira e com formação iniciada no Algarve, João Neves está entre os 30 nomeados para a Bola de Ouro de 2026

Europa, Vídeo

“Não é ilegal, mas é uma falta de educação”: advogado deixou uma mulher passar à frente na Mercadona e arrependeu-se segundos depois

19:40 8 Setembro, 2026 18:39 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O gesto de cortesia numa fila da Mercadona acabou numa situação inesperada e levou um advogado a explicar o que diz a lei

Camionista com dificuldades ao andar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Nacional

Paulo trabalhou 17 anos como camionista mas foi obrigado a aceitar a reforma aos 47: “Foi como se me tivessem tirado o chão”

16:00 6 Setembro, 2026 15:51 6 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de 17 anos como camionista no Luxemburgo, Paulo teve de deixar de trabalhar e passou a receber uma pensão de invalidez aos 47 anos

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e vem com força: frente fria ‘invade’ Portugal com descida das temperaturas e estas serão as regiões mais afetadas

10:10 8 Setembro, 2026 16:31 7 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão da Meteored aponta para a aproximação rápida de uma frente fria que vai trazer chuva a estas regiões portuguesas

Algarve, Cultura, Gastronomia

Festa do Milho leva cultura e sabores do Brasil à zona ribeirinha de Portimão

10:20 8 Setembro, 2026 10:04 8 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Portimão volta a celebrar a cultura brasileira com uma Festa do Milho marcada por gastronomia, samba, pagode e convívio

Últimas Notícias

  • Barriga cheia e carteira ‘leve’: este é o melhor presunto de Portugal e uma peça custa 564,56€
    Barriga cheia e carteira ‘leve’: este é o melhor presunto de Portugal e uma peça custa 564,56€
  • Nanook O Vagabundo leva noite de blues à República 14 em Olhão
    Nanook O Vagabundo leva noite de blues à República 14 em Olhão
  • Encontrou a carta de condução depois de pedir outra? Há uma obrigação que não deve ignorar
    Encontrou a carta de condução depois de pedir outra? Há uma obrigação que não deve ignorar
  • Tavirense João Neves nomeado para melhor futebolista do mundo: há mais três portugueses na corrida à Bola de Ouro
    Tavirense João Neves nomeado para melhor futebolista do mundo: há mais três portugueses na corrida à Bola de Ouro
  • Atenção pensionistas: se não cumprir este requisito pode perder o direito a este apoio da Segurança Social
    Atenção pensionistas: se não cumprir este requisito pode perder o direito a este apoio da Segurança Social

Opinião

  • Mudar de empresa tende a acelerar o crescimento dos salários
    Mudar de empresa tende a acelerar o crescimento dos salários
  • Colangite Biliar Primária: a importância do diagnóstico precoce e do tratamento atempado | Por João Madaleno
    Colangite Biliar Primária: a importância do diagnóstico precoce e do tratamento atempado | Por João Madaleno
  • O Chega e a autocrítica que falta | Por Luís Ganhão
    O Chega e a autocrítica que falta | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Nova viatura chega aos Bombeiros de Lagoa através de fundos europeus
    Nova viatura chega aos Bombeiros de Lagoa através de fundos europeus
  • Mulheres Social Democratas do Algarve visitam o Parlamento Europeu
    Mulheres Social Democratas do Algarve visitam o Parlamento Europeu
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento