Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto Visão | DR
Nacional, Vida & Lazer

Cozido à portuguesa: um prato tradicional que é bandeira de Portugal

Desvende a riqueza do cozido à portuguesa, uma iguaria que se tornou num símbolo da gastronomia de Portugal

13:02 10 Novembro, 2024 12:41 29 Novembro, 2024 | Francisco Ferreira
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Há pratos da gastronomia portuguesa que são mais que uma simples iguaria: são um símbolo da cozinha de Portugal. Um dos pratos mais populares da nossa gastronomia é o cozido à portuguesa.

Muito provavelmente, já provou este petisco, até porque muitas das famílias que têm a tradição de se encontrar regularmente, tendem a escolher esta iguaria como refeição. Por ser um prato apelativo, com muitas carnes saborosas e legumes, consegue agradar a miúdos e a graúdos.

Curiosamente, há uma grande diversidade de receitas deste prato que pode ser encontrado de formas distintas em diferentes partes do território português. Fique a conhecer mais sobre este prato que se tornou numa bandeira da gastronomia nacional.

Origem do cozido à portuguesa

A origem deste prato é incerta. Muitos historiadores avançam com dados distintos sobre a sua origem e a sua inspiração. Alguns especialistas defendem que o cozido à portuguesa surgiu por influência da gastronomia vinda de Espanha. Neste país que é nosso vizinho, há um prato parecido conhecido como olla podrida ou cocido.

O prato olla podrida, que significa qualquer coisa como “panela poderosa”, numa tradução livre para português, trata-se de um prato mencionado algumas vezes no livro Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes. Este grande escritor espanhol do final do século XVI e início do século XVII é uma referência do país vizinho.

Outros especialistas defendem que há outros pratos semelhantes ao cozido à portuguesa noutras geografias, nomeadamente em França (Pot-au-feu) ou em Itália (Bollito Misto). Estas receitas também apresentam carnes e legumes cozidos, como acontece com esta iguaria portuguesa.

Existem dados que apontam que este prato nacional se inspira numa criação espanhola do século XVII. Domingos Rodrigues foi o autor de um tratado de culinária conhecido omo Arte de Cozinha (1680). Este cozinheiro da Casa Real de Portugal descreveu este prato como uma iguaria rica, por conter perdizes, coelho e pombos.

O prato recebe a designação “olha podrida”, o que parece revelar-se um “aportuguesamento” do nome espanhol dado a esta receita, originalmente olla podrida.

Diversidade do cozido à portuguesa

Independentemente da origem ou da inspiração, certo é que o nosso cozido à portuguesa é um símbolo da nossa gastronomia. Em território português, também há muita diversidade neste prato. O cozido à portuguesa é apresentado de formas distintas em diversos pontos do país.

Há versões deste prato muito diferentes, com ingredientes distintos. Embora os enchidos marquem sempre presença, enriquecendo o prato de sabor, no cozido à portuguesa também podemos encontrar outros ingredientes que não aparecem sempre, nomeadamente: frango, presunto, orelha de porco, chispe, salsichas frescas de porco, feijão, nabo, milho, arroz, batata-doce, entre outros.

O cozido à portuguesa: região a região

É possível encontrar este prato com algumas diferenças em diversas regiões. Por exemplo, na região de Trás-os-Montes, o cozido à portuguesa é apresentado com alheira, chouriço de sangue e farinheira. Em terras transmontanas, também se pode incluir feijão-verde, couve lombarda, couve-coração e/ou couve-portuguesa.

No Minho, também podemos encontrar um cozido à portuguesa com uma galinha gorda, presunto, salpicão e focinho de porco. Nesta região, é comum fazer-se acompanhar o cozido à portuguesa com couve tronchuda e arroz de forno.

O cozido à portuguesa feito no Alentejo não apresenta galinha. A versão alentejana usa borrego. No entanto, o ingrediente principal nesta região é a carne de porco. Nesta iguaria, são usadas todas as partes do animal, nomeadamente joelho, orelha, entrecosto, rabo, toucinho,… Naturalmente, também são usados enchidos. Por exemplo, morcela, farinheira, chouriço de carne, chouriço de sangue e linguiça. Nesta região, também se pode usar grão.

No Algarve, usa-se batata-doce, grão e um raminho de hortelã no cozinhado. Portanto, mais a sul, o cozido à portuguesa apresenta um sabor mais fresco.

Nas ilhas, também encontramos versões distintas deste petisco. Na Ilha da Madeira, a iguaria é servida em fatias de pão e hortelã. Em determinadas zonas deste arquipélago, o cozido à portuguesa é feito com cuscuz, tomilho, carne de porco magra e salgada.

Já nos Açores, existe o famoso cozido das Furnas, que acaba por ser uma variante do cozido à portuguesa. Neste caso, o cozido é feito sob a terra, sendo cozinhado com o calor vulcânico das furnas.

Os açorianos juntam inhame e toucinho fumado à carne de vaca e de galinha, além de chouriço e morcela. No acompanhamento do seu cozido, optam por usar batata, cenoura, batata-doce e couves.

Receita Tradicional de Cozido à Portuguesa

Ingredientes

  • 4 cenouras
  • 3 nabos
  • 2 batatas por pessoa
  • 1 chouriço de carne
  • 1 couve portuguesa
  • 1 farinheira
  • 1 morcela
  • 1 orelha de porco
  • 1 pé de porco
  • 300g de carne de porco
  • 300 g de carne de vaca para cozer
  • 300 g de entrecosto
  • 300 g de frango
  • 1 chávena de arroz
  • Feijão-manteiga q.b.
  • Sal q.b.

Modo de Preparação

  1. Comece por colocar todos os ingredientes listados próximos de si, à disposição.
  2. Primeiro, deve cozer as carnes mais duras.
  3. Coloque no tacho a carne de vaca, entrecosto, orelha e pé de porco.
  4. Deixe cozer por 1 hora e meia, em água temperada com sal.
  5. Então, para assegurar um caldo limpo, espume a água sempre que necessário.
  6. Depois, junte as restantes carnes.
  7. Acrescente frango, carne de porco, chouriço, morcela e farinheira.
  8. Em seguida, deixe que coza por mais 30 minutos.
  9. Então, prepare os legumes.
  10. Primeiro, descasque as cenouras, os nabos e as batatas.
  11. Em seguida, lave bem a couve e corte-a em quartos.
  12. Após passarem os 30 minutos, junte os legumes à panela.
  13. Então, deixe que coza por mais meia hora.
  14. Entretanto, coza o feijão-manteiga noutra panela, em água temperada com sal.
  15. Para acompanhar, prepare um arroz branco soltinho.
  16. Depois, remova as carnes da água e disponha numa travessa grande.
  17. No imediato, faça o mesmo com os legumes
  18. Deve servir o cozido à portuguesa bem quente.
  19. Sirva o arroz e o feijão para acompanhar.
  20. Bom proveito!

Leia também: Conheça o truque caseiro e barato que promete acabar com a humidade em casa neste inverno

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Idoso a olhar para uma folha.
Economia Mundo Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Algarve Cultura

“Celebrar Tavira” leva música, fado e bailes a várias localidades da freguesia

07:30 1 Julho, 2026 07:42 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Espetáculos decorrem em locais como Praça da República, Jardim de São Francisco, Largo do Carmo e Alto de Sant’Ana

Aranha. Crédito: Foto AI
Animais Nacional

Alerta nacional? Nova aranha venenosa foi descoberta em Portugal e duas foram encontradas nesta cidade

17:00 1 Julho, 2026 16:33 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A aranha-reclusa-chilena foi identificada pela primeira vez na Península Ibérica, no Porto

Sismos são classificados segundo a sua magnitude. Crédito: Lusa
Nacional Tech

O alerta de sismos da Google já funciona em Portugal: veja como ativar e conheça a alternativa para iPhone

13:12 30 Junho, 2026 12:57 30 Junho, 2026 | João Luís

Android já permite receber alertas de sismos em Portugal através da Google. No iPhone, a principal alternativa passa pela app oficial do IPMA

Estafeta a entregar encomenda. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Mundo

Encomendas na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras: saiba quanto poderá pagar a mais

13:37 1 Julho, 2026 13:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Compras na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras com novas regras aduaneiras da UE. Saiba o que muda nas encomendas

Peixes mortos.
Algarve

Mau cheiro no Trilho do Ludo entre Faro e Almancil associado à presença de milhares de peixes mortos na Ria Formosa

13:09 1 Julho, 2026 12:53 1 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Foram encontrados milhares de peixes mortos na zona do Ludo, na Ria Formosa, entre Faro e Almancil, mas ainda não foram apurados os motivos

Algarve

Filomena Sintra garante que concessionários de praia em Castro Marim cumprem a legislação

15:21 1 Julho, 2026 15:18 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Autarca defende que a polémica nas praias resulta de falta de clareza sobre o ordenamento das concessões

Alpes suiços. Crédito: Magnific
Economia Europa

Europa prepara megaconstrução elétrica a 2.000 metros de altitude para criar novo lago artificial

18:30 1 Julho, 2026 18:04 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um dos maiores complexos hidroelétricos da Áustria vai ser ampliado com um novo lago artificial nos Alpes. A megaconstrução vai ser a maior da Europa

Turista deixa pó de comichão na espreguiçadeira. Crédito: Foto AI
Europa Vida & Lazer

Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão

19:30 1 Julho, 2026 18:44 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um turista britânico ficou irritado com hóspedes que reservavam espreguiçadeiras com toalhas em Maiorca e decidiu vingar-se de forma polémica

Opinião

Bilhete Postal: Gratos aos que se preocupam com os outros | Por Eduardo Costa

18:19 1 Julho, 2026 18:19 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Com preocupação, vemos muitos que nada fazem pelos outros, a criticar os que presta auxílio aos mais necessitados”

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

20:20 29 Junho, 2026 19:39 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de tsunami

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Frigorífico com produtos congelados. Crédito: Freepik
Gastronomia

Especialistas revelam: alimentos enlatados e congelados são tão saudáveis como os frescos e estes são os motivos

19:40 30 Junho, 2026 14:52 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Produtos congelados ou enlatados podem ser tão nutritivos como os frescos e, em alguns casos, até conservar melhor certos nutrientes

Ar condicionado avariado. Crédito: Freepik
Auto

Antes de ligar o ar condicionado, há algo que devia fazer primeiro: saiba do que se trata e evite gastar ‘uma fortuna’

17:30 29 Junho, 2026 16:59 29 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Os termómetros vão disparar nos próximos dias. Há um passo simples antes de ligar o ar condicionado que pode reduzir os consumos

Europe Direct Algarve Opinião

Al-Bauhaus: Algarve hotspot de biodiversidade (o Novo Bauhaus europeu no Algarve) | Por Sofia Graça Aranha

12:28 29 Junho, 2026 12:29 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O Novo Bauhaus Europeu facilita que a nossa investigação saia das publicações científicas e se traduza em soluções reais e tangíveis para o território"

Vento forte na praia. Crédito: Magnific
Tempo

Vem aí uma nortada: calor regressa a Portugal antes do fim do mês mas vento pode ‘estragar’ a praia nestas regiões

17:00 27 Junho, 2026 15:04 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor vai regressar gradualmente a Portugal até ao final de junho, sobretudo no interior, onde os termómetros poderão aproximar-se dos 39 ºC

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Mundo, Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Algarve, Cultura

“Celebrar Tavira” leva música, fado e bailes a várias localidades da freguesia

07:30 1 Julho, 2026 07:42 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Espetáculos decorrem em locais como Praça da República, Jardim de São Francisco, Largo do Carmo e Alto de Sant’Ana

Aranha. Crédito: Foto AI
Animais, Nacional

Alerta nacional? Nova aranha venenosa foi descoberta em Portugal e duas foram encontradas nesta cidade

17:00 1 Julho, 2026 16:33 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A aranha-reclusa-chilena foi identificada pela primeira vez na Península Ibérica, no Porto

Sismos são classificados segundo a sua magnitude. Crédito: Lusa
Nacional, Tech

O alerta de sismos da Google já funciona em Portugal: veja como ativar e conheça a alternativa para iPhone

13:12 30 Junho, 2026 12:57 30 Junho, 2026 | João Luís

Android já permite receber alertas de sismos em Portugal através da Google. No iPhone, a principal alternativa passa pela app oficial do IPMA

Estafeta a entregar encomenda. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Mundo

Encomendas na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras: saiba quanto poderá pagar a mais

13:37 1 Julho, 2026 13:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Compras na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras com novas regras aduaneiras da UE. Saiba o que muda nas encomendas

Peixes mortos.
Algarve

Mau cheiro no Trilho do Ludo entre Faro e Almancil associado à presença de milhares de peixes mortos na Ria Formosa

13:09 1 Julho, 2026 12:53 1 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Foram encontrados milhares de peixes mortos na zona do Ludo, na Ria Formosa, entre Faro e Almancil, mas ainda não foram apurados os motivos

Algarve

Filomena Sintra garante que concessionários de praia em Castro Marim cumprem a legislação

15:21 1 Julho, 2026 15:18 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Autarca defende que a polémica nas praias resulta de falta de clareza sobre o ordenamento das concessões

Alpes suiços. Crédito: Magnific
Economia, Europa

Europa prepara megaconstrução elétrica a 2.000 metros de altitude para criar novo lago artificial

18:30 1 Julho, 2026 18:04 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um dos maiores complexos hidroelétricos da Áustria vai ser ampliado com um novo lago artificial nos Alpes. A megaconstrução vai ser a maior da Europa

Turista deixa pó de comichão na espreguiçadeira. Crédito: Foto AI
Europa, Vida & Lazer

Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão

19:30 1 Julho, 2026 18:44 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um turista britânico ficou irritado com hóspedes que reservavam espreguiçadeiras com toalhas em Maiorca e decidiu vingar-se de forma polémica

Opinião

Bilhete Postal: Gratos aos que se preocupam com os outros | Por Eduardo Costa

18:19 1 Julho, 2026 18:19 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Com preocupação, vemos muitos que nada fazem pelos outros, a criticar os que presta auxílio aos mais necessitados”

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve estas zonas serão as mais afetadas

20:20 29 Junho, 2026 19:39 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de tsunami

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Frigorífico com produtos congelados. Crédito: Freepik
Gastronomia

Especialistas revelam: alimentos enlatados e congelados são tão saudáveis como os frescos e estes são os motivos

19:40 30 Junho, 2026 14:52 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Produtos congelados ou enlatados podem ser tão nutritivos como os frescos e, em alguns casos, até conservar melhor certos nutrientes

Ar condicionado avariado. Crédito: Freepik
Auto

Antes de ligar o ar condicionado, há algo que devia fazer primeiro: saiba do que se trata e evite gastar ‘uma fortuna’

17:30 29 Junho, 2026 16:59 29 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Os termómetros vão disparar nos próximos dias. Há um passo simples antes de ligar o ar condicionado que pode reduzir os consumos

Europe Direct Algarve, Opinião

Al-Bauhaus: Algarve hotspot de biodiversidade (o Novo Bauhaus europeu no Algarve) | Por Sofia Graça Aranha

12:28 29 Junho, 2026 12:29 29 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O Novo Bauhaus Europeu facilita que a nossa investigação saia das publicações científicas e se traduza em soluções reais e tangíveis para o território"

Vento forte na praia. Crédito: Magnific
Tempo

Vem aí uma nortada: calor regressa a Portugal antes do fim do mês mas vento pode ‘estragar’ a praia nestas regiões

17:00 27 Junho, 2026 15:04 27 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor vai regressar gradualmente a Portugal até ao final de junho, sobretudo no interior, onde os termómetros poderão aproximar-se dos 39 ºC

Últimas Notícias

  • Pizzaria portuguesa está entre as 10 melhores da Europa
    Pizzaria portuguesa está entre as 10 melhores da Europa
  • Afinal, qual é o prazo de validade da carta de condução? Saiba quando tem de a revalidar e evite multas
    Afinal, qual é o prazo de validade da carta de condução? Saiba quando tem de a revalidar e evite multas
  • Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão
    Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão
  • Castro Marim abre nova área balnear na barragem de Odeleite
    Castro Marim abre nova área balnear na barragem de Odeleite
  • Europa prepara megaconstrução elétrica a 2.000 metros de altitude para criar novo lago artificial
    Europa prepara megaconstrução elétrica a 2.000 metros de altitude para criar novo lago artificial

Opinião

  • Bilhete Postal: Gratos aos que se preocupam com os outros | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Gratos aos que se preocupam com os outros | Por Eduardo Costa
  • Sabemos que a qualquer momento pode ocorrer um sismo de forte intensidade. Vamos prevenir | Por António Nóbrega
    Sabemos que a qualquer momento pode ocorrer um sismo de forte intensidade. Vamos prevenir | Por António Nóbrega
  • A realidade é sempre maior do que aquilo que conseguimos ver | Por Luís Ganhão
    A realidade é sempre maior do que aquilo que conseguimos ver | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Eurobarómetro revela forte confiança dos portugueses na União Europeia
    Eurobarómetro revela forte confiança dos portugueses na União Europeia
  • Encomendas na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras: saiba quanto poderá pagar a mais
    Encomendas na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras: saiba quanto poderá pagar a mais
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal