Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Banca de peixe no mercado. Crédito: Freepik
Banca de peixe no mercado. Crédito: Freepik
Europa, Gastronomia, Nacional

É muito consumido em Portugal mas está proibido lá fora: alerta europeu para este peixe perigoso para a saúde

Descubra por que este peixe tão consumido em Portugal está a levantar novas preocupações de saúde na Europa

10:00 8 Dezembro, 2025 19:50 8 Dezembro, 2025 | Luís Santos
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Num momento em que a segurança alimentar volta a estar no centro das atenções, um peixe muito apreciado à mesa dos portugueses está novamente a levantar alertas entre as autoridades internacionais. Conhecido como peixe-manteiga, este peixe de textura macia e sabor discreto pode representar riscos para a saúde que continuam a ser desconhecidos para muitos consumidores.

A preocupação não é recente, mas ganhou força após um novo aviso emitido pelas autoridades alimentares da Dinamarca, segundo informação divulgada pelo jornal AS. O foco está no escolar, peixe de águas profundas cuja carne rica em gordura volta a gerar debate devido ao seu impacto na saúde.

Embora a sua venda seja completamente legal em Portugal, há países onde o consumo está proibido, como Japão e Itália, devido às reações adversas que têm sido registadas ao longo dos anos. Ainda assim, o peixe continua disponível em restaurantes e peixarias nacionais, sobretudo sob o nome de peixe-manteiga.

Um peixe apreciado mas controverso

O escolar é consumido com frequência em Portugal e Espanha, sendo muitas vezes incluído em pratos de sushi ou servido grelhado. A sua consistência firme e o sabor marcado fazem dele uma escolha habitual entre quem procura alternativas diferentes ao peixe tradicional, refere a mesma fonte.

Porém, por detrás desta popularidade esconde-se um problema que nem sempre é explicado ao consumidor. A espécie possui uma elevada concentração de ésteres de cera, um tipo de gordura que o organismo humano não consegue processar corretamente.

De acordo com a Administração Veterinária e de Alimentos da Dinamarca, a ingestão dessas substâncias pode provocar efeitos laxantes significativos, com sintomas que vão desde cólicas intensas a náuseas e episódios de diarreia forte. Estas reações são mais comuns quando o peixe não é cozinhado de forma adequada.

Cuidados essenciais na preparação

As autoridades dinamarquesas recomendam evitar a ingestão do escolar cru ou mal passado, salientando a importância de métodos de confeção prolongados e a temperaturas elevadas. O objetivo é reduzir a presença das ceras responsáveis pelos efeitos adversos.

Alertam ainda que tanto a água de cozedura como a gordura libertada pelo peixe não devem ser reaproveitadas para outras receitas, já que mantêm as mesmas substâncias indesejáveis.

Um dos formatos considerados mais arriscados é o escolar fumado a frio. De acordo com a mesma fonte, este método não atinge temperaturas suficientes para reduzir os níveis de gordura, motivo pelo qual este produto está proibido na Dinamarca, reforçando o aviso sobre o seu consumo em cru.

Proibições e regras internacionais

Os alertas relacionados com este peixe não são recentes e já levaram vários países a adotar medidas mais rígidas. Japão e Itália proibiram completamente a sua comercialização após sucessivos casos de intoxicação associados ao seu consumo.

Segundo o AS, noutros países a venda continua permitida, mas sujeita a regras específicas de rotulagem e informação ao consumidor, de forma a prevenir situações de risco. A Dinamarca é um desses exemplos, aplicando obrigações claras às empresas que comercializam o produto.

Em Portugal, não existe qualquer proibição relativa ao escolar e o peixe pode ser encontrado sobretudo em restaurantes de sushi ou em superfícies comerciais que o vendem como peixe-manteiga. Ainda assim, as autoridades portuguesas recomendam que o seu consumo seja moderado e sempre acompanhado de uma confeção adequada.

Um tema que divide opiniões

Para alguns apreciadores, o escolar é um produto de sabor único que merece lugar na gastronomia. Para outros, é um peixe que deve ser evitado, sobretudo devido aos efeitos gastrointestinais frequentemente reportados por quem o consome.

Em Portugal, o peixe continua a chegar às mesas sob o nome de peixe-manteiga e muitos consumidores desconhecem que, noutros países, o mesmo produto está completamente proibido devido aos riscos associados para a saúde.

Saiba ainda, a título de curiosidade, que em vários mercados internacionais, o escolar chegou a ser vendido como se fosse atum branco, uma prática que levou muitas autoridades a reforçar a fiscalização para impedir que o peixe fosse comercializado com nomes que pudessem induzir o consumidor em erro.

Leia também: Já ouviu falar do sinal B-3? Poucos condutores sabem explicar o que significa

Nacional Tech

É oficial: nova lei entra em vigor hoje em Portugal e traz novas regras para estes portugueses

18:00 25 Agosto, 2026 15:47 25 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Nova lei entra em vigor esta terça-feira em Portugal e altera as regras para os radioamadores, com mudanças no acesso à atividade, certificados e autorizações

Passadiços de Altura.
Algarve

“Rodeado de natureza”: está oficialmente inaugurado o novo passadiço que passa a ligar estas duas praias no Algarve

10:10 25 Agosto, 2026 07:15 25 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Novo troço de passadiço já liga a Praia Verde Lago à Praia Verde e foi construído para proteger a duna e melhorar o acesso à praia

Idosa debaixo do guarda-chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma ‘tromba de água’: chuva em força, vento e frio chegam nesta data e esta vai ser a região mais afetada

09:00 25 Agosto, 2026 16:02 24 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Duas frentes chegam a Portugal já a partir desta quarta-feira e prometem trazer muita chuva, rajadas até 70 km/h e uma nova descida das temperaturas

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Isto é o que nunca deve fazer quando encontra uma barata dentro de casa

18:20 25 Agosto, 2026 18:08 25 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Perante o aparecimento de uma barata em casa, a reação imediata pode não ser a mais eficaz e há um erro frequente que convém evitar

Ilha de Formentera. Crédito: Freepik
Europa

Ilha paradisíaca ‘pacífica’ fica a 2 horas de Portugal e tem praias de água cristalina onde a água chega quase aos 30 graus

17:50 25 Agosto, 2026 15:32 25 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com praias de águas cristalinas que chegam quase aos 30 ºC, esta ilha a cerca de 2 horas de Portugal pode ser uma opção a considerar para as próximas férias

Mulher a carregar um carro elétrico.
Auto Economia Nacional

Quer comprar um carro elétrico? Há 10 milhões em apoios para a compra e isto é o que ‘está na mesa’

09:18 25 Agosto, 2026 09:39 25 Agosto, 2026 | João Luís

Quem aguardava uma nova fase dos incentivos para comprar um carro elétrico ainda não tem uma data para se candidatar

Algarve

Turista atropelada em Albufeira leva “má memória” de Portugal mas diz ter sido “bem assistida” no hospital

18:55 25 Agosto, 2026 18:56 25 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Vítima de 18 anos sofreu escoriações no atropelamento que fez 12 feridos, na Oura, e admite levar uma “má memória” da primeira visita a Portugal

Muxama algarvia.
Algarve

“Presunto dos pobres que virou petisco dos ricos”: esta tradição gastronómica do Algarve vem do tempo dos fenícios e ainda hoje existe

19:10 25 Agosto, 2026 18:39 25 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nasceu como forma de conservar o atum e chegou a ser alimento de pescadores, mas a muxama algarvia é hoje uma tradição em risco

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte volta em dose dupla: duas frentes chegam a Portugal com rajadas de 70 km/h e estas serão as regiões mais afetadas

12:00 25 Agosto, 2026 11:24 25 Agosto, 2026 | João Luís

Dois novos episódios de instabilidade vão atravessar o país em apenas 48 horas, com chuva intensa em alguns locais e vento forte

Homem a entregar dinheiro.
Economia Nacional

Está a caminho um novo apoio do Estado de 1.075€ que será pago numa única prestação: saiba quem tem direito

17:10 24 Agosto, 2026 16:07 24 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 600 portugueses já pediram o novo apoio de 1.075 euros do Estado, mas há requisitos a cumprir para ter acesso

Ilha de Paros. Crédito: Magnific
Europa

“De outro planeta”: britânica rende-se a destino turístico europeu longe das multidões pelas praias paradisíacas e paisagens de sonho

18:20 24 Agosto, 2026 17:37 24 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Este destino turístico é acessível a partir de Portugal e tem praias de água cristalina, ruas caiadas de branco e poucas multidões

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Tech

Quer ganhar dinheiro mais depressa? A inteligência artificial diz que este pode ser o negócio mais rápido para ganhar dinheiro

11:30 24 Agosto, 2026 12:06 24 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

A resposta pode surpreender muitos empreendedores. Há uma área que combina baixos custos, forte procura e potencial de crescimento

Monchique.
Algarve

“Vou guardar na memória”: turista só agora descobriu esta vila no Algarve e realça a serenidade “de quem vive ao ritmo da tradição”

19:20 24 Agosto, 2026 15:48 24 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Vila algarvia chamou a atenção de um visitante que destacou o ambiente de quem ainda vive “ao ritmo da tradição”

Juiz com martelo no tribunal. Crédito: Freepik
Europa

Governanta com 30 anos de serviço despedida de hotel por ‘roubar’ 6 rolos de papel higiénico: tribunal ‘volta atrás’ e dá razão à empresa

22:40 25 Agosto, 2026 22:20 25 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Tribunal da Catalunha acabou por dar razão a um hotel no despedimento de uma governanta que levou 6 rolos de papel higiénico de forma deliberada

Ladrão a tentar roubar um carro. Crédito: Freepik
Auto

Tem um carro que abre sem chave (keyless)? Há modelos que podem ser destrancados por ladrões sem lhe tocar no comando

20:30 25 Agosto, 2026 10:07 25 Agosto, 2026 | João Luís

Basta aproximar-se do carro com a chave no bolso para abrir, mas a comodidade dos sistemas sem chave (keyless) trouxe novas formas de roubo

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Reformado recupera casa após saída de ‘okupas’: recusa pagar 12.000 euros de imposto de uma habitação que não pôde usar

19:30 25 Agosto, 2026 20:01 25 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de anos sem conseguir entrar na própria casa, um reformado francês recuperou finalmente o imóvel e encontrou-o parcialmente destruído

Nacional, Tech

É oficial: nova lei entra em vigor hoje em Portugal e traz novas regras para estes portugueses

18:00 25 Agosto, 2026 15:47 25 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Nova lei entra em vigor esta terça-feira em Portugal e altera as regras para os radioamadores, com mudanças no acesso à atividade, certificados e autorizações

Passadiços de Altura.
Algarve

“Rodeado de natureza”: está oficialmente inaugurado o novo passadiço que passa a ligar estas duas praias no Algarve

10:10 25 Agosto, 2026 07:15 25 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Novo troço de passadiço já liga a Praia Verde Lago à Praia Verde e foi construído para proteger a duna e melhorar o acesso à praia

Idosa debaixo do guarda-chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma ‘tromba de água’: chuva em força, vento e frio chegam nesta data e esta vai ser a região mais afetada

09:00 25 Agosto, 2026 16:02 24 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Duas frentes chegam a Portugal já a partir desta quarta-feira e prometem trazer muita chuva, rajadas até 70 km/h e uma nova descida das temperaturas

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Vida & Lazer

Isto é o que nunca deve fazer quando encontra uma barata dentro de casa

18:20 25 Agosto, 2026 18:08 25 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Perante o aparecimento de uma barata em casa, a reação imediata pode não ser a mais eficaz e há um erro frequente que convém evitar

Ilha de Formentera. Crédito: Freepik
Europa

Ilha paradisíaca ‘pacífica’ fica a 2 horas de Portugal e tem praias de água cristalina onde a água chega quase aos 30 graus

17:50 25 Agosto, 2026 15:32 25 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com praias de águas cristalinas que chegam quase aos 30 ºC, esta ilha a cerca de 2 horas de Portugal pode ser uma opção a considerar para as próximas férias

Mulher a carregar um carro elétrico.
Auto, Economia, Nacional

Quer comprar um carro elétrico? Há 10 milhões em apoios para a compra e isto é o que ‘está na mesa’

09:18 25 Agosto, 2026 09:39 25 Agosto, 2026 | João Luís

Quem aguardava uma nova fase dos incentivos para comprar um carro elétrico ainda não tem uma data para se candidatar

Algarve

Turista atropelada em Albufeira leva “má memória” de Portugal mas diz ter sido “bem assistida” no hospital

18:55 25 Agosto, 2026 18:56 25 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Vítima de 18 anos sofreu escoriações no atropelamento que fez 12 feridos, na Oura, e admite levar uma “má memória” da primeira visita a Portugal

Muxama algarvia.
Algarve

“Presunto dos pobres que virou petisco dos ricos”: esta tradição gastronómica do Algarve vem do tempo dos fenícios e ainda hoje existe

19:10 25 Agosto, 2026 18:39 25 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nasceu como forma de conservar o atum e chegou a ser alimento de pescadores, mas a muxama algarvia é hoje uma tradição em risco

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte volta em dose dupla: duas frentes chegam a Portugal com rajadas de 70 km/h e estas serão as regiões mais afetadas

12:00 25 Agosto, 2026 11:24 25 Agosto, 2026 | João Luís

Dois novos episódios de instabilidade vão atravessar o país em apenas 48 horas, com chuva intensa em alguns locais e vento forte

Homem a entregar dinheiro.
Economia, Nacional

Está a caminho um novo apoio do Estado de 1.075€ que será pago numa única prestação: saiba quem tem direito

17:10 24 Agosto, 2026 16:07 24 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Mais de 600 portugueses já pediram o novo apoio de 1.075 euros do Estado, mas há requisitos a cumprir para ter acesso

Ilha de Paros. Crédito: Magnific
Europa

“De outro planeta”: britânica rende-se a destino turístico europeu longe das multidões pelas praias paradisíacas e paisagens de sonho

18:20 24 Agosto, 2026 17:37 24 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Este destino turístico é acessível a partir de Portugal e tem praias de água cristalina, ruas caiadas de branco e poucas multidões

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Tech

Quer ganhar dinheiro mais depressa? A inteligência artificial diz que este pode ser o negócio mais rápido para ganhar dinheiro

11:30 24 Agosto, 2026 12:06 24 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

A resposta pode surpreender muitos empreendedores. Há uma área que combina baixos custos, forte procura e potencial de crescimento

Monchique.
Algarve

“Vou guardar na memória”: turista só agora descobriu esta vila no Algarve e realça a serenidade “de quem vive ao ritmo da tradição”

19:20 24 Agosto, 2026 15:48 24 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Vila algarvia chamou a atenção de um visitante que destacou o ambiente de quem ainda vive “ao ritmo da tradição”

Juiz com martelo no tribunal. Crédito: Freepik
Europa

Governanta com 30 anos de serviço despedida de hotel por ‘roubar’ 6 rolos de papel higiénico: tribunal ‘volta atrás’ e dá razão à empresa

22:40 25 Agosto, 2026 22:20 25 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Tribunal da Catalunha acabou por dar razão a um hotel no despedimento de uma governanta que levou 6 rolos de papel higiénico de forma deliberada

Ladrão a tentar roubar um carro. Crédito: Freepik
Auto

Tem um carro que abre sem chave (keyless)? Há modelos que podem ser destrancados por ladrões sem lhe tocar no comando

20:30 25 Agosto, 2026 10:07 25 Agosto, 2026 | João Luís

Basta aproximar-se do carro com a chave no bolso para abrir, mas a comodidade dos sistemas sem chave (keyless) trouxe novas formas de roubo

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Reformado recupera casa após saída de ‘okupas’: recusa pagar 12.000 euros de imposto de uma habitação que não pôde usar

19:30 25 Agosto, 2026 20:01 25 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de anos sem conseguir entrar na própria casa, um reformado francês recuperou finalmente o imóvel e encontrou-o parcialmente destruído

Últimas Notícias

  • Governanta com 30 anos de serviço despedida de hotel por ‘roubar’ 6 rolos de papel higiénico: tribunal ‘volta atrás’ e dá razão à empresa
    Governanta com 30 anos de serviço despedida de hotel por ‘roubar’ 6 rolos de papel higiénico: tribunal ‘volta atrás’ e dá razão à empresa
  • “Dispensava o vento”: banhista visita pela primeira vez esta praia no Algarve e considera-a “espetacular” apesar da ‘ventania’
    “Dispensava o vento”: banhista visita pela primeira vez esta praia no Algarve e considera-a “espetacular” apesar da ‘ventania’
  • Tem um carro elétrico e vive sem garagem? Há um detalhe que muitos ignoram e pode dar origem a multas pesadas
    Tem um carro elétrico e vive sem garagem? Há um detalhe que muitos ignoram e pode dar origem a multas pesadas
  • Saiu de casa sem o Cartão de Cidadão? A lei diz o que pode acontecer se a polícia lhe pedir identificação
    Saiu de casa sem o Cartão de Cidadão? A lei diz o que pode acontecer se a polícia lhe pedir identificação
  • Reservas de sangue estão a diminuir no Algarve: saiba onde pode fazer recolhas fora dos hospitais
    Reservas de sangue estão a diminuir no Algarve: saiba onde pode fazer recolhas fora dos hospitais

Opinião

  • Portugal lidera a Europa nas praias com bandeira azul
    Portugal lidera a Europa nas praias com bandeira azul
  • Ainda ontem estava a beber Sumol e agora já escrevo cá | Por Tiago Manuel
    Ainda ontem estava a beber Sumol e agora já escrevo cá | Por Tiago Manuel
  • Um código QR também pode ser uma armadilha: a prevenção começa nos nossos hábitos | Por Ricardo Neves
    Um código QR também pode ser uma armadilha: a prevenção começa nos nossos hábitos | Por Ricardo Neves

Europe Direct Algarve

  • Para breve em Portugal? Neste país da UE atravessar a estrada ao telemóvel pode passar a dar multa
    Para breve em Portugal? Neste país da UE atravessar a estrada ao telemóvel pode passar a dar multa
  • Portugal falhou prazos de diretivas europeias: saiba quando pode invocar regras mesmo sem lei portuguesa
    Portugal falhou prazos de diretivas europeias: saiba quando pode invocar regras mesmo sem lei portuguesa
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento