Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Nacional, Política

Construção de futura barragem da Foupana é “estratégia correta”, diz Montenegro [vídeo]

Macário Correia explicou que a associação que preside obteve financiamento para o projeto de engenharia da futura barragem da Foupana

17:34 16 Novembro, 2023 17:41 16 Novembro, 2023 | Henrique Dias Freire
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O presidente do PSD, Luís Montenegro, considerou esta quinta-feira que “é uma estratégia correta” a construção de uma futura barragem na ribeira da Foupana, para reforçar o sistema de abastecimento de água no sotavento algarvio.

Luís Montenegro falava durante uma visita ao local onde se prevê que a construção da barragem pode ser feita, depois de ouvir o presidente da Associação de Regantes do Sotavento Algarvio, Macário Correia, apresentar o projeto, no âmbito de um périplo de quatro dias que o presidente do PSD encerra esta quinta-feira no Algarve.

“Estamos ano após ano a viver o agudizar da situação da seca, estamos ano após ano com soluções de remendo muito discutíveis e estamos ano após ano às vezes a hesitar na estratégia. E eu acho que esta estratégia [da construção de nova barragem na Foupana] é uma estratégia correta”, afirmou o presidente do PSD numa conversa com Macário Correia e a vice-presidente da Câmara de Castro Marim, Filomena Sintra.

Montenegro defendeu ser importante não se pensar sempre “em grandes projetos”, que “demoram mais tempo”, como é o caso da “gestão da própria água ao longo do território do país e a condução para a zona sul do país de alguma capacidade” que há no norte do país.

“Não tenho uma noção dogmática sobre isso, acho que devemos olhar para isso, tenho a noção que o país não tem propriamente falta de água, o que tem é uma má gestão da água que tem, é evidente que numa ou noutra região há mesmo falta e ela tem de ser suprida. Posso dizer que vou ainda mais sensibilizado para podermos acompanhar de perto este projeto”, acrescentou o líder social-democrata.

Antes, Macário Correia mostrou um mapa da associação de regantes do sotavento que mostra como as barragens do Beliche e de Odeleite, as duas que existem na zona mais oriental do Algarve, abastecem de água todo o sotavento algarvio, até Quarteira, e como o Plano de Eficiência Hídrica do Algarve já previa a barragem da Foupana, que desagua na ribeira de Odeleite, que é um afluente do rio Guadiana.

“Podem ser quatro a cinco anos. Vamos ter um ano para o projeto, mais uns meses para Impacte Ambiental, se tudo correr bem e houver condições financeiras [haverá] um concurso público internacional para a obra, mais uma fase de contencioso para os concorrentes, que é uma coisa expectável, poderia haver obra daqui a três anos e com mais dois ou três de obra, Por isso meia dúzia de anos é sensato”, estimou o presidente da associação de regantes ao ser questionado pelo presidente do PSD sobre o prazo para a conclusão do projeto.

Macário Correia explicou que a ribeira da Foupana nasce na serra do Caldeirão, tem uma extensão de cerca de 100 quilómetros e na zona há uma pluviosidade de 800 milímetros por ano, que permitiriam um reforço das reservas superficiais disponíveis para fazer frente à seca que afeta o território algarvio.

O antigo autarca de Faro e Tavira explicou que a associação que preside obteve financiamento para o projeto de engenharia da futura barragem da Foupana e defendeu a viabilidade ambiental do projeto, pelo qual a associação se vai bater.

“Nòs assumimos esse combate porque havia hesitações das entidades regionais e não largamos mais o assunto”; assegurou Macário Correia, considerando que o projeto é “consensual” e “faz parte do plano e eficiência hídrica” do Algarve.

Em termos de custos, e apesar de ainda não terem sido definidos de forma rigorosa, Macário Correia reconheceu que o valor andará entre os 60 e os 80 milhões de euros.

Após a visita ao local, a comitiva de Luís Montenegro seguiu para um almoço em Alcoutim e vai encerrar o périplo pelo Algarve em Santa Rita, no concelho de Vila Real de Santo António, onde se vai reunir com a Associação de Utentes da Estrada Nacional 125, que pede a requalificação urgente do troço entre Vila Real de Santo António e Olhão.

Leia também: Regantes do sotavento algarvio defendem que “a Barragem da Foupana tem que avançar”

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Militar da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Militar da GNR fora de serviço agredido ao tentar ajudar comerciante

15:00 8 Julho, 2026 13:39 8 Julho, 2026 | João Luís

Guarda da GNR fora de serviço foi agredido quando tentava ajudar uma comerciante a encerrar o estabelecimento

Algarve

Vítima de afogamento retirada da água na praia de Altura acaba por perder a vida

11:32 8 Julho, 2026 11:33 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Polícia Marítima, Seawatch, INEM, bombeiros e nadadores-salvadores estiveram envolvidos na operação de socorro

Dois homens a pescar.
Europa

Pescadores no sul de Espanha atiraram-se à água para apanhar peixe de 8 kg e tiveram de ser resgatados

16:30 8 Julho, 2026 15:25 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tentativa de recuperar um peixe de oito quilos terminou com dois pescadores à deriva e uma operação de resgate no sul de Espanha

Ensino Opinião Tech

Exames digitais | Por José Figueiredo Santos

15:30 8 Julho, 2026 15:19 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Hoje acredita-se que a palavra 'digital' possui virtudes quase místicas. Como se bastasse mudar o nome das coisas para lhes mudar a natureza"

Cristiano Ronaldo. Crédito: FIFA
Desporto Nacional

“A aura e a lenda que Cristiano Ronaldo é já não existe”: Ronaldo criticado por antigos jogadores após adeus aos Mundiais

13:22 8 Julho, 2026 12:52 8 Julho, 2026 | João Luís

Antigos jogadores criticaram Cristiano Ronaldo após a eliminação de Portugal no Mundial 2026 e questionaram o seu impacto na seleção

Tempo

Vem aí uma ‘gota fria’: calor em Portugal alivia e temperaturas descem a partir deste dia

07:00 8 Julho, 2026 19:50 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A partir de quinta-feira, as temperaturas devem descer em grande parte do país, sobretudo no litoral

Reformados a brindar. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional

Americanos dizem que o Algarve está caro para a reforma mas há outra zona de Portugal a ganhar atenção

11:00 8 Julho, 2026 20:36 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um artigo norte-americano aponta a Costa de Prata e algumas cidades do interior como alternativas ao Algarve para quem quer reformar-se em Portugal

Algarve Cultura

Almancil celebra verão e comunidades com música, gastronomia e artesanato

16:40 8 Julho, 2026 16:27 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Maninho, Soraia Ramos e Marisa Liz são os cabeças de cartaz da Festa de Verão e das Comunidades de Almancil

Cultura Europe Direct Algarve

Luísa Sobral apresenta romance em Sevilha perante cerca de 200 pessoas

12:50 8 Julho, 2026 12:32 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto INTREPIDA promove cooperação entre Andaluzia, Algarve e Alentejo e apoia empreendedorismo feminino

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Algarve

ASAE deteta indícios de lenocínio em estabelecimentos de massagens em Loulé

15:02 7 Julho, 2026 15:16 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Estabelecimentos de massagens em Loulé foram alvo de operação contra práticas ilícitas no setor do bem-estar

Pessoa a pagar refeição. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Cafés e restaurantes podem cobrar 10 cêntimos pelas garrafas? Veja o que dizem as regras

13:10 7 Julho, 2026 13:01 7 Julho, 2026 | João Luís

Cobrança do depósito de 10 cêntimos nas garrafas depende do momento do pagamento. Saiba quando o valor pode ser pedido ao cliente

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Pessoa a mexer no comando do ar condixionado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Dorme com o ar condicionado ligado? Há um detalhe que muitos ignoram e que pode fazer a diferença

09:30 7 Julho, 2026 09:19 7 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Milhares de pessoas fazem o mesmo nas noites quentes. Mas deixar o ar condicionado ligado até de manhã pode ter efeitos inesperados

Mundo

“Bebé milagre” declarado morto foi encontrado vivo na morgue horas depois: pais tinham consumido marijuana

08:00 7 Julho, 2026 17:33 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um bebé de 18 meses, no Arizona, foi declarado morto após quase se afogar numa piscina

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Militar da GNR fora de serviço agredido ao tentar ajudar comerciante

15:00 8 Julho, 2026 13:39 8 Julho, 2026 | João Luís

Guarda da GNR fora de serviço foi agredido quando tentava ajudar uma comerciante a encerrar o estabelecimento

Algarve

Vítima de afogamento retirada da água na praia de Altura acaba por perder a vida

11:32 8 Julho, 2026 11:33 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Polícia Marítima, Seawatch, INEM, bombeiros e nadadores-salvadores estiveram envolvidos na operação de socorro

Dois homens a pescar.
Europa

Pescadores no sul de Espanha atiraram-se à água para apanhar peixe de 8 kg e tiveram de ser resgatados

16:30 8 Julho, 2026 15:25 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Tentativa de recuperar um peixe de oito quilos terminou com dois pescadores à deriva e uma operação de resgate no sul de Espanha

Ensino, Opinião, Tech

Exames digitais | Por José Figueiredo Santos

15:30 8 Julho, 2026 15:19 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Hoje acredita-se que a palavra 'digital' possui virtudes quase místicas. Como se bastasse mudar o nome das coisas para lhes mudar a natureza"

Cristiano Ronaldo. Crédito: FIFA
Desporto, Nacional

“A aura e a lenda que Cristiano Ronaldo é já não existe”: Ronaldo criticado por antigos jogadores após adeus aos Mundiais

13:22 8 Julho, 2026 12:52 8 Julho, 2026 | João Luís

Antigos jogadores criticaram Cristiano Ronaldo após a eliminação de Portugal no Mundial 2026 e questionaram o seu impacto na seleção

Tempo

Vem aí uma ‘gota fria’: calor em Portugal alivia e temperaturas descem a partir deste dia

07:00 8 Julho, 2026 19:50 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A partir de quinta-feira, as temperaturas devem descer em grande parte do país, sobretudo no litoral

Reformados a brindar. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional

Americanos dizem que o Algarve está caro para a reforma mas há outra zona de Portugal a ganhar atenção

11:00 8 Julho, 2026 20:36 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um artigo norte-americano aponta a Costa de Prata e algumas cidades do interior como alternativas ao Algarve para quem quer reformar-se em Portugal

Algarve, Cultura

Almancil celebra verão e comunidades com música, gastronomia e artesanato

16:40 8 Julho, 2026 16:27 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Maninho, Soraia Ramos e Marisa Liz são os cabeças de cartaz da Festa de Verão e das Comunidades de Almancil

Cultura, Europe Direct Algarve

Luísa Sobral apresenta romance em Sevilha perante cerca de 200 pessoas

12:50 8 Julho, 2026 12:32 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto INTREPIDA promove cooperação entre Andaluzia, Algarve e Alentejo e apoia empreendedorismo feminino

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Algarve

ASAE deteta indícios de lenocínio em estabelecimentos de massagens em Loulé

15:02 7 Julho, 2026 15:16 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Estabelecimentos de massagens em Loulé foram alvo de operação contra práticas ilícitas no setor do bem-estar

Pessoa a pagar refeição. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Cafés e restaurantes podem cobrar 10 cêntimos pelas garrafas? Veja o que dizem as regras

13:10 7 Julho, 2026 13:01 7 Julho, 2026 | João Luís

Cobrança do depósito de 10 cêntimos nas garrafas depende do momento do pagamento. Saiba quando o valor pode ser pedido ao cliente

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Pessoa a mexer no comando do ar condixionado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Dorme com o ar condicionado ligado? Há um detalhe que muitos ignoram e que pode fazer a diferença

09:30 7 Julho, 2026 09:19 7 Julho, 2026 | Tiago Alcobia

Milhares de pessoas fazem o mesmo nas noites quentes. Mas deixar o ar condicionado ligado até de manhã pode ter efeitos inesperados

Mundo

“Bebé milagre” declarado morto foi encontrado vivo na morgue horas depois: pais tinham consumido marijuana

08:00 7 Julho, 2026 17:33 7 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um bebé de 18 meses, no Arizona, foi declarado morto após quase se afogar numa piscina

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • Almancil celebra verão e comunidades com música, gastronomia e artesanato
    Almancil celebra verão e comunidades com música, gastronomia e artesanato
  • Pescadores no sul de Espanha atiraram-se à água para apanhar peixe de 8 kg e tiveram de ser resgatados
    Pescadores no sul de Espanha atiraram-se à água para apanhar peixe de 8 kg e tiveram de ser resgatados
  • Praia do Carvoeiro recebe concertos ao pôr do sol todas as quartas-feiras
    Praia do Carvoeiro recebe concertos ao pôr do sol todas as quartas-feiras
  • “Deixou de ser um paraíso de férias”: moradores da ilha da Armona denunciam dificuldades no acesso às próprias casas por causa das obras
    “Deixou de ser um paraíso de férias”: moradores da ilha da Armona denunciam dificuldades no acesso às próprias casas por causa das obras
  • Espanha reduz ou até suspende a jornada de trabalho em caso de calor extremo. E em Portugal?
    Espanha reduz ou até suspende a jornada de trabalho em caso de calor extremo. E em Portugal?

Opinião

  • Exames digitais | Por José Figueiredo Santos
    Exames digitais | Por José Figueiredo Santos
  • Bilhete Postal: O advogado do diabo | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: O advogado do diabo | Por Eduardo Costa
  • 40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
    40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho

Europe Direct Algarve

  • Luísa Sobral apresenta romance em Sevilha perante cerca de 200 pessoas
    Luísa Sobral apresenta romance em Sevilha perante cerca de 200 pessoas
  • Consulta pública europeia procura soluções para crise da habitação
    Consulta pública europeia procura soluções para crise da habitação
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal