Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Economia, Nacional

Construção de eixo viário foi decisivo no desenvolvimento de Albufeira

A construção do eixo viário de Albufeira, a conhecida Avenida dos Descobrimentos, nos anos 80 e 90 do século passado, foi vital para a modernização da antiga aldeia de pescadores e afirmação como destino turístico de massas. A historiadora Idalina Nobre não tem dúvidas de que a construção do eixo viário “permitiu uma mudança […]

14:46 12 Maio, 2016 12:30 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Antes da construção do eixo viário, todo o trânsito passava pelo centro de Albufeira (Foto: Lusa / Luís Forra)

A construção do eixo viário de Albufeira, a conhecida Avenida dos Descobrimentos, nos anos 80 e 90 do século passado, foi vital para a modernização da antiga aldeia de pescadores e afirmação como destino turístico de massas.

A historiadora Idalina Nobre não tem dúvidas de que a construção do eixo viário “permitiu uma mudança estrutural decisiva” em Albufeira, com a preservação do centro histórico da cidade e a edificação, nos arredores, de uma série de equipamentos públicos e, também, de edifícios para albergar turistas.

A Avenida dos Descobrimentos liga a zona de Montechoro/Areias de São João, a leste, à zona do Cerro de Águia, a oeste, fazendo uma grande circular em torno do centro histórico de Albufeira.

São cerca de 10 quilómetros de uma avenida com duas faixas em cada sentido e várias rotundas, como a do Globo, a das Minhocas, a dos Relógios, a dos Descobrimentos ou a dos Golfinhos.

Antes da construção deste eixo viário, todo o trânsito passava pelo centro de Albufeira, criando situações de trânsito caótico e muito demorado.

“A criação do eixo viário permitiu melhorar a acessibilidades, possibilitando que os habitantes e os turistas possam movimentar-se sem os constrangimentos anteriores”, diz Idalina Nobre à Lusa.

Avenida dos Descobrimentos foi concluída em 1993

A avenida foi concluída em 1993 e muitos serviços deslocaram-se do centro para as suas imediações, como a Câmara Municipal, o Tribunal, a Guarda Nacional Republicana, a Polícia de Segurança Pública, a Escola Secundária, os Bombeiros Municipais, os Serviço de Finanças e a Segurança Social.

Os hotéis, apartotéis e outros edifícios de apartamentos também foram aparecendo, criando um manto urbano contínuo entre o centro de Albufeira e a zona de Montechoro/Areias de São João, ligando a famosa Praia do Peneco, no centro antigo de Albufeira, com a Praia da Oura, situada na zona nova da cidade.

A construção da Avenida das Descobertas “rasgou um conjunto de oportunidades para o futuro”, sublinha Desidério Silva, presidente da Câmara Municipal entre 2002 e 2012 e actual presidente da Entidade Regional de Turismo do Algarve.

Segundo o ex-autarca, “houve um período em que a cidade estava feita para o turismo, mas depois da construção do eixo viário foram criadas infra-estruturas a pensar na população”.

“O eixo viário veio abrir novos horizontes à cidade e a sua construção permitiu um grande aumento da mobilidade e a criação de infra-estruturas e equipamentos”, resume Desidério Silva.

Albufeira despertou para o turismo nos anos 60 do século XX

Albufeira era uma pacata aldeia piscatória e assim continuou no início do século passado, com a chegada dos primeiros turistas, principalmente provenientes do Alentejo e da região de Lisboa.

Nos anos 60 do século XX assistiu-se ao despertar de Albufeira para o fenómeno turístico, tendo começado a ser cada vez mais procurada por turistas internacionais, um fenómeno acelerado com a inauguração, em 1965, do Aeroporto Internacional de Faro.

Algumas figuras internacionais visitaram Albufeira nos anos 60, tendo deixado o seu nome, de alguma forma ligado à cidade, como Jorge Amado, Paul McCartney ou Cliff Richard, que ainda hoje tem casa e uma exploração vinícola no concelho, onde passa grandes temporadas.

A população permanente de Albufeira passou de cerca de 11 mil pessoas no início do século XX para 41 mil em 2011, número que é multiplicado por várias unidades durante a época balnear.

(Agência Lusa)

Homem a ver televisão.
Economia Nacional

Clientes desta operadora devem verificar o contrato: empresa alterou condições a mais de 820.000 pessoas sem avisar

16:00 31 Agosto, 2026 15:47 31 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Anacom aplicou uma coima de 350.000 euros a esta operadora por uma alteração contratual que abrangeu mais de 820.000 assinantes

Algarve Opinião

Desperdiçar é uma escolha: escolha não desperdiçar | Por Rosa Caramez

14:40 31 Agosto, 2026 14:44 31 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Evitar o desperdício é uma atitude de todos nós que ajuda o planeta, poupa dinheiro e respeita quem precisa"

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo em Portugal: chuva vai atingir estas regiões neste dia antes do anticiclone ganhar força

06:00 31 Agosto, 2026 19:17 30 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A chuva ainda pode marcar presença em algumas regiões de Portugal antes de o anticiclone ganhar força e trazer tempo mais seco

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Tempo

Nortada chega ‘em força’ a Portugal em setembro: rajadas de vento até 55 km/h e temperaturas acima dos 30 ºC nestas regiões

13:40 31 Agosto, 2026 13:30 31 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Setembro traz uma mudança no tempo, com a nortada a ganhar força e rajadas que podem chegar aos 55 km/h

Polícia a parar um carro. Crédito: Lusa
Auto Economia

Transporta isto no carro? Prepare-se para multas superiores a 1.500€ e outras consequências graves

10:20 31 Agosto, 2026 09:28 31 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Ignorar determinadas regras de transporte pode sair caro aos condutores, com multas superiores a 1.500 euros e outras consequências imediatas

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Segurança Social vai verificar rendimentos de quem recebe este apoio e pode aceder a estes dados

17:30 29 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras da Prestação Social Única reforçam a verificação dos rendimentos dos beneficiários por parte da Segurança Social

Ciência

Guardar todos os talões das compras não é mania: psicologia explica o que este hábito pode revelar

16:30 31 Agosto, 2026 14:15 31 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Pode parecer apenas um hábito de quem não gosta de deitar papéis fora, mas há quem guarde durante meses os talões das compras

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Autoridade Tributária avisa: prazo para pagamento desta prestação termina a 31 de agosto e a 3.ª e última será até esta data

16:20 31 Agosto, 2026 16:38 31 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Prazo para pagamento desta prestação acaba hoje, 31 de agosto, e a última prestação deve ser paga pelos proprietários até ao final deste mês

Praia da Bordeira.
Algarve

“Sem um prédio à vista”: australianos encantados com esta pequena aldeia do Algarve pela sua “beleza selvagem”

18:20 30 Agosto, 2026 17:04 29 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A Lonely Planet destacou esta aldeia do Algarve entre os melhores locais da região pelas paisagens naturais e pela reduzida urbanização

Algarve Desporto

Portimonense contrata defesa russo Georgii Tunguliiadi por três épocas

18:10 31 Agosto, 2026 18:11 31 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Georgii Tunguliiadi é a mais recente contratação do Portimonense, que já soma 15 reforços para a nova temporada

Algarve Gastronomia

Noélia Jerónimo estreia no 24Kitchen programa inspirado nos sabores e memórias do Algarve

15:50 31 Agosto, 2026 15:54 31 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Tragam Pão!" leva ao 24Kitchen uma cozinha de memória, partilha e identidade, marcada pelas raízes algarvias de Noélia Jerónimo

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Mulher pensativa a olhar pela janela. Crédito: Freepik
Economia Europa

“Tive muita sorte”: mulher com 40 anos de descontos reforma-se aos 62 anos com pensão de 2.700€ e diz estar “satisfeita”

21:20 28 Agosto, 2026 19:24 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Assistente de bordo em França reformou-se aos 62 anos e recebe hoje em dia valor de pensão correspondente a 87,5% do seu último salário

Nacional

João Baião apanhado de surpresa nas férias por causa deste gesto: “Queriam levar-nos para a esquadra”

20:00 31 Agosto, 2026 19:01 31 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Um gesto aparentemente banal durante as férias acabou numa abordagem policial e num valente susto. João Baião revelou o que aconteceu e admitiu ter visto “o caso muito mal parado”

Nacional Política Vídeo

Rui Rocha sugere que trabalhadores independentes ponham a atividade na morada do primeiro-ministro [vídeo]

19:50 31 Agosto, 2026 19:46 31 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Deputado acusa o Fisco de penalizar quem declara a atividade em casa e sugere, em tom irónico, usar a morada do primeiro-ministro

Homem a ver televisão.
Economia, Nacional

Clientes desta operadora devem verificar o contrato: empresa alterou condições a mais de 820.000 pessoas sem avisar

16:00 31 Agosto, 2026 15:47 31 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Anacom aplicou uma coima de 350.000 euros a esta operadora por uma alteração contratual que abrangeu mais de 820.000 assinantes

Algarve, Opinião

Desperdiçar é uma escolha: escolha não desperdiçar | Por Rosa Caramez

14:40 31 Agosto, 2026 14:44 31 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Evitar o desperdício é uma atitude de todos nós que ajuda o planeta, poupa dinheiro e respeita quem precisa"

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo em Portugal: chuva vai atingir estas regiões neste dia antes do anticiclone ganhar força

06:00 31 Agosto, 2026 19:17 30 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A chuva ainda pode marcar presença em algumas regiões de Portugal antes de o anticiclone ganhar força e trazer tempo mais seco

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Tempo

Nortada chega ‘em força’ a Portugal em setembro: rajadas de vento até 55 km/h e temperaturas acima dos 30 ºC nestas regiões

13:40 31 Agosto, 2026 13:30 31 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Setembro traz uma mudança no tempo, com a nortada a ganhar força e rajadas que podem chegar aos 55 km/h

Polícia a parar um carro. Crédito: Lusa
Auto, Economia

Transporta isto no carro? Prepare-se para multas superiores a 1.500€ e outras consequências graves

10:20 31 Agosto, 2026 09:28 31 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Ignorar determinadas regras de transporte pode sair caro aos condutores, com multas superiores a 1.500 euros e outras consequências imediatas

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Segurança Social vai verificar rendimentos de quem recebe este apoio e pode aceder a estes dados

17:30 29 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras da Prestação Social Única reforçam a verificação dos rendimentos dos beneficiários por parte da Segurança Social

Ciência

Guardar todos os talões das compras não é mania: psicologia explica o que este hábito pode revelar

16:30 31 Agosto, 2026 14:15 31 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Pode parecer apenas um hábito de quem não gosta de deitar papéis fora, mas há quem guarde durante meses os talões das compras

Autoridade Tributária e Aduaneira. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Autoridade Tributária avisa: prazo para pagamento desta prestação termina a 31 de agosto e a 3.ª e última será até esta data

16:20 31 Agosto, 2026 16:38 31 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Prazo para pagamento desta prestação acaba hoje, 31 de agosto, e a última prestação deve ser paga pelos proprietários até ao final deste mês

Praia da Bordeira.
Algarve

“Sem um prédio à vista”: australianos encantados com esta pequena aldeia do Algarve pela sua “beleza selvagem”

18:20 30 Agosto, 2026 17:04 29 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

A Lonely Planet destacou esta aldeia do Algarve entre os melhores locais da região pelas paisagens naturais e pela reduzida urbanização

Algarve, Desporto

Portimonense contrata defesa russo Georgii Tunguliiadi por três épocas

18:10 31 Agosto, 2026 18:11 31 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Georgii Tunguliiadi é a mais recente contratação do Portimonense, que já soma 15 reforços para a nova temporada

Algarve, Gastronomia

Noélia Jerónimo estreia no 24Kitchen programa inspirado nos sabores e memórias do Algarve

15:50 31 Agosto, 2026 15:54 31 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Tragam Pão!" leva ao 24Kitchen uma cozinha de memória, partilha e identidade, marcada pelas raízes algarvias de Noélia Jerónimo

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais, Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Mulher pensativa a olhar pela janela. Crédito: Freepik
Economia, Europa

“Tive muita sorte”: mulher com 40 anos de descontos reforma-se aos 62 anos com pensão de 2.700€ e diz estar “satisfeita”

21:20 28 Agosto, 2026 19:24 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Assistente de bordo em França reformou-se aos 62 anos e recebe hoje em dia valor de pensão correspondente a 87,5% do seu último salário

Nacional

João Baião apanhado de surpresa nas férias por causa deste gesto: “Queriam levar-nos para a esquadra”

20:00 31 Agosto, 2026 19:01 31 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Um gesto aparentemente banal durante as férias acabou numa abordagem policial e num valente susto. João Baião revelou o que aconteceu e admitiu ter visto “o caso muito mal parado”

Nacional, Política, Vídeo

Rui Rocha sugere que trabalhadores independentes ponham a atividade na morada do primeiro-ministro [vídeo]

19:50 31 Agosto, 2026 19:46 31 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Deputado acusa o Fisco de penalizar quem declara a atividade em casa e sugere, em tom irónico, usar a morada do primeiro-ministro

Últimas Notícias

  • João Baião apanhado de surpresa nas férias por causa deste gesto: “Queriam levar-nos para a esquadra”
    João Baião apanhado de surpresa nas férias por causa deste gesto: “Queriam levar-nos para a esquadra”
  • Rui Rocha sugere que trabalhadores independentes ponham a atividade na morada do primeiro-ministro [vídeo]
    Rui Rocha sugere que trabalhadores independentes ponham a atividade na morada do primeiro-ministro [vídeo]
  • Netflix grátis para todos? Plataforma estuda plano gratuito e não é a única
    Netflix grátis para todos? Plataforma estuda plano gratuito e não é a única
  • Francisco trabalhou e descontou durante 42 anos mas cortaram-lhe 26% da pensão depois de ficar sem trabalho aos 58: “Fui obrigado a reformar-me”
    Francisco trabalhou e descontou durante 42 anos mas cortaram-lhe 26% da pensão depois de ficar sem trabalho aos 58: “Fui obrigado a reformar-me”
  • TAP clarifica: portugueses podem continuar a viajar com o Bilhete de Identidade nestas ocasiões apesar das novas regras
    TAP clarifica: portugueses podem continuar a viajar com o Bilhete de Identidade nestas ocasiões apesar das novas regras

Opinião

  • O que o cancro nos pode ensinar sobre a Doença de Alzheimer | Por Isabel Duarte
    O que o cancro nos pode ensinar sobre a Doença de Alzheimer | Por Isabel Duarte
  • Desperdiçar é uma escolha: escolha não desperdiçar | Por Rosa Caramez
    Desperdiçar é uma escolha: escolha não desperdiçar | Por Rosa Caramez
  • A geopolítica no Jardim Zoológico | Por Luís Ganhão
    A geopolítica no Jardim Zoológico | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • TAP clarifica: portugueses podem continuar a viajar com o Bilhete de Identidade nestas ocasiões apesar das novas regras
    TAP clarifica: portugueses podem continuar a viajar com o Bilhete de Identidade nestas ocasiões apesar das novas regras
  • É oficial: novas regras da UE para compras chegam a Portugal nesta data e há mudanças nas garantias
    É oficial: novas regras da UE para compras chegam a Portugal nesta data e há mudanças nas garantias
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento