Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Foto DR
Nacional, Vida & Lazer

Condições de acesso às grutas de Benagil estão em consulta pública. Veja o que muda

As grutas de Benagil são um dos “principais pontos turísticos do Algarve” que tem suscitado o interesse de cada vez mais visitantes

15:17 24 Janeiro, 2024 12:48 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

As novas condições de acesso às grutas de Benagil, no concelho de Lagoa, no Algarve, que incluem a proibição de desembarque no seu interior, estão em consulta pública a partir desta quarta-feira e até 21 de fevereiro.

Segundo informação divulgada no portal Participa, pretende-se durante esse período fazer a “recolha de opiniões e contributos, efetuando-se posteriormente a sua avaliação e ponderação, bem como a realização dos ajustamentos que se venham a justificar”.

Em agosto passado, foi criado um grupo multidisciplinar denominado Grupo de Trabalho das Grutas de Benagil, com a missão de estabelecer a capacidade de carga humana e de determinar as condições de acesso àquelas grutas.

Localizadas ao largo da praia de Benagil, as grutas são consideradas um “património natural relevante” e um dos “principais pontos turísticos do Algarve” que, no período de verão, tem suscitado o interesse de cada vez mais visitantes, sobretudo por via marítima.

De acordo com o relatório de progresso elaborado pelo grupo de trabalho, tendo em conta o elevado número de medidas a consensualizar, a complexidade da sua implementação e o atual momento político foi decidido definir um conjunto simplificado de recomendações para aplicar antes do início da época balnear.

Recomendações devem ser colocadas em prática já no início de 2024

Entre essas recomendações, que devem ser colocadas em prática já no início de 2024, estão, entre outras, a proibição de desembarque e ou uso balnear do areal, no interior da gruta, e a proibição do acesso ao interior das grutas de visitantes a nado ou com meios auxiliares de flutuação.

“Recomenda-se que haja um horário antes das visitas das embarcações motorizadas dedicadas a estes visitantes e a plataformas não motorizadas particulares”, propõe a grupo de trabalho num documento divulgado no portal Participa.

Por outro lado, aconselha-se o estabelecimento de um tempo máximo de permanência no interior da gruta de Benagil, definido como três minutos para plataformas motorizadas e cinco minutos para plataformas não motorizadas.

O grupo de trabalho recomenda, ainda, a criação de mapas de acesso e circulação das grutas, a fiscalização permanente no local por sistema CCTV e proíbe o mergulho com escafandro autónomo ou em apneia, ou o exercício de pesca submarina e pesca recreativa nas imediações ou no interior da gruta.

No entanto, também há “um conjunto de medidas que […] não reuniram consenso” e que devem ser discutidas “numa fase posterior do processo”.

Entre as medidas a consensualizar destaca-se a viabilidade de solicitar o pedido de criação de um Título de Utilização Privativa do Espaço Marítimo (TUPEM) para exploração da visitação às grutas ou a criação de uma plataforma eletrónica de registo prévio para as visitas.

A coordenação do Grupo de Trabalho das Grutas do Benagil cabe à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve.

Segundo a CCDR, o grupo é composto por representantes das várias entidades públicas e privadas com competência e intervenção naquele domínio.

Leia também: Vai haver um limite máximo de acesso às grutas de Benagil em Lagoa

Idoso com carteira vazia. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Segurança Social paga este apoio a milhares de beneficiários: mais de metade recebe mais de 200 euros

16:30 8 Setembro, 2026 15:35 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mais de 245 mil pessoas recebem atualmente esta prestação da Segurança Social e uma em cada cinco já recebe um valor mensal superior a 300 euros

Algarve Cultura Gastronomia

Festa do Milho leva cultura e sabores do Brasil à zona ribeirinha de Portimão

10:20 8 Setembro, 2026 10:04 8 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Portimão volta a celebrar a cultura brasileira com uma Festa do Milho marcada por gastronomia, samba, pagode e convívio

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo em Portugal: chuva e descida das temperaturas vão atingir estas regiões neste dia

16:10 8 Setembro, 2026 16:31 8 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

O IPMA prevê uma mudança no estado do tempo, com chuva e temperaturas ligeiramente mais baixas em várias regiões

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e vem com força: frente fria ‘invade’ Portugal com descida das temperaturas e estas serão as regiões mais afetadas

10:10 8 Setembro, 2026 16:31 7 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão da Meteored aponta para a aproximação rápida de uma frente fria que vai trazer chuva a estas regiões portuguesas

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Mundo

Um carro para a vida? Estudo analisou mais de 33.000 automóveis e estes são os que dão menos problemas

12:30 8 Setembro, 2026 14:50 7 Setembro, 2026 | João Luís

O seu carro está na lista? Estas são as marcas e modelos que deram menos problemas após três anos de utilização

Europa Vídeo

“Não é ilegal, mas é uma falta de educação”: advogado deixou uma mulher passar à frente na Mercadona e arrependeu-se segundos depois

19:40 8 Setembro, 2026 18:39 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O gesto de cortesia numa fila da Mercadona acabou numa situação inesperada e levou um advogado a explicar o que diz a lei

Estrada com o sinal de trânsito H25. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Já viu o sinal de trânsito H25? Várias categorias de veículos estão proibidas de circular com este sinal

20:00 8 Setembro, 2026 18:38 8 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

É importante conhecer o significado do sinal de trânsito H25, de modo a evitar multas na estrada e contribuir para a segurança rodoviária

Algarve

Caso de Olhão: GNR afastou atropelamento no caso dos polícias acusados de matar imigrante

19:50 8 Setembro, 2026 19:33 8 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Dois agentes da PSP de Olhão estão acusados de sequestro agravado e homicídio qualificado pela morte de Aissa Ait Aissa

Praia Fluvial de Odeleite ganha nova projeção turística.
Algarve

Esta praia no Algarve está aberta a banhos até 30 de setembro mas já não tem nadadores-salvadores

15:50 8 Setembro, 2026 14:41 8 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Odeleite prolonga a abertura da praia fluvial até ao fim do mês, mas o município pede atenção à ausência de vigilância

Camionista com dificuldades ao andar. Crédito: Foto AI
Economia Europa Nacional

Paulo trabalhou 17 anos como camionista mas foi obrigado a aceitar a reforma aos 47: “Foi como se me tivessem tirado o chão”

16:00 6 Setembro, 2026 15:51 6 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de 17 anos como camionista no Luxemburgo, Paulo teve de deixar de trabalhar e passou a receber uma pensão de invalidez aos 47 anos

Auto

Vai a 120 km/h na via da esquerda e alguém ‘cola’ atrás? Saiba o que a lei manda fazer

18:30 7 Setembro, 2026 18:07 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mesmo a 120 km/h, permanecer na via da esquerda sem necessidade pode violar as regras de circulação previstas no Código da Estrada

Capacete na estrada. Crédito: Freepik
Auto

Já viu um capacete no chão na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer

20:30 7 Setembro, 2026 14:04 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Se viu um capacete pousado no chão junto a uma mota parada, saiba que este pode não estar ali por acaso

Polícia aplica multa após controlo de velocidade por radar. Crédito: Freepik AI
Auto

Adeus carta de condução? Tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém

09:30 7 Setembro, 2026 12:18 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Emprestou o carro a um amigo ou familiar? A lei prevê situações em que o proprietário pode ser responsabilizado por multas, acidentes e infrações

Homem empresário. Crédito: Foto AI
Economia Europa

José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”

19:30 6 Setembro, 2026 13:25 6 Setembro, 2026 | João Luís

Empresário espanhol afirma que o que possui foi conquistado com trabalho e rejeita ideia de que deve sentir-se culpado por ganhar dinheiro

Vida & Lazer

Não compre ameixas no supermercado se estiverem assim: Continente explica o sinal a que deve estar atento

20:10 7 Setembro, 2026 19:32 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O Continente explica quais os sinais a observar nas ameixas antes de as colocar no carrinho e revela os cuidados a ter para conservar o fruto durante mais tempo

Carvoeiro. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Espanhóis rendem-se a esta vila do Algarve que consideram um dos locais mais “autênticos e elegantes” da região

10:00 5 Setembro, 2026 11:52 4 Setembro, 2026 | João Luís

Jornal espanhol destaca vila do Algarve pelas casas brancas junto ao mar e paisagens que consideram entre as mais especiais da região

Idoso com carteira vazia. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Segurança Social paga este apoio a milhares de beneficiários: mais de metade recebe mais de 200 euros

16:30 8 Setembro, 2026 15:35 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mais de 245 mil pessoas recebem atualmente esta prestação da Segurança Social e uma em cada cinco já recebe um valor mensal superior a 300 euros

Algarve, Cultura, Gastronomia

Festa do Milho leva cultura e sabores do Brasil à zona ribeirinha de Portimão

10:20 8 Setembro, 2026 10:04 8 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Portimão volta a celebrar a cultura brasileira com uma Festa do Milho marcada por gastronomia, samba, pagode e convívio

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma mudança no tempo em Portugal: chuva e descida das temperaturas vão atingir estas regiões neste dia

16:10 8 Setembro, 2026 16:31 8 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

O IPMA prevê uma mudança no estado do tempo, com chuva e temperaturas ligeiramente mais baixas em várias regiões

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e vem com força: frente fria ‘invade’ Portugal com descida das temperaturas e estas serão as regiões mais afetadas

10:10 8 Setembro, 2026 16:31 7 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão da Meteored aponta para a aproximação rápida de uma frente fria que vai trazer chuva a estas regiões portuguesas

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Mundo

Um carro para a vida? Estudo analisou mais de 33.000 automóveis e estes são os que dão menos problemas

12:30 8 Setembro, 2026 14:50 7 Setembro, 2026 | João Luís

O seu carro está na lista? Estas são as marcas e modelos que deram menos problemas após três anos de utilização

Europa, Vídeo

“Não é ilegal, mas é uma falta de educação”: advogado deixou uma mulher passar à frente na Mercadona e arrependeu-se segundos depois

19:40 8 Setembro, 2026 18:39 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O gesto de cortesia numa fila da Mercadona acabou numa situação inesperada e levou um advogado a explicar o que diz a lei

Estrada com o sinal de trânsito H25. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Já viu o sinal de trânsito H25? Várias categorias de veículos estão proibidas de circular com este sinal

20:00 8 Setembro, 2026 18:38 8 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

É importante conhecer o significado do sinal de trânsito H25, de modo a evitar multas na estrada e contribuir para a segurança rodoviária

Algarve

Caso de Olhão: GNR afastou atropelamento no caso dos polícias acusados de matar imigrante

19:50 8 Setembro, 2026 19:33 8 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Dois agentes da PSP de Olhão estão acusados de sequestro agravado e homicídio qualificado pela morte de Aissa Ait Aissa

Praia Fluvial de Odeleite ganha nova projeção turística.
Algarve

Esta praia no Algarve está aberta a banhos até 30 de setembro mas já não tem nadadores-salvadores

15:50 8 Setembro, 2026 14:41 8 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Odeleite prolonga a abertura da praia fluvial até ao fim do mês, mas o município pede atenção à ausência de vigilância

Camionista com dificuldades ao andar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Nacional

Paulo trabalhou 17 anos como camionista mas foi obrigado a aceitar a reforma aos 47: “Foi como se me tivessem tirado o chão”

16:00 6 Setembro, 2026 15:51 6 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de 17 anos como camionista no Luxemburgo, Paulo teve de deixar de trabalhar e passou a receber uma pensão de invalidez aos 47 anos

Auto

Vai a 120 km/h na via da esquerda e alguém ‘cola’ atrás? Saiba o que a lei manda fazer

18:30 7 Setembro, 2026 18:07 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mesmo a 120 km/h, permanecer na via da esquerda sem necessidade pode violar as regras de circulação previstas no Código da Estrada

Capacete na estrada. Crédito: Freepik
Auto

Já viu um capacete no chão na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer

20:30 7 Setembro, 2026 14:04 8 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Se viu um capacete pousado no chão junto a uma mota parada, saiba que este pode não estar ali por acaso

Polícia aplica multa após controlo de velocidade por radar. Crédito: Freepik AI
Auto

Adeus carta de condução? Tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém

09:30 7 Setembro, 2026 12:18 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Emprestou o carro a um amigo ou familiar? A lei prevê situações em que o proprietário pode ser responsabilizado por multas, acidentes e infrações

Homem empresário. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”

19:30 6 Setembro, 2026 13:25 6 Setembro, 2026 | João Luís

Empresário espanhol afirma que o que possui foi conquistado com trabalho e rejeita ideia de que deve sentir-se culpado por ganhar dinheiro

Vida & Lazer

Não compre ameixas no supermercado se estiverem assim: Continente explica o sinal a que deve estar atento

20:10 7 Setembro, 2026 19:32 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O Continente explica quais os sinais a observar nas ameixas antes de as colocar no carrinho e revela os cuidados a ter para conservar o fruto durante mais tempo

Carvoeiro. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Espanhóis rendem-se a esta vila do Algarve que consideram um dos locais mais “autênticos e elegantes” da região

10:00 5 Setembro, 2026 11:52 4 Setembro, 2026 | João Luís

Jornal espanhol destaca vila do Algarve pelas casas brancas junto ao mar e paisagens que consideram entre as mais especiais da região

Últimas Notícias

  • Para quando em Portugal? Este país europeu desistiu de um sistema semelhante ao Volta e há várias razões
    Para quando em Portugal? Este país europeu desistiu de um sistema semelhante ao Volta e há várias razões
  • Já viu um pano amarelo numa mota na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer
    Já viu um pano amarelo numa mota na berma da estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer
  • Tem um eletrodoméstico avariado? Novas regras da UE vão facilitar reparações e podem prolongar a garantia
    Tem um eletrodoméstico avariado? Novas regras da UE vão facilitar reparações e podem prolongar a garantia
  • Já viu o sinal de trânsito H25? Várias categorias de veículos estão proibidas de circular com este sinal
    Já viu o sinal de trânsito H25? Várias categorias de veículos estão proibidas de circular com este sinal
  • Conheça o erro que ‘todos’ cometem nos semáforos e que pode acabar numa avaria cara no carro
    Conheça o erro que ‘todos’ cometem nos semáforos e que pode acabar numa avaria cara no carro

Opinião

  • O Chega e a autocrítica que falta | Por Luís Ganhão
    O Chega e a autocrítica que falta | Por Luís Ganhão
  • Nascida na Albânia de Estaline e espetadora de um regime em ruínas: Um relato épico sobre o custo da liberdade | Por Mário Beja Santos
    Nascida na Albânia de Estaline e espetadora de um regime em ruínas: Um relato épico sobre o custo da liberdade | Por Mário Beja Santos
  • Justiça: um problema que não se resolve apenas com mais meios | Por Luís Ganhão
    Justiça: um problema que não se resolve apenas com mais meios | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Tem um eletrodoméstico avariado? Novas regras da UE vão facilitar reparações e podem prolongar a garantia
    Tem um eletrodoméstico avariado? Novas regras da UE vão facilitar reparações e podem prolongar a garantia
  • Inovação e tradição juntam mais de 50 participantes em seminário em Tavira
    Inovação e tradição juntam mais de 50 participantes em seminário em Tavira
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento