Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto Lusa | DR
Nacional, Política

Concurso para projeto da nova barragem da Foupana vai ser lançado até final do mês

Macário Correia acusa as câmaras municipais algarvias de serem “incoerentes”, visto estarem a gastar mais água do que no ano passado, quando há cada vez menos água

09:54 5 Setembro, 2023 09:59 5 Setembro, 2023 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O concurso para o projeto da nova barragem da Foupana, no Algarve, deverá ser lançado até ao fim do corrente mês, disse esta terça-feira à Lusa o presidente da Associação de Regantes do Sotavento Algarvio, Macário Correia.

“O Governo garantiu-me meio milhão de euros e a Associação de Regantes do Sotavento, […] conjuntamente com a Águas do Algarve, já começou a trabalhar no caderno de encargos para, nos próximos dias, lançarmos o concurso para o projeto dessa barragem”, disse o dirigente em declarações à agência Lusa.

Para o responsável, que foi secretário de Estado do Ambiente num governo de Cavaco Silva, na década de 1980, este projeto, que é acompanhado por um estudo de impacto ambiental, será “o primeiro passo” na construção de uma barragem que irá dar um “fôlego” aos problemas colocados pela falta de água no barlavento algarvio.

“Quer para o abastecimento urbano, quer para a agricultura, para o turismo, para o golfe, com a Choupana feita nós ficamos mais descansados. Coisa que neste momento não estamos”, afirmou Macário Correia, que também presidiu às câmaras de Tavira, durante 12 anos, e de Faro.

A Associação de Beneficiários do Plano de Rega do Sotavento Algarvio (ABPRSA) recordava, num comunicado divulgado há algumas semanas, que nos últimos 40 anos se fizeram quatro grandes barragens no Algarve: Beliche, em 1986, Funcho em 1993, Odeleite em 1997 e Odelouca em 2009.

Macário Correia, que desde que se afastou da vida política se dedica à produção de laranja e alfarroba, recordou a estratégia prevista no Plano de Eficiência Hídrica do Algarve e no Pacto da Água, argumentando que “é preciso aproveitar a água que chove antes de ela se tornar salgada”.

O presidente da associação de regantes do sotavento (leste) algarvio aponta como aproveitamentos de primeira linha, nos próximos anos, a Foupana, o Alportel e a Ribeira de Monchique, salientando, ainda, um projeto em curso para em Albufeira se criar uma central de dessalinização.

Macário Correia aproveitou também para elogiar o atual ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, que afirma ser completamente diferente do seu antecessor, João Pedro Matos Fernandes.

“Este ministro tem uma postura muito mais positiva, muito mais dialogante e muito mais visionária e estratégica do que o anterior. O anterior é o culpado de não haver barragens no Algarve”, disse, acrescentando que Matos Fernandes “dizia coisas tontas”.

O ex-responsável governamental criticou a ex-líder do Bloco de Esquerda Catarina Martins por esta ter “uma visão extraordinária das barragens”, ao dizer, segundo ele, que “não se deviam fazer porque se evaporava a água”.

“Eu não sei o que seria do país sem barragens. Lisboa não bebia, não tinha Castelo de Bode, o Alentejo não tinha regadio, o Algarve não bebia, teria uns furos de água salgada e de água com lodo”, sublinhou, concluindo que “as barragens são necessárias aqui e em qualquer parte do mundo”.

O dirigente agrícola algarvio recordou que atualmente as cinco maiores barragens da região sul do país “estão todas com níveis baixos”, uma situação “preocupante”, se não chover algo de relevante até novembro.

Por outro lado, Macário Correia acusou as câmaras municipais algarvias de serem “incoerentes”, visto estarem a gastar mais água do que no ano passado, quando há cada vez menos água.

“Neste momento, uma coisa que é incoerente, nós estamos a cortar a água na agricultura, nos golfes, nos jardins, mas há rotundas, alcatrões e calçadas a ser regados todos os dias”, afirmou.

A Ribeira da Foupana é um curso de água que nasce na Serra do Caldeirão, a uma altitude de 495 metros, percorrendo os concelhos algarvios de Alcoutim e Castro Marim e desaguando na Ribeira de Odeleite, um pouco antes da sua foz na margem direita do Rio Guadiana.

Leia também: Regantes do sotavento algarvio defendem que “a Barragem da Foupana tem que avançar”

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Pensionistas nestas condições têm direito a pedir mais um apoio até 236 euros se cumprirem estes requisitos

08:40 3 Setembro, 2026 01:35 3 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este apoio que pode chegar aos 236,16€ é pago a pensionistas que cumpram alguns requisitos e é recebido junto com a pensão

Sara Anselmo morre aos 37 anos. Reprodução redes sociais
Algarve

Morreu Sara Anselmo, profissional de fitness de Albufeira, aos 37 anos

15:30 3 Setembro, 2026 17:11 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Profissional de fitness e mãe de um menino, Sara Anselmo morreu a 2 de setembro, três meses depois de completar 37 anos

João Neves a festejar o golo.
Algarve Europa Nacional

Tavirense João Neves chegou ao treino do PSG numa modesta carrinha branca: motivo está a emocionar os adeptos

13:10 3 Setembro, 2026 13:11 3 Setembro, 2026 | João Luís

O tavirense João Neves surpreendeu ao chegar ao treino do PSG numa modesta carrinha branca: explicação está a gerar elogios entre os adeptos

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Mecânico a apontar lanterna dentro do capô. Crédito: Freepik
Auto

Carro para a vida? Mecânico com 40 anos de experiência revela o usado que comprou por menos de 600 euros e nunca o deixou ficar mal

11:30 3 Setembro, 2026 16:13 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O carro custou apenas 600 euros e continua nas mãos do mesmo proprietário cerca de 15 anos depois

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Trovoadas vão ‘castigar’ Portugal: podem cair até 12 raios por km² e há risco de granizo, chuva forte e rajadas neste dia

06:00 3 Setembro, 2026 19:11 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Segundo a Meteored, o tempo vai mudar depois de vários dias de calor, com os modelos a apontarem para um aumento significativo da instabilidade e trovoadas em várias regiões de Portugal continental

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 14:14 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Algarve Cultura

Faro Alternativo regressa em outubro com três noites de punk, hardcore e metal

09:20 3 Setembro, 2026 09:24 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Passeio Ribeirinho volta a acolher o Faro Alternativo, com 17 bandas e um programa dedicado à música independente

Mulher a utilizar o multibanco. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Clientes bancários que tenham a conta com saldo negativo podem sofrer estas consequências, ‘avisa’ o Banco de Portugal

17:30 3 Setembro, 2026 17:06 3 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Consequências por ter saldo negativo podem variar de acordo com várias condicionantes, de acordo com o Banco de Portugal

Dia de chuva com cheias em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

“Podemos ter mais do dobro da chuva normal”: previsão alerta para mais chuva e cheias a caminho de Portugal neste período

09:00 3 Setembro, 2026 12:16 2 Setembro, 2026 | João Luís

A previsão partilhada pela Luso Meteo aponta para mais chuva em Portugal e admite um aumento do risco de cheias

Mónica Isabel Beach Club.
Algarve

Vem aí a época baixa: neste hotel no Algarve junto à praia uma noite em regime de “Tudo Incluído” custa 60€ por pessoa nesta data

17:50 3 Setembro, 2026 15:58 3 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Há um hotel junto à praia em Albufeira onde uma noite em regime de “Tudo Incluído” pode custar 60 euros por pessoa

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Adeus bagagem? Funcionário de aeroporto revela o que nunca deve fazer para identificar as suas malas (podem mesmo ficar ‘em terra’)

19:20 1 Setembro, 2026 22:38 1 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um gesto muito comum para distinguir as malas das restantes pode interferir com o processamento da bagagem e atrasar o seu encaminhamento até ao avião

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: este é o número máximo de moedas que pode usar para pagamentos em Portugal

15:40 2 Setembro, 2026 15:04 2 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Legislação portuguesa prevê que estabelecimentos podem recusar um pagamento se for entregue um número de moedas superior a este

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Vista aérea da Praia de Quarteira, no Algarve.
Algarve

“Mais fraco”: portugueses ‘fugiram’ desta cidade no Algarve este verão e deixaram as praias mais livres

18:40 1 Setembro, 2026 16:07 1 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Cidade algarvia registou um verão com menor afluência de banhistas e, como consequência, os areais ficaram mais livres

Algarve Cultura

Silves recebe espólio histórico do Museu da Cortiça 16 anos após encerramento

17:40 3 Setembro, 2026 17:39 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Espólio reúne milhares de documentos e fotografias ligados à antiga Fábrica do Inglês e será alvo de estudo e tratamento científico

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Pensionistas nestas condições têm direito a pedir mais um apoio até 236 euros se cumprirem estes requisitos

08:40 3 Setembro, 2026 01:35 3 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este apoio que pode chegar aos 236,16€ é pago a pensionistas que cumpram alguns requisitos e é recebido junto com a pensão

Sara Anselmo morre aos 37 anos. Reprodução redes sociais
Algarve

Morreu Sara Anselmo, profissional de fitness de Albufeira, aos 37 anos

15:30 3 Setembro, 2026 17:11 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Profissional de fitness e mãe de um menino, Sara Anselmo morreu a 2 de setembro, três meses depois de completar 37 anos

João Neves a festejar o golo.
Algarve, Europa, Nacional

Tavirense João Neves chegou ao treino do PSG numa modesta carrinha branca: motivo está a emocionar os adeptos

13:10 3 Setembro, 2026 13:11 3 Setembro, 2026 | João Luís

O tavirense João Neves surpreendeu ao chegar ao treino do PSG numa modesta carrinha branca: explicação está a gerar elogios entre os adeptos

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

19:30 30 Agosto, 2026 15:36 30 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas de contribuições, um reformado espanhol contesta a redução aplicada à sua pensão

Mecânico a apontar lanterna dentro do capô. Crédito: Freepik
Auto

Carro para a vida? Mecânico com 40 anos de experiência revela o usado que comprou por menos de 600 euros e nunca o deixou ficar mal

11:30 3 Setembro, 2026 16:13 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O carro custou apenas 600 euros e continua nas mãos do mesmo proprietário cerca de 15 anos depois

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Trovoadas vão ‘castigar’ Portugal: podem cair até 12 raios por km² e há risco de granizo, chuva forte e rajadas neste dia

06:00 3 Setembro, 2026 19:11 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Segundo a Meteored, o tempo vai mudar depois de vários dias de calor, com os modelos a apontarem para um aumento significativo da instabilidade e trovoadas em várias regiões de Portugal continental

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 14:14 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Algarve, Cultura

Faro Alternativo regressa em outubro com três noites de punk, hardcore e metal

09:20 3 Setembro, 2026 09:24 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Passeio Ribeirinho volta a acolher o Faro Alternativo, com 17 bandas e um programa dedicado à música independente

Mulher a utilizar o multibanco. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Clientes bancários que tenham a conta com saldo negativo podem sofrer estas consequências, ‘avisa’ o Banco de Portugal

17:30 3 Setembro, 2026 17:06 3 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Consequências por ter saldo negativo podem variar de acordo com várias condicionantes, de acordo com o Banco de Portugal

Dia de chuva com cheias em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

“Podemos ter mais do dobro da chuva normal”: previsão alerta para mais chuva e cheias a caminho de Portugal neste período

09:00 3 Setembro, 2026 12:16 2 Setembro, 2026 | João Luís

A previsão partilhada pela Luso Meteo aponta para mais chuva em Portugal e admite um aumento do risco de cheias

Mónica Isabel Beach Club.
Algarve

Vem aí a época baixa: neste hotel no Algarve junto à praia uma noite em regime de “Tudo Incluído” custa 60€ por pessoa nesta data

17:50 3 Setembro, 2026 15:58 3 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Há um hotel junto à praia em Albufeira onde uma noite em regime de “Tudo Incluído” pode custar 60 euros por pessoa

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Adeus bagagem? Funcionário de aeroporto revela o que nunca deve fazer para identificar as suas malas (podem mesmo ficar ‘em terra’)

19:20 1 Setembro, 2026 22:38 1 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um gesto muito comum para distinguir as malas das restantes pode interferir com o processamento da bagagem e atrasar o seu encaminhamento até ao avião

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: este é o número máximo de moedas que pode usar para pagamentos em Portugal

15:40 2 Setembro, 2026 15:04 2 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Legislação portuguesa prevê que estabelecimentos podem recusar um pagamento se for entregue um número de moedas superior a este

Idosa com animais de estimação. Crédito: Freepik AI
Animais, Europe Direct Algarve

É oficial: UE muda as regras para quem tem cães e gatos e há novas obrigações a caminho

18:44 30 Agosto, 2026 21:26 30 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem tem um cães ou gatos deve conhecer as novas regras europeias que entraram oficialmente em vigor este domingo

Vista aérea da Praia de Quarteira, no Algarve.
Algarve

“Mais fraco”: portugueses ‘fugiram’ desta cidade no Algarve este verão e deixaram as praias mais livres

18:40 1 Setembro, 2026 16:07 1 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Cidade algarvia registou um verão com menor afluência de banhistas e, como consequência, os areais ficaram mais livres

Algarve, Cultura

Silves recebe espólio histórico do Museu da Cortiça 16 anos após encerramento

17:40 3 Setembro, 2026 17:39 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Espólio reúne milhares de documentos e fotografias ligados à antiga Fábrica do Inglês e será alvo de estudo e tratamento científico

Últimas Notícias

  • Com apenas um dia de férias pode conseguir quatro dias de descanso nestas datas de 2027: saiba quando marcar férias no próximo ano
    Com apenas um dia de férias pode conseguir quatro dias de descanso nestas datas de 2027: saiba quando marcar férias no próximo ano
  • Vem aí a época baixa: neste hotel no Algarve junto à praia uma noite em regime de “Tudo Incluído” custa 60€ por pessoa nesta data
    Vem aí a época baixa: neste hotel no Algarve junto à praia uma noite em regime de “Tudo Incluído” custa 60€ por pessoa nesta data
  • Silves recebe espólio histórico do Museu da Cortiça 16 anos após encerramento
    Silves recebe espólio histórico do Museu da Cortiça 16 anos após encerramento
  • Clientes bancários que tenham a conta com saldo negativo podem sofrer estas consequências, ‘avisa’ o Banco de Portugal
    Clientes bancários que tenham a conta com saldo negativo podem sofrer estas consequências, ‘avisa’ o Banco de Portugal
  • Marinha e Zoomarine devolvem duas tartarugas marinhas ao oceano
    Marinha e Zoomarine devolvem duas tartarugas marinhas ao oceano

Opinião

  • O cansaço do povo | Por José Figueiredo Santos
    O cansaço do povo | Por José Figueiredo Santos
  • A vida não começa amanhã | Por Ana Alexandra Resende
    A vida não começa amanhã | Por Ana Alexandra Resende
  • Habitação: onde há mais procura, nem sempre há mais construção
    Habitação: onde há mais procura, nem sempre há mais construção

Europe Direct Algarve

  • Agora é mesmo oficial: UE aprova novas regras para compras online e há novas taxas a caminho
    Agora é mesmo oficial: UE aprova novas regras para compras online e há novas taxas a caminho
  • Prémio LUX 2026 chega a Tavira com sessão acessível do filme “Surda”
    Prémio LUX 2026 chega a Tavira com sessão acessível do filme “Surda”
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento