Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Comerciantes queixam-se de prejuízos devido a obras na frente ribeirinha de Olhão

As obras de requalificação da frente ribeirinha de Olhão estão a provocar prejuízos e queixas junto dos comerciantes, mas a autarquia e a Sociedade Polis, que financia a obra, garantem que os prazos estão a ser cumpridos. A Avenida 5 de Outubro, onde estão muitos restaurantes e lojas, o mercado municipal ou a marina […]

18:26 15 Janeiro, 2019 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
A Avenida 5 de Outubro está condicionada ao trânsito rodoviário e apeado (Fotos: Luís Forra / Agência Lusa)

As obras de requalificação da frente ribeirinha de Olhão estão a provocar prejuízos e queixas junto dos comerciantes, mas a autarquia e a Sociedade Polis, que financia a obra, garantem que os prazos estão a ser cumpridos.

A Avenida 5 de Outubro, onde estão muitos restaurantes e lojas, o mercado municipal ou a marina de Olhão, está condicionada ao trânsito rodoviário e apeado, com os automóveis a circular de este para oeste, e os comerciantes queixam-se da perda de clientes e receitas por causa de uma obra que consideram estar a prejudicá-los mais do que anteciparam.

Pedro Sousa, gestor de uma farmácia, disse à que o impacto das obras no negócio “tem sido um pouco acentuado” e considerou que os prazos dados aos comerciantes para a sua realização, entre outubro de 2018 e maio de 2019, “não estão a ser respeitados”.

“O que faz com que, para nós, como farmácia, que é um negócio diferente da restauração, seja um pouco difícil neste momento estar nesta posição”, afirmou, apontando o “impedimento da circulação automóvel” e a dificuldade de “circulação de pessoas com mobilidade reduzida” como factores que pressionam mais negativamente o negócio.

Também Xu Suilam, proprietário de um restaurante chinês, disse à Lusa que as receitas, em “Dezembro, baixaram muito por causa das obras”, e facturou “menos 3.000 euros do que em 2017”, no mesmo mês.

“O negócio baixou muito por causa das obras, mas por enquanto o tempo está bom, se houver chuva complica, porque as pessoas não vão conseguir passar e não sei como vou pagar ordenados e rendas”, admitiu.

Também Artur Mesquita reconheceu que o seu negócio “já é complicado, porque é de produtos artesanais e regionais” e, “agora, com as obras”, e como vive essencialmente “através do turismo”, está “ainda mais complicado”.

As obras de requalificação da frente ribeirinha de Olhão estão a provocar prejuízos e queixas junto dos comerciantes

Se antes “já havia falta de estacionamento”, com a actual situação “está um caos”, disse este comerciante, considerando que os responsáveis da obra “não vão cumprir os prazos” e os olhanenses e visitantes da cidade vão estar sujeitos à situação no Verão.

O presidente da Câmara de Olhão, António Pina, disse que a autarquia “não se esconde atrás da Sociedade Polis” Litoral da Ria Formosa, apesar de ser esta quem financia a obra de 1,5 milhões de euros, reconheceu que “há atrasos” nos trabalhos, mas disse ter recebido garantias do empreiteiro de que a obra terminara no final de Maio, como previsto.

“O senhor Manuel Ruas, dono da empresa [empreiteira da obra], assumiu mais uma vez o compromisso pessoal de terminar dentro do prazo que prevíamos, até ao final do mês de maio, mas explicou as razões pela qual houve este atraso e prendem-se, essencialmente, com as dificuldades que em obter os materiais para a obra, nomeadamente os diferentes tipos de calçada”, justificou o autarca.

Também o presidente da comissão liquidatária da sociedade Polis Litoral Ria Formosa, José Pacheco, atribuiu “alguns pequenos atrasos” na obra ao aprovisionamento de materiais de construção, mas sublinhou que estes não são “significativos” e que os trabalhos vão ficar concluídos no prazo estimado, ou seja, no início do segundo semestre do ano.

“A partir de dia 15 [de Janeiro] esperamos que a obra tenha um desenvolvimento mais célere do que tem tido até agora”, referiu à Lusa aquele responsável.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Casal a gerir orçamento. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Escola fechada por greve e filhos em casa? Saiba se pode faltar ao trabalho sem perder salário

09:00 13 Junho, 2026 12:30 10 Junho, 2026 | João Luís

Quando a escola fecha por greve, os pais podem ter direito a falta justificada? Saiba como proteger o salário

Algarve Edição Papel Ensino

Infantário Pimpão: mais de 40 anos dedicados à infância em Tavira

10:00 13 Junho, 2026 10:36 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Fundado em 1983, o Infantário Pimpão tornou-se uma referência em Tavira pela proximidade às famílias e projeto educativo

Edição Papel Ensino Opinião

Universidade do Algarve disponibiliza provas digitais gratuitas para preparação das avaliações nacionais | Por Mauro Figueiredo

11:00 13 Junho, 2026 08:03 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os resultados alcançados demonstram a crescente adesão da comunidade educativa a este modelo de aprendizagem"

Família com malas. Crédito: Freepik
Algarve Nacional Vida & Lazer

Adeus A2? Há uma maneira de chegar ao Algarve em 35 minutos (e começa perto de Lisboa)

18:00 11 Junho, 2026 15:50 12 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar entre Cascais e Portimão tornou-se mais simples, com esta ligação direta que evita trânsito e encurta o caminho até ao Algarve

Edição Papel Opinião

O problema não é o divórcio. O problema é o conflito | Por Joaquim Manuel da Silva

15:20 13 Junho, 2026 09:05 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Justiça restaurativa, apontamentos sobre um novo protocolo: ‘Matar o casal conjugal, para fazer nascer o casal parental”

Carro parado na garagem.
Auto Nacional

Tem o carro na garagem? Pode arriscar uma das multas de trânsito mais pesadas em Portugal que vai até 2.500€

14:50 13 Junho, 2026 15:13 12 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Mesmo com o carro parado na garagem, pode arriscar ser alvo de uma das multas mais pesadas em Portugal, que vai até 2.500€

Algarve Economia Vida & Lazer

Faro reforça oferta de lazer com abertura da NEOFUN

18:10 12 Junho, 2026 18:07 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Novo centro combina atividade física, tecnologia e trabalho em equipa em desafios onde os participantes entram no jogo

Algarve

Praias de Quarteira ao Garrão recuperam areal mas solução é temporária

10:48 13 Junho, 2026 10:54 13 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Telmo Pinto, classificou como “gratificante” ver as praias com dezenas de metros de areia e a poderem ser utilizadas pelos banhistas em segurança

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí trovoada, chuva forte e granizo: mau tempo volta nesta data e estas regiões serão as mais afetadas

06:00 13 Junho, 2026 11:31 13 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê mudança no estado do tempo: há regiões onde podem surgir aguaceiros fortes, trovoada e granizo

Algarve Edição Papel Nacional

Partos aumentaram 3,7% em Portugal em 2025, com mães estrangeiras concentradas no Algarve e Lisboa

08:30 13 Junho, 2026 15:59 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

A proporção de partos de mães estrangeiras subiu para 28,8% em 2025, com destaque para residentes no Algarve e na Grande Lisboa

Calor dentro do carro. Crédito: Freepik
Auto Economia

Janelas abertas ou ar condicionado? Saiba qual gasta mais combustível no carro

13:30 13 Junho, 2026 11:06 11 Junho, 2026 | João Luís

Muitos condutores hesitam entre abrir as janelas ou ligar o ar condicionado. A resposta depende sobretudo da velocidade a que circula

Pessoas a passear pela rua. Crédito: Foto AI
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

18:50 10 Junho, 2026 18:53 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram abandoná-la por não se sentirem bem-vindos

Hacker a segurar telemóvel. Crédito: Freepik
Tech

Reiniciar ou desligar o telemóvel? FBI indica a melhor opção para a sua segurança

20:40 12 Junho, 2026 18:36 12 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Entidades americanas como o FBI ou a NSA falam sobre desligar e reiniciar o telemóvel por questões de segurança, e recomendam a melhor opção

Restaurante Sueste, Ferragudo.
Algarve Gastronomia

Restaurante algarvio onde Herman José e Luís Figo comem já está aberto e ali o peixe grelha-se na hora

17:50 12 Junho, 2026 16:35 12 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Ferragudo, o restaurante Sueste reabre com nova gestão, peixe grelhado na hora e ligação reforçada ao rio Arade

Algarve Economia

Festival ‘mudou de mãos’ em Albufeira e contratos foram para empresa ligada a apoiante do Chega

18:20 11 Junho, 2026 18:13 11 Junho, 2026 | João Luís

A organização do Albufeira Radical envolveu contratos de 239 mil euros com uma empresa ligada a um apoiante da campanha local do Chega

Praia da Amoreira, Aljezur. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Alemães destacam praia no Algarve pelas lagoas naturais e poucas multidões: “Paisagem é impressionante”

19:00 10 Junho, 2026 19:07 10 Junho, 2026 | João Luís

Página alemã dedicada ao Algarve destacou uma praia pela paisagem natural, pelas lagoas naturais e pelo ambiente tranquilo

Casal a gerir orçamento. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Escola fechada por greve e filhos em casa? Saiba se pode faltar ao trabalho sem perder salário

09:00 13 Junho, 2026 12:30 10 Junho, 2026 | João Luís

Quando a escola fecha por greve, os pais podem ter direito a falta justificada? Saiba como proteger o salário

Algarve, Edição Papel, Ensino

Infantário Pimpão: mais de 40 anos dedicados à infância em Tavira

10:00 13 Junho, 2026 10:36 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Fundado em 1983, o Infantário Pimpão tornou-se uma referência em Tavira pela proximidade às famílias e projeto educativo

Edição Papel, Ensino, Opinião

Universidade do Algarve disponibiliza provas digitais gratuitas para preparação das avaliações nacionais | Por Mauro Figueiredo

11:00 13 Junho, 2026 08:03 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os resultados alcançados demonstram a crescente adesão da comunidade educativa a este modelo de aprendizagem"

Família com malas. Crédito: Freepik
Algarve, Nacional, Vida & Lazer

Adeus A2? Há uma maneira de chegar ao Algarve em 35 minutos (e começa perto de Lisboa)

18:00 11 Junho, 2026 15:50 12 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar entre Cascais e Portimão tornou-se mais simples, com esta ligação direta que evita trânsito e encurta o caminho até ao Algarve

Edição Papel, Opinião

O problema não é o divórcio. O problema é o conflito | Por Joaquim Manuel da Silva

15:20 13 Junho, 2026 09:05 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Justiça restaurativa, apontamentos sobre um novo protocolo: ‘Matar o casal conjugal, para fazer nascer o casal parental”

Carro parado na garagem.
Auto, Nacional

Tem o carro na garagem? Pode arriscar uma das multas de trânsito mais pesadas em Portugal que vai até 2.500€

14:50 13 Junho, 2026 15:13 12 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Mesmo com o carro parado na garagem, pode arriscar ser alvo de uma das multas mais pesadas em Portugal, que vai até 2.500€

Algarve, Economia, Vida & Lazer

Faro reforça oferta de lazer com abertura da NEOFUN

18:10 12 Junho, 2026 18:07 12 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Novo centro combina atividade física, tecnologia e trabalho em equipa em desafios onde os participantes entram no jogo

Algarve

Praias de Quarteira ao Garrão recuperam areal mas solução é temporária

10:48 13 Junho, 2026 10:54 13 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Telmo Pinto, classificou como “gratificante” ver as praias com dezenas de metros de areia e a poderem ser utilizadas pelos banhistas em segurança

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí trovoada, chuva forte e granizo: mau tempo volta nesta data e estas regiões serão as mais afetadas

06:00 13 Junho, 2026 11:31 13 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê mudança no estado do tempo: há regiões onde podem surgir aguaceiros fortes, trovoada e granizo

Algarve, Edição Papel, Nacional

Partos aumentaram 3,7% em Portugal em 2025, com mães estrangeiras concentradas no Algarve e Lisboa

08:30 13 Junho, 2026 15:59 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

A proporção de partos de mães estrangeiras subiu para 28,8% em 2025, com destaque para residentes no Algarve e na Grande Lisboa

Calor dentro do carro. Crédito: Freepik
Auto, Economia

Janelas abertas ou ar condicionado? Saiba qual gasta mais combustível no carro

13:30 13 Junho, 2026 11:06 11 Junho, 2026 | João Luís

Muitos condutores hesitam entre abrir as janelas ou ligar o ar condicionado. A resposta depende sobretudo da velocidade a que circula

Pessoas a passear pela rua. Crédito: Foto AI
Nacional

“Movem-se com arrogância pela cidade”: estrangeiros são cada vez menos bem-vindos nesta cidade portuguesa

18:50 10 Junho, 2026 18:53 10 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Tensão vai aumentando com a presença cada vez maior de estrangeiros nesta cidade portuguesa, que até consideram abandoná-la por não se sentirem bem-vindos

Hacker a segurar telemóvel. Crédito: Freepik
Tech

Reiniciar ou desligar o telemóvel? FBI indica a melhor opção para a sua segurança

20:40 12 Junho, 2026 18:36 12 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Entidades americanas como o FBI ou a NSA falam sobre desligar e reiniciar o telemóvel por questões de segurança, e recomendam a melhor opção

Restaurante Sueste, Ferragudo.
Algarve, Gastronomia

Restaurante algarvio onde Herman José e Luís Figo comem já está aberto e ali o peixe grelha-se na hora

17:50 12 Junho, 2026 16:35 12 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Ferragudo, o restaurante Sueste reabre com nova gestão, peixe grelhado na hora e ligação reforçada ao rio Arade

Algarve, Economia

Festival ‘mudou de mãos’ em Albufeira e contratos foram para empresa ligada a apoiante do Chega

18:20 11 Junho, 2026 18:13 11 Junho, 2026 | João Luís

A organização do Albufeira Radical envolveu contratos de 239 mil euros com uma empresa ligada a um apoiante da campanha local do Chega

Praia da Amoreira, Aljezur. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Alemães destacam praia no Algarve pelas lagoas naturais e poucas multidões: “Paisagem é impressionante”

19:00 10 Junho, 2026 19:07 10 Junho, 2026 | João Luís

Página alemã dedicada ao Algarve destacou uma praia pela paisagem natural, pelas lagoas naturais e pelo ambiente tranquilo

Últimas Notícias

  • Mundial2026: As participações de Portugal, edição a edição
    Mundial2026: As participações de Portugal, edição a edição
  • Tem o carro na garagem? Pode arriscar uma das multas de trânsito mais pesadas em Portugal que vai até 2.500€
    Tem o carro na garagem? Pode arriscar uma das multas de trânsito mais pesadas em Portugal que vai até 2.500€
  • Janelas abertas ou ar condicionado? Saiba qual gasta mais combustível no carro
    Janelas abertas ou ar condicionado? Saiba qual gasta mais combustível no carro
  • Praias de Quarteira ao Garrão recuperam areal mas solução é temporária
    Praias de Quarteira ao Garrão recuperam areal mas solução é temporária
  • Infantário Pimpão: mais de 40 anos dedicados à infância em Tavira
    Infantário Pimpão: mais de 40 anos dedicados à infância em Tavira
  • Escola fechada por greve e filhos em casa? Saiba se pode faltar ao trabalho sem perder salário
    Escola fechada por greve e filhos em casa? Saiba se pode faltar ao trabalho sem perder salário

Opinião

  • O problema não é o divórcio. O problema é o conflito | Por Joaquim Manuel da Silva
    O problema não é o divórcio. O problema é o conflito | Por Joaquim Manuel da Silva
  • Universidade do Algarve disponibiliza provas digitais gratuitas para preparação das avaliações nacionais | Por Mauro Figueiredo
    Universidade do Algarve disponibiliza provas digitais gratuitas para preparação das avaliações nacionais | Por Mauro Figueiredo
  • Irritações cívicas | Por Mendes Bota
    Irritações cívicas | Por Mendes Bota
  • Filosofia portuguesa, a provável existência | Por Jorge Queiroz
    Filosofia portuguesa, a provável existência | Por Jorge Queiroz
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Irritações cívicas | Por Mendes Bota
    Irritações cívicas | Por Mendes Bota
  • “O que devo ter em atenção para fazer compras mais saudáveis?”
    “O que devo ter em atenção para fazer compras mais saudáveis?”
  • Loulé leva ao New European Bauhaus projeto sobre o valor das árvores urbanas
    Loulé leva ao New European Bauhaus projeto sobre o valor das árvores urbanas
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal