Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

Comboio presidencial viaja até Faro

O comboio centenário usado pelos chefes de Estado a partir de 1910 vai fazer o percurso entre Vila Real de Santo António e Faro, a 1 de Julho, para assinalar os 125 anos da chegada do comboio a Faro. A iniciativa insere-se num conjunto de viagens programadas pela Fundação Museu Nacional Ferroviário (FMNF), neste […]

10:25 16 Junho, 2014
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
A iniciativa assinala os 125 anos da chegada do comboio a Faro

O comboio centenário usado pelos chefes de Estado a partir de 1910 vai fazer o percurso entre Vila Real de Santo António e Faro, a 1 de Julho, para assinalar os 125 anos da chegada do comboio a Faro.

A iniciativa insere-se num conjunto de viagens programadas pela Fundação Museu Nacional Ferroviário (FMNF), neste caso, com a colaboração das Câmaras de Faro e de Vila Real de Santo António, que vão unir-se para celebrar a chegada do primeiro comboio com serviço de passageiros a Faro, a 1 de Julho de 1889.

O momento histórico originou a criação de um número único do jornal “Inauguração”, contou à Lusa o director do Museu Municipal de Faro, onde no mesmo dia será inaugurada a exposição “Olhares sobre o caminho de ferro no Algarve”, que reúne fotografias, objectos e documentos sobre o tema e na qual será ainda exibido um documentário.

“Quando o comboio chegou a Faro, foram três ou quatro dias de festa, houve música, quermesses, as casas nobres e os principais monumentos da cidade foram iluminados e as ruas foram enfeitadas”, referiu Marco Lopes, lembrando que o comboio chegou a Faro três décadas depois da inauguração do primeiro troço do país, entre Lisboa e o Carregado.

Comboio presidencial deixou de funcionar na década de 1970

Segundo aquele responsável, a chegada da ferrovia ao Algarve teve um grande impacto social e económico na região, uma vez que os transportes se faziam quase sempre pela via marítima e fluvial ou pelos caminhos terrestres da região, na altura um território praticamente isolado.

A cidade de Vila Real de Santo António viria mais tarde, em 1906, a ser beneficiada com a extensão da linha do Algarve para Sotavento, aproximando esta via da zona de fronteira com Espanha.

De acordo com a Fundação Museu Nacional Ferroviário, o objectivo é que o comboio presidencial, que deixou de funcionar como tal na década de 1970, venha a ser explorado enquanto produto turístico, mediante a sua disponibilização para passeios de residentes ou estrangeiros.

A viagem destina-se apenas a convidados, já que a fundação se encontra numa fase de ensaio de um modelo de exploração do comboio presidencial enquanto produto turístico.

A Câmara de Faro vai, contudo, sortear cinco bilhetes duplos para a viagem, com início às 10 horas em Vila Real de Santo António, através de um passatempo que vai ficar disponível na página da Câmara de Faro na rede social “Facebook”.

Através de fundos comunitários, entre 2009 e 2013, a Fundação Museu Nacional Ferroviário procedeu ao restauro global do comboio presidencial, tendo os seis veículos que formam a composição sido totalmente reabilitados.

Os interiores foram reconstituídos e tiveram que ser reproduzidos alguns objectos em falta, em função dos modelos existentes na década de 1970, que coincide com o período final do uso do comboio presidencial.

(Agência Lusa) 

Mulher verifica o extrato bancário numa caixa automática. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Tiraram-lhe dinheiro da conta por débito direto? Este é o prazo para pedir a devolução

19:20 18 Outubro, 2026 15:24 12 Outubro, 2026

Débito direto já processado pode ser contestado junto do banco, existindo ainda um prazo superior quando a cobrança não foi autorizada

Praia dos Arrifes.
Algarve

Conheça a praia no Algarve que esconde uma ‘livraria’ feita de rochas com milhões de anos

12:40 18 Outubro, 2026 09:49 13 Outubro, 2026

Entre os Arrifes e a Ponta da Baleeira, camadas de rocha quase verticais fazem lembrar livros arrumados numa estante

Cozinha moderna. Crédito: Freepik AI
Saúde Vida & Lazer

Cardiologista deixou de usar estes utensílios na cozinha e alerta para possíveis riscos para o coração

20:30 18 Outubro, 2026 13:45 18 Outubro, 2026

Há utensílios presentes em praticamente todas as cozinhas que podem aumentar a exposição a microplásticos

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Este radar esteve entre os que mais infrações registaram em Portugal: fica no Algarve

18:40 18 Outubro, 2026 18:33 18 Outubro, 2026

Um radar instalado no Algarve foi identificado pela ANSR entre os cinco locais do SINCRO com maior número de infrações

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está de regresso a Portugal e temperaturas vão cair: estas são as regiões mais afetadas até quarta-feira

17:30 18 Outubro, 2026 13:34 18 Outubro, 2026

O mau tempo está de regresso a Portugal Continental e promete trazer chuva a várias regiões do país.

Máquina de lavar loiça. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

A loiça sai suja da máquina? Especialista revela o erro com o detergente que muitos cometem

15:40 18 Outubro, 2026 13:50 18 Outubro, 2026

Se a loiça na máquina de lavar continua suja depois de um ciclo completo, pode estar a cometer um erro comum com o detergente

Algarve Desporto Mundo Nacional Vídeo

Miguel Trindade sagra-se campeão mundial de kickboxing e já treinou no Algarve [vídeo]

13:41 18 Outubro, 2026 13:56 18 Outubro, 2026

Português conquistou o título mundial de kickboxing do Glory na Bélgica. Miguel Pires revela ao POSTAL a ligação do atleta aos treinos no Algarve

HENRIQUE DIAS FREIRE - Diretor do Postal do Algarve. Crédito: Postal
Algarve Edição Papel Opinião

Arménio Aleluia: a grandeza de não esquecer | Editorial de Henrique Dias Freire

07:30 18 Outubro, 2026 11:41 15 Outubro, 2026

"Há quem deixe o nome na sua terra. Arménio Aleluia Martins tem feito algo igualmente valioso: não deixar que a sua terra perca os nomes"

Opinião Política

Acampadas violências | Por José Figueiredo Santos

12:18 18 Outubro, 2026 12:18 18 Outubro, 2026

"Quando a violência toma o lugar da política, quem ganha verdadeiramente o poder — e quem fica, afinal, sem ele?", pergunta José Figueiredo Santos.

Europe Direct Algarve Opinião

Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa

16:50 16 Outubro, 2026 17:03 16 Outubro, 2026

Cerca de 50 jovens do Alentejo, Algarve e Andaluzia reúnem-se em Huelva para debater democracia, fronteiras e desafios comuns da Eurorregião

Ensino Nacional Saúde

Miniassembleias nas escolas juntam mais de mil alunos para falar de saúde sexual

12:50 18 Outubro, 2026 12:44 18 Outubro, 2026

Alunos dos 14 aos 18 anos debatem infeções nas escolas, numa campanha que procura esclarecer dúvidas e promover comportamentos protetores sem estigma

Irmãos Cristina e Alexandre Palma com a mãe.
Algarve Edição Papel

“Criou uma união muito gira entre nós”: Cristina e Alexandre transformaram uma casa em Olhão num alojamento onde até se sentam à mesa com os hóspedes

18:10 17 Outubro, 2026 13:56 12 Outubro, 2026

Cristina e Alexandre transformaram uma casa em Olhão num alojamento familiar onde a proximidade com os hóspedes se tornou parte do projeto

Casal bem agasalhado devido ao frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Massa de ar polar aproxima-se de Portugal e temperaturas vão descer até aos 4 ºC: estas serão as regiões mais frias

17:40 16 Outubro, 2026 17:02 16 Outubro, 2026

Uma massa de ar de origem polar aproxima-se da Península Ibérica e poderá deixar algumas regiões de Portugal com temperaturas próximas dos 0 ºC

Economia Opinião

Habitação TEM Solução | Por Tiago Manuel

17:13 18 Outubro, 2026 17:14 18 Outubro, 2026

“Mas o princípio é claro: os incentivos públicos devem premiar quem constrói, recupera e disponibiliza habitação. O investimento deve ajudar a criar mais casas”

Kefir de leite.
Gastronomia

Chamam-lhe ‘flor do iogurte’ e está cada vez mais na moda: conheça o alimento que pode prevenir doenças gastrointestinais

14:20 18 Outubro, 2026 14:02 13 Outubro, 2026

Kefir resulta da fermentação do leite ou da água e destaca-se pela presença de microrganismos associados ao equilíbrio intestinal

Mulher idosa ao volante.
Auto

Posso conduzir se tiver cataratas? Saiba o que diz a lei

09:50 18 Outubro, 2026 15:23 12 Outubro, 2026

Ter cataratas não significa automaticamente deixar de poder conduzir, mas a lei exige mínimos de visão e pode impor restrições

Mulher verifica o extrato bancário numa caixa automática. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Tiraram-lhe dinheiro da conta por débito direto? Este é o prazo para pedir a devolução

19:20 18 Outubro, 2026 15:24 12 Outubro, 2026

Débito direto já processado pode ser contestado junto do banco, existindo ainda um prazo superior quando a cobrança não foi autorizada

Praia dos Arrifes.
Algarve

Conheça a praia no Algarve que esconde uma ‘livraria’ feita de rochas com milhões de anos

12:40 18 Outubro, 2026 09:49 13 Outubro, 2026

Entre os Arrifes e a Ponta da Baleeira, camadas de rocha quase verticais fazem lembrar livros arrumados numa estante

Cozinha moderna. Crédito: Freepik AI
Saúde, Vida & Lazer

Cardiologista deixou de usar estes utensílios na cozinha e alerta para possíveis riscos para o coração

20:30 18 Outubro, 2026 13:45 18 Outubro, 2026

Há utensílios presentes em praticamente todas as cozinhas que podem aumentar a exposição a microplásticos

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Este radar esteve entre os que mais infrações registaram em Portugal: fica no Algarve

18:40 18 Outubro, 2026 18:33 18 Outubro, 2026

Um radar instalado no Algarve foi identificado pela ANSR entre os cinco locais do SINCRO com maior número de infrações

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva está de regresso a Portugal e temperaturas vão cair: estas são as regiões mais afetadas até quarta-feira

17:30 18 Outubro, 2026 13:34 18 Outubro, 2026

O mau tempo está de regresso a Portugal Continental e promete trazer chuva a várias regiões do país.

Máquina de lavar loiça. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

A loiça sai suja da máquina? Especialista revela o erro com o detergente que muitos cometem

15:40 18 Outubro, 2026 13:50 18 Outubro, 2026

Se a loiça na máquina de lavar continua suja depois de um ciclo completo, pode estar a cometer um erro comum com o detergente

Algarve, Desporto, Mundo, Nacional, Vídeo

Miguel Trindade sagra-se campeão mundial de kickboxing e já treinou no Algarve [vídeo]

13:41 18 Outubro, 2026 13:56 18 Outubro, 2026

Português conquistou o título mundial de kickboxing do Glory na Bélgica. Miguel Pires revela ao POSTAL a ligação do atleta aos treinos no Algarve

HENRIQUE DIAS FREIRE - Diretor do Postal do Algarve. Crédito: Postal
Algarve, Edição Papel, Opinião

Arménio Aleluia: a grandeza de não esquecer | Editorial de Henrique Dias Freire

07:30 18 Outubro, 2026 11:41 15 Outubro, 2026

"Há quem deixe o nome na sua terra. Arménio Aleluia Martins tem feito algo igualmente valioso: não deixar que a sua terra perca os nomes"

Opinião, Política

Acampadas violências | Por José Figueiredo Santos

12:18 18 Outubro, 2026 12:18 18 Outubro, 2026

"Quando a violência toma o lugar da política, quem ganha verdadeiramente o poder — e quem fica, afinal, sem ele?", pergunta José Figueiredo Santos.

Europe Direct Algarve, Opinião

Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa

16:50 16 Outubro, 2026 17:03 16 Outubro, 2026

Cerca de 50 jovens do Alentejo, Algarve e Andaluzia reúnem-se em Huelva para debater democracia, fronteiras e desafios comuns da Eurorregião

Ensino, Nacional, Saúde

Miniassembleias nas escolas juntam mais de mil alunos para falar de saúde sexual

12:50 18 Outubro, 2026 12:44 18 Outubro, 2026

Alunos dos 14 aos 18 anos debatem infeções nas escolas, numa campanha que procura esclarecer dúvidas e promover comportamentos protetores sem estigma

Irmãos Cristina e Alexandre Palma com a mãe.
Algarve, Edição Papel

“Criou uma união muito gira entre nós”: Cristina e Alexandre transformaram uma casa em Olhão num alojamento onde até se sentam à mesa com os hóspedes

18:10 17 Outubro, 2026 13:56 12 Outubro, 2026

Cristina e Alexandre transformaram uma casa em Olhão num alojamento familiar onde a proximidade com os hóspedes se tornou parte do projeto

Casal bem agasalhado devido ao frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Massa de ar polar aproxima-se de Portugal e temperaturas vão descer até aos 4 ºC: estas serão as regiões mais frias

17:40 16 Outubro, 2026 17:02 16 Outubro, 2026

Uma massa de ar de origem polar aproxima-se da Península Ibérica e poderá deixar algumas regiões de Portugal com temperaturas próximas dos 0 ºC

Economia, Opinião

Habitação TEM Solução | Por Tiago Manuel

17:13 18 Outubro, 2026 17:14 18 Outubro, 2026

“Mas o princípio é claro: os incentivos públicos devem premiar quem constrói, recupera e disponibiliza habitação. O investimento deve ajudar a criar mais casas”

Kefir de leite.
Gastronomia

Chamam-lhe ‘flor do iogurte’ e está cada vez mais na moda: conheça o alimento que pode prevenir doenças gastrointestinais

14:20 18 Outubro, 2026 14:02 13 Outubro, 2026

Kefir resulta da fermentação do leite ou da água e destaca-se pela presença de microrganismos associados ao equilíbrio intestinal

Mulher idosa ao volante.
Auto

Posso conduzir se tiver cataratas? Saiba o que diz a lei

09:50 18 Outubro, 2026 15:23 12 Outubro, 2026

Ter cataratas não significa automaticamente deixar de poder conduzir, mas a lei exige mínimos de visão e pode impor restrições

Últimas Notícias

  • Cardiologista deixou de usar estes utensílios na cozinha e alerta para possíveis riscos para o coração
    Cardiologista deixou de usar estes utensílios na cozinha e alerta para possíveis riscos para o coração
  • Tiraram-lhe dinheiro da conta por débito direto? Este é o prazo para pedir a devolução
    Tiraram-lhe dinheiro da conta por débito direto? Este é o prazo para pedir a devolução
  • Este radar esteve entre os que mais infrações registaram em Portugal: fica no Algarve
    Este radar esteve entre os que mais infrações registaram em Portugal: fica no Algarve
  • Chuva está de regresso a Portugal e temperaturas vão cair: estas são as regiões mais afetadas até quarta-feira
    Chuva está de regresso a Portugal e temperaturas vão cair: estas são as regiões mais afetadas até quarta-feira
  • Talgo quer fornecer a Portugal comboios de alta velocidade adaptáveis a duas bitolas
    Talgo quer fornecer a Portugal comboios de alta velocidade adaptáveis a duas bitolas

Opinião

  • Habitação TEM Solução | Por Tiago Manuel
    Habitação TEM Solução | Por Tiago Manuel
  • Acampadas violências | Por José Figueiredo Santos
    Acampadas violências | Por José Figueiredo Santos
  • Arménio Aleluia: a grandeza de não esquecer | Editorial de Henrique Dias Freire
    Arménio Aleluia: a grandeza de não esquecer | Editorial de Henrique Dias Freire

Europe Direct Algarve

  • Costuma comprar agora e pagar depois? Há novas regras europeias previstas para antes da Black Friday
    Costuma comprar agora e pagar depois? Há novas regras europeias previstas para antes da Black Friday
  • Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
    Jovens querem uma fronteira “apenas nos papéis”. Encontro anual na Eurorregião vai debater Resiliência Democrática | Por Susana Helena de Sousa
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal