Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Nacional, Vida & Lazer

Cidade algarvia é uma das preferidas para a passagem de ano

Portugal é um dos destinos favoritos dos europeus para a passagem de ano e uma das cidades eleitas para a celebração é algarvia

10:13 24 Dezembro, 2023 12:48 29 Novembro, 2024
Miguel FrazãoMiguel FrazãoJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Assim que o Natal termina, o foco passa a ser a passagem de ano. No entanto, quem vai celebrar a entrada em 2024 fora de casa certamente já terá tudo planeado. Os europeus continuam a preferir viajar após o Natal e Portugal é o terceiro país mais procurado na Jetcost, uma plataforma de pesquisa de voos e hotéis. O clima ameno, a gastronomia e os preços mais baratos em relação aos outros países europeus são bons cartões de visita.

Espanha e Itália lideram a tabela de pesquisas de voos, mas Portugal está logo a seguir com a medalha de bronze. Lisboa é a cidade mais procurada pelos espanhóis, italianos, alemães e holandeses, sendo que o Porto é o destino favorito dos Franceses. No entanto, a cidade preferida dos ingleses é algarvia. É que os britânicos preferem celebrar a entrada no novo ano em Faro. As ilhas da Madeira e Açores também são das preferidas dos europeus.

A Jetcost é um mecanismo de metabusca de viagens para encontrar passagens aéreas, sendo por isso natural as escolhas recaírem em cidades com aeroportos.

Já a Sapo Viagens avança que os portugueses optam por celebrar o fim de ano nas capitais e grandes cidades de países europeus, como Paris (2), Londres (3), Barcelona (4), Madrid (8) , Amesterdão (9), Milão (11) e Luxemburgo (12). Contudo, o destino favorito dos portugueses é nacional, já que o maior volume de pesquisas estava direcionado para a Madeira, seguindo-se Lisboa (5), São Miguel (6), Porto (7), Terceira (21) e Faro (22).

Comemorar a Passagem de Ano no Algarve

Pedro Mafama e “Revenge of the 2000s” animam passagem de ano em Faro

Na noite de 30 de dezembro, às 22:00, Pedro Mafama sobe ao palco em Faro, seguindo-se a atuação do DJ Nuno Silva, com início marcado para as 23:30.

Já no dia 31 de dezembro, a passagem de ano será assegurada pelos “Revenge of the 2000s, a partir das 22:00 e até às 04:00, e cuja atuação será interrompida à meia noite pelo fogo de artifício.

Portimão propõe uma viagem musical no tempo

A despedida de 2023 e as boas-vindas ao Ano Novo vão ser celebradas em Portimão com três dias repletos de animação musical, que entre 29 e 31 de dezembro atrairão à cidade as famílias para um fim de semana alargado e cheio de ritmos contagiantes.

Destaque para o novo conceito RFM Time Machine, fruto de uma criação RFM e New Sheet, criadores da experiência Revenge of the 90’s.

A RFM Time Machine prevista para o dia 30 de dezembro propõe uma irresistível viagem no tempo pelos grandes êxitos musicais que marcaram as décadas de 1980, 1990 e 2000 e picos.

Com acesso livre e o selo da RFM, a festa está assegurada na zona ribeirinha de Portimão, ponto de encontro onde as famílias que escolherem celebrar na cidade a chegada de 2024 poderão vibrar ao som dos mais icónicos sucessos de um dos mais ricos e criativos períodos da música popular, vivendo uma experiência com tanto de revivalismo como de descoberta, no caso das novas gerações.

Além da viagem musical pelas últimas cinco décadas, com um dj set de abertura, faz parte desta proposta única um concerto interativo onde o público decidirá o que quer ouvir, não faltando os karaokes em uníssono e o show RFM Time Machine, onde toda a magia acontece, encerrando este inovador espetáculo com a dupla Rich & Mendes.

Portimão será, assim, o primeiro destino da RFM Time Machine, um espetáculo que promete Só Grandes Músicas numa viagem única pelas melhores memórias dos 80, 90 e 2000 em diante.

Olhão recebe Herman José

A cidade de Olhão está a preparar uma celebração animada da transição de 2023 para 2024. Durante quatro dias, as festividades terão lugar no Jardim Pescador Olhanense onde se destaca a presença do ator e comediante Herman José.

As festividades vão começar no dia 29 de dezembro com um espetáculo do cantor local Luís Guilherme, às 22:00.

Na noite seguinte, o palco do chapitô no jardim, banhado pela Ria Formosa, receberá o ator e comediante Herman José, prometendo momentos de grande descontração. De recordar que o Presidente da República condecorou recentemente, no Palácio de Belém, Herman José, pelos seus 50 anos de carreira, com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

Na última noite do ano, 31 de dezembro, estão previstos dois espetáculos: os 3AM Band atuarão às 22:00, seguidos pelos RED (Rapazes Extremamente Divertidos) às 23:30, com uma pausa para a contagem regressiva antes da entrada no novo ano.

O dia de Ano Novo, 1 de janeiro, terá início com a magia do Circo Dallas, brilhando às 11:30 no mesmo espaço, proporcionado pelo Município de Olhão na frente ribeirinha da cidade, com o intuito de oferecer quatro noites de celebração com toda a comodidade aos residentes e visitantes. A entrada para todos os eventos é gratuita.

Passagem de Ano celebrada com muita animação em Tavira

Na noite de 31 de dezembro para 01 de janeiro, a festa decorre, a partir das 22h30, na Praça da República, com o grupo Função Publika. Nas doze badaladas, na Ponte dos Descobrimentos, o espetáculo piromusical dá as boas vindas ao novo ano. A animação continua, na Praça da República. A encerrar a celebração desta noite de diversão, está a música e a animação do DJ Jinga.

O concerto de Reis terá lugar, no dia 06 de janeiro, pelas 21:30, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, com as Damas de São Carlos (quinteto – orquestra de cordas camerísticas).

No dia 07, pelas 15:00, o Mercado da Ribeira é palco do XXXVII Festival de Charolas, o qual conta com a participação de grupos de todo o concelho.

Os Bombeiros Municipais de Tavira voltam a cumprir a tradição com a criação de mais um Presépio de Natal com centenas de figuras, o qual poderá ser visitado, diariamente, até dia 07 de janeiro.

https://vimeo.com/873468022

Albufeira espera mais de 300 mil pessoas

A programação de Fim de Ano em Albufeira representa um investimento que ascende a 800 mil euros. O Município de Albufeira espera um público acima das 300 mil pessoas no CarpenoX, que traz muitas novidades. Sobre um palco de 55 metros de frente, estarão Richie Campbell, The Gift e a DJ Rita Mendes, e fora dele, uma coreografia aérea, um espetáculo piromusical aquático e uma projeção laser, este ano com uma potência ainda desconhecida na Europa. A par da 1.ª edição de Street Food internacional e de fogo-de-artifício em todas as Freguesias, “estas são apenas algumas das imensas propostas que não deixarão ninguém indiferente a este programa”.

A DJ Rita Mendes promete elevar a madrugada ao céu, mas a passagem do ano, “contada ao minuto, será apoteótica”. A banda The Gift será a grande atração, no ano em que celebra 30 anos de carreira, incluindo no seu espetáculo um outro, “Amália Hoje”, celebrando assim os 25 anos da morte da grande diva do fado português.

Espera-se que o público deste ano ascenda a 300 mil pessoas, já que na edição de 2022-2023 acolheu 250 mil. Um palco interativo com 55 metros de frente, mais alto, mais personalizado, com mais multimédia em tamanho gigante, vai também acolher uma retrospetiva do que tem sido o CarpenoX em Albufeira, este ano na sua terceira edição, embora se celebre neste ano 20 anos de organização de grandes espetáculos de Fim de Ano em Albufeira.

Hilton Vilamoura reúne à mesa o galmour da passagem de ano

A noite mais glamourosa do ano iniciar-se-á no Hilton Vilamoura com um Welcome Cocktail a partir das 19:00. Seguir-se-á o jantar com uma forte aposta na gastronomia tradicional portuguesa com destaque para o prato de peixe – Filete de pargo, tártaro de lagosta Vicentina, arroz de tamboril, mousse de cherovia e areia de amêndoa e para o prato de carne – Lobo de Novilho, batata com sabores do campo, pérola de couve portuguesa com recheio de milho e toucinho, legumes frescos e molho “o tanoeiro” de moscatel.

Ao jantar, existirão momentos de atuação musical ao vivo e de dança, o entretenimento incidirá nas tradições e cultura portuguesas, com um toque de modernidade, que se fará sentir através de inspirações mais recentes, como o breaking e o beatbox.

Com a chegada de 2024 será preparado um brinde ao novo ano iluminado por um espetáculo de fogo de artifício. A festa continua pela noite dentro com DJ e bar aberto até às 3h da manhã. No final da noite será ainda servido uma ceia.

Na manhã de 1 de janeiro, os hóspedes terão também direito a um delicioso brunch para toda a família, entre as 12:00 e as 15:30.

Leia também: Uma das 10 cidades mais baratas para viver fica no Algarve e tem praia

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto Economia Nacional

Fisco deixa aviso sobre “aniversário que não pode esquecer”: alguns condutores têm até sábado para pagar este imposto

17:40 28 Outubro, 2026 15:03 28 Outubro, 2026

Autoridade Tributária alerta para o fim de um prazo importante já a 31 de outubro. Há ainda mudanças no pagamento deste imposto a partir de 2027

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

Universidade do Algarve.
Algarve Ensino

Tem 50 anos ou mais? Universidade do Algarve abriu aulas sem exames e não exige habilitações académicas

16:10 28 Outubro, 2026 12:47 28 Outubro, 2026

Universidade do Algarve criou um programa para maiores de 50 anos, com aulas de diferentes áreas e horários flexíveis

Auto Economia Nacional

Usa o carro da empresa ao fim de semana? Finanças podem cobrar 23% de IVA mesmo que seja apenas uma vez

21:20 28 Outubro, 2026 15:09 28 Outubro, 2026

Autoridade Tributária esclarece que a utilização pessoal de viaturas empresariais pode estar sujeita a IVA de 23%. A regra também pode abranger deslocações ocasionais

Mulher com alergia a gatos.
Animais Saúde

É alérgico a gatos? Ciência mostra que afinal o problema não está propriamente no pelo

15:30 28 Outubro, 2026 12:22 28 Outubro, 2026

Alergia aos gatos está associada a proteínas presentes na saliva e na pele dos animais, que se espalham pela casa

Algarve Cultura

Tavira Plaza celebra o Halloween com dois dias de atividades e diversão para crianças

12:50 28 Outubro, 2026 12:46 28 Outubro, 2026

Famílias são convidadas a celebrar o Halloween no Tavira Plaza, nos dias 30 e 31 de outubro, com ateliers infantis, brincadeiras e doces

Vila do Bispo.
Algarve Cultura

No Barlavento algarvio há uma vila que hoje é conhecida pelas praias mas no passado foi o “celeiro do Algarve”

12:40 28 Outubro, 2026 10:48 28 Outubro, 2026

Vila do Bispo guarda um passado ligado à produção de cereais, que ainda hoje pode ser descoberto através do seu património

Opinião

Do pedestal da nobreza à realidade quotidiana | Por José Figueiredo Santos

18:51 28 Outubro, 2026 18:51 28 Outubro, 2026

"Não tenho brasão, reconheço. Mas tenho uma vantagem de ninguém me exigir que faça manutenção heráldica"

Jovem com tonturas.
Saúde

Quando se levanta rapidamente da cama fica com tonturas durante alguns segundos? Saiba o que pode estar a acontecer

17:10 28 Outubro, 2026 11:18 28 Outubro, 2026

Sentir tonturas ao levantar-se rapidamente pode estar relacionado com uma descida temporária da tensão arterial

Opinião Saúde

O AVC é tratável e evitável | Por Tiago Gregório

07:30 28 Outubro, 2026 19:14 27 Outubro, 2026

"O AVC é tratável e evitável. Investir no seu combate não é apenas um dever clínico, mas um imperativo ético. Juntos, podemos mudar a história do AVC em Portugal"

Cidade às escuras. Crédito: Freepik
Animais Nacional

Mega apagão marcado para 30 de outubro: população desafiada a desligar as luzes durante três horas

15:10 27 Outubro, 2026 14:10 27 Outubro, 2026

O mega apagão está marcado para sexta-feira, 30 de outubro, entre as 20h00 e as 23h00. Municípios, hotéis e até um aeroporto deverão aderir à iniciativa

Algarve Ciência

Centro Ciência Viva de Tavira celebra Halloween com experiências científicas e cozinha molecular

18:52 27 Outubro, 2026 19:06 27 Outubro, 2026

Famílias são convidadas a celebrar o Halloween em Tavira, no dia 31 de outubro, com experiências científicas, cozinha molecular e surpresas

Europe Direct Algarve Opinião Política

Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves

17:50 27 Outubro, 2026 18:01 27 Outubro, 2026

"O poder local não precisa só de um novo Código. Precisa de mais capacidade para decidir, mais meios para executar e mais responsabilidade perante os cidadãos"

Mulher a caminhar à chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva pode ganhar força em Portugal em novembro: vórtice polar dá sinais de mudança

09:30 27 Outubro, 2026 15:02 24 Outubro, 2026

Novembro poderá trazer mais chuva a Portugal. Uma alteração na circulação polar está entre os sinais acompanhados pelos modelos

Opinião

Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman

18:36 27 Outubro, 2026 18:36 27 Outubro, 2026

"Queremos verdadeiramente saber se Fábio Paim é culpado, ou estamos apenas à espera que um tribunal confirme aquilo que já decidimos acreditar?"

Tempo

Halloween e feriado de Todos os Santos com surpresa nos termómetros: temperaturas podem chegar aos 26 ºC nestas regiões

18:10 27 Outubro, 2026 14:04 27 Outubro, 2026

Último fim de semana de outubro promete surpreender os portugueses. A chuva deverá ficar afastada e os termómetros poderão atingir os 26 ºC

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto, Economia, Nacional

Fisco deixa aviso sobre “aniversário que não pode esquecer”: alguns condutores têm até sábado para pagar este imposto

17:40 28 Outubro, 2026 15:03 28 Outubro, 2026

Autoridade Tributária alerta para o fim de um prazo importante já a 31 de outubro. Há ainda mudanças no pagamento deste imposto a partir de 2027

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

Universidade do Algarve.
Algarve, Ensino

Tem 50 anos ou mais? Universidade do Algarve abriu aulas sem exames e não exige habilitações académicas

16:10 28 Outubro, 2026 12:47 28 Outubro, 2026

Universidade do Algarve criou um programa para maiores de 50 anos, com aulas de diferentes áreas e horários flexíveis

Auto, Economia, Nacional

Usa o carro da empresa ao fim de semana? Finanças podem cobrar 23% de IVA mesmo que seja apenas uma vez

21:20 28 Outubro, 2026 15:09 28 Outubro, 2026

Autoridade Tributária esclarece que a utilização pessoal de viaturas empresariais pode estar sujeita a IVA de 23%. A regra também pode abranger deslocações ocasionais

Mulher com alergia a gatos.
Animais, Saúde

É alérgico a gatos? Ciência mostra que afinal o problema não está propriamente no pelo

15:30 28 Outubro, 2026 12:22 28 Outubro, 2026

Alergia aos gatos está associada a proteínas presentes na saliva e na pele dos animais, que se espalham pela casa

Algarve, Cultura

Tavira Plaza celebra o Halloween com dois dias de atividades e diversão para crianças

12:50 28 Outubro, 2026 12:46 28 Outubro, 2026

Famílias são convidadas a celebrar o Halloween no Tavira Plaza, nos dias 30 e 31 de outubro, com ateliers infantis, brincadeiras e doces

Vila do Bispo.
Algarve, Cultura

No Barlavento algarvio há uma vila que hoje é conhecida pelas praias mas no passado foi o “celeiro do Algarve”

12:40 28 Outubro, 2026 10:48 28 Outubro, 2026

Vila do Bispo guarda um passado ligado à produção de cereais, que ainda hoje pode ser descoberto através do seu património

Opinião

Do pedestal da nobreza à realidade quotidiana | Por José Figueiredo Santos

18:51 28 Outubro, 2026 18:51 28 Outubro, 2026

"Não tenho brasão, reconheço. Mas tenho uma vantagem de ninguém me exigir que faça manutenção heráldica"

Jovem com tonturas.
Saúde

Quando se levanta rapidamente da cama fica com tonturas durante alguns segundos? Saiba o que pode estar a acontecer

17:10 28 Outubro, 2026 11:18 28 Outubro, 2026

Sentir tonturas ao levantar-se rapidamente pode estar relacionado com uma descida temporária da tensão arterial

Opinião, Saúde

O AVC é tratável e evitável | Por Tiago Gregório

07:30 28 Outubro, 2026 19:14 27 Outubro, 2026

"O AVC é tratável e evitável. Investir no seu combate não é apenas um dever clínico, mas um imperativo ético. Juntos, podemos mudar a história do AVC em Portugal"

Cidade às escuras. Crédito: Freepik
Animais, Nacional

Mega apagão marcado para 30 de outubro: população desafiada a desligar as luzes durante três horas

15:10 27 Outubro, 2026 14:10 27 Outubro, 2026

O mega apagão está marcado para sexta-feira, 30 de outubro, entre as 20h00 e as 23h00. Municípios, hotéis e até um aeroporto deverão aderir à iniciativa

Algarve, Ciência

Centro Ciência Viva de Tavira celebra Halloween com experiências científicas e cozinha molecular

18:52 27 Outubro, 2026 19:06 27 Outubro, 2026

Famílias são convidadas a celebrar o Halloween em Tavira, no dia 31 de outubro, com experiências científicas, cozinha molecular e surpresas

Europe Direct Algarve, Opinião, Política

Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves

17:50 27 Outubro, 2026 18:01 27 Outubro, 2026

"O poder local não precisa só de um novo Código. Precisa de mais capacidade para decidir, mais meios para executar e mais responsabilidade perante os cidadãos"

Mulher a caminhar à chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva pode ganhar força em Portugal em novembro: vórtice polar dá sinais de mudança

09:30 27 Outubro, 2026 15:02 24 Outubro, 2026

Novembro poderá trazer mais chuva a Portugal. Uma alteração na circulação polar está entre os sinais acompanhados pelos modelos

Opinião

Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman

18:36 27 Outubro, 2026 18:36 27 Outubro, 2026

"Queremos verdadeiramente saber se Fábio Paim é culpado, ou estamos apenas à espera que um tribunal confirme aquilo que já decidimos acreditar?"

Tempo

Halloween e feriado de Todos os Santos com surpresa nos termómetros: temperaturas podem chegar aos 26 ºC nestas regiões

18:10 27 Outubro, 2026 14:04 27 Outubro, 2026

Último fim de semana de outubro promete surpreender os portugueses. A chuva deverá ficar afastada e os termómetros poderão atingir os 26 ºC

Últimas Notícias

  • Usa o carro da empresa ao fim de semana? Finanças podem cobrar 23% de IVA mesmo que seja apenas uma vez
    Usa o carro da empresa ao fim de semana? Finanças podem cobrar 23% de IVA mesmo que seja apenas uma vez
  • Novo aeroporto de Lisboa dá passo decisivo em janeiro: Governo revela calendário para Alcochete
    Novo aeroporto de Lisboa dá passo decisivo em janeiro: Governo revela calendário para Alcochete
  • Jovens do Algarve, Alentejo e Andaluzia apresentam seis propostas à Comissão Europeia para reforçar a democracia
    Jovens do Algarve, Alentejo e Andaluzia apresentam seis propostas à Comissão Europeia para reforçar a democracia
  • Pagamento com cartão que não autorizou? Como reclamar e quais são as regras de reembolso
    Pagamento com cartão que não autorizou? Como reclamar e quais são as regras de reembolso
  • Tartaruga-marinha Molly regressa ao oceano no Algarve após 20 anos sob cuidados humanos
    Tartaruga-marinha Molly regressa ao oceano no Algarve após 20 anos sob cuidados humanos

Opinião

  • Do pedestal da nobreza à realidade quotidiana | Por José Figueiredo Santos
    Do pedestal da nobreza à realidade quotidiana | Por José Figueiredo Santos
  • Brasil caiu na teia do petismo: o poder, o STF e a democracia sob pressão | Por João Rúben Silva
    Brasil caiu na teia do petismo: o poder, o STF e a democracia sob pressão | Por João Rúben Silva
  • A habitação num país de contrastes
    A habitação num país de contrastes

Europe Direct Algarve

  • Jovens do Algarve, Alentejo e Andaluzia apresentam seis propostas à Comissão Europeia para reforçar a democracia
    Jovens do Algarve, Alentejo e Andaluzia apresentam seis propostas à Comissão Europeia para reforçar a democracia
  • Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas
    Curso de Jornalismo Parlamentar regressa com formação em Lisboa e Estrasburgo para 20 jornalistas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal