O chef português com mais estrelas Michelin prepara a abertura de quatro restaurantes até ao final de 2026, num plano que inclui conceitos distintos e um projeto em nome próprio. As novas casas vão surgir no Porto, em Guimarães e em Vila Real, marcando uma nova fase na carreira do cozinheiro Vítor Matos que, até agora, nunca foi proprietário de um espaço que liderasse.
De acordo com o site da SIC Notícias, duas das aberturas estão previstas para o Porto e serão inspiradas em cozinhas internacionais. Um dos restaurantes terá matriz italiana e o outro será dedicado à gastronomia japonesa. A equipa do primeiro já se encontra formada e deverá ser a estreia deste conjunto de projetos, embora ainda não exista uma data anunciada.
Projetos distintos com foco no produto
Os outros dois espaços seguem uma abordagem centrada no produto. Em Guimarães, o restaurante Hool, instalado no Hotel da Oliveira, será alvo de uma remodelação profunda que implicará mudanças no conceito e no espaço. Em Vila Real nascerá o primeiro restaurante em nome próprio do chef, num projeto que representa uma alteração estrutural no seu percurso profissional.
Uma rede consolidada no território
Atualmente, o cozinheiro mantém uma rede alargada de restaurantes sob a sua direção gastronómica. No Porto, lidera o Antiqvvm, distinguido com duas estrelas Michelin desde 2024, e o Blind, no Torel Palace Porto, onde divide a cozinha com Stéphane Costa.
Em Vila do Conde, chefia o Oculto, localizado no The Lince Santa Clara, em parceria com Hugo Rocha. Em Lisboa, conquistou uma estrela Michelin com o 2Monkeys, no Torel Palace Lisboa, que dirige com Guilherme Spalk, e assegura também a liderança do Black Pavilion, atualmente em fase de remodelação.
No Douro, supervisiona o Schistó, um espaço de fine dining com 14 lugares integrado no Torel Quinta da Vacaria, em colaboração com Vítor Gomes. No mesmo hotel coordena ainda o 16 Légoas, de perfil mais informal.
Percurso entre Portugal e a Suíça
Fora destes projetos, assume a direção gastronómica do Vidago Palace e da Casa de Chá do Hotel Pedras Salgadas, ambos em processo de renovação. A atividade estende-se também ao vinho através do projeto Natura, desenvolvido em parceria com os enólogos Márcio Lopes, Dirk Niepoort, Amílcar Salgado e António Sampaio.
Nascido em 1976 em Vila Real, o chef dividiu a formação entre Portugal e a Suíça. A primeira estrela Michelin foi conquistada em 2010 no Largo do Paço, integrado na Casa da Calçada. O percurso inclui passagens por várias unidades hoteleiras e restaurantes, mantendo uma ligação consistente ao norte do país.
Segundo a SIC Notícias, os processos de recrutamento continuam em curso para três dos quatro novos espaços e o calendário de inaugurações deverá estender-se ao longo de 2026. Com estas aberturas, o chef reforça a presença em diferentes regiões e introduz, pela primeira vez, um restaurante em nome próprio.
















