Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Centenários de Portimão foram homenageados e partilharam segredos da sua longevidade

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest O Município de Portimão prestou homenagem a sete cidadãos centenários que ali vivem, no Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado a 1 de outubro, num almoço que teve lugar na sala de descabeço do Museu de Portimão, um espaço também ele carregado de memórias…

17:58 2 Outubro, 2019 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Município de Portimão prestou homenagem a sete cidadãos centenários que ali vivem, no Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado a 1 de outubro, num almoço que teve lugar na sala de descabeço do Museu de Portimão, um espaço também ele carregado de memórias e evocativo da história da cidade e onde alguns segredos da sua longevidade foram partilhados.

Município de Portimão prestou homenagem a sete cidadãos centenários que vivem
no concelho (Fotos Filipe da Palma / D.R)

Do grupo de centenários homenageados fazem parte António Boaventura (103 anos), Judite Cruz (100 anos), Adélia Conceição (106 anos), Maria Joaquina (100 anos), Daniel Nobre (101 anos), Ana Maria Furtado (101 anos) António Barroso (100 anos) para quem, sem dúvida, este dia foi carregado de emoção e memórias.

Para além de familiares e cuidadores dos centenários homenageados, o almoço contou com a presença da presidente da Câmara de Portimão, Isilda Gomes, acompanhada pelos seus colegas de executivo, do presidente da Assembleia Municipal e dos presidentes de Junta das freguesias de Portimão, Alvor e Mexilhoeira Grande, que se associaram a esta singela, mas sentida, homenagem.

O dia foi carregado de emoções

Na ocasião, Isilda Gomes considerou estes “centenários +” como “representantes da história de Portimão, do passado e do presente”, tendo agradecido “com todo o carinho tudo aquilo que fizeram pela comunidade”. “Portimão é uma cidade inclusiva e está aqui para vos ajudar em tudo o que precisarem”, assegurou ainda a autarca.

Vidas cheias de memórias

Alguns do homenageados tiveram oportunidade de partilhar memórias e expressar os seus sentimentos e experiências de vida, revelando um pouco do segredo da sua longevidade.

Foi o caso de António Boaventura, com 103 anos e uma vida dedicada à faina marítima, que recordou que aos 20 anos embarcou num navio de carga que operava em Portimão e andou por esses mares décadas a fio, carregou muito carvão para os barcos a vapor e transportou toneladas e toneladas de pescado para o cais da Fábrica Féu, na qual chegaram a trabalhar a esposa e outras duas familiares. Atualmente é utente da Santa Casa da Misericórida de Alvor, onde se “sente muito bem” e é “primorosamente tratado”.

Maria Joaquina nasceu a 10 de janeiro de 1919 e assume-se como trabalhadora rural e conserveira. “Desde pequenita andava atrás do arado com uma enxadinha, casei e a partir daí fui para a frabrica do peixe, onde enlatava. Era muito trabalhoso, mas precisava ganhar a vida e quando apitava a fábrica lá tínhamos que vir a fugir… Pareciamos um bando de gaivotas, pois não havia mais nada naquela altura”, recorda.

Mora em Portimão numa casa própria, da qual é responsável por grande parte das lides: “Isto dá—me muito que entreter, seja nas limpezas, seja nas arrumações, seja a fazer a comidinha. Continuo a ser uma mulher de governo”, assume com um sorriso nos lábios. “Tenho um casal de netos, uma bisneta e uma trineta, que são a minha alegria e por cá estarei às contas de Deus, enquanto ele querer”, afirmou do alto dos seus “cem anos cheios de alegrias e tristezas.”

Alguns do homenageados partilharam memórias dos seus cem anos
“cheios de alegrias e tristezas”

Daniel da Silva Nobre, que nasceu em Monchique no dia 21 de julho de 1918, viveu metade dos seus 101 anos na zona da Mexilhoeira Grande. “Sou um homem do campo, tenho medo do mar e nunca me atrevi a sair da terra, que tanto me deu”, esclareceu. Quanto à sua longevidade afirmou na ocasião “para além do que se arranca do chão com o nosso suor, o segredo melhor é comer, beber, trabalhar e não pensar muito nas agruras da vida. Mas o grande truque foi casar com uma mulher mais nova, para tratar bem de mim”.

Maria Perpétua é a sua “jovem esposa” com 94 anos que afirmou sem pestanejar: “Somos casados há 76 anos e sempre nos aturámos bem um ao outro. Não há casa onde o sol não entre, como se diz, tivemos os nossos desentendimentos, mas quando não há concordância ficamos bem na mesma”.

Ambos residem na Aldeia de S. José de Alcalar e foram unânimes no elogio às condições existentes. “Tem muita coisa para a gente se entreter. Gostamos de ir passear fora e fazemos a nossa vidinha com toda a normalidade”, referiu o casal, que tem dois filhos homens, dois netos e uma bisneta.

Mostra de lavores

O Dia Internacional da Pessoa Idosa culminou com uma tarde de fado com o jovem fadista João Leote que cantou para os séniores-utentes dos Centro Convivo Aldeia das Sobreiras, Centro de Convívio Sénior, Centro Comunitário do Pontal, da Cruz da Parteira e da Coca Maravilhas, Santa Casa da Misericórdia de Portimão, Santa Casa da Misericórdia de Alvor, Centro de Apoio a Idosos de Portimão, Centro Paroquial da Mexilhoeira Grande, Lar Esperança e Centro de Convívio do Centro Paroquial da Nossa Senhora do Amparo, que encheram de aplausos o grande auditório do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão.

A partir de amanhã, 3 de outubro, e ainda no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Pessoa Idosa, inaugura na Casa Manuel Teixeira Gomes uma exposição de lavores onde, até final do mês, poderão ser apreciados os trabalhos desenvolvidos pelos utentes dos diferentes Centros de Convívio e Centros Comunitários do Município.

(CM)

Crédito: Filipe Carmo | Notícias ao Minuto | DR
Nacional

Lembra-se disto? Idoso rejeitou proposta de 31.500€ para o ‘Velocidade Furiosa’ filmar na sua casa

09:10 17 Maio, 2026 09:12 17 Maio, 2026 | Afonso Dias Freire

A saga ‘Velocidade Furiosa’ voltou a estar em destaque em Cannes, onde o elenco assinalou os 25 anos da série. Recordamos a história divulgada em 2023 de um idoso português que recusou 31.500€ para filmarem na sua casa

Algarve Animais Cultura Economia

Cabra algarvia volta a ser rainha da festa no Azinhal

09:00 17 Maio, 2026 12:37 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Tradição, gastronomia regional e concertos voltam a animar a Terra de Maio no Azinhal entre os dias 22 e 24 de maio deste ano

Dia de mau tempo. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva, vento e nevoeiro antes da bonança: mau tempo vai manter-se e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 17 Maio, 2026 12:09 17 Maio, 2026 | João Luís

Antes da melhoria do tempo, Portugal ainda terá chuva, vento e nevoeiro em várias regiões. Saiba onde o mau tempo se mantém

Pessoa a segurar notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve

Já é oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data

18:00 16 Maio, 2026 17:28 15 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor serão proibidos pela UE em todos os Estados-membros já a partir de julho do próximo ano

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensões podem mudar? Governo estuda alterações e há dúvidas entre os pensionistas

07:00 17 Maio, 2026 15:25 15 Maio, 2026 | João Luís

Há mudanças no sistema de pensões em estudo, mas ainda sem propostas finais aprovadas nem calendário legislativo definido

Operação Stop da GNR.
Auto

Cuidado a quem empresta o carro: este gesto inocente pode custar multas pesadas e até prisão

12:30 17 Maio, 2026 11:41 17 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mesmo um simples favor ao volante pode transformar-se num problema legal com impacto sério para quem conduz e, em certos casos, para quem empresta o carro

Várias pessoas debaixo de chuva forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Nova depressão a caminho pode ‘estragar’ os dias de calor (e não só): há zonas onde a mudança pode chegar mais cedo

11:40 17 Maio, 2026 11:34 17 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

O calor vai subir nos próximos dias, mas há um cenário que pode virar o tempo rapidamente em algumas regiões do país

Armário com casacos compridos. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer Vídeo

Adeus cabides: este método inspirado no minimalismo japonês permite guardar casacos compridos sem ocupar espaço

11:00 17 Maio, 2026 17:42 15 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Inspirado no minimalismo japonês, este truque deixa os casacos compridos bem organizados, sem ocupar espaço e sem necessitar de cabides

Algarve Cultura

EMARP recebe exposição “Criatividade não tem Idade” com obras de seniores de Portimão

10:00 17 Maio, 2026 08:55 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

“Criatividade não tem Idade” está patente na EMARP com obras criadas por seniores dos centros de Portimão e Aldeia das Sobreiras

Algarve Cultura

Tavira promove oficina de pintura de azulejo no Palácio da Galeria

09:30 17 Maio, 2026 16:12 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Arte e tradição unem-se em oficina de pintura de azulejo promovida pelo Museu Municipal de Tavira a 23 de maio

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Governo aprovou novas regras para a carta de condução: há mudanças importantes para os condutores

20:30 16 Maio, 2026 15:54 15 Maio, 2026 | João Luís

O Governo aprovou novas regras para a carta de condução. Descubra o que muda e o que ainda está por definir

Passadiços de Altura.
Algarve Vida & Lazer

Vem aí um novo passadiço para o Algarve e a primeira pedra está lançada: conheça a data de conclusão da obra e a localização do projeto

11:40 16 Maio, 2026 10:54 15 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Nova ligação pedonal entre duas praias do Sotavento está a ganhar forma no Algarve e a obra vai ficar concluída ainda este verão

Cortes do Meio.
Nacional Vida & Lazer

Esta ‘terra’ portuguesa que os espanhóis estão a descobrir para ‘fugir’ ao calor é a “capital mundial das piscinas naturais”

08:50 17 Maio, 2026 22:20 16 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Fica no coração da Serra da Estrela, tem dezenas de piscinas naturais e começa agora a chamar a atenção de turistas espanhóis

Família feliz. Crédito: Freepik
Economia Europa Nacional

Espanha tem apoios até 1.795 euros para alunos com necessidade específica de apoio educativo. E em Portugal, que ajudas existem?

08:00 17 Maio, 2026 08:40 13 Maio, 2026 | João Luís

Em Espanha, há apoios até 1.795 euros: em Portugal, as ajudas existem, mas estão repartidas entre Segurança Social, escolas e municípios

Opinião Saúde

Doenças inflamatórias intestinais: reconhecer cedo para tratar melhor | Por Ana Patrícia Andrade

07:30 17 Maio, 2026 19:39 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"O diagnóstico precoce, a literacia em saúde e uma abordagem multidisciplinar centrada no doente são decisivos para melhorar o prognóstico e a qualidade de vida"

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto Europa

Inspeções automóveis vão mudar na Europa e há regras novas a caminho: saiba do que se trata

10:50 15 Maio, 2026 20:25 15 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Bruxelas prepara mudanças nas inspeções automóveis e há pormenores que podem surpreender muitos condutores

Crédito: Filipe Carmo | Notícias ao Minuto | DR
Nacional

Lembra-se disto? Idoso rejeitou proposta de 31.500€ para o ‘Velocidade Furiosa’ filmar na sua casa

09:10 17 Maio, 2026 09:12 17 Maio, 2026 | Afonso Dias Freire

A saga ‘Velocidade Furiosa’ voltou a estar em destaque em Cannes, onde o elenco assinalou os 25 anos da série. Recordamos a história divulgada em 2023 de um idoso português que recusou 31.500€ para filmarem na sua casa

Algarve, Animais, Cultura, Economia

Cabra algarvia volta a ser rainha da festa no Azinhal

09:00 17 Maio, 2026 12:37 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Tradição, gastronomia regional e concertos voltam a animar a Terra de Maio no Azinhal entre os dias 22 e 24 de maio deste ano

Dia de mau tempo. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva, vento e nevoeiro antes da bonança: mau tempo vai manter-se e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 17 Maio, 2026 12:09 17 Maio, 2026 | João Luís

Antes da melhoria do tempo, Portugal ainda terá chuva, vento e nevoeiro em várias regiões. Saiba onde o mau tempo se mantém

Pessoa a segurar notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve

Já é oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data

18:00 16 Maio, 2026 17:28 15 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Pagamentos em dinheiro acima deste valor serão proibidos pela UE em todos os Estados-membros já a partir de julho do próximo ano

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensões podem mudar? Governo estuda alterações e há dúvidas entre os pensionistas

07:00 17 Maio, 2026 15:25 15 Maio, 2026 | João Luís

Há mudanças no sistema de pensões em estudo, mas ainda sem propostas finais aprovadas nem calendário legislativo definido

Operação Stop da GNR.
Auto

Cuidado a quem empresta o carro: este gesto inocente pode custar multas pesadas e até prisão

12:30 17 Maio, 2026 11:41 17 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mesmo um simples favor ao volante pode transformar-se num problema legal com impacto sério para quem conduz e, em certos casos, para quem empresta o carro

Várias pessoas debaixo de chuva forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Nova depressão a caminho pode ‘estragar’ os dias de calor (e não só): há zonas onde a mudança pode chegar mais cedo

11:40 17 Maio, 2026 11:34 17 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

O calor vai subir nos próximos dias, mas há um cenário que pode virar o tempo rapidamente em algumas regiões do país

Armário com casacos compridos. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer, Vídeo

Adeus cabides: este método inspirado no minimalismo japonês permite guardar casacos compridos sem ocupar espaço

11:00 17 Maio, 2026 17:42 15 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Inspirado no minimalismo japonês, este truque deixa os casacos compridos bem organizados, sem ocupar espaço e sem necessitar de cabides

Algarve, Cultura

EMARP recebe exposição “Criatividade não tem Idade” com obras de seniores de Portimão

10:00 17 Maio, 2026 08:55 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

“Criatividade não tem Idade” está patente na EMARP com obras criadas por seniores dos centros de Portimão e Aldeia das Sobreiras

Algarve, Cultura

Tavira promove oficina de pintura de azulejo no Palácio da Galeria

09:30 17 Maio, 2026 16:12 13 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Arte e tradição unem-se em oficina de pintura de azulejo promovida pelo Museu Municipal de Tavira a 23 de maio

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Governo aprovou novas regras para a carta de condução: há mudanças importantes para os condutores

20:30 16 Maio, 2026 15:54 15 Maio, 2026 | João Luís

O Governo aprovou novas regras para a carta de condução. Descubra o que muda e o que ainda está por definir

Passadiços de Altura.
Algarve, Vida & Lazer

Vem aí um novo passadiço para o Algarve e a primeira pedra está lançada: conheça a data de conclusão da obra e a localização do projeto

11:40 16 Maio, 2026 10:54 15 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Nova ligação pedonal entre duas praias do Sotavento está a ganhar forma no Algarve e a obra vai ficar concluída ainda este verão

Cortes do Meio.
Nacional, Vida & Lazer

Esta ‘terra’ portuguesa que os espanhóis estão a descobrir para ‘fugir’ ao calor é a “capital mundial das piscinas naturais”

08:50 17 Maio, 2026 22:20 16 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Fica no coração da Serra da Estrela, tem dezenas de piscinas naturais e começa agora a chamar a atenção de turistas espanhóis

Família feliz. Crédito: Freepik
Economia, Europa, Nacional

Espanha tem apoios até 1.795 euros para alunos com necessidade específica de apoio educativo. E em Portugal, que ajudas existem?

08:00 17 Maio, 2026 08:40 13 Maio, 2026 | João Luís

Em Espanha, há apoios até 1.795 euros: em Portugal, as ajudas existem, mas estão repartidas entre Segurança Social, escolas e municípios

Opinião, Saúde

Doenças inflamatórias intestinais: reconhecer cedo para tratar melhor | Por Ana Patrícia Andrade

07:30 17 Maio, 2026 19:39 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"O diagnóstico precoce, a literacia em saúde e uma abordagem multidisciplinar centrada no doente são decisivos para melhorar o prognóstico e a qualidade de vida"

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto, Europa

Inspeções automóveis vão mudar na Europa e há regras novas a caminho: saiba do que se trata

10:50 15 Maio, 2026 20:25 15 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Bruxelas prepara mudanças nas inspeções automóveis e há pormenores que podem surpreender muitos condutores

Últimas Notícias

  • Cuidado a quem empresta o carro: este gesto inocente pode custar multas pesadas e até prisão
    Cuidado a quem empresta o carro: este gesto inocente pode custar multas pesadas e até prisão
  • Nova depressão a caminho pode ‘estragar’ os dias de calor (e não só): há zonas onde a mudança pode chegar mais cedo
    Nova depressão a caminho pode ‘estragar’ os dias de calor (e não só): há zonas onde a mudança pode chegar mais cedo
  • Adeus cabides: este método inspirado no minimalismo japonês permite guardar casacos compridos sem ocupar espaço
    Adeus cabides: este método inspirado no minimalismo japonês permite guardar casacos compridos sem ocupar espaço
  • EMARP recebe exposição “Criatividade não tem Idade” com obras de seniores de Portimão
    EMARP recebe exposição “Criatividade não tem Idade” com obras de seniores de Portimão
  • Tavira promove oficina de pintura de azulejo no Palácio da Galeria
    Tavira promove oficina de pintura de azulejo no Palácio da Galeria
  • Lembra-se disto? Idoso rejeitou proposta de 31.500€ para o ‘Velocidade Furiosa’ filmar na sua casa
    Lembra-se disto? Idoso rejeitou proposta de 31.500€ para o ‘Velocidade Furiosa’ filmar na sua casa

Opinião

  • Doenças inflamatórias intestinais: reconhecer cedo para tratar melhor | Por Ana Patrícia Andrade
    Doenças inflamatórias intestinais: reconhecer cedo para tratar melhor | Por Ana Patrícia Andrade
  • Já olhou para as costas do seu filho hoje? | Por Nuno Alegrete
    Já olhou para as costas do seu filho hoje? | Por Nuno Alegrete
  • Hipertensão: prevenção, diagnóstico precoce e controlo eficaz | Por Vitória Cunha
    Hipertensão: prevenção, diagnóstico precoce e controlo eficaz | Por Vitória Cunha
  • Cuidados, direitos e resiliência, temas da conferência Next Culture em Larnaka | Por João Palmeiro
    Cuidados, direitos e resiliência, temas da conferência Next Culture em Larnaka | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Já é oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data
    Já é oficial: União Europeia vai proibir pagamentos em dinheiro acima deste valor já a partir desta data
  • Adeus avião? União Europeia prepara novas regras e vai melhorar a forma como se viaja neste transporte a nível europeu
    Adeus avião? União Europeia prepara novas regras e vai melhorar a forma como se viaja neste transporte a nível europeu
  • MAR2030 reforça apoio aos beneficiários em sessão de esclarecimento no Algarve
    MAR2030 reforça apoio aos beneficiários em sessão de esclarecimento no Algarve
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal