Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Freepik
Nacional

Casal quer o divórcio mas o tribunal não deixa: ‘esqueceram-se’ de fazer isto em Portugal

Apesar de ambas as partes do casal estarem de acordo em relação ao divórcio, o tribunal continua a rejeitar o pedido

14:30 17 Novembro, 2025 16:45 17 Novembro, 2025
Miguel FrazãoMiguel FrazãoJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Um casal de angolanos que casou em Luanda em 2020 viu o pedido de divórcio bloqueado pelos tribunais portugueses porque o casamento não estava inscrito no Registo Civil nacional. A questão levantou dúvidas sobre a necessidade de transcrição de atos de estado civil celebrados fora do país para produzirem efeitos legais em Portugal.

De acordo com o acórdão de 16 de outubro de 2025 (Proc. n.º 901/25.3T8STR.E1) da 1.ª Secção Cível do Tribunal da Relação de Évora, o casamento de dois cidadãos estrangeiros celebrado no estrangeiro só é atendível em Portugal se estiver inscrito no Registo Civil português. Sem essa inscrição, o casamento não pode ser invocado em tribunal, o que impede a instauração e o prosseguimento de uma ação de divórcio com base nesse vínculo.

Registo civil estrangeiro e eficácia legal

O Tribunal Judicial da Comarca de Santarém, Juízo de Família e Menores, indeferiu liminarmente a ação de divórcio intentada pelo casal. Segundo a decisão de 1.ª instância, o casamento celebrado no estrangeiro não podia ser considerado para efeitos de direito português porque não estava transcrito no Registo Civil nacional, o que tornava impossível o prosseguimento da ação.

Em causa está a aplicação do artigo 1669.º do Código Civil, que estabelece que um casamento sujeito a registo não pode ser invocado pelos cônjuges, seus herdeiros ou terceiros enquanto não for lavrado o correspondente registo. Em termos processuais, o tribunal fundamentou o indeferimento liminar na existência de uma excepção dilatória insuprível, nos termos do artigo 590.º do Código de Processo Civil, que permite recusar logo à partida a petição inicial quando falte um pressuposto essencial à apreciação do pedido.

Casal recorre para o Tribunal da Relação de Évora

A autora recorreu para o Tribunal da Relação de Évora, defendendo que, tratando‑se de dois cidadãos estrangeiros, a transcrição do casamento em Portugal não seria obrigatória e que o ordenamento jurídico português admite a instauração de ações de divórcio relativas a casamentos celebrados no estrangeiro. No recurso foi ainda invocado o regime do Código do Registo Civil, segundo o qual os atos de estado civil lavrados no estrangeiro apenas ingressam no registo português quando exista interesse atendível na transcrição, sendo o desejo de obter o divórcio em Portugal apresentado como esse interesse legítimo.

A Relação de Évora, porém, considerou que a falta de inscrição do casamento no Registo Civil português é um obstáculo inultrapassável: enquanto o casamento não estiver transcrito, não é juridicamente atendível em Portugal, pelo que não pode servir de base a uma ação de divórcio nos tribunais portugueses. Por isso, o tribunal de recurso julgou improcedente a apelação e confirmou o indeferimento liminar decidido em Santarém.

Jurisprudência e interpretação legal

O acórdão agora proferido enquadra‑se numa linha de jurisprudência que distingue duas dimensões: por um lado, a possibilidade de os tribunais portugueses apreciarem pedidos de divórcio relativos a casamentos celebrados no estrangeiro; por outro, a necessidade de garantir que esses casamentos estão devidamente refletidos no registo civil nacional para produzirem efeitos em Portugal.

Em decisões anteriores, a Relação de Évora já tinha admitido que o simples facto de o casamento ter sido celebrado fora de Portugal não impede, por si só, a apreciação de uma ação de divórcio. Em paralelo, outros acórdãos sublinham que, para efeitos de registo e para que a decisão de divórcio possa ser averbada ao assento de casamento, é indispensável que o casamento estrangeiro esteja previamente transcrito no registo civil português, designadamente quando estejam em causa efeitos perante terceiros, partilhas ou futuras revisões e confirmações de decisões estrangeiras.

O Código do Registo Civil prevê, por um lado, a obrigatoriedade de registo dos casamentos sujeitos a registo e, por outro, que os atos de registo civil lavrados no estrangeiro apenas ingressam no sistema registral português quando exista legítimo interesse na transcrição. No caso concreto, a Relação considerou que esse interesse não basta, por si só, para ultrapassar a exigência substantiva de que o casamento esteja efetivamente inscrito antes de ser invocado em tribunal.

Implicações práticas para cidadãos estrangeiros

Na prática, isto significa que, antes de intentar uma ação de divórcio em Portugal, os cônjuges devem promover a inscrição do casamento celebrado no estrangeiro junto de uma conservatória do registo civil, demonstrando um interesse atendível nessa transcrição. Só depois de o casamento constar dos registos portugueses é que a ação de divórcio poderá ser apreciada e a eventual decisão de dissolução do vínculo será susceptível de ser averbada ao respectivo assento.

O acórdão lembra ainda que instrumentos internacionais, como o Acordo de Cooperação Jurídica e Judiciária entre Portugal e Angola, asseguram a cooperação entre ordens jurídicas e facilitam o reconhecimento de decisões judiciais, mas não dispensam o cumprimento dos requisitos internos de registo civil previstos na lei portuguesa.

Leia também: Com menos de 30 anos vai ter salário-base de 344 mil euros: jovem português é o mais novo de sempre nesta posição

Autocarro Rede Expressos.
Nacional

Rede Expressos lança 100 mil bilhetes a 2,50 euros para viajar por Portugal

10:10 22 Outubro, 2026 10:04 22 Outubro, 2026

Campanha "Poucochinho" disponibiliza 100 mil bilhetes a 2,50 euros para viagens até 30 de novembro. Compras devem ser feitas até 12 de novembro

Algarve

GNR interceta oito homens em Moncarapacho e apreende material suspeito de ligação ao tráfico de droga

19:00 22 Outubro, 2026 18:49 22 Outubro, 2026

Alerta para um bote insuflável numa viatura levou a GNR a intercetar oito homens em Moncarapacho, um dos quais estava escondido no mato

Algarve Cultura

Professora de Silves lança livro sobre os desafios da maternidade e da adolescência

09:10 22 Outubro, 2026 08:56 22 Outubro, 2026

Professora de História em Silves, Ana Rita Gamas aborda a maternidade e a adolescência numa obra marcada pelo humor e pelas emoções familiares

Algarve Cultura Desporto

São Brás de Alportel recebe corrida noturna com luzes fluorescentes, música e animação

18:10 22 Outubro, 2026 17:57 22 Outubro, 2026

Corrida noturna realiza-se a 24 de outubro, em São Brás de Alportel, com música e luzes fluorescentes. Haverá mais 50 vagas no próprio dia

Economia Opinião

Grândola vila obscena | Por Tiago Manuel

12:41 22 Outubro, 2026 12:42 22 Outubro, 2026

Tiago Manuel denuncia, em versos de tom crítico e irónico, a privatização do acesso às praias de Grândola, questionando o poder do dinheiro e a exclusão das comunidades locais

Idoso com demência.
Nacional Saúde

Portugueses descobrem a ‘pólvora’? Equipa consegue travar acumulação de uma proteína ligada à doença de Alzheimer

18:50 22 Outubro, 2026 16:35 22 Outubro, 2026

Equipa da Universidade de Lisboa identificou moléculas capazes de impedir um processo associado ao Alzheimer

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva chega a Portugal neste dia: saiba quais serão as regiões afetadas

06:30 22 Outubro, 2026 12:19 21 Outubro, 2026

O IPMA prevê precipitação em várias zonas do país, com diferenças ao longo do dia. Saiba quando chega a chuva

Trabalhador Mercadona
Algarve Economia Postal Studio Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Homem triste a falar ao telemóvel.
Tech

O seu telemóvel pode ligar para o 112 sem precisar de marcar o número: há uma função que muitos desconhecem

20:00 22 Outubro, 2026 16:59 22 Outubro, 2026

iPhones disponibilizam uma funcionalidade que permite contactar rapidamente os serviços de emergência e avisar familiares em caso de perigo

Opinião Tech

A condensação da desconfiança (ou os progressos da civilização e outras calamidades modernas) | Por José Figueiredo Santos

17:40 22 Outubro, 2026 17:39 22 Outubro, 2026

"Depois de tantos séculos civilizacionais, de tantas descobertas e eloquentes promessas de futuro, regressámos a uma forma rudimentar de vida: desconfiamos de quem bate à porta, mesmo quando a porta é apenas um telefone"

Ria Formosa com a cidade de Faro como fundo.
Algarve

Lembra-se do falso tsunami de 1999 em Faro? Estas são as zonas da cidade que podem ser afetadas por um fenómeno real

14:40 20 Outubro, 2026 13:03 20 Outubro, 2026

Episódio que esvaziou praias algarvias não passou de um falso alarme, mas estudos e relatos ajudam a identificar vulnerabilidades em Faro

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Vizinhos a conversar sobre o elevador avariado. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Rés do chão também paga o elevador do condomínio? Saiba o que diz a lei

18:00 20 Outubro, 2026 11:48 20 Outubro, 2026

Viver no rés-do-chão pode levantar dúvidas sobre despesas do elevador. Conheça o critério legal e quando pode haver dispensa de pagamento

Mulher com frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Ar polar em Portugal: estas 10 capitais de distrito podem ficar abaixo dos 8 ºC no dia mais frio da semana

06:00 21 Outubro, 2026 13:22 20 Outubro, 2026

Frio vai 'apertar' em várias regiões do país e há cidades onde os termómetros poderão descer mais. Saiba o que esperar

Mundo

‘Roubo do século’: ladrões assaltam camião e levam quase 1 milhão de dólares em cartas Pokémon

15:40 21 Outubro, 2026 14:59 21 Outubro, 2026

Mais de 200 encomendas com cartas Pokémon e desportivas, avaliadas em cerca de 963 mil dólares, foram roubadas de um camião da FedEx junto às instalações da PSA

Carro com para-brisas embaciado. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por IA
Auto

Para-brisas embaciados? A GNR partilhou uma alternativa caseira para acabar com o problema

20:30 21 Outubro, 2026 09:28 22 Outubro, 2026

Frio e humidade favorecem o embaciamento do para-brisas do carro. Conheça a alternativa caseira divulgada pela GNR

Autocarro Rede Expressos.
Nacional

Rede Expressos lança 100 mil bilhetes a 2,50 euros para viajar por Portugal

10:10 22 Outubro, 2026 10:04 22 Outubro, 2026

Campanha "Poucochinho" disponibiliza 100 mil bilhetes a 2,50 euros para viagens até 30 de novembro. Compras devem ser feitas até 12 de novembro

Algarve

GNR interceta oito homens em Moncarapacho e apreende material suspeito de ligação ao tráfico de droga

19:00 22 Outubro, 2026 18:49 22 Outubro, 2026

Alerta para um bote insuflável numa viatura levou a GNR a intercetar oito homens em Moncarapacho, um dos quais estava escondido no mato

Algarve, Cultura

Professora de Silves lança livro sobre os desafios da maternidade e da adolescência

09:10 22 Outubro, 2026 08:56 22 Outubro, 2026

Professora de História em Silves, Ana Rita Gamas aborda a maternidade e a adolescência numa obra marcada pelo humor e pelas emoções familiares

Algarve, Cultura, Desporto

São Brás de Alportel recebe corrida noturna com luzes fluorescentes, música e animação

18:10 22 Outubro, 2026 17:57 22 Outubro, 2026

Corrida noturna realiza-se a 24 de outubro, em São Brás de Alportel, com música e luzes fluorescentes. Haverá mais 50 vagas no próprio dia

Economia, Opinião

Grândola vila obscena | Por Tiago Manuel

12:41 22 Outubro, 2026 12:42 22 Outubro, 2026

Tiago Manuel denuncia, em versos de tom crítico e irónico, a privatização do acesso às praias de Grândola, questionando o poder do dinheiro e a exclusão das comunidades locais

Idoso com demência.
Nacional, Saúde

Portugueses descobrem a ‘pólvora’? Equipa consegue travar acumulação de uma proteína ligada à doença de Alzheimer

18:50 22 Outubro, 2026 16:35 22 Outubro, 2026

Equipa da Universidade de Lisboa identificou moléculas capazes de impedir um processo associado ao Alzheimer

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva chega a Portugal neste dia: saiba quais serão as regiões afetadas

06:30 22 Outubro, 2026 12:19 21 Outubro, 2026

O IPMA prevê precipitação em várias zonas do país, com diferenças ao longo do dia. Saiba quando chega a chuva

Trabalhador Mercadona
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Homem triste a falar ao telemóvel.
Tech

O seu telemóvel pode ligar para o 112 sem precisar de marcar o número: há uma função que muitos desconhecem

20:00 22 Outubro, 2026 16:59 22 Outubro, 2026

iPhones disponibilizam uma funcionalidade que permite contactar rapidamente os serviços de emergência e avisar familiares em caso de perigo

Opinião, Tech

A condensação da desconfiança (ou os progressos da civilização e outras calamidades modernas) | Por José Figueiredo Santos

17:40 22 Outubro, 2026 17:39 22 Outubro, 2026

"Depois de tantos séculos civilizacionais, de tantas descobertas e eloquentes promessas de futuro, regressámos a uma forma rudimentar de vida: desconfiamos de quem bate à porta, mesmo quando a porta é apenas um telefone"

Ria Formosa com a cidade de Faro como fundo.
Algarve

Lembra-se do falso tsunami de 1999 em Faro? Estas são as zonas da cidade que podem ser afetadas por um fenómeno real

14:40 20 Outubro, 2026 13:03 20 Outubro, 2026

Episódio que esvaziou praias algarvias não passou de um falso alarme, mas estudos e relatos ajudam a identificar vulnerabilidades em Faro

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Vizinhos a conversar sobre o elevador avariado. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Rés do chão também paga o elevador do condomínio? Saiba o que diz a lei

18:00 20 Outubro, 2026 11:48 20 Outubro, 2026

Viver no rés-do-chão pode levantar dúvidas sobre despesas do elevador. Conheça o critério legal e quando pode haver dispensa de pagamento

Mulher com frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Ar polar em Portugal: estas 10 capitais de distrito podem ficar abaixo dos 8 ºC no dia mais frio da semana

06:00 21 Outubro, 2026 13:22 20 Outubro, 2026

Frio vai 'apertar' em várias regiões do país e há cidades onde os termómetros poderão descer mais. Saiba o que esperar

Mundo

‘Roubo do século’: ladrões assaltam camião e levam quase 1 milhão de dólares em cartas Pokémon

15:40 21 Outubro, 2026 14:59 21 Outubro, 2026

Mais de 200 encomendas com cartas Pokémon e desportivas, avaliadas em cerca de 963 mil dólares, foram roubadas de um camião da FedEx junto às instalações da PSA

Carro com para-brisas embaciado. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por IA
Auto

Para-brisas embaciados? A GNR partilhou uma alternativa caseira para acabar com o problema

20:30 21 Outubro, 2026 09:28 22 Outubro, 2026

Frio e humidade favorecem o embaciamento do para-brisas do carro. Conheça a alternativa caseira divulgada pela GNR

Últimas Notícias

  • O seu telemóvel pode ligar para o 112 sem precisar de marcar o número: há uma função que muitos desconhecem
    O seu telemóvel pode ligar para o 112 sem precisar de marcar o número: há uma função que muitos desconhecem
  • GNR interceta oito homens em Moncarapacho e apreende material suspeito de ligação ao tráfico de droga
    GNR interceta oito homens em Moncarapacho e apreende material suspeito de ligação ao tráfico de droga
  • Portugueses descobrem a ‘pólvora’? Equipa consegue travar acumulação de uma proteína ligada à doença de Alzheimer
    Portugueses descobrem a ‘pólvora’? Equipa consegue travar acumulação de uma proteína ligada à doença de Alzheimer
  • Médico e escritor residente em São Brás de Alportel lança novo romance histórico sobre o domínio islâmico
    Médico e escritor residente em São Brás de Alportel lança novo romance histórico sobre o domínio islâmico
  • São Brás de Alportel recebe corrida noturna com luzes fluorescentes, música e animação
    São Brás de Alportel recebe corrida noturna com luzes fluorescentes, música e animação

Opinião

  • Algarve financeiro: onde os hábitos tradicionais encontram o digital | Por João Guerra
    Algarve financeiro: onde os hábitos tradicionais encontram o digital | Por João Guerra
  • A condensação da desconfiança (ou os progressos da civilização e outras calamidades modernas) | Por José Figueiredo Santos
    A condensação da desconfiança (ou os progressos da civilização e outras calamidades modernas) | Por José Figueiredo Santos
  • O Algarve não pode ser um lugar onde se trabalha, mas não se consegue viver | Por Bruno Castelão Santos
    O Algarve não pode ser um lugar onde se trabalha, mas não se consegue viver | Por Bruno Castelão Santos

Europe Direct Algarve

  • Eurodeputado Hélder Sousa Silva pede celeridade na entrega dos 261,5 milhões a Portugal
    Eurodeputado Hélder Sousa Silva pede celeridade na entrega dos 261,5 milhões a Portugal
  • Costuma reservar hotéis pela Booking? Bruxelas investiga plataforma por suspeitas de burlas e anúncios falsos
    Costuma reservar hotéis pela Booking? Bruxelas investiga plataforma por suspeitas de burlas e anúncios falsos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal