Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Jovem a mostrar a carta de condução. Crédito: Freepik
Jovem a mostrar a carta de condução. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Se a sua carta de condução foi tirada antes desta data, atenção: a validade pode não ser a que está impressa e pode ter de renovar mais cedo

Para quem tirou a carta antes de certas datas, a validade impressa pode já não valer. Saiba quando tem mesmo de renovar para evitar multas

21:20 3 Fevereiro, 2026 18:15 3 Fevereiro, 2026 | João Luís
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A data de validade que consta na carta de condução nem sempre corresponde ao prazo real para a sua revalidação. Em particular, quem tirou a carta antes de determinadas alterações legais pode estar a confiar numa data que já não é válida, correndo o risco de circular com o título caducado sem o saber.

O alerta tem sido reiterado por entidades oficiais e resulta de mudanças sucessivas na legislação que regula a habilitação legal para conduzir. Em alguns casos, a data inscrita no documento deixou de ter valor jurídico, sendo substituída por prazos definidos em função da idade do condutor, da data de emissão da carta e da categoria dos veículos que está autorizado a conduzir.

De acordo com o site Notícias ao Minuto, esta situação afeta sobretudo condutores que obtiveram a carta antes de 1 de janeiro de 2008, um grupo que continua a representar uma fatia significativa do parque automóvel nacional.

Cartas antigas podem ter validade incorreta

Quem tirou a carta antes de 1 de janeiro de 2008 deve confirmar com especial atenção se a validade indicada no documento corresponde às regras atualmente em vigor. A legislação foi alterada posteriormente e passou a prever idades específicas para a revalidação, independentemente do que esteja impresso no título.

A discrepância levou mesmo à criação de um regime excecional em 2023, destinado a evitar que milhares de cartas caducassem automaticamente por falta de revalidação atempada. Ainda assim, o ónus da verificação continua a recair sobre o condutor.

Quando deve renovar nas categorias ligeiras

Para as categorias AM, A1, A2, A, B1, B e BE, que abrangem ciclomotores, motociclos, veículos ligeiros e tratores agrícolas, os prazos variam consoante a data em que a carta foi emitida.

Nas cartas tiradas até 1 de janeiro de 2013, a revalidação deve ocorrer antes dos 50, 60, 65 e 70 anos. A partir daí, passa a ser exigida de dois em dois anos.

Para cartas emitidas entre 2 de janeiro de 2013 e 29 de julho de 2016, a primeira renovação faz-se na data indicada no título. Seguem-se revalidações de 15 em 15 anos até aos 60 anos, depois aos 65 e 70, passando a bienais a partir dessa idade.

Já as cartas tiradas a partir de 30 de julho de 2016 seguem um modelo semelhante, com revalidações de 15 em 15 anos até aos 60 anos e, depois disso, aos 60, 65 e 70 anos. A partir daí, a renovação é obrigatória de dois em dois anos. Quem obteve a carta após os 58 anos tem a primeira revalidação apenas aos 65.

Atestados médicos e avaliação psicológica

A partir dos 60 anos, a apresentação de atestado médico é obrigatória para renovar a carta. Em determinadas situações clínicas, essa exigência pode surgir mais cedo. Sempre que exista a restrição 138 inscrita no título, é também obrigatório apresentar o Certificado de Aptidão Psicológica.

Segundo explica a publicação, a ausência destes documentos inviabiliza a revalidação, mesmo que o pedido seja feito dentro do prazo.

Regras mais apertadas para pesados e transporte profissional

Quem conduz veículos pesados ou exerce condução profissional está sujeito a prazos mais curtos e exigências adicionais. Nas categorias C1, C1E, C, CE, D1, D1E, D e DE, as revalidações são, regra geral, feitas de cinco em cinco anos até aos 70 anos e, depois disso, de dois em dois anos.

A partir dos 67 anos, deixa de ser possível revalidar cartas das categorias D. No caso da categoria CE, a validade fica limitada a veículos até 20 toneladas. Nestes casos, o atestado médico é sempre obrigatório e a avaliação psicológica é exigida a partir dos 50 anos.

Um erro que pode sair caro

Segundo o Notícias ao Minuto, muitos condutores continuam a confiar apenas na data impressa na carta, sem confirmar se essa informação ainda é válida à luz da lei atual. Circular com a carta caducada constitui uma infração grave e pode levar a coimas, perda de pontos e apreensão do título.

Confirmar a validade real da carta, tendo em conta a data de emissão, a idade e a categoria, é hoje essencial para evitar surpresas desagradáveis.

Leia também: Novo ano, novas regras ao volante: estas mudanças no Código da Estrada já estão em vigor nas estradas portuguesas e muitos condutores ainda não notaram

Grupo de pessoas surpreendidas com estrondo. Crédito: Foto AI
Nacional

‘Estoiro enorme’ semelhante a uma explosão assustou moradores desta região portuguesa: já há explicação para o sucedido

16:50 28 Abril, 2026 16:29 28 Abril, 2026 | João Luís

Um estrondo semelhante a uma explosão assustou moradores numa região portuguesa. Saiba o que esteve na origem do fenómeno

Algarve

Três homens detidos após perseguição marítima no Algarve em operação contra tráfico de droga

07:00 28 Abril, 2026 07:10 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Perseguição no mar termina com três detidos e apreensão de embarcação suspeita de tráfico ao largo do Algarve

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal já a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 28 Abril, 2026 20:37 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Instabilidade vai marcar os próximos dias em Portugal, com chuva por vezes forte, trovoadas e vento nestas regiões

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 17:10 25 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Trovoada. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí tempo carregado e trovoada: estes distritos estão sob aviso e a instabilidade ‘é para ficar’

15:50 28 Abril, 2026 15:42 28 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Chuva forte, trovoada e possível granizo podem marcar várias zonas do país. Saiba onde estão ativos os avisos e até quando

Buarcos, Figueira da Foz.
Nacional Vida & Lazer

Esta cidade que não fica no Algarve é a “rainha das praias de Portugal” e o marisco come-se por 10€

17:21 28 Abril, 2026 17:21 28 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Figueira da Foz é conhecida como a “rainha das praias” e há locais onde se pode comer marisco por cerca de 10 euros

Casal de idosos a analisar papéis.
Economia Nacional

Atenção ao IMI: há uma mudança este ano que pode confundir contribuintes

13:00 28 Abril, 2026 12:58 28 Abril, 2026 | João Luís

O pagamento do IMI está a chegar e há uma mudança que pode gerar dúvidas. Saiba o que muda este ano e como evitar surpresas

Mulher a abastecer. Crédito: Freepik AI
Auto Economia

Os combustíveis estão caros? Saiba onde pode poupar até quase 20 cêntimos por litro

15:40 28 Abril, 2026 15:27 28 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Esta semana os preços dos combustíveis voltam a variar entre marcas. Veja onde ainda compensa abastecer e quais são as opções mais baratas

Algarve Cultura

Daniel Jonas vence Grande Prémio de Crónica APE/Loulé com “A justa desproporção”

17:12 28 Abril, 2026 17:12 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

“A justa desproporção” vence prémio literário da APE e Câmara de Loulé, distinguindo obra de Daniel Jonas publicada em 2025

Palácio de Tavira. Crédito: Palácio de Tavira DR
Algarve Economia

Algarve no mapa: americanos consideram esta Palácio em Tavira como um dos 30 melhores novos hotéis do mundo

16:30 28 Abril, 2026 16:10 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Palácio de Tavira foi distinguido pela Condé Nast Traveler na Hot List 2026, que reúne alguns dos melhores novos hotéis, restaurantes e cruzeiros do mundo

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: pagamentos em dinheiro acima deste valor são proibidos em Portugal

20:20 25 Abril, 2026 00:33 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Valor máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal fica abaixo do novo teto europeu, que entrará em vigor a 10 de julho do próximo ano

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 17:39 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Algarve Economia Gastronomia

Restaurantes já podem aderir ao Festival da Caldeirada em Armação de Pêra

16:08 28 Abril, 2026 16:08 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Festival da Caldeirada regressa a Armação de Pêra de 22 a 24 de maio, com inscrições abertas para restaurantes até 4 de maio

Algarve Economia

MAR Shopping Algarve ganha nova Oysho com espaço ampliado

15:30 28 Abril, 2026 15:50 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Oysho reabre no MAR Shopping Algarve com loja ampliada, novo design e oferta reforçada, apostando numa experiência de compra moderna

Algarve Cultura Gastronomia

Festa do Caracol anima a Fuzeta com música e tradição

15:10 28 Abril, 2026 15:11 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Fuzeta celebra 1 de maio com Festa do Caracol na zona ribeirinha, com música ao vivo, animação e tradição gastronómica algarvia

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto Economia

Cuidado com a Via Verde: existe uma ‘cobrança silenciosa’ que apanha muitos condutores desprevenidos

09:30 27 Abril, 2026 08:59 27 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Meses depois de uma passagem esquecida, a cobrança surge com valores multiplicados. O percurso discreto de uma dívida que acaba nas Finanças

Grupo de pessoas surpreendidas com estrondo. Crédito: Foto AI
Nacional

‘Estoiro enorme’ semelhante a uma explosão assustou moradores desta região portuguesa: já há explicação para o sucedido

16:50 28 Abril, 2026 16:29 28 Abril, 2026 | João Luís

Um estrondo semelhante a uma explosão assustou moradores numa região portuguesa. Saiba o que esteve na origem do fenómeno

Algarve

Três homens detidos após perseguição marítima no Algarve em operação contra tráfico de droga

07:00 28 Abril, 2026 07:10 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Perseguição no mar termina com três detidos e apreensão de embarcação suspeita de tráfico ao largo do Algarve

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal já a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 28 Abril, 2026 20:37 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Instabilidade vai marcar os próximos dias em Portugal, com chuva por vezes forte, trovoadas e vento nestas regiões

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 17:10 25 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Trovoada. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí tempo carregado e trovoada: estes distritos estão sob aviso e a instabilidade ‘é para ficar’

15:50 28 Abril, 2026 15:42 28 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Chuva forte, trovoada e possível granizo podem marcar várias zonas do país. Saiba onde estão ativos os avisos e até quando

Buarcos, Figueira da Foz.
Nacional, Vida & Lazer

Esta cidade que não fica no Algarve é a “rainha das praias de Portugal” e o marisco come-se por 10€

17:21 28 Abril, 2026 17:21 28 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Figueira da Foz é conhecida como a “rainha das praias” e há locais onde se pode comer marisco por cerca de 10 euros

Casal de idosos a analisar papéis.
Economia, Nacional

Atenção ao IMI: há uma mudança este ano que pode confundir contribuintes

13:00 28 Abril, 2026 12:58 28 Abril, 2026 | João Luís

O pagamento do IMI está a chegar e há uma mudança que pode gerar dúvidas. Saiba o que muda este ano e como evitar surpresas

Mulher a abastecer. Crédito: Freepik AI
Auto, Economia

Os combustíveis estão caros? Saiba onde pode poupar até quase 20 cêntimos por litro

15:40 28 Abril, 2026 15:27 28 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Esta semana os preços dos combustíveis voltam a variar entre marcas. Veja onde ainda compensa abastecer e quais são as opções mais baratas

Algarve, Cultura

Daniel Jonas vence Grande Prémio de Crónica APE/Loulé com “A justa desproporção”

17:12 28 Abril, 2026 17:12 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

“A justa desproporção” vence prémio literário da APE e Câmara de Loulé, distinguindo obra de Daniel Jonas publicada em 2025

Palácio de Tavira. Crédito: Palácio de Tavira DR
Algarve, Economia

Algarve no mapa: americanos consideram esta Palácio em Tavira como um dos 30 melhores novos hotéis do mundo

16:30 28 Abril, 2026 16:10 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Palácio de Tavira foi distinguido pela Condé Nast Traveler na Hot List 2026, que reúne alguns dos melhores novos hotéis, restaurantes e cruzeiros do mundo

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: pagamentos em dinheiro acima deste valor são proibidos em Portugal

20:20 25 Abril, 2026 00:33 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Valor máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal fica abaixo do novo teto europeu, que entrará em vigor a 10 de julho do próximo ano

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve, Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 17:39 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Algarve, Economia, Gastronomia

Restaurantes já podem aderir ao Festival da Caldeirada em Armação de Pêra

16:08 28 Abril, 2026 16:08 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Festival da Caldeirada regressa a Armação de Pêra de 22 a 24 de maio, com inscrições abertas para restaurantes até 4 de maio

Algarve, Economia

MAR Shopping Algarve ganha nova Oysho com espaço ampliado

15:30 28 Abril, 2026 15:50 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Oysho reabre no MAR Shopping Algarve com loja ampliada, novo design e oferta reforçada, apostando numa experiência de compra moderna

Algarve, Cultura, Gastronomia

Festa do Caracol anima a Fuzeta com música e tradição

15:10 28 Abril, 2026 15:11 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Fuzeta celebra 1 de maio com Festa do Caracol na zona ribeirinha, com música ao vivo, animação e tradição gastronómica algarvia

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto, Economia

Cuidado com a Via Verde: existe uma ‘cobrança silenciosa’ que apanha muitos condutores desprevenidos

09:30 27 Abril, 2026 08:59 27 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Meses depois de uma passagem esquecida, a cobrança surge com valores multiplicados. O percurso discreto de uma dívida que acaba nas Finanças

Últimas Notícias

  • Esta cidade que não fica no Algarve é a “rainha das praias de Portugal” e o marisco come-se por 10€
    Esta cidade que não fica no Algarve é a “rainha das praias de Portugal” e o marisco come-se por 10€
  • Daniel Jonas vence Grande Prémio de Crónica APE/Loulé com “A justa desproporção”
    Daniel Jonas vence Grande Prémio de Crónica APE/Loulé com “A justa desproporção”
  • ‘Estoiro enorme’ semelhante a uma explosão assustou moradores desta região portuguesa: já há explicação para o sucedido
    ‘Estoiro enorme’ semelhante a uma explosão assustou moradores desta região portuguesa: já há explicação para o sucedido
  • Algarve no mapa: americanos consideram esta Palácio em Tavira como um dos 30 melhores novos hotéis do mundo
    Algarve no mapa: americanos consideram esta Palácio em Tavira como um dos 30 melhores novos hotéis do mundo
  • Restaurantes já podem aderir ao Festival da Caldeirada em Armação de Pêra
    Restaurantes já podem aderir ao Festival da Caldeirada em Armação de Pêra
  • Vem aí tempo carregado e trovoada: estes distritos estão sob aviso e a instabilidade ‘é para ficar’
    Vem aí tempo carregado e trovoada: estes distritos estão sob aviso e a instabilidade ‘é para ficar’

Opinião

  • A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
    A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
  • A ópera bufa e o abismo | Por Luís Ganhão
    A ópera bufa e o abismo | Por Luís Ganhão
  • Impermanência. Flexibilidade. Acreditar | Por Andrea Moura
    Impermanência. Flexibilidade. Acreditar | Por Andrea Moura
  • Peregrinação em segurança | Por Mafalda Lopes
    Peregrinação em segurança | Por Mafalda Lopes
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
    Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
  • A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
    A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
  • O ano de 2026 trouxe novas regras ao volante: conheça as mudanças na carta de condução já em vigor na União Europeia
    O ano de 2026 trouxe novas regras ao volante: conheça as mudanças na carta de condução já em vigor na União Europeia
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal