Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Desporto, Mundo, Nacional

Campeões mundiais de pára-quedismo invadem céu de Portimão

Cerca de 300 pára-quedistas estão a participar no “Autumn Boogie 2015”, festival que reúne alguns campeões mundiais da modalidade até ao dia 18 de Outubro, no aeródromo da Penina, em Portimão. Organizado pela SkyDive Algarve, o festival internacional de pára-quedismo realiza-se anualmente desde 1999, tornando-se numa referência a nível mundial para a prática da […]

10:22 28 Setembro, 2015
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Festival é uma referência a nível mundial para a prática da modalidade devido às condições meteorológicas da região

Cerca de 300 pára-quedistas estão a participar no “Autumn Boogie 2015”, festival que reúne alguns campeões mundiais da modalidade até ao dia 18 de Outubro, no aeródromo da Penina, em Portimão.

Organizado pela SkyDive Algarve, o festival internacional de pára-quedismo realiza-se anualmente desde 1999, tornando-se numa referência a nível mundial para a prática da modalidade devido às condições meteorológicas que a região do Algarve oferece nesta época do ano.

“Somos dos poucos países com condições climatéricas para fazer pára-quedismo praticamente durante o ano todo, fazendo com que sejamos uma referência para os praticantes do norte da Europa”, disse à Lusa Sofia Machado, instrutora de pára-quedismo da SkyDive Algarve.

Segundo a instrutora, realiza o Boogie em Portimão nesta altura do ano permite que os pára-quedistas, individualmente ou em grupo, iniciem a sua preparação para os vários campeonatos que se disputam em todo o mundo.

“São realizados quatro eventos por ano, mas este é o que concentra mais pára-quedistas, porque têm a possibilidade de iniciar a sua preparação de início de época”, sublinhou.

Entre os participantes no festival de Portimão estão Pete Allum, campeão do mundo na disciplina Voo Relativo, com mais de 30 mil saltos, e Ian Milko Hodgkinson, vencedor do Campeonato Nacional de Voo Relativo em 2015 e participante em três recordes mundiais de Voo em Formação, com mais de 22 mil saltos.

Evento tem dinamizado a modalidade

De acordo com Sofia Machado, os eventos têm sido dinamizadores da modalidade na região, “o que tem feito crescer a procura pelo pára-quedismo, por pessoas de várias idades”.

“Na escola temos feito uma média de cinco novos alunos por mês e esse número tem tendência para aumentar”, frisou a instrutora, acrescentando que “o pára-quedismo tem cada vez mais níveis de segurança elevadíssimos, o que aumenta o grau de confiança aos novos praticantes”.

“Consegue-se com muita segurança praticar um desporto que, à partida, intimida”, destacou.

Para Francisco Correia, vice-director do aeródromo da Penina, em Alvor, freguesia do concelho de Portimão, os festivais de pára-quedismo “têm sido grandes dinamizadores da estrutura aeroportuária e da economia local”.

“São eventos que movimentam centenas de pessoas, já que a maior parte dos pára-quedistas tiram férias nesta altura do ano e vêm acompanhados pelas famílias, contribuindo para dinamização da economia da região”, frisou Francisco Correia.

As condições climatéricas do Algarve permitem, segundo os organizadores, fazer uma média de cerca de 700 saltos diários, a uma altitude de 14 mil pés (cerca de 4.200 metros).

Os saltos são proporcionados por dois aviões Dornier DO28, aeronaves que atingem os 16 mil pés de altitude (cerca de 4.800 metros) em apenas oito minutos, com capacidade para transportar 15 pára-quedistas.

(Agência Lusa)

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensões e subsídios em novembro: estas são as datas em que a Segurança Social vai pagar

07:00 21 Outubro, 2026 13:51 20 Outubro, 2026

Calendário de novembro já está disponível e há pagamentos previstos para diferentes dias do mês. Saiba quando recebe a pensão e os subsídios

Algarve

Condutor tenta subornar GNR com mil euros após ser apanhado a conduzir alcoolizado em Silves

09:50 21 Outubro, 2026 09:50 21 Outubro, 2026

Homem de 48 anos foi detido em Silves por conduzir alcoolizado e tentar entregar mil euros aos militares da GNR para evitar a detenção

Mulher com frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Ar polar em Portugal: estas 10 capitais de distrito podem ficar abaixo dos 8 ºC no dia mais frio da semana

06:00 21 Outubro, 2026 13:22 20 Outubro, 2026

Frio vai 'apertar' em várias regiões do país e há cidades onde os termómetros poderão descer mais. Saiba o que esperar

Algarve Economia

Resort de Albufeira eleito o melhor de Portugal em regime tudo incluído nos World Travel Awards

08:35 20 Outubro, 2026 08:37 20 Outubro, 2026

Unidade hoteleira de Albufeira conquista distinção internacional nos World Travel Awards 2026, numa cerimónia realizada no Montenegro

Algarve Cultura

Conservatório de Albufeira celebra 30 anos de história com masterclass de guitarra clássica e concerto final

11:15 21 Outubro, 2026 11:15 21 Outubro, 2026

Iniciativa dedicada à guitarra clássica reuniu 14 alunos numa formação orientada por Rui Mourinho, que terminou com um concerto em Albufeira

Ponte Vasco da Gama, em Lisboa.
Auto Nacional

Condutor apanhado a circular a 292 km/h na Ponte Vasco da Gama percorreu 8,4 km em menos de 2 minutos

11:00 21 Outubro, 2026 09:52 21 Outubro, 2026

Automobilista percorreu o troço controlado por velocidade média da Ponte Vasco da Gama em apenas 103 segundos

Algarve Desporto

Fuzeta leva o Walking Football a torneio algarvio que promove o desporto e a inclusão

10:41 21 Outubro, 2026 10:41 21 Outubro, 2026

Equipa do KlubeSol participa no torneio de Walking Football, em Estômbar, numa iniciativa que alia atividade física, convívio e inclusão social

Trabalhador Mercadona
Algarve Economia Postal Studio Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Opinião

O Olhar de um Coach: Como gere o seu Tempo? | Por Helder Gonçalves

07:30 21 Outubro, 2026 07:52 21 Outubro, 2026

"Espero que estas simples dicas vos ajudem a orientar melhor as vossas agendas diárias e a Planificação do vosso Tempo!".

Aldeia de Soajo.
Vida & Lazer

Aldeia em Arcos de Valdevez tem 24 construções de pedra que parecem túmulos mas serviam para guardar alimentos

12:50 21 Outubro, 2026 10:08 21 Outubro, 2026

Em Soajo, uma enorme fraga de granito guarda duas dezenas de espigueiros comunitários, sendo o mais antigo datado de 1782

Prédios em Lisboa. Crédito: Lusa
Economia Opinião

Portugal acumula 15 anos de atraso na construção de habitação

10:09 21 Outubro, 2026 10:18 21 Outubro, 2026

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura – Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Ladrão a fugir com telemóvel roubado. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional Tech

Perdeu o telemóvel? Banco de Portugal alerta para o que deve fazer de imediato para proteger o seu dinheiro

21:00 20 Outubro, 2026 12:47 20 Outubro, 2026

Aplicações bancárias e códigos de autorização podem ficar expostos se perder o telemóvel. Saiba o que fazer para proteger a sua conta

Sandes em papel de alumínio. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

O papel de alumínio tem um lado brilhante e outro baço: saiba qual deve ficar em contacto com a comida

10:20 19 Outubro, 2026 19:57 18 Outubro, 2026

A diferença entre as duas faces do papel de alumínio gera dúvidas na cozinha, mas a explicação está no processo de fabrico

Veículo danificado.
Auto

Bateu com o carro dentro de uma propriedade privada? Norma de 2026 esclarece quando o seguro pode responder

19:40 20 Outubro, 2026 12:49 20 Outubro, 2026

Acidente numa garagem, pátio ou estrada privada não fica automaticamente fora do seguro obrigatório, mesmo que o veículo esteja parado

Opinião Política

Politicamente (in)correto: A democracia não morre sozinha | Por Francisco Moleiro

16:18 20 Outubro, 2026 16:20 20 Outubro, 2026

"A idade ensinou-me, pelo menos, uma coisa, não é a ausência de discordância que demonstra a inteligência de uma sociedade, mas a sua capacidade de conviver com ela sem a tentar silenciar"

Cozinha moderna. Crédito: Freepik AI
Saúde Vida & Lazer

Cardiologista deixou de usar estes utensílios na cozinha e alerta para possíveis riscos para o coração

20:30 18 Outubro, 2026 13:45 18 Outubro, 2026

Há utensílios presentes em praticamente todas as cozinhas que podem aumentar a exposição a microplásticos

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensões e subsídios em novembro: estas são as datas em que a Segurança Social vai pagar

07:00 21 Outubro, 2026 13:51 20 Outubro, 2026

Calendário de novembro já está disponível e há pagamentos previstos para diferentes dias do mês. Saiba quando recebe a pensão e os subsídios

Algarve

Condutor tenta subornar GNR com mil euros após ser apanhado a conduzir alcoolizado em Silves

09:50 21 Outubro, 2026 09:50 21 Outubro, 2026

Homem de 48 anos foi detido em Silves por conduzir alcoolizado e tentar entregar mil euros aos militares da GNR para evitar a detenção

Mulher com frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Ar polar em Portugal: estas 10 capitais de distrito podem ficar abaixo dos 8 ºC no dia mais frio da semana

06:00 21 Outubro, 2026 13:22 20 Outubro, 2026

Frio vai 'apertar' em várias regiões do país e há cidades onde os termómetros poderão descer mais. Saiba o que esperar

Algarve, Economia

Resort de Albufeira eleito o melhor de Portugal em regime tudo incluído nos World Travel Awards

08:35 20 Outubro, 2026 08:37 20 Outubro, 2026

Unidade hoteleira de Albufeira conquista distinção internacional nos World Travel Awards 2026, numa cerimónia realizada no Montenegro

Algarve, Cultura

Conservatório de Albufeira celebra 30 anos de história com masterclass de guitarra clássica e concerto final

11:15 21 Outubro, 2026 11:15 21 Outubro, 2026

Iniciativa dedicada à guitarra clássica reuniu 14 alunos numa formação orientada por Rui Mourinho, que terminou com um concerto em Albufeira

Ponte Vasco da Gama, em Lisboa.
Auto, Nacional

Condutor apanhado a circular a 292 km/h na Ponte Vasco da Gama percorreu 8,4 km em menos de 2 minutos

11:00 21 Outubro, 2026 09:52 21 Outubro, 2026

Automobilista percorreu o troço controlado por velocidade média da Ponte Vasco da Gama em apenas 103 segundos

Algarve, Desporto

Fuzeta leva o Walking Football a torneio algarvio que promove o desporto e a inclusão

10:41 21 Outubro, 2026 10:41 21 Outubro, 2026

Equipa do KlubeSol participa no torneio de Walking Football, em Estômbar, numa iniciativa que alia atividade física, convívio e inclusão social

Trabalhador Mercadona
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Opinião

O Olhar de um Coach: Como gere o seu Tempo? | Por Helder Gonçalves

07:30 21 Outubro, 2026 07:52 21 Outubro, 2026

"Espero que estas simples dicas vos ajudem a orientar melhor as vossas agendas diárias e a Planificação do vosso Tempo!".

Aldeia de Soajo.
Vida & Lazer

Aldeia em Arcos de Valdevez tem 24 construções de pedra que parecem túmulos mas serviam para guardar alimentos

12:50 21 Outubro, 2026 10:08 21 Outubro, 2026

Em Soajo, uma enorme fraga de granito guarda duas dezenas de espigueiros comunitários, sendo o mais antigo datado de 1782

Prédios em Lisboa. Crédito: Lusa
Economia, Opinião

Portugal acumula 15 anos de atraso na construção de habitação

10:09 21 Outubro, 2026 10:18 21 Outubro, 2026

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura – Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Ladrão a fugir com telemóvel roubado. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional, Tech

Perdeu o telemóvel? Banco de Portugal alerta para o que deve fazer de imediato para proteger o seu dinheiro

21:00 20 Outubro, 2026 12:47 20 Outubro, 2026

Aplicações bancárias e códigos de autorização podem ficar expostos se perder o telemóvel. Saiba o que fazer para proteger a sua conta

Sandes em papel de alumínio. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

O papel de alumínio tem um lado brilhante e outro baço: saiba qual deve ficar em contacto com a comida

10:20 19 Outubro, 2026 19:57 18 Outubro, 2026

A diferença entre as duas faces do papel de alumínio gera dúvidas na cozinha, mas a explicação está no processo de fabrico

Veículo danificado.
Auto

Bateu com o carro dentro de uma propriedade privada? Norma de 2026 esclarece quando o seguro pode responder

19:40 20 Outubro, 2026 12:49 20 Outubro, 2026

Acidente numa garagem, pátio ou estrada privada não fica automaticamente fora do seguro obrigatório, mesmo que o veículo esteja parado

Opinião, Política

Politicamente (in)correto: A democracia não morre sozinha | Por Francisco Moleiro

16:18 20 Outubro, 2026 16:20 20 Outubro, 2026

"A idade ensinou-me, pelo menos, uma coisa, não é a ausência de discordância que demonstra a inteligência de uma sociedade, mas a sua capacidade de conviver com ela sem a tentar silenciar"

Cozinha moderna. Crédito: Freepik AI
Saúde, Vida & Lazer

Cardiologista deixou de usar estes utensílios na cozinha e alerta para possíveis riscos para o coração

20:30 18 Outubro, 2026 13:45 18 Outubro, 2026

Há utensílios presentes em praticamente todas as cozinhas que podem aumentar a exposição a microplásticos

Últimas Notícias

  • Manuel Alegre, 90 anos, internado com pneumonia no Hospital da Luz
    Manuel Alegre, 90 anos, internado com pneumonia no Hospital da Luz
  • Frank Sinatra também passou pelo Algarve e não foi para cantar: elegeu a região de propósito para jogar golfe
    Frank Sinatra também passou pelo Algarve e não foi para cantar: elegeu a região de propósito para jogar golfe
  • Aldeia em Arcos de Valdevez tem 24 construções de pedra que parecem túmulos mas serviam para guardar alimentos
    Aldeia em Arcos de Valdevez tem 24 construções de pedra que parecem túmulos mas serviam para guardar alimentos
  • Reclusos de Silves vão colaborar na manutenção de espaços públicos do Algoz
    Reclusos de Silves vão colaborar na manutenção de espaços públicos do Algoz
  • Suspeitas de fraude no Museu dos Coches: PJ investiga bilhetes gratuitos e com desconto emitidos a visitantes sem direito
    Suspeitas de fraude no Museu dos Coches: PJ investiga bilhetes gratuitos e com desconto emitidos a visitantes sem direito

Opinião

  • Portugal acumula 15 anos de atraso na construção de habitação
    Portugal acumula 15 anos de atraso na construção de habitação
  • O Olhar de um Coach: Como gere o seu Tempo? | Por Helder Gonçalves
    O Olhar de um Coach: Como gere o seu Tempo? | Por Helder Gonçalves
  • Politicamente (in)correto: A democracia não morre sozinha | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: A democracia não morre sozinha | Por Francisco Moleiro

Europe Direct Algarve

  • Algarve tem de executar mais 58 milhões de euros de fundos europeus até ao final de 2026
    Algarve tem de executar mais 58 milhões de euros de fundos europeus até ao final de 2026
  • Europa para a Cultura – Cultura para a Europa | Por Hélder Sousa Silva
    Europa para a Cultura – Cultura para a Europa | Por Hélder Sousa Silva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal