Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura.Sul, Nacional

Câmara de Silves preocupada com risco de colapso da muralha

A presidente da Câmara de Silves está preocupada com a degradação da muralha da cidade, que no sector poente está em risco de ruir, mas queixa-se da falta de apoio financeiro para poder avançar com obras. Em declarações à Lusa, a autarca, Rosa Palma (CDU), explicou que o município tem já uma rubrica aberta […]

17:36 21 Março, 2016 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
A Câmara de Silves precisa de apoio financeiro do Estado para reabilitar a muralha

A presidente da Câmara de Silves está preocupada com a degradação da muralha da cidade, que no sector poente está em risco de ruir, mas queixa-se da falta de apoio financeiro para poder avançar com obras.

Em declarações à Lusa, a autarca, Rosa Palma (CDU), explicou que o município tem já uma rubrica aberta no orçamento para reabilitar aquele sector da muralha, mas não é suficiente para cobrir o custo total, pelo que é preciso obter apoio financeiro do Estado, através das Direcção Regional de Cultura do Algarve (DRCAlg).

A directora regional de Cultura, Alexandra Gonçalves, admitiu que a recuperação da muralha é prioritária – estando já inscrita no lote de monumentos que integrarão candidaturas a fundos comunitários até 2020. Contudo, referiu, aquele organismo não possui “qualquer linha de financiamento ou capacidade de investimento” nos imóveis que não estão sob a sua gestão.

O problema, que se arrasta há vários anos, afecta também outros pontos da muralha da Almedina, o sistema defensivo da antiga cidade no período islâmico. Porém, é mais visível no sector poente, mesmo junto aos Paços do Município, onde já se registou o colapso de pedras, tendo o local sido entretanto vedado pela Protecção Civil.

A presidente da autarquia classifica a situação como sendo uma emergência e considera que o município não tem que ficar “com o ónus da recuperação do património que é de todos”, pois, apesar de estar disponível para financiar parte da obra, a verba inscrita no orçamento “não consegue cobrir todo o investimento”.

Muralha de Silves é monumento nacional desde 2012

De acordo com a arqueóloga municipal Maria José Gonçalves, a gestão da muralha de Silves, Monumento Nacional desde 2012, ainda é uma indefinição, uma vez que durante muitos anos se pensou que seria propriedade do Estado, embora vários documentos apontem para que seja propriedade municipal.

“Neste momento, e porque tivemos necessidade de desenvolver alguns procedimentos relacionados com a conservação e classificação, ficámos com dúvidas [sobre a propriedade das muralhas]”, afirmou a arqueóloga, observando que a autarquia ainda aguarda uma clarificação, pois “há ainda a hipótese de serem do Estado”.

Um documento da Direcção-Geral do Património do Estado datado de 1987 e baseado num decreto de 1932, a que a Lusa teve acesso, refere que a “Almedina de Silves se encontra na posse e propriedade da Câmara Municipal de Silves”.

Contudo, para esclarecer definitivamente se a muralha pertence ao município ou ao Estado, a directora regional de Cultura fez esta semana um pedido àquela direcção-geral, para saber em que nome está o registo predial “deste ponto em concreto”.

Uma empresa contratada pela autarquia está neste momento a fazer o levantamento topográfico e arquitectónico do alçado da muralha, com a finalidade de ser elaborado um projecto de reabilitação, mas a equipa tem tido dificuldades no acesso a algumas partes da muralha, que estão no interior de habitações ou quintais privados.

“Algumas pessoas até ajardinaram as muralhas, o que obviamente não é bom para a manutenção do seu estado de conservação”, observou a arqueóloga municipal, sublinhando que a última intervenção na muralha terá acontecido no final da década de 1990, pela Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, que integrava o antigo Ministério das Obras Públicas.

A directora regional de Cultura do Algarve sugere como hipóteses para o financiamento da obra o recurso ao Fundo de Salvaguarda do Património ou à verba gerada pela bilheteira do Castelo de Silves, que é o segundo monumento mais visitado do Algarve.

Quando os monumentos não estão afectos à DRCAlg, este organismo emite parecer sobre os projectos de reabilitação do património, presta apoio técnico e acompanha as intervenções, mas não dispõe de capacidade de investimento.

(Agência Lusa)

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Praia do Magoito, em Sintra.
Nacional

Portugal esconde praias quase desertas e algumas podem ficar mais perto do que pensa: saiba onde ficam estes refúgios

09:30 6 Junho, 2026 09:13 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Há refúgios à beira-mar onde ainda se ouve mais o vento do que multidões. Alguns começam agora a despertar atenção

Algarve

Atropelamento em Albufeira faz uma vítima mortal e deixa homem gravemente ferido

15:50 6 Junho, 2026 15:53 6 Junho, 2026 | João Luís

Mulher morreu e um homem ficou gravemente ferido após um atropelamento ocorrido nesta madrugada em Albufeira

Interior do carro a escaldar. Crédito: Foto AI
Auto

Adeus carro a escaldar no verão: aprenda truques simples para baixar a temperatura no interior antes de entrar

15:33 6 Junho, 2026 15:33 6 Junho, 2026 | João Luís

O interior do carro pode atingir temperaturas muito superiores às do exterior no verão. Há truques que reduzem o calor antes de entrar

Algarve Economia

Sudoeste Retail Park celebra quatro anos com feira de sabores algarvios

12:08 5 Junho, 2026 12:13 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Quarto aniversário do Sudoeste Retail Park destaca sabores algarvios, animação e crescimento da Retail Mind

Praia da Luz.
Algarve Vida & Lazer

Ao pé desta praia no Algarve há uma rocha que é o resto da chaminé de um vulcão com mais de 70 milhões de anos

10:00 6 Junho, 2026 15:13 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Rocha Negra junto à Praia da Luz, em Lagos, revela vestígios de um antigo vulcão com mais de 70 milhões de anos

Gonçalo Ramos. Crédito: Lusa
Algarve Desporto

Em dia de jogo: recorde todos os algarvios que já ‘pisaram’ pela seleção nacional portuguesa

16:30 6 Junho, 2026 16:17 6 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Pelo menos 16 jogadores naturais do Algarve já chegaram à Seleção A portuguesa. Recordamos os nomes algarvios que marcaram presença na história da equipa das quinas

Algarve Cultura

Ria Formosa inspira novo festival que estreia em julho em Olhão

18:10 5 Junho, 2026 17:50 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Olhão apresenta novo festival de verão junto à Ria Formosa, com jazz, música ao vivo e artistas nacionais já confirmados

Mulher de baixa médica. Crédito: Freepik
Economia Europa Nacional Saúde

Segurança Social permite voltar a receber subsídio de doença pela mesma doença? Esta é a regra em Portugal

11:49 6 Junho, 2026 11:54 6 Junho, 2026 | João Luís

Em Portugal, o subsídio de doença tem prazos próprios e regras específicas quando há nova baixa médica: fique a par

Pessoas a andar em dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Ainda vai precisar de guarda-chuva? O tempo dá uma volta e há regiões que ainda acordam com chuva neste dia

06:00 6 Junho, 2026 14:42 5 Junho, 2026 | João Luís

Previsão do IPMA aponta para uma mudança no estado do tempo, com subida da temperatura, mas ainda com chuva em algumas regiões

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos a multar e convém saber onde ficam

13:20 4 Junho, 2026 17:23 6 Junho, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Caminhada. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Nem precisa de ginásio: este hábito matinal pode ajudar a evitar picos de açúcar no sangue

12:20 6 Junho, 2026 12:03 6 Junho, 2026 | João Luís

Este hábito matinal depois do pequeno-almoço ajuda o corpo a usar melhor a glicose e a reduzir picos de açúcar no sangue ao longo do dia

Opinião Tech

Os Millennials: das disquetes à Cloud | Por Anna Kosmider Leal

07:30 6 Junho, 2026 12:04 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os millennials devem ser vistos não apenas como a 'geração sanduíche' e intermediaria do analógico para o digital, mas também como os arquitetos de uma nova era, onde a convergência de mundos pode gerar um inimaginável potencial"

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto Nacional

Tem Via Verde? GNR alerta para erro comum ao passar nas portagens e há uma regra que deve cumprir

11:00 4 Junho, 2026 17:17 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Um erro comum nas portagens pode tornar-se perigoso se o condutor tentar corrigir a situação da forma errada

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva a caminho: depressão no Atlântico traz mau tempo a esta região

13:59 5 Junho, 2026 14:35 5 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão no Atlântico deverá deixar esta região com céu muito nublado, chuva e vento moderado nos próximos dias

Algarve Cultura

Mais de 20 festas marcam os 15 anos da Rua 80 no Algarve

12:40 5 Junho, 2026 12:33 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

DJ Nuno Silva leva a Festa da Rua 80 a oito concelhos do Algarve, numa tournée comemorativa que assinala os 15 anos do projeto

Entrada supermercado Lidl. Crédito: Freepik
Algarve Economia

Novo Lidl pode estar a caminho desta cidade no Algarve: loja deverá situar-se junto da EN125

10:07 5 Junho, 2026 09:55 5 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Processo autárquico em Lagos pode levar à construção de um novo supermercado Lidl numa zona estratégica junto à EN125

Praia do Magoito, em Sintra.
Nacional

Portugal esconde praias quase desertas e algumas podem ficar mais perto do que pensa: saiba onde ficam estes refúgios

09:30 6 Junho, 2026 09:13 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Há refúgios à beira-mar onde ainda se ouve mais o vento do que multidões. Alguns começam agora a despertar atenção

Algarve

Atropelamento em Albufeira faz uma vítima mortal e deixa homem gravemente ferido

15:50 6 Junho, 2026 15:53 6 Junho, 2026 | João Luís

Mulher morreu e um homem ficou gravemente ferido após um atropelamento ocorrido nesta madrugada em Albufeira

Interior do carro a escaldar. Crédito: Foto AI
Auto

Adeus carro a escaldar no verão: aprenda truques simples para baixar a temperatura no interior antes de entrar

15:33 6 Junho, 2026 15:33 6 Junho, 2026 | João Luís

O interior do carro pode atingir temperaturas muito superiores às do exterior no verão. Há truques que reduzem o calor antes de entrar

Algarve, Economia

Sudoeste Retail Park celebra quatro anos com feira de sabores algarvios

12:08 5 Junho, 2026 12:13 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Quarto aniversário do Sudoeste Retail Park destaca sabores algarvios, animação e crescimento da Retail Mind

Praia da Luz.
Algarve, Vida & Lazer

Ao pé desta praia no Algarve há uma rocha que é o resto da chaminé de um vulcão com mais de 70 milhões de anos

10:00 6 Junho, 2026 15:13 1 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Rocha Negra junto à Praia da Luz, em Lagos, revela vestígios de um antigo vulcão com mais de 70 milhões de anos

Gonçalo Ramos. Crédito: Lusa
Algarve, Desporto

Em dia de jogo: recorde todos os algarvios que já ‘pisaram’ pela seleção nacional portuguesa

16:30 6 Junho, 2026 16:17 6 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Pelo menos 16 jogadores naturais do Algarve já chegaram à Seleção A portuguesa. Recordamos os nomes algarvios que marcaram presença na história da equipa das quinas

Algarve, Cultura

Ria Formosa inspira novo festival que estreia em julho em Olhão

18:10 5 Junho, 2026 17:50 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Olhão apresenta novo festival de verão junto à Ria Formosa, com jazz, música ao vivo e artistas nacionais já confirmados

Mulher de baixa médica. Crédito: Freepik
Economia, Europa, Nacional, Saúde

Segurança Social permite voltar a receber subsídio de doença pela mesma doença? Esta é a regra em Portugal

11:49 6 Junho, 2026 11:54 6 Junho, 2026 | João Luís

Em Portugal, o subsídio de doença tem prazos próprios e regras específicas quando há nova baixa médica: fique a par

Pessoas a andar em dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Ainda vai precisar de guarda-chuva? O tempo dá uma volta e há regiões que ainda acordam com chuva neste dia

06:00 6 Junho, 2026 14:42 5 Junho, 2026 | João Luís

Previsão do IPMA aponta para uma mudança no estado do tempo, com subida da temperatura, mas ainda com chuva em algumas regiões

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve, Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos a multar e convém saber onde ficam

13:20 4 Junho, 2026 17:23 6 Junho, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Caminhada. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Nem precisa de ginásio: este hábito matinal pode ajudar a evitar picos de açúcar no sangue

12:20 6 Junho, 2026 12:03 6 Junho, 2026 | João Luís

Este hábito matinal depois do pequeno-almoço ajuda o corpo a usar melhor a glicose e a reduzir picos de açúcar no sangue ao longo do dia

Opinião, Tech

Os Millennials: das disquetes à Cloud | Por Anna Kosmider Leal

07:30 6 Junho, 2026 12:04 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os millennials devem ser vistos não apenas como a 'geração sanduíche' e intermediaria do analógico para o digital, mas também como os arquitetos de uma nova era, onde a convergência de mundos pode gerar um inimaginável potencial"

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto, Nacional

Tem Via Verde? GNR alerta para erro comum ao passar nas portagens e há uma regra que deve cumprir

11:00 4 Junho, 2026 17:17 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Um erro comum nas portagens pode tornar-se perigoso se o condutor tentar corrigir a situação da forma errada

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva a caminho: depressão no Atlântico traz mau tempo a esta região

13:59 5 Junho, 2026 14:35 5 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão no Atlântico deverá deixar esta região com céu muito nublado, chuva e vento moderado nos próximos dias

Algarve, Cultura

Mais de 20 festas marcam os 15 anos da Rua 80 no Algarve

12:40 5 Junho, 2026 12:33 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

DJ Nuno Silva leva a Festa da Rua 80 a oito concelhos do Algarve, numa tournée comemorativa que assinala os 15 anos do projeto

Entrada supermercado Lidl. Crédito: Freepik
Algarve, Economia

Novo Lidl pode estar a caminho desta cidade no Algarve: loja deverá situar-se junto da EN125

10:07 5 Junho, 2026 09:55 5 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Processo autárquico em Lagos pode levar à construção de um novo supermercado Lidl numa zona estratégica junto à EN125

Últimas Notícias

  • Em dia de jogo: recorde todos os algarvios que já ‘pisaram’ pela seleção nacional portuguesa
    Em dia de jogo: recorde todos os algarvios que já ‘pisaram’ pela seleção nacional portuguesa
  • Sirenes de tsunami vão tocar nesta cidade algarvia nesta data
    Sirenes de tsunami vão tocar nesta cidade algarvia nesta data
  • Atropelamento em Albufeira faz uma vítima mortal e deixa homem gravemente ferido
    Atropelamento em Albufeira faz uma vítima mortal e deixa homem gravemente ferido
  • Adeus carro a escaldar no verão: aprenda truques simples para baixar a temperatura no interior antes de entrar
    Adeus carro a escaldar no verão: aprenda truques simples para baixar a temperatura no interior antes de entrar
  • Nem precisa de ginásio: este hábito matinal pode ajudar a evitar picos de açúcar no sangue
    Nem precisa de ginásio: este hábito matinal pode ajudar a evitar picos de açúcar no sangue
  • Segurança Social permite voltar a receber subsídio de doença pela mesma doença? Esta é a regra em Portugal
    Segurança Social permite voltar a receber subsídio de doença pela mesma doença? Esta é a regra em Portugal

Opinião

  • Os Millennials: das disquetes à Cloud | Por Anna Kosmider Leal
    Os Millennials: das disquetes à Cloud | Por Anna Kosmider Leal
  • 9 de maio de 1940, um adolescente suspira pela guerra, ela chegou | Por Mário Beja Santos
    9 de maio de 1940, um adolescente suspira pela guerra, ela chegou | Por Mário Beja Santos
  • Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha
    Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha
  • Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para junho | Por João Correia Tarólogo
    Espiritualidade em Crónica: Conheça os 3 signos do Zodíaco com maior sucesso para junho | Por João Correia Tarólogo
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
    “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
  • Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
    Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
  • Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
    Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal