Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto CM | DR
Nacional

Câmara de Aljezur diz que desobstrução de ribeira feita por cidadão é ineficaz

“Foi mediático e foi engraçado ver um homem abrir aquilo [a foz da ribeira de Aljezur para o mar] com uma pá, mas nós vamos ter que intervir na mesma”

19:26 16 Fevereiro, 2024 19:26 16 Fevereiro, 2024 | Henrique Dias Freire
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A desobstrução da foz da ribeira de Aljezur feita voluntariamente por um cidadão é ineficaz para garantir o escoamento da água para o mar, disse esta sexta-feira à Lusa fonte da autarquia, que considerou não fazer sentido punir o homem.

“Ninguém condena aquilo que ele fez, nós não condenamos. Foi mediático e foi engraçado ver um homem abrir aquilo [a foz da ribeira para o mar] com uma pá, mas a verdade é que o trabalho não tem a eficácia que se pretende, porque nós vamos ter que intervir na mesma”, afirmou o vereador da Câmara de Aljezur com o pelouro do Ambiente, António Carvalho.

O autarca fez esta declaração ao ser questionado pela agência Lusa sobre a atuação de um homem filmado esta semana a retirar a areia arrastada pelo mar para a foz da ribeira, que desagua junto à praia da Amoreira, em Aljezur, no distrito de Faro, onde a água fica estagnada a montante.

António Carvalho classificou o trabalho realizado pelo cidadão como um “ato de voluntariado”, mas sublinhou que o mesmo não tem efeito e as autoridades ambientais, em parceria com o município, vão ter de intervir com máquinas para desassorear a foz da ribeira, estando a intervenção prevista para meados de março, adiantou.

“Acho que a pessoa correu riscos ali, obviamente correu tudo bem, mas não é o ideal”, afirmou, realçando que a abertura da foz com recurso a uma pá só foi possível porque houve umas marés mais altas que “desgastaram o topo de muro de areia”, permitindo o galgamento do mar, a sua entrada na lagoa e a aproximação da água estagnada a montante da boca de saída.

António Carvalho explicou que, na maré seguinte, “já não havia tanta altura de areia” e o cidadão conseguiu abrir um canal que escoou “alguma coisa” de água para o mar.

Aquele responsável destacou que a autarquia está a trabalhar com a Agência Portuguesa do Ambiente/Adminstração da Região Hidrográfica (APA/ARH) do Algarve e o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) para obter as autorizações necessárias à colocação de maquinaria na praia para abrir a foz da ribeira de Aljezur.

Em 05 de fevereiro, as partes acordaram que, em caso de chuvas como as registadas na semana passada e da consequente subida do nível da ribeira, uma máquina iria “abrir um canal de fuga da água”, indicou.

“Agora, nós não conseguimos entrar com a máquina para a praia. O sítio por onde entrámos no ano passado para poder fazer este trabalho, por duas vezes, este ano não dava, porque a altura da água era tão grande que a máquina não conseguia passar lá”, lamentou, salientado que o município precisa das autorizações das autoridades ambientais para poder intervir no local.

António Carvalho disse que a Câmara sugeriu uma entrada diferente através das dunas, mas o ICNF deu parecer negativo, tendo a Câmara pedido numa revisão da decisão dada a impossibilidade de acesso pelo caminho anterior.

“E temos uma reunião agendada para segunda-feira para ver por onde vamos entrar”, referiu, estimando que será necessário “um trabalho de um mês para retirar toda a areia”.

Questionado sobre a data prevista para a intervenção, o vereador respondeu que “só vai acontecer quando, de facto, houver capacidade técnica para o fazer”, e apontou as datas de 12 e 13 de março, para as quais se preveem marés mais intensas.

“É isso que a Câmara está a agendar com a APA/ARH e com o ICNF”, concluiu.

Leia também: Conheça a praia do Algarve que foi recentemente eleita como a 6ª melhor do mundo

Assembleia da República.
Economia Nacional Política

Parlamento aprova lei que obriga autarquias a anunciar decisões na imprensa local

08:50 28 Abril, 2026 09:01 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Nova lei obriga autarquias a publicar decisões na imprensa local e reforça apoio à comunicação social de proximidade

Algarve

Três homens detidos após perseguição marítima no Algarve em operação contra tráfico de droga

07:00 28 Abril, 2026 07:10 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Perseguição no mar termina com três detidos e apreensão de embarcação suspeita de tráfico ao largo do Algarve

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal já a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 28 Abril, 2026 20:37 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Instabilidade vai marcar os próximos dias em Portugal, com chuva por vezes forte, trovoadas e vento nestas regiões

Trovoada.
Tempo

Vem aí um “festival elétrico” no céu: mau tempo chega neste dia com trovoadas, granizo e ventos fortes e estas serão as regiões mais castigadas

11:00 28 Abril, 2026 10:50 28 Abril, 2026 | João Luís

A instabilidade vai aumentar: veja quando chegam as trovoadas, o granizo e o vento forte e quais as regiões mais expostas

Mulher no banco.
Economia

Fisco vai reembolsar ‘perdas’ no IRS dos últimos anos: saiba quem pode receber

10:00 28 Abril, 2026 09:09 28 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Uma decisão recente está a abrir a porta a reembolsos inesperados no IRS. Há regras, prazos e um detalhe essencial que pode fazer toda a diferença

Algarve Política

TSD Algarve debatem alterações ao Código do Trabalho em Faro

07:49 28 Abril, 2026 07:50 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Colóquio em Faro debate alterações ao Código do Trabalho e impacto nos salários, empresas e equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Algarve Política

PAN critica dessalinizadora em Albufeira e alerta para riscos ambientais

10:46 28 Abril, 2026 10:49 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto na Falésia levanta dúvidas sobre impacto ambiental e riscos para ecossistemas marinhos e economia local no Algarve

Plantas em prateleiras. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Especialistas avisam: nunca cometa este erro ao trocar as suas plantas de vaso

09:00 28 Abril, 2026 00:41 28 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Muitas vezes é necessário trocar o vaso das suas plantas, mas há uma prática comum que os especialistas recomendam evitar

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Nacional Saúde

Em caso de apagão: especialistas recomendam fazer estes kit de emergência para 72 horas

09:10 28 Abril, 2026 08:59 28 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Especialistas recomendam kit de emergência para 72 horas e plano familiar para enfrentar apagões e garantir segurança em situações de crise

Algarve Cultura

Alcalar recua cinco mil anos com recriação pré-histórica em Portimão

11:10 28 Abril, 2026 11:06 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Pré-História ganha vida em evento cultural em Portimão com recriação em Alcalar, atividades gratuitas e visitas guiadas para toda a família

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 17:10 25 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Agente da GNR verifica documentos de condutor. Crédito: GNR
Auto Nacional

Adeus carta de condução? Condutores que tenham este código na carta podem ficar sem ela se não cumprirem estas regras

11:20 27 Abril, 2026 10:41 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Alguns códigos na carta de condução podem não parecer importantes, mas podem fazer diferença em caso de fiscalização ou acidente

Algarve Cultura Desporto Vídeo

Cineasta de Olhão corre maratona na Noruega para promover documentário sobre o oceano

10:20 28 Abril, 2026 10:30 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Algarvio corre 42 km na maratona de Bergen, na Noruega, e promove documentário sobre proteção dos ecossistemas marinhos

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 17:39 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Algarve Cultura

Agrupamento de Escolas D. Manuel I leva “Um dia para Camões em Tavira” ao Teatro Municipal

09:40 28 Abril, 2026 09:51 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Tavira celebra Camões com evento no Teatro António Pinheiro que junta conferência, arte e alunos no quinto centenário do poeta

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto Economia

Cuidado com a Via Verde: existe uma ‘cobrança silenciosa’ que apanha muitos condutores desprevenidos

09:30 27 Abril, 2026 08:59 27 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Meses depois de uma passagem esquecida, a cobrança surge com valores multiplicados. O percurso discreto de uma dívida que acaba nas Finanças

Assembleia da República.
Economia, Nacional, Política

Parlamento aprova lei que obriga autarquias a anunciar decisões na imprensa local

08:50 28 Abril, 2026 09:01 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Nova lei obriga autarquias a publicar decisões na imprensa local e reforça apoio à comunicação social de proximidade

Algarve

Três homens detidos após perseguição marítima no Algarve em operação contra tráfico de droga

07:00 28 Abril, 2026 07:10 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Perseguição no mar termina com três detidos e apreensão de embarcação suspeita de tráfico ao largo do Algarve

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal já a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 28 Abril, 2026 20:37 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Instabilidade vai marcar os próximos dias em Portugal, com chuva por vezes forte, trovoadas e vento nestas regiões

Trovoada.
Tempo

Vem aí um “festival elétrico” no céu: mau tempo chega neste dia com trovoadas, granizo e ventos fortes e estas serão as regiões mais castigadas

11:00 28 Abril, 2026 10:50 28 Abril, 2026 | João Luís

A instabilidade vai aumentar: veja quando chegam as trovoadas, o granizo e o vento forte e quais as regiões mais expostas

Mulher no banco.
Economia

Fisco vai reembolsar ‘perdas’ no IRS dos últimos anos: saiba quem pode receber

10:00 28 Abril, 2026 09:09 28 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Uma decisão recente está a abrir a porta a reembolsos inesperados no IRS. Há regras, prazos e um detalhe essencial que pode fazer toda a diferença

Algarve, Política

TSD Algarve debatem alterações ao Código do Trabalho em Faro

07:49 28 Abril, 2026 07:50 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Colóquio em Faro debate alterações ao Código do Trabalho e impacto nos salários, empresas e equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Algarve, Política

PAN critica dessalinizadora em Albufeira e alerta para riscos ambientais

10:46 28 Abril, 2026 10:49 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto na Falésia levanta dúvidas sobre impacto ambiental e riscos para ecossistemas marinhos e economia local no Algarve

Plantas em prateleiras. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Especialistas avisam: nunca cometa este erro ao trocar as suas plantas de vaso

09:00 28 Abril, 2026 00:41 28 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Muitas vezes é necessário trocar o vaso das suas plantas, mas há uma prática comum que os especialistas recomendam evitar

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Nacional, Saúde

Em caso de apagão: especialistas recomendam fazer estes kit de emergência para 72 horas

09:10 28 Abril, 2026 08:59 28 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Especialistas recomendam kit de emergência para 72 horas e plano familiar para enfrentar apagões e garantir segurança em situações de crise

Algarve, Cultura

Alcalar recua cinco mil anos com recriação pré-histórica em Portimão

11:10 28 Abril, 2026 11:06 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Pré-História ganha vida em evento cultural em Portimão com recriação em Alcalar, atividades gratuitas e visitas guiadas para toda a família

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 17:10 25 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Agente da GNR verifica documentos de condutor. Crédito: GNR
Auto, Nacional

Adeus carta de condução? Condutores que tenham este código na carta podem ficar sem ela se não cumprirem estas regras

11:20 27 Abril, 2026 10:41 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Alguns códigos na carta de condução podem não parecer importantes, mas podem fazer diferença em caso de fiscalização ou acidente

Algarve, Cultura, Desporto, Vídeo

Cineasta de Olhão corre maratona na Noruega para promover documentário sobre o oceano

10:20 28 Abril, 2026 10:30 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Algarvio corre 42 km na maratona de Bergen, na Noruega, e promove documentário sobre proteção dos ecossistemas marinhos

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve, Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 17:39 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Algarve, Cultura

Agrupamento de Escolas D. Manuel I leva “Um dia para Camões em Tavira” ao Teatro Municipal

09:40 28 Abril, 2026 09:51 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Tavira celebra Camões com evento no Teatro António Pinheiro que junta conferência, arte e alunos no quinto centenário do poeta

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto, Economia

Cuidado com a Via Verde: existe uma ‘cobrança silenciosa’ que apanha muitos condutores desprevenidos

09:30 27 Abril, 2026 08:59 27 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Meses depois de uma passagem esquecida, a cobrança surge com valores multiplicados. O percurso discreto de uma dívida que acaba nas Finanças

Últimas Notícias

  • Alcalar recua cinco mil anos com recriação pré-histórica em Portimão
    Alcalar recua cinco mil anos com recriação pré-histórica em Portimão
  • Vem aí um “festival elétrico” no céu: mau tempo chega neste dia com trovoadas, granizo e ventos fortes e estas serão as regiões mais castigadas
    Vem aí um “festival elétrico” no céu: mau tempo chega neste dia com trovoadas, granizo e ventos fortes e estas serão as regiões mais castigadas
  • PAN critica dessalinizadora em Albufeira e alerta para riscos ambientais
    PAN critica dessalinizadora em Albufeira e alerta para riscos ambientais
  • Cineasta de Olhão corre maratona na Noruega para promover documentário sobre o oceano
    Cineasta de Olhão corre maratona na Noruega para promover documentário sobre o oceano
  • Fisco vai reembolsar ‘perdas’ no IRS dos últimos anos: saiba quem pode receber
    Fisco vai reembolsar ‘perdas’ no IRS dos últimos anos: saiba quem pode receber
  • Agrupamento de Escolas D. Manuel I leva “Um dia para Camões em Tavira” ao Teatro Municipal
    Agrupamento de Escolas D. Manuel I leva “Um dia para Camões em Tavira” ao Teatro Municipal

Opinião

  • A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
    A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
  • A ópera bufa e o abismo | Por Luís Ganhão
    A ópera bufa e o abismo | Por Luís Ganhão
  • Impermanência. Flexibilidade. Acreditar | Por Andrea Moura
    Impermanência. Flexibilidade. Acreditar | Por Andrea Moura
  • Peregrinação em segurança | Por Mafalda Lopes
    Peregrinação em segurança | Por Mafalda Lopes
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
    Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
  • A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
    A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
  • O ano de 2026 trouxe novas regras ao volante: conheça as mudanças na carta de condução já em vigor na União Europeia
    O ano de 2026 trouxe novas regras ao volante: conheça as mudanças na carta de condução já em vigor na União Europeia
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal