Burgau, em Vila do Bispo, é ainda desconhecido de grande parte do público algarvio e nacional. Há uma comparação que salta à vista: a semelhança com Santorini, ilha grega, devido à praia com águas transparentes e à arquitetura típica.

Antiga vila piscatória, Burgau, está localizado no barlavento algarvio, no concelho de Vila do Bispo. Atualmente vive essencialmente do turismo e tem com atracção maior a pequena praia da Praia de Burgau, rodeada de falésias que a protegem do vento forte e frequente.

As casas pintadas de branco e azul fazem lembrar Santorini, talvez a mais famosa ilha grega. Por isso, Burgau já é conhecida como “Santorini portuguesa”, “Santorini algarvia” ou “Santorini da Costa Vicentina”.

A localidade tem origens numa antiga armação de pesca de atum que data do século XVI. De manhã, é ainda possível observar a rotina dos pescadores.

A Câmara Municipal de Vila do Bispo explica que o nome foi dado devido ao “molusco gastrópode marinho, um caracol do mar também conhecido como ‘caramujo’ ou ‘burrié’, abundante nas rochas desta praia”.

A Aldeia do Burgau marca o início do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, que se prolonga pela costa sul e ocidental de Portugal, até ao concelho alentejano de Sines.
