Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Freepik
Cultura, Nacional

Brincar com memória: novo museu em Beja exibe 3.000 brinquedos antigos

Sem wi-fi e com muita nostalgia, o novo museu junta brinquedos e histórias que atravessam várias gerações

19:00 20 Junho, 2025 18:58 20 Junho, 2025 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Brinquedos de madeira, lata e plástico fabricados desde o século XX recheiam, a partir de sábado, as estantes do Espaço Museológico da Brincadeira, na aldeia de Cabeça Gorda, no concelho de Beja.

O antigo lavadouro de Cabeça Gorda é agora um novo espaço para “celebrar o direito ao brincar”, com “brinquedos de outros tempos, relíquias com alma e histórias por descobrir”, realçou a Câmara de Beja, em comunicado. 

E o projeto, que resulta da colaboração entre a Junta de Freguesia de Cabeça Gorda, o município e o colecionador Rogério Fialho, que ao longo de décadas reuniu um vasto acervo de brinquedos, não poderia ter melhor ‘casa’.

O espaço museológico ‘nasce’ no antigo lavadouro da freguesia, “agora totalmente recuperado e adaptado para acolher uma exposição única de brinquedos de outras épocas”.

“A antigo lavadouro, um espaço de encontro comunitário, ganha agora nova vida, mantendo-se como ponto de partilha e afeto entre gerações”, destacou a câmara municipal.

O Espaço Museológico da Brincadeira, que reúne “entre 2.000 a 3.000” brinquedos do espólio de Rogério Fialho, é, segundo o próprio, “uma visita ao passado”.

Nessa viagem, disse esta sexta-feira à agência Lusa Rogério Fialho, os mais novos podem “ver como eram os brinquedos dos seus pais [ou] dos seus avós e desfrutar de todo aquele espaço”.

Composto por 18 vitrinas com brinquedos de madeira, lata e plástico, o museu apresenta também aos visitantes um espaço destinado à brincadeira, um quiosque com material escolar, uma loja de brinquedos, um espaço para exposições temporárias e uma “pequena biblioteca” com livros infantojuvenis.

“Temos cronologicamente brinquedos de madeira, bonecas da feira, brinquedos de metal de várias fábricas existentes em Portugal, desde 1940 até 1980”, indicou.

E estão também em exposição “brinquedos estrangeiros, como por exemplo a ‘Barbie’, o ‘Aquaman’ ou os ‘Smurfs’, brinquedos japoneses e da República Democrática da Alemanha dessa altura, enfim, uma panóplia de brinquedos para todos os gostos e feitios”, descreveu o colecionador.

Ainda assim, para Rogério Fialho, existe uma parte da coleção que lhe “dá muito gosto” e que, por isso, adquire um destaque especial no espaço.

“Temos uma coleção de brinquedos de uma fábrica do Algarve, que era a Plásticos Aliança Farense (IPAF), que já fechou, mas que tinha uns brinquedos muito coloridos e muito interessantes”, realçou.

Paralelamente, o espaço desenvolverá oficinas de construção de brinquedos recicláveis, tais como “papagaios” de papel ou “carrinhos de arame”.

Segundo Rogério Fialho o espaço museológico será um “lugar vivo” e “um ponto de encontro intergeracional”.

“Os [visitantes] mais velhos vão, certamente, ficar emotivos, porque há brinquedos que recordam a sua mocidade [e] os mais novos vão ver realmente como é que se brincava há 20, 30, 40 e 50 anos com os brinquedos que existiam”, afirmou.

Rogério Fialho reforçou ainda o facto de o espaço “não ter ‘wi-fi’”, uma vez que “aquilo é para brincar e para ver os brinquedos e não para estar a jogar ou agarrado ao telemóvel”.

A inauguração está marcada para as 17:00 de sábado, estando aberto ao público às quartas-feiras e no primeiro e terceiro fim de semana de cada mês. Existe a possibilidade de agendar visitas guiadas fora dos dias programados, sempre que seja necessário.

A primeira exposição temporária patente no espaço é dedicada aos “artesões locais”, isto é, aos brinquedos produzidos por artesãos da região, nomeadamente de Cabeça Gorda e de Beringel, outra freguesia do concelho de Beja.

“No geral, serão brinquedos de barro, arame, cortiça, madeira [e] feitos por pessoas da nossa região, [mas] temos também brinquedos do estrangeiro, mais precisamente de Cabo Verde”, elucidou.

Leia também: Tem isto no carro? Multas podem sair caro para acessório cada vez mais usado pelos portugueses no verão (e não só)

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Eclipse solar. Crédito: Foto AI
Ciência Europa Nacional

Muitos vão ficar ‘às escuras’ durante o “Trio de Eclipses”: vêm aí três eclipses solares raros e acontecem neste período

07:00 23 Maio, 2026 11:45 20 Maio, 2026 | João Luís

Três eclipses solares raros vão tocar a Península Ibérica: saiba quando acontecem e em que momentos Portugal entra na rota do fenómeno

Algarve Nacional Saúde

Médica interna que denunciou más práticas no hospital de Faro ilibada pela Relação de pagar indemnização [vídeo]

08:10 23 Maio, 2026 08:05 23 Maio, 2026 | Henrique Dias Freire

Diana Pereira, médica interna denunciou alegadas más práticas no hospital de Faro, fica ilibada de pagar indemnização de 172 mil euros

Dia de chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva em força e trovoada: o calor aperta, mas há regiões onde o mau tempo não vai ‘perdoar’

06:30 23 Maio, 2026 08:52 22 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Calor extremo instala-se no país, mas há regiões onde a chuva e a trovoada podem surpreender

Chuva de lama em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí ‘chuva de lama’? Mau tempo traz trovoada, chuva, poeiras e vento forte e estas serão as regiões mais afetadas

09:30 22 Maio, 2026 11:57 21 Maio, 2026 | João Luís

Poeiras em suspensão, chuva, trovoada e vento forte marcam a previsão: saiba quais as regiões mais afetadas

Algarve Economia Edição Papel

Algarve foi a terceira região com mais dormidas turísticas no primeiro trimestre

08:40 23 Maio, 2026 08:04 23 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Dormidas de turistas estrangeiros continuam a dominar a atividade turística no Algarve, representando mais de 80% do total registado na região

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Vêm aí novas regras da UE a partir desta data mas Portugal ‘aperta’ ainda mais: pagamentos em dinheiro acima deste valor são proibidos

09:00 23 Maio, 2026 23:59 20 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Valor máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal situa-se abaixo do novo teto europeu, que entra em vigor a 10 de julho do próximo ano

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Auto Europe Direct Algarve

Adeus ‘truque da fronteira’: muitos condutores não estão a par da nova regra da União Europeia e podem ficar sem carta de condução

20:15 21 Maio, 2026 17:52 21 Maio, 2026 | João Luís

Uma nova regra da União Europeia 'muda o jogo' para muitos condutores e pode ter efeitos também na carta de condução em Portugal

Aceleradora de Comércio Digital Algarve. Crédito: Foto AI
Algarve Economia Postal Studio Pub

Tem uma empresa no Algarve? Pode receber até 2.000€ para acelerar a transição digital e o prazo está quase a terminar

19:50 21 Maio, 2026 11:31 22 Maio, 2026 | POSTAL

Empresas do Algarve ainda podem candidatar-se a um apoio até 2.000€ para websites, lojas online, redes sociais, pagamentos digitais, fotografia e vídeo. O prazo está quase a terminar. Saiba como candidatar-se

Edição Papel Opinião Saúde

Não gosto de ir a funerais | Por Francisco Amaral

07:30 23 Maio, 2026 12:24 21 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Francisco Amaral defende que deixar de fumar é também uma forma de permanecer mais tempo junto da família

Algarve Desporto Edição Papel

Gala do Desporto voltou a premiar excelência em Tavira

08:00 23 Maio, 2026 08:02 21 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 500 distinções marcaram a Gala do Desporto Tavira, dedicada a atletas, clubes e treinadores do concelho

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Portugal vai ter cortes de água prolongados nestes dias e estas vão ser as regiões afetadas

06:00 23 Maio, 2026 17:20 22 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários concelhos portugueses já têm avisos publicados para cortes e falhas no abastecimento de água entre 25 e 31 de maio

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia

IRS 2026: Há um número discreto que pode decidir o seu reembolso e quase ninguém lhe liga

10:30 22 Maio, 2026 09:36 22 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Está escondido na sua declaração e muda tudo no acerto final. Há um cálculo que pode explicar o valor que recebe ou paga

Algarve Europa Vida & Lazer

Britânicos rendidos a esta região a minutos do Algarve onde se tem “dois países ao preço de um” e cerveja ‘barata’

19:00 22 Maio, 2026 18:56 20 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Menos conhecida do que a Costa del Sol, esta região tem praias, cerveja barata, tapas acessíveis e uma ligação rápida ao Algarve por ferry

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Recebe subsídios ou pensões da Segurança Social? Saiba as datas de pagamento para junho

11:10 21 Maio, 2026 10:52 21 Maio, 2026 | João Luís

Consulte o calendário da Segurança Social e organize melhor o mês de junho, altura em que, com a aproximação do verão, os gastos tendem a aumentar

Paisagem na Tailândia. Crédito: Magnific
Mundo Vida & Lazer

Atenção turistas: vêm aí novas regras neste destino paradisíaco muito procurado que afetam muitos turistas europeus

20:30 22 Maio, 2026 16:10 22 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Turistas que queiram viajar para este destino muito procurado devem ter atenção a esta mudança de regras que afeta o tempo de permanência no país

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Selos no para‑brisas: a lei mudou mas muitos condutores não sabem que têm de levar isto no carro

20:10 22 Maio, 2026 01:32 20 Maio, 2026 | João Luís

A lei deixou de obrigar a ter selos no para‑brisas, mas há documentos que são obrigatórios. Saiba o que tem de levar para evitar coimas

Eclipse solar. Crédito: Foto AI
Ciência, Europa, Nacional

Muitos vão ficar ‘às escuras’ durante o “Trio de Eclipses”: vêm aí três eclipses solares raros e acontecem neste período

07:00 23 Maio, 2026 11:45 20 Maio, 2026 | João Luís

Três eclipses solares raros vão tocar a Península Ibérica: saiba quando acontecem e em que momentos Portugal entra na rota do fenómeno

Algarve, Nacional, Saúde

Médica interna que denunciou más práticas no hospital de Faro ilibada pela Relação de pagar indemnização [vídeo]

08:10 23 Maio, 2026 08:05 23 Maio, 2026 | Henrique Dias Freire

Diana Pereira, médica interna denunciou alegadas más práticas no hospital de Faro, fica ilibada de pagar indemnização de 172 mil euros

Dia de chuva e trovoada em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva em força e trovoada: o calor aperta, mas há regiões onde o mau tempo não vai ‘perdoar’

06:30 23 Maio, 2026 08:52 22 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Calor extremo instala-se no país, mas há regiões onde a chuva e a trovoada podem surpreender

Chuva de lama em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí ‘chuva de lama’? Mau tempo traz trovoada, chuva, poeiras e vento forte e estas serão as regiões mais afetadas

09:30 22 Maio, 2026 11:57 21 Maio, 2026 | João Luís

Poeiras em suspensão, chuva, trovoada e vento forte marcam a previsão: saiba quais as regiões mais afetadas

Algarve, Economia, Edição Papel

Algarve foi a terceira região com mais dormidas turísticas no primeiro trimestre

08:40 23 Maio, 2026 08:04 23 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Dormidas de turistas estrangeiros continuam a dominar a atividade turística no Algarve, representando mais de 80% do total registado na região

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Vêm aí novas regras da UE a partir desta data mas Portugal ‘aperta’ ainda mais: pagamentos em dinheiro acima deste valor são proibidos

09:00 23 Maio, 2026 23:59 20 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Valor máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal situa-se abaixo do novo teto europeu, que entra em vigor a 10 de julho do próximo ano

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Europe Direct Algarve

Adeus ‘truque da fronteira’: muitos condutores não estão a par da nova regra da União Europeia e podem ficar sem carta de condução

20:15 21 Maio, 2026 17:52 21 Maio, 2026 | João Luís

Uma nova regra da União Europeia 'muda o jogo' para muitos condutores e pode ter efeitos também na carta de condução em Portugal

Aceleradora de Comércio Digital Algarve. Crédito: Foto AI
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Tem uma empresa no Algarve? Pode receber até 2.000€ para acelerar a transição digital e o prazo está quase a terminar

19:50 21 Maio, 2026 11:31 22 Maio, 2026 | POSTAL

Empresas do Algarve ainda podem candidatar-se a um apoio até 2.000€ para websites, lojas online, redes sociais, pagamentos digitais, fotografia e vídeo. O prazo está quase a terminar. Saiba como candidatar-se

Edição Papel, Opinião, Saúde

Não gosto de ir a funerais | Por Francisco Amaral

07:30 23 Maio, 2026 12:24 21 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Francisco Amaral defende que deixar de fumar é também uma forma de permanecer mais tempo junto da família

Algarve, Desporto, Edição Papel

Gala do Desporto voltou a premiar excelência em Tavira

08:00 23 Maio, 2026 08:02 21 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 500 distinções marcaram a Gala do Desporto Tavira, dedicada a atletas, clubes e treinadores do concelho

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Portugal vai ter cortes de água prolongados nestes dias e estas vão ser as regiões afetadas

06:00 23 Maio, 2026 17:20 22 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários concelhos portugueses já têm avisos publicados para cortes e falhas no abastecimento de água entre 25 e 31 de maio

Casal a tratar de papelada. Crédito: Freepik AI
Economia

IRS 2026: Há um número discreto que pode decidir o seu reembolso e quase ninguém lhe liga

10:30 22 Maio, 2026 09:36 22 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Está escondido na sua declaração e muda tudo no acerto final. Há um cálculo que pode explicar o valor que recebe ou paga

Algarve, Europa, Vida & Lazer

Britânicos rendidos a esta região a minutos do Algarve onde se tem “dois países ao preço de um” e cerveja ‘barata’

19:00 22 Maio, 2026 18:56 20 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Menos conhecida do que a Costa del Sol, esta região tem praias, cerveja barata, tapas acessíveis e uma ligação rápida ao Algarve por ferry

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Recebe subsídios ou pensões da Segurança Social? Saiba as datas de pagamento para junho

11:10 21 Maio, 2026 10:52 21 Maio, 2026 | João Luís

Consulte o calendário da Segurança Social e organize melhor o mês de junho, altura em que, com a aproximação do verão, os gastos tendem a aumentar

Paisagem na Tailândia. Crédito: Magnific
Mundo, Vida & Lazer

Atenção turistas: vêm aí novas regras neste destino paradisíaco muito procurado que afetam muitos turistas europeus

20:30 22 Maio, 2026 16:10 22 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Turistas que queiram viajar para este destino muito procurado devem ter atenção a esta mudança de regras que afeta o tempo de permanência no país

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Selos no para‑brisas: a lei mudou mas muitos condutores não sabem que têm de levar isto no carro

20:10 22 Maio, 2026 01:32 20 Maio, 2026 | João Luís

A lei deixou de obrigar a ter selos no para‑brisas, mas há documentos que são obrigatórios. Saiba o que tem de levar para evitar coimas

Últimas Notícias

  • Vêm aí novas regras da UE a partir desta data mas Portugal ‘aperta’ ainda mais: pagamentos em dinheiro acima deste valor são proibidos
    Vêm aí novas regras da UE a partir desta data mas Portugal ‘aperta’ ainda mais: pagamentos em dinheiro acima deste valor são proibidos
  • Algarve foi a terceira região com mais dormidas turísticas no primeiro trimestre
    Algarve foi a terceira região com mais dormidas turísticas no primeiro trimestre
  • Médica interna que denunciou más práticas no hospital de Faro ilibada pela Relação de pagar indemnização [vídeo]
    Médica interna que denunciou más práticas no hospital de Faro ilibada pela Relação de pagar indemnização [vídeo]
  • Gala do Desporto voltou a premiar excelência em Tavira
    Gala do Desporto voltou a premiar excelência em Tavira
  • Muitos vão ficar ‘às escuras’ durante o “Trio de Eclipses”: vêm aí três eclipses solares raros e acontecem neste período
    Muitos vão ficar ‘às escuras’ durante o “Trio de Eclipses”: vêm aí três eclipses solares raros e acontecem neste período
  • Vem aí chuva em força e trovoada: o calor aperta, mas há regiões onde o mau tempo não vai ‘perdoar’
    Vem aí chuva em força e trovoada: o calor aperta, mas há regiões onde o mau tempo não vai ‘perdoar’

Opinião

  • Não gosto de ir a funerais | Por Francisco Amaral
    Não gosto de ir a funerais | Por Francisco Amaral
  • Banco de horas por acordo: quando o trabalho paga com dias de vida | Por João Pirbhay
    Banco de horas por acordo: quando o trabalho paga com dias de vida | Por João Pirbhay
  • Prémio da União Europeia para a Literatura e BERD 2026 | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    Prémio da União Europeia para a Literatura e BERD 2026 | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
  • Cidades inteligentes e humanas, como a IA molda o futuro urbano na Europa e Portugal | Por João Palmeiro
    Cidades inteligentes e humanas, como a IA molda o futuro urbano na Europa e Portugal | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Vêm aí novas regras da UE a partir desta data mas Portugal ‘aperta’ ainda mais: pagamentos em dinheiro acima deste valor são proibidos
    Vêm aí novas regras da UE a partir desta data mas Portugal ‘aperta’ ainda mais: pagamentos em dinheiro acima deste valor são proibidos
  • Cachopo recebeu reunião sobre resiliência hídrica do Algarve e Alentejo
    Cachopo recebeu reunião sobre resiliência hídrica do Algarve e Alentejo
  • Prémio da União Europeia para a Literatura e BERD 2026 | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    Prémio da União Europeia para a Literatura e BERD 2026 | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal