Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Botânico Jorge Paiva | Foto FCTUC
Nacional

Botânico Jorge Paiva reúne num só livro 100 plantas da obra épica e lírica de Camões

Jorge Paiva também interpreta referências a árvores, ervas e flores originárias de terras que o poeta-soldado nunca visitou, como o Brasil e Timor

07:50 16 Setembro, 2025 16:48 15 Setembro, 2025
Henrique Dias FreireHenrique Dias FreireJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Cerca de 100 plantas de vários continentes mencionadas por Camões na sua obra levaram o botânico Jorge Paiva a reconstituir em livro, disponível a partir desta terça-feira, as viagens realizadas pelo poeta, no século XVI, entre Lisboa e o Extremo Oriente.

Luís de Camões estudou primeiro em Coimbra, de cuja Universidade Jorge Paiva é professor jubilado, antes de partir para Norte de África, Ilha de Moçambique, Goa e Macau, período que parcialmente coincide com a saga dos navegadores portugueses, algumas décadas depois de a armada de Vasco da Gama chegar à Índia, em 1498.

“Como ‘Os Lusíadas’ foram escritos, quase na sua totalidade, no Oriente e centrados nos Descobrimentos, grande parte das plantas referidas neste poema são asiáticas, particularmente especiarias e medicinais”, explica o cientista, que completa 92 anos na quarta-feira.

Na terça-feira, o livro “As plantas na obra poética de Camões”, resultado de uma investigação de vários anos, “vai ser disponibilizado em acesso aberto no ‘site’ da Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC)”, disse esta segunda-feira à agência Lusa a diretora da instituição, Carlota Simões.

No estudo, com 166 páginas, o biólogo afirma, por outro lado, que na lírica de Camões, “maioritariamente escrita em Portugal e centrada no amor e paixão, as plantas referidas são, quase na totalidade, europeias, mediterrânicas e, geralmente, utilizadas pelos poetas desde a Antiguidade Clássica”.

“Algumas expedições botânicas em que participei [um pouco por todo o mundo] coincidiram com algumas das regiões por onde Camões andou ou alude nos seus poemas”, esclarece.

Estando a decorrer as comemorações oficiais dos 500 anos do nascimento do criador de “Os Lusíadas”, que tem como comissário o camonista José Augusto Bernardes, da Universidade de Coimbra, a edição do trabalho de Jorge Paiva está prevista no programa desde o início.

“Na época em que Camões viveu, as plantas mais conhecidas e citadas na literatura eram mais as plantas medicinais do que as alimentares e, na poesia, as ornamentais ou com relevância mitológica”, escreve.

Em “Os Lusíadas”, segundo o ambientalista, são referidas cerca de 60 plantas, “muitas asiáticas e aromáticas”, ao passo que na obra lírica surgem “muito menos espécies”, à volta de 40, sobretudo “europeias, campestres ou ornamentais”.

“Camões conhecia bem as plantas medicinais asiáticas utilizadas por Garcia de Orta, não só através da leitura dos ‘Colóquios [dos Simples e Drogas da Índia’], como também por as observar vivas na natureza. Além disso, (…) conhecia certamente o horto de Garcia de Orta, em Goa”, admite.

O investigador, nascido em Angola, em 1933, adianta que, “durante a sua estada na Ásia, particularmente em Goa, Camões, além dos conhecimentos botânicos e de fitoterapia conseguidos através do convívio com Garcia de Orta, seguramente teve oportunidade de convívios culturais com portugueses ilustres e cultos” que na altura residiam na colónia, anexada pela União Indiana, em 1961.

Em “As plantas na obra poética de Camões”, Jorge Paiva também interpreta referências a árvores, ervas e flores originárias de terras que o poeta-soldado nunca visitou, como o Brasil e Timor.

“Os portugueses quando viram o pau vermelho asiático, chamaram-lhe também pau-brasil, mas trata-se da madeira de uma árvore das florestas tropicais da Ásia Oriental”, exemplifica.

Para Carlota Simões, Jorge Paiva “reúne várias características que o tornam uma figura ímpar na ciência portuguesa”.

“Além da sua longevidade e bem conhecida vitalidade, tem um conhecimento profundo (…) na área da botânica, a que se junta uma invulgar disponibilidade em colaborar com colegas de áreas muito distintas”, disse à Lusa a diretora da IUC.

No poema épico, Camões “idealizou uma ilha coberta de floresta, com lagos, rios e formosos outeiros” – a Ilha dos Amores – para cantar “um encontro idílico entre a tripulação capitaneada por Vasco da Gama e deusas da mitologia grega”.

“Esteve não só em ilhas do oceano Índico como, também, em algumas ilhas tropicais asiáticas do oceano Pacífico, cobertas de floresta tropical húmida”, relaciona Jorge Paiva.

Camões passou ainda pelas ilhas atlânticas Terceira, Santa Helena e Tristão da Cunha, além de outras no Índico, como a ilha de Moçambique, evidencia.

Leia também: “Deixei há 10 anos”: chef revela que cortar neste alimento mudou a sua saúde e qual o ‘segredo’ para uma dieta equilibrada

Homem com um relógio de pulso.
Europe Direct Algarve Nacional

Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê

16:10 23 Outubro, 2026 12:48 23 Outubro, 2026

Portugal prepara-se para mudar novamente a hora na madrugada deste domingo, 25 de outubro

Algarve Cultura

Palacete Belmarço abre portas em Faro para visitas com música e teatro

11:50 23 Outubro, 2026 11:38 23 Outubro, 2026

Iniciativa da Música XXI promove duas visitas ao Palacete Belmarço, em Faro, a 24 de outubro, com atuações musicais e teatrais. Inscrição obrigatória

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva neste dia: corrente de jato polar traz o mau tempo a Portugal

11:40 23 Outubro, 2026 17:33 22 Outubro, 2026

Uma mudança na circulação atmosférica pode abrir caminho a chuva mais intensa em Portugal. Saiba quando se prevê a alteração do tempo

Algarve Ensino Tech

UAlg inaugura laboratório digital de 473 mil euros para transformar a comunicação científica

17:30 23 Outubro, 2026 17:10 23 Outubro, 2026

Novo laboratório digital da Universidade do Algarve aposta em tecnologia imersiva e inteligência artificial para tornar a ciência mais acessível

Algarve

Comportamento suspeito leva GNR a deter homem com heroína e cocaína em Tavira

09:45 23 Outubro, 2026 09:36 23 Outubro, 2026

Durante uma ação de patrulhamento em Tavira, militares da GNR detiveram um homem de 43 anos e apreenderam 208 doses de heroína e duas de cocaína

Escola Cantina Salazar.
Nacional

Escola Cantina Salazar reabre esta sexta-feira para uma nova vida: o objetivo é refletir sobre o Estado Novo

16:40 23 Outubro, 2026 13:02 23 Outubro, 2026

Depois de mais de 20 anos de discussão, um edifício histórico em Santa Comba Dão ganha uma nova utilização, com exposições e debates

Opinião

A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão

17:00 23 Outubro, 2026 15:50 23 Outubro, 2026

"Uma sociedade que normaliza a violência nas palavras acabará por se surpreender, injustamente, quando a encontra nas ações"

Trabalhador Mercadona
Algarve Economia Postal Studio Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Europe Direct Algarve Gastronomia

Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva

09:20 23 Outubro, 2026 09:10 23 Outubro, 2026

Castro Marim e Vila Real de Santo António participam na VIMAR 2026, levando a gastronomia algarvia, o sal artesanal e vinhos da região até Huelva

Europe Direct Algarve Opinião

Do combate à desinformação ao orçamento da UE. Cidades exigem ter voz no futuro da Europa | Por João Palmeiro

07:30 23 Outubro, 2026 19:22 22 Outubro, 2026

"Da inovação democrática em pequenos municípios catalães ao alerta dos autarcas em Bruxelas, os poderes locais reivindicam um papel central na construção e no financiamento das políticas europeias"

Algarve Economia

Tavira lança concurso para exploração de sete lojas em mercados municipais com valores a partir de 250 euros

16:50 21 Outubro, 2026 16:50 21 Outubro, 2026

Concurso para explorar sete lojas nos mercados de Tavira, Cabanas e Luz de Tavira recebe propostas até 19 de novembro, com concessões até 10 anos

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensões e subsídios em novembro: estas são as datas em que a Segurança Social vai pagar

07:00 21 Outubro, 2026 13:51 20 Outubro, 2026

Calendário de novembro já está disponível e há pagamentos previstos para diferentes dias do mês. Saiba quando recebe a pensão e os subsídios

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Homem triste a falar ao telemóvel.
Tech

O seu telemóvel pode ligar para o 112 sem precisar de marcar o número: há uma função que muitos desconhecem

20:00 22 Outubro, 2026 16:59 22 Outubro, 2026

iPhones disponibilizam uma funcionalidade que permite contactar rapidamente os serviços de emergência e avisar familiares em caso de perigo

Sandes em papel de alumínio. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

O papel de alumínio tem um lado brilhante e outro baço: saiba qual deve ficar em contacto com a comida

10:20 19 Outubro, 2026 19:57 18 Outubro, 2026

A diferença entre as duas faces do papel de alumínio gera dúvidas na cozinha, mas a explicação está no processo de fabrico

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva chega a Portugal neste dia: saiba quais serão as regiões afetadas

06:30 22 Outubro, 2026 12:19 21 Outubro, 2026

O IPMA prevê precipitação em várias zonas do país, com diferenças ao longo do dia. Saiba quando chega a chuva

Homem com um relógio de pulso.
Europe Direct Algarve, Nacional

Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê

16:10 23 Outubro, 2026 12:48 23 Outubro, 2026

Portugal prepara-se para mudar novamente a hora na madrugada deste domingo, 25 de outubro

Algarve, Cultura

Palacete Belmarço abre portas em Faro para visitas com música e teatro

11:50 23 Outubro, 2026 11:38 23 Outubro, 2026

Iniciativa da Música XXI promove duas visitas ao Palacete Belmarço, em Faro, a 24 de outubro, com atuações musicais e teatrais. Inscrição obrigatória

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva neste dia: corrente de jato polar traz o mau tempo a Portugal

11:40 23 Outubro, 2026 17:33 22 Outubro, 2026

Uma mudança na circulação atmosférica pode abrir caminho a chuva mais intensa em Portugal. Saiba quando se prevê a alteração do tempo

Algarve, Ensino, Tech

UAlg inaugura laboratório digital de 473 mil euros para transformar a comunicação científica

17:30 23 Outubro, 2026 17:10 23 Outubro, 2026

Novo laboratório digital da Universidade do Algarve aposta em tecnologia imersiva e inteligência artificial para tornar a ciência mais acessível

Algarve

Comportamento suspeito leva GNR a deter homem com heroína e cocaína em Tavira

09:45 23 Outubro, 2026 09:36 23 Outubro, 2026

Durante uma ação de patrulhamento em Tavira, militares da GNR detiveram um homem de 43 anos e apreenderam 208 doses de heroína e duas de cocaína

Escola Cantina Salazar.
Nacional

Escola Cantina Salazar reabre esta sexta-feira para uma nova vida: o objetivo é refletir sobre o Estado Novo

16:40 23 Outubro, 2026 13:02 23 Outubro, 2026

Depois de mais de 20 anos de discussão, um edifício histórico em Santa Comba Dão ganha uma nova utilização, com exposições e debates

Opinião

A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão

17:00 23 Outubro, 2026 15:50 23 Outubro, 2026

"Uma sociedade que normaliza a violência nas palavras acabará por se surpreender, injustamente, quando a encontra nas ações"

Trabalhador Mercadona
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Europe Direct Algarve, Gastronomia

Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva

09:20 23 Outubro, 2026 09:10 23 Outubro, 2026

Castro Marim e Vila Real de Santo António participam na VIMAR 2026, levando a gastronomia algarvia, o sal artesanal e vinhos da região até Huelva

Europe Direct Algarve, Opinião

Do combate à desinformação ao orçamento da UE. Cidades exigem ter voz no futuro da Europa | Por João Palmeiro

07:30 23 Outubro, 2026 19:22 22 Outubro, 2026

"Da inovação democrática em pequenos municípios catalães ao alerta dos autarcas em Bruxelas, os poderes locais reivindicam um papel central na construção e no financiamento das políticas europeias"

Algarve, Economia

Tavira lança concurso para exploração de sete lojas em mercados municipais com valores a partir de 250 euros

16:50 21 Outubro, 2026 16:50 21 Outubro, 2026

Concurso para explorar sete lojas nos mercados de Tavira, Cabanas e Luz de Tavira recebe propostas até 19 de novembro, com concessões até 10 anos

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensões e subsídios em novembro: estas são as datas em que a Segurança Social vai pagar

07:00 21 Outubro, 2026 13:51 20 Outubro, 2026

Calendário de novembro já está disponível e há pagamentos previstos para diferentes dias do mês. Saiba quando recebe a pensão e os subsídios

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Homem triste a falar ao telemóvel.
Tech

O seu telemóvel pode ligar para o 112 sem precisar de marcar o número: há uma função que muitos desconhecem

20:00 22 Outubro, 2026 16:59 22 Outubro, 2026

iPhones disponibilizam uma funcionalidade que permite contactar rapidamente os serviços de emergência e avisar familiares em caso de perigo

Sandes em papel de alumínio. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

O papel de alumínio tem um lado brilhante e outro baço: saiba qual deve ficar em contacto com a comida

10:20 19 Outubro, 2026 19:57 18 Outubro, 2026

A diferença entre as duas faces do papel de alumínio gera dúvidas na cozinha, mas a explicação está no processo de fabrico

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva chega a Portugal neste dia: saiba quais serão as regiões afetadas

06:30 22 Outubro, 2026 12:19 21 Outubro, 2026

O IPMA prevê precipitação em várias zonas do país, com diferenças ao longo do dia. Saiba quando chega a chuva

Últimas Notícias

  • Já vão 16: Primark vai abrir  mais uma loja em Portugal e com mais de 3 mil metros quadrados
    Já vão 16: Primark vai abrir mais uma loja em Portugal e com mais de 3 mil metros quadrados
  • Portimão prolonga apoios sociais até 2027 e facilita acesso a subsídios para renda, água e medicamentos
    Portimão prolonga apoios sociais até 2027 e facilita acesso a subsídios para renda, água e medicamentos
  • Restaurante Abyad no EPIC SANA Algarve prepara buffet de Réveillon com mesa de marisco e sobremesas por 220€
    Restaurante Abyad no EPIC SANA Algarve prepara buffet de Réveillon com mesa de marisco e sobremesas por 220€
  • Amigo de marroquino morto em Olhão diz não se recordar de agressões da PSP
    Amigo de marroquino morto em Olhão diz não se recordar de agressões da PSP
  • UAlg inaugura laboratório digital de 473 mil euros para transformar a comunicação científica
    UAlg inaugura laboratório digital de 473 mil euros para transformar a comunicação científica

Opinião

  • A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão
    A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão
  • Do combate à desinformação ao orçamento da UE. Cidades exigem ter voz no futuro da Europa | Por João Palmeiro
    Do combate à desinformação ao orçamento da UE. Cidades exigem ter voz no futuro da Europa | Por João Palmeiro
  • Algarve financeiro: onde os hábitos tradicionais encontram o digital | Por João Guerra
    Algarve financeiro: onde os hábitos tradicionais encontram o digital | Por João Guerra

Europe Direct Algarve

  • Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
    Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
  • Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
    Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal