Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto de arquivo | DR
Cultura, Nacional

“Balsa não é aquilo tudo que se disse que era”, em causa a sua posse administrativa

Cenário de possível processo contra privados pela posse de terrenos da antiga cidade romana Balsa leva presidente da autarquia de Tavira a reagir

09:56 17 Maio, 2024 12:25 18 Maio, 2024 | Henrique Dias Freire
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Os vestígios arqueológicos identificados até ao momento são insuficientes para justificar uma posse administrativa dos terrenos privados onde esteve localizada a antiga cidade romana de Balsa, em Tavira, disse esta sexta-feira à Lusa a presidente da Câmara.

Apesar de os estudos e trabalhos arqueológicos realizados na zona terem permitido encontrar vestígios de uma cidade romana que se destacou, entre os séculos I e IV, como um complexo de transformação de pescado, Ana Paula Martins afastou o cenário de um processo contra os privados pela posse desses terrenos, situados junto à Ria Formosa, na freguesia de Luz de Tavira.

A autarca salientou que existe uma Zona de Proteção Especial (ZEP) que garante a preservação da área e obriga os proprietários a realizar pesquisas arqueológicas e obter autorização das entidades responsáveis caso queiram intervir ou construir e lamentou que a falta de acordo com alguns deles tenha impedido o estudo de uma zona de interesse na Quinta da Torre D’Aires, onde os técnicos pensam que poderia estar o centro da cidade.

“Aquilo que se conclui é que, efetivamente, Balsa não é aquilo tudo que se disse que era. E os achados que se foram fazendo e que se foram tapando, confirmaram um bocadinho isso”, afirmou a presidente daquela Câmara do distrito de Faro, recordando que os últimos trabalhos arqueológicos realizados na zona foram concluídos em 2022.

Ana Paula Martins explicou que “nem todos os proprietários deram autorizações” para os trabalhos arqueológicos nas suas propriedades e houve áreas em que a equipa de arqueólogos “queria escavar”, mas onde os particulares não permitiram essa análise.

A autarca apontou que, num dos terrenos, “há uma parte mais alta sobre a Ria” com casas em ruínas onde “poderia estar a parte mais importante daquilo que seria a cidade” de Balsa, mas a proprietária “não deu as autorizações para realmente fazer escavações no monte e tentar perceber o que poderia haver lá”.

“A área de proteção continua a existir, onde está incluída essa parte, e estamos dependentes de alguns proprietários, mas sobretudo desta propriedade, onde poderia haver a parte mais interessante [de Balsa]. E portanto, tudo aquilo que se descobriu acabou por ser alguns tanques de salga, algumas casas, tudo aquilo que já se sabia que existiam ali”, argumentou.

Ana Paula Martins considerou que fazer uma posse administrativa do terreno sem ter a certeza do que ali existe “é muito complicado”, porque teria que se “indemnizar o proprietário, mesmo que depois não se encontrasse nada lá”.

“E eu acho, na minha opinião, que todos os que disseram que não queria escavações tiveram uma postura errada”, opinou a autarca, justificando que a realização desses estudos teria permitido conhecer o que se encontrava na zona e, “se não valesse a pena escavar, libertaria muito possivelmente mais terreno da área da proteção” já estabelecida.

“Mas acabaram por não fazer (…) e acho que o que se encontrou não é suficiente para se entrar num processo contra os privados”, reiterou ainda Ana Paula Martins, ressalvando contudo que a antiga cidade romana tinha uma moeda própria e “o facto de cunhar a moeda diz que realmente tinha importância” e “não era uma coisa de somenos relevância”.

Leia também: Fez eco em Espanha: “Nesta ilha escondida do Algarve respira-se um ar de exclusividade”

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Nacional

Reutilização e dessalinização ganham peso na estratégia hídrica do Algarve

15:13 9 Julho, 2026 15:17 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Visita da ministra do Ambiente marcou assinatura de protocolos de reutilização de água e avanço simbólico da futura dessalinizadora

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

Jovem constituído arguido por homicídio negligente e omissão de auxílio em acidente em Albufeira

12:00 9 Julho, 2026 12:27 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Acidente mortal na Branqueira, em Albufeira, levou a diligências de investigação do Destacamento de Trânsito de Faro

Bonnie Tyler.
Algarve Cultura Europa

Morreu no Hospital de Faro a cantora Bonnie Tyler aos 75 anos: artista tinha casa em Albufeira

10:51 9 Julho, 2026 10:51 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Passava grande parte do ano em Albufeira e estava internada no Hospital de Faro há vários meses: Bonnie Tyler morreu aos 75 anos

Obras na ilha da Armona.
Algarve

“Deixou de ser um paraíso de férias”: moradores da ilha da Armona denunciam dificuldades no acesso às próprias casas por causa das obras

15:20 8 Julho, 2026 15:15 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Instalação da rede de saneamento na ilha da Armona está a transformar o dia a dia dos moradores, que falam em dificuldades de acesso às casas

Algarve Cultura Economia

“Verão em Tavira” junta vinho, livros, artesanato e tradição

14:30 9 Julho, 2026 14:23 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Programação de verão valoriza vinho, leitura, artesanato, comércio local e património cultural mediterrânico

Nacional Saúde Tech

Adeus filas: saiba como renovar a receita médica sem ir ao centro de saúde

13:37 9 Julho, 2026 13:54 9 Julho, 2026 | João Luís

Muitos utentes pedem a receita médica presencialmente, mas há uma alternativa no SNS que pode poupar tempo

Algarve

Vítima de afogamento retirada da água na praia de Altura acaba por perder a vida

11:32 8 Julho, 2026 11:33 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Polícia Marítima, Seawatch, INEM, bombeiros e nadadores-salvadores estiveram envolvidos na operação de socorro

Trovoada.
Tempo

Gota fria muda de posição e aumenta risco de trovoadas em Portugal: estas serão as zonas mais afetadas

06:00 9 Julho, 2026 20:07 8 Julho, 2026 | João Luís

A aproximação de uma gota fria deverá aumentar o risco de trovoadas no Norte e Centro, com possibilidade de aguaceiros e granizo

Filas no aeroporto. Crédito: Lusa
Europe Direct Algarve

Sistema de fronteiras suspenso até 6 de setembro: Portugal pede à UE para adiar a data

10:17 9 Julho, 2026 09:57 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo sistema europeu de controlo nas fronteiras pode voltar a ser adiado: Portugal juntou-se a outros países para pedir mais tempo à UE

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Avião e equipa do aeroporto. Crédito: Foto AI
Mundo

Piloto em formação aterra avião sozinha depois de instrutor saltar da aeronave em pleno voo

19:10 8 Julho, 2026 18:50 8 Julho, 2026 | João Luís

Aluna de aviação conseguiu aterrar um Cessna C-150 após ficar sozinha aos comandos durante uma aula de voo

Militares da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Casal levanta cinco mil euros nos CTT e acaba furtado com esquema das moedas

18:20 8 Julho, 2026 17:21 8 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O casal foi seguido após levantar cerca de cinco mil euros numa estação dos CTT, em Fafe

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Algarve Cultura Gastronomia Vida & Lazer

Vinhos, mariscos e animação marcam nova edição do Portimão Wine Tasting

10:55 7 Julho, 2026 10:41 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Portimão Wine Tasting valoriza produtores locais e promove os néctares da região na Fortaleza de Santa Catarina

Veículo da GNR.
Algarve Auto

Jovem de 25 anos morre em despiste de carro em Albufeira: condutor fugiu e está a ser procurado

16:37 6 Julho, 2026 16:27 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Albufeira, um jovem de 25 anos morreu num despiste e o condutor da viatura abandonou o local, estando a ser procurado

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Nacional

Reutilização e dessalinização ganham peso na estratégia hídrica do Algarve

15:13 9 Julho, 2026 15:17 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Visita da ministra do Ambiente marcou assinatura de protocolos de reutilização de água e avanço simbólico da futura dessalinizadora

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

Jovem constituído arguido por homicídio negligente e omissão de auxílio em acidente em Albufeira

12:00 9 Julho, 2026 12:27 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Acidente mortal na Branqueira, em Albufeira, levou a diligências de investigação do Destacamento de Trânsito de Faro

Bonnie Tyler.
Algarve, Cultura, Europa

Morreu no Hospital de Faro a cantora Bonnie Tyler aos 75 anos: artista tinha casa em Albufeira

10:51 9 Julho, 2026 10:51 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Passava grande parte do ano em Albufeira e estava internada no Hospital de Faro há vários meses: Bonnie Tyler morreu aos 75 anos

Obras na ilha da Armona.
Algarve

“Deixou de ser um paraíso de férias”: moradores da ilha da Armona denunciam dificuldades no acesso às próprias casas por causa das obras

15:20 8 Julho, 2026 15:15 8 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Instalação da rede de saneamento na ilha da Armona está a transformar o dia a dia dos moradores, que falam em dificuldades de acesso às casas

Algarve, Cultura, Economia

“Verão em Tavira” junta vinho, livros, artesanato e tradição

14:30 9 Julho, 2026 14:23 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Programação de verão valoriza vinho, leitura, artesanato, comércio local e património cultural mediterrânico

Nacional, Saúde, Tech

Adeus filas: saiba como renovar a receita médica sem ir ao centro de saúde

13:37 9 Julho, 2026 13:54 9 Julho, 2026 | João Luís

Muitos utentes pedem a receita médica presencialmente, mas há uma alternativa no SNS que pode poupar tempo

Algarve

Vítima de afogamento retirada da água na praia de Altura acaba por perder a vida

11:32 8 Julho, 2026 11:33 8 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Polícia Marítima, Seawatch, INEM, bombeiros e nadadores-salvadores estiveram envolvidos na operação de socorro

Trovoada.
Tempo

Gota fria muda de posição e aumenta risco de trovoadas em Portugal: estas serão as zonas mais afetadas

06:00 9 Julho, 2026 20:07 8 Julho, 2026 | João Luís

A aproximação de uma gota fria deverá aumentar o risco de trovoadas no Norte e Centro, com possibilidade de aguaceiros e granizo

Filas no aeroporto. Crédito: Lusa
Europe Direct Algarve

Sistema de fronteiras suspenso até 6 de setembro: Portugal pede à UE para adiar a data

10:17 9 Julho, 2026 09:57 9 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo sistema europeu de controlo nas fronteiras pode voltar a ser adiado: Portugal juntou-se a outros países para pedir mais tempo à UE

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Avião e equipa do aeroporto. Crédito: Foto AI
Mundo

Piloto em formação aterra avião sozinha depois de instrutor saltar da aeronave em pleno voo

19:10 8 Julho, 2026 18:50 8 Julho, 2026 | João Luís

Aluna de aviação conseguiu aterrar um Cessna C-150 após ficar sozinha aos comandos durante uma aula de voo

Militares da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Casal levanta cinco mil euros nos CTT e acaba furtado com esquema das moedas

18:20 8 Julho, 2026 17:21 8 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O casal foi seguido após levantar cerca de cinco mil euros numa estação dos CTT, em Fafe

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Algarve, Cultura, Gastronomia, Vida & Lazer

Vinhos, mariscos e animação marcam nova edição do Portimão Wine Tasting

10:55 7 Julho, 2026 10:41 7 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Portimão Wine Tasting valoriza produtores locais e promove os néctares da região na Fortaleza de Santa Catarina

Veículo da GNR.
Algarve, Auto

Jovem de 25 anos morre em despiste de carro em Albufeira: condutor fugiu e está a ser procurado

16:37 6 Julho, 2026 16:27 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Albufeira, um jovem de 25 anos morreu num despiste e o condutor da viatura abandonou o local, estando a ser procurado

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • Tavira promove vinhos do concelho com nova iniciativa do “Cabaz da Terra”
    Tavira promove vinhos do concelho com nova iniciativa do “Cabaz da Terra”
  • Reutilização e dessalinização ganham peso na estratégia hídrica do Algarve
    Reutilização e dessalinização ganham peso na estratégia hídrica do Algarve
  • Onda de calor em terra e no mar: temperatura do mar ao largo de Faro atingiu os 26,1 graus
    Onda de calor em terra e no mar: temperatura do mar ao largo de Faro atingiu os 26,1 graus
  • “Verão em Tavira” junta vinho, livros, artesanato e tradição
    “Verão em Tavira” junta vinho, livros, artesanato e tradição
  • Adeus filas: saiba como renovar a receita médica sem ir ao centro de saúde
    Adeus filas: saiba como renovar a receita médica sem ir ao centro de saúde

Opinião

  • Exames digitais | Por José Figueiredo Santos
    Exames digitais | Por José Figueiredo Santos
  • Bilhete Postal: O advogado do diabo | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: O advogado do diabo | Por Eduardo Costa
  • 40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho
    40 anos depois, precisamos de mais Portugal na Europa | Por Carlos Coelho

Europe Direct Algarve

  • Sistema de fronteiras suspenso até 6 de setembro: Portugal pede à UE para adiar a data
    Sistema de fronteiras suspenso até 6 de setembro: Portugal pede à UE para adiar a data
  • Luísa Sobral apresenta romance em Sevilha perante cerca de 200 pessoas
    Luísa Sobral apresenta romance em Sevilha perante cerca de 200 pessoas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal