Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto arquivo DR
Nacional

Avó leva bebé sem autorização de hospital e é detida

Bebé terá sido retirada aos pais na sequência de processo conduzido pela CPCJ de Moura. Encontrava-se internada para recuperar de problemas de saúde

16:59 18 Maio, 2024 17:00 18 Maio, 2024 | Henrique Dias Freire
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Uma avó retirou sem autorização a neta do hospital de Beja, esta sexta-feira, mas foi encontrada “cerca de meia hora depois” pela PSP e foi detida, tendo a bebé sido devolvida à unidade hospitalar, foi este sábado revelado.

Fonte do gabinete de comunicação da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), a que pertence o hospital de Beja, explicou à agência Lusa que a bebé “estava internada no serviço de Pediatria” daquela unidade, de onde foi “levada pela avó”.

“Trata-se do caso de uma bebé já sinalizado pela polícia e pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens [CPCJ]. A criança estava internada e a avó era quem tinha autorização para estar com ela”, disse a mesma fonte.

Contudo, a mulher “violou a pulseira de segurança” usada pela menor “e saiu do serviço com a neta”, relatou.

“Deixou lá a pulseira, evitando que o alarme disparasse e retirou-a do serviço. Assim que o serviço detetou o caso, as autoridades foram logo alertadas, a mulher foi intercetada e a criança foi devolvida ao hospital, de boa saúde”, disse a fonte da ULSBA.

Segundo a unidade local de saúde, a avó terá levado a neta “ao final da tarde”, mas, após a intervenção policial, “à noite a menor já estava no hospital”.

Contactada pela Lusa, fonte do Comando Distrital de Beja da PSP afiançou que, mal o hospital comunicou esta situação, a polícia “iniciou diligências e conseguiu encontrar a senhora meia hora depois”.

“Foi encontrada em Beja e devolvemos a criança ao hospital”, disse a fonte policial, indicando que a mulher foi detida a presente hoje ao Tribunal Judicial de Moura.

Uma outra fonte policial, contactada pela Lusa, acrescentou que, após ser presente a tribunal, a mulher foi libertada com as medidas de coação de termo de identidade e residência e proibição de contacto e aproximação da criança.

De acordo com a ULSBA, nesta situação, “o hospital acionou todas as normas de segurança correspondentes e cumpriu todos os protocolos de segurança”.

Na sua página de Internet, o jornal Correio da Manhã noticiou hoje que “uma bebé de 11 meses foi raptada pela avó dos serviços de pediatria do Hospital de Beja, esta sexta-feira, onde a criança se encontrava internada”, pode ler-se na notícia.

Também o Jornal de Notícias, na sua edição ‘online’, avançou que “o caso ocorreu cerca das 18:30 horas, no Serviço de Pediatria que funciona no 5.º piso da unidade hospitalar, depois de a avó materna, residente em Moura, ter tido autorização a visitar a bebé”.

A mulher levou a neta consigo “sem que ninguém do pessoal médico ou de enfermagem do piso se apercebesse”, após ter retirado os alarmes, pode ler-se na notícia do mesmo jornal, que acrescentou que, “poucos minutos depois, a cerca de 400 metros do hospital”, a PSP “localizou a mulher com a bebé em seu poder” e deteve-a.

Ainda segundo o mesmo jornal, “a criança terá sido retirada aos pais” na sequência de um processo conduzido pela CPCJ de Moura e encontrava-se “internada para recuperar de alguns problemas de saúde de que sofria, para depois ser institucionalizada”.

Leia também: Fez eco em Espanha: “Nesta ilha escondida do Algarve respira-se um ar de exclusividade”

Nacional

Água da torneira mantém níveis de segurança próximos dos 100% em Portugal continental

11:00 29 Setembro, 2026 11:00 29 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

O indicador de água segura fixou-se nos 98,84% em 2025, prolongando para 11 anos consecutivos valores próximos dos 100%

Algarve Saúde

Faro atinge centena de cirurgias robóticas menos de um ano após arranque

08:00 29 Setembro, 2026 10:07 29 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A ULS Algarve assinalou a centésima cirurgia robótica em Faro, atividade iniciada na unidade hospitalar em novembro de 2025

Pessoa na rua em dia de chuva intensa. Crédito: Freepik AI
Tempo

Frente fria vem com chuva ‘a potes’: mau tempo está a chegar a Portugal e este será o período mais chuvoso

06:00 29 Setembro, 2026 04:38 29 Setembro, 2026 | João Luís

Meteored indica qual será o período mais chuvoso desta frente fria e onde os acumulados podem chegar aos 80 milímetros

Praia da Boca do Rio.
Algarve

Conheça a praia no Algarve onde pode ter a ‘sorte’ de observar lontras ao entardecer

17:40 28 Setembro, 2026 15:45 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Na Praia da Boca do Rio, em Budens, é possível observar lontras junto à ribeira ou até no areal ao entardecer

Algarve Cultura

Mais de 600 jogos esperam visitantes na 8.ª edição da AlgarveCon

11:29 29 Setembro, 2026 11:37 29 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de receber mais de 800 participantes em 2025, a AlgarveCon regressa com novas atividades e experiências para vários públicos

Algarve Gastronomia

Primeira edição do Travessas leva sabores de 26 restaurantes a Lagos

07:45 29 Setembro, 2026 07:24 29 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

De 1 a 31 de outubro, 26 restaurantes apresentam uma Travessa para até quatro pessoas e quatro bebidas pelo preço de 20 euros

Botija de gás.
Economia Nacional

Há um apoio de 25 euros por botija de gás e foi prolongado: veja se tem direito

11:30 27 Setembro, 2026 11:36 26 Setembro, 2026 | João Luís

Apoio de 25 euros por botija de gás foi prolongado até ao fim de 2026. Saiba quem tem direito, quantas botijas pode apresentar e como pedir

Homem a inserir o cartão num Multibanco.
Economia Nacional

Viu esta mensagem no Multibanco? Não insista várias vezes porque o problema pode começar a seguir

10:30 29 Setembro, 2026 05:41 29 Setembro, 2026 | João Luís

Apareceu “Serviço temporariamente indisponível” no Multibanco? Saiba quando verificar a conta e em que casos deve contactar o banco

Opinião Saúde

O papel do farmacêutico especialista na farmácia comunitária | Por Elisabete Antunes

07:30 29 Setembro, 2026 17:46 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Trabalhamos em equipa, algo fundamental para conseguirmos disponibilizar aos utentes o serviço de excelência que tanto valorizamos"

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Nacional

Começou a receber a pensão antes desta data? Segurança Social tem um complemento mensal para quem cumprir estes requisitos

11:00 28 Setembro, 2026 10:39 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Apoio mensal pode aumentar o rendimento de alguns pensionistas cujo cônjuge não tem rendimentos ou recebe um valor muito reduzido

Francesinha. Crédito: Magnific
Gastronomia

Este conhecido prato português pode rondar as 1.000 kcal sem contar com as batatas

18:50 28 Setembro, 2026 16:01 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Entre pão, carnes, queijo, molho e acompanhamentos, uma francesinha pode representar uma parte elevada da referência energética diária

Mário Centeno.
Economia

Centeno deixa aviso sobre as contas públicas: Estado pode ter de cortar 12 mil milhões de euros em dois anos

18:10 28 Setembro, 2026 13:52 28 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mário Centeno alerta que Portugal poderá ter de cortar 12 mil milhões de euros em dois anos para cumprir as metas europeias e avisa para os riscos do endividamento

Opinião

O Sonâmbulo da República | Por José Figueiredo dos Santos

15:06 27 Setembro, 2026 15:06 27 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

"Outra, bem diversa, é encontrar-me, às sete da manhã, num gabinete da Assembleia da República, a destruir papéis de vital importância para o Estado", diz José Figueiredo dos Santos

Idosa a contar dinheiro.
Economia Nacional

Segurança Social já revelou as datas de outubro: saiba em que dia recebe cada apoio

06:45 27 Setembro, 2026 13:16 28 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Já são conhecidas as datas em que a Segurança Social vai pagar as diferentes prestações sociais ao longo do mês de outubro

Lar de idosos.
Economia Nacional

Vai para um lar e tem ADSE? Há um apoio diário que pode chegar aos 9,48 euros

12:40 28 Setembro, 2026 12:00 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Comparticipação depende dos rendimentos do agregado e pode abranger beneficiários em situação de dependência que cumpram os requisitos

Homem a abastecer o carro. Crédito: Freepik
Auto

Espere umas horas antes de abastecer: há uma mudança a caminho nas bombas de gasolina

20:00 27 Setembro, 2026 16:02 27 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Os preços dos combustíveis vão voltar a mexer já esta segunda-feira. Quem puder esperar para abastecer poderá encontrar um cenário mais favorável

Nacional

Água da torneira mantém níveis de segurança próximos dos 100% em Portugal continental

11:00 29 Setembro, 2026 11:00 29 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

O indicador de água segura fixou-se nos 98,84% em 2025, prolongando para 11 anos consecutivos valores próximos dos 100%

Algarve, Saúde

Faro atinge centena de cirurgias robóticas menos de um ano após arranque

08:00 29 Setembro, 2026 10:07 29 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A ULS Algarve assinalou a centésima cirurgia robótica em Faro, atividade iniciada na unidade hospitalar em novembro de 2025

Pessoa na rua em dia de chuva intensa. Crédito: Freepik AI
Tempo

Frente fria vem com chuva ‘a potes’: mau tempo está a chegar a Portugal e este será o período mais chuvoso

06:00 29 Setembro, 2026 04:38 29 Setembro, 2026 | João Luís

Meteored indica qual será o período mais chuvoso desta frente fria e onde os acumulados podem chegar aos 80 milímetros

Praia da Boca do Rio.
Algarve

Conheça a praia no Algarve onde pode ter a ‘sorte’ de observar lontras ao entardecer

17:40 28 Setembro, 2026 15:45 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Na Praia da Boca do Rio, em Budens, é possível observar lontras junto à ribeira ou até no areal ao entardecer

Algarve, Cultura

Mais de 600 jogos esperam visitantes na 8.ª edição da AlgarveCon

11:29 29 Setembro, 2026 11:37 29 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de receber mais de 800 participantes em 2025, a AlgarveCon regressa com novas atividades e experiências para vários públicos

Algarve, Gastronomia

Primeira edição do Travessas leva sabores de 26 restaurantes a Lagos

07:45 29 Setembro, 2026 07:24 29 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

De 1 a 31 de outubro, 26 restaurantes apresentam uma Travessa para até quatro pessoas e quatro bebidas pelo preço de 20 euros

Botija de gás.
Economia, Nacional

Há um apoio de 25 euros por botija de gás e foi prolongado: veja se tem direito

11:30 27 Setembro, 2026 11:36 26 Setembro, 2026 | João Luís

Apoio de 25 euros por botija de gás foi prolongado até ao fim de 2026. Saiba quem tem direito, quantas botijas pode apresentar e como pedir

Homem a inserir o cartão num Multibanco.
Economia, Nacional

Viu esta mensagem no Multibanco? Não insista várias vezes porque o problema pode começar a seguir

10:30 29 Setembro, 2026 05:41 29 Setembro, 2026 | João Luís

Apareceu “Serviço temporariamente indisponível” no Multibanco? Saiba quando verificar a conta e em que casos deve contactar o banco

Opinião, Saúde

O papel do farmacêutico especialista na farmácia comunitária | Por Elisabete Antunes

07:30 29 Setembro, 2026 17:46 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Trabalhamos em equipa, algo fundamental para conseguirmos disponibilizar aos utentes o serviço de excelência que tanto valorizamos"

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Nacional

Começou a receber a pensão antes desta data? Segurança Social tem um complemento mensal para quem cumprir estes requisitos

11:00 28 Setembro, 2026 10:39 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Apoio mensal pode aumentar o rendimento de alguns pensionistas cujo cônjuge não tem rendimentos ou recebe um valor muito reduzido

Francesinha. Crédito: Magnific
Gastronomia

Este conhecido prato português pode rondar as 1.000 kcal sem contar com as batatas

18:50 28 Setembro, 2026 16:01 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Entre pão, carnes, queijo, molho e acompanhamentos, uma francesinha pode representar uma parte elevada da referência energética diária

Mário Centeno.
Economia

Centeno deixa aviso sobre as contas públicas: Estado pode ter de cortar 12 mil milhões de euros em dois anos

18:10 28 Setembro, 2026 13:52 28 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mário Centeno alerta que Portugal poderá ter de cortar 12 mil milhões de euros em dois anos para cumprir as metas europeias e avisa para os riscos do endividamento

Opinião

O Sonâmbulo da República | Por José Figueiredo dos Santos

15:06 27 Setembro, 2026 15:06 27 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

"Outra, bem diversa, é encontrar-me, às sete da manhã, num gabinete da Assembleia da República, a destruir papéis de vital importância para o Estado", diz José Figueiredo dos Santos

Idosa a contar dinheiro.
Economia, Nacional

Segurança Social já revelou as datas de outubro: saiba em que dia recebe cada apoio

06:45 27 Setembro, 2026 13:16 28 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Já são conhecidas as datas em que a Segurança Social vai pagar as diferentes prestações sociais ao longo do mês de outubro

Lar de idosos.
Economia, Nacional

Vai para um lar e tem ADSE? Há um apoio diário que pode chegar aos 9,48 euros

12:40 28 Setembro, 2026 12:00 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Comparticipação depende dos rendimentos do agregado e pode abranger beneficiários em situação de dependência que cumpram os requisitos

Homem a abastecer o carro. Crédito: Freepik
Auto

Espere umas horas antes de abastecer: há uma mudança a caminho nas bombas de gasolina

20:00 27 Setembro, 2026 16:02 27 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Os preços dos combustíveis vão voltar a mexer já esta segunda-feira. Quem puder esperar para abastecer poderá encontrar um cenário mais favorável

Últimas Notícias

  • Foi a um hotel e o papel higiénico estava assim? Saiba o que significa e qual o objetivo
    Foi a um hotel e o papel higiénico estava assim? Saiba o que significa e qual o objetivo
  • Mais de 600 jogos esperam visitantes na 8.ª edição da AlgarveCon
    Mais de 600 jogos esperam visitantes na 8.ª edição da AlgarveCon
  • Água da torneira mantém níveis de segurança próximos dos 100% em Portugal continental
    Água da torneira mantém níveis de segurança próximos dos 100% em Portugal continental
  • Viu esta mensagem no Multibanco? Não insista várias vezes porque o problema pode começar a seguir
    Viu esta mensagem no Multibanco? Não insista várias vezes porque o problema pode começar a seguir
  • Homenagem a Ryuichi Sakamoto marca Dia Internacional da Música em Tavira
    Homenagem a Ryuichi Sakamoto marca Dia Internacional da Música em Tavira

Opinião

  • O papel do farmacêutico especialista na farmácia comunitária | Por Elisabete Antunes
    O papel do farmacêutico especialista na farmácia comunitária | Por Elisabete Antunes
  • A inteligência artificial pode tornar-se perigosa? O que diz a ciência e o que estamos a fazer | Por Isabel Duarte
    A inteligência artificial pode tornar-se perigosa? O que diz a ciência e o que estamos a fazer | Por Isabel Duarte
  • Formação profissional: valorizar competências, transformar realidades | Por Luís Filipe
    Formação profissional: valorizar competências, transformar realidades | Por Luís Filipe

Europe Direct Algarve

  • Adeus ao Cartão de Cidadão? Nova carteira digital chega até ao fim de 2026 e isto é o que vai mudar
    Adeus ao Cartão de Cidadão? Nova carteira digital chega até ao fim de 2026 e isto é o que vai mudar
  • Algarve e Huelva unem-se num projeto de 1,47 milhões para turismo náutico no Guadiana
    Algarve e Huelva unem-se num projeto de 1,47 milhões para turismo náutico no Guadiana
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento