Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Nacional

Autarca prevê que nova ponte da praia de Faro esteja concluída entre o verão e final de 2024

“É a obra mais complexa, não só no concelho de Faro, mas diria que no Algarve, que já se fez, pelo menos neste século”, considera Rogério Bacalhau

17:10 31 Outubro, 2023 17:11 31 Outubro, 2023 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

As obras da nova ponte para a praia de Faro deverão estar concluídas entre o verão e o final de 2024, estimou esta terça-feira o presidente da Câmara, frisando que o investimento previsto é de 6,6 milhões de euros.

Rogério Bacalhau estabeleceu esta meta para a conclusão da nova travessia durante uma visita às obras, no âmbito da iniciativa “Faro Positivo”, depois de reconhecer que pode haver algum atraso relativamente ao prazo de 18 meses avançado pelo município quando assinou o auto de consignação, em setembro de 2022.

“Não será muito [o atraso]. [Se for] Dezoito meses, ano e meio, estaríamos a falar no próximo verão e, provavelmente, andará por aí, entre o próximo verão e o final do ano civil”, afirmou o autarca em declarações aos jornalistas.

Rogério Bacalhau explicou que foi preciso adequar o projeto e fazer sondagens, mas considerou que este trabalho permitiu “ganhar tempo”, porque as sondagens que existiam “tinham mais de 15 anos” e “o ecossistema vai-se alterando” com o tempo.

“Felizmente, fizemos essas sondagens, adequámos o projeto e correu muito bem. Neste momento as coisas já não têm o perigo de correr mal, como tínhamos antes, porque temos aqui estacas cravadas a 49 metros – é um prédio muito alto, 49 metros -, outras a menos, a 35, mas tudo isso correu dentro da normalidade e, acima de tudo, sem ferir o ecossistema” da Ria Formosa, disse o autarca.

Luis Palaré, da Engisphera, empresa encarregada da fiscalização da obra, referiu que o estudo geológico do projeto era de 2005 e que na reavaliação foram feitos ensaios a todos os alinhamentos dos pilares, concluindo-se que era necessário ajustar o projeto.

O presidente da Câmara algarvia observou que há “várias empresas a monitorizar e a ter cuidados com a ria por causa da obra” e mostrou-se satisfeito porque “correu tudo dentro do que era expectável” e os trabalhos das fundações não causaram movimentações e não afetaram com a ponte antiga.

“Para a semana as estacas ficarão todas concluídas, falta uma em terra e outra que está quase em terra também, e depois começaremos a fazer o tabuleiro”, antecipou, indicando que esses trabalhos vão começar em novembro e que, depois de concluídos, ficam a faltar acabamentos e as laterais da ponte.

Rogério Bacalhau considerou que “seria preciso acontecer algo de muito estranho para [a ponte] em 2024 não estar concluída”, sublinhando que houve “alterações” da obra para permitir “uma intervenção na parte interior da praia”, que vai ser já feita para não haver “grandes obras” em julho e agosto.

“É a obra mais complexa, não só no concelho de Faro, mas diria que no Algarve, que já se fez, pelo menos neste século”, considerou o autarca, justificando que “é certamente a obra com maior complexidade tendo em conta, até, o ecossistema onde se está a intervir”.

Questionado sobre se o orçamento previsto de 6,6 milhões se vai manter, Rogério Bacalhau respondeu que sim, mas sublinhou que fica ainda a faltar um investimento de um milhão de euros para a remoção da antiga ponte.

“Num dos concursos tínhamos incluído a remoção da ponte, mas depois ficou deserto e acabámos por aumentar o valor e retirar a [a remoção da] ponte”, justificou o presidente da Câmara de Faro.

Segundo o autarca, há 6,6 milhões de euros garantidos para a nova travessia e depois é preciso lançar novo concurso para a remoção da atual ponte, com um custo estimado de um milhão de euros.

Leia também: Obra da nova ponte da Praia de Faro inicia-se “em breve” e deverá durar 18 meses

Nacional

“Lei das burcas” entra em vigor com multas que podem chegar aos três mil euros

08:00 23 Setembro, 2026 07:42 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Ocultação do rosto em espaços públicos passa a estar proibida, com multas que podem atingir os três mil euros

Algarve Cultura

Ateliers abrem portas e cidade torna-se palco de criação no Open Studios Faro

08:57 23 Setembro, 2026 08:57 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

De 8 a 11 de outubro, mais de 80 artistas ocupam ateliers, galerias, ruas, igrejas e outros espaços de Faro

Economia Opinião Saúde

Turismo de saúde: a fatura não pode ficar para Portugal | Por Paulo Oliveira

07:30 23 Setembro, 2026 20:26 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Portugal pode continuar a ser um país solidário, humano e acolhedor sem abdicar da responsabilidade na gestão dos seus recursos"

Janete Serrano. Crédito: reprodução FB/JS
Algarve Política

Janete Serrano denuncia hostilidade contra moradores de Moncarapacho na Assembleia da Fuzeta

21:14 22 Setembro, 2026 22:00 22 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Presença de habitantes de Moncarapacho e expressão sobre “pedrada” motivam críticas de Janete Serrano a intervenções do público na Assembleia da Fuzeta

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva de regresso a Portugal continental: mau tempo chega já neste dia e vem acompanhado de descida das temperaturas

06:00 23 Setembro, 2026 04:18 23 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, a chuva pode regressar a Portugal continental já neste dia, acompanhada por uma descida das temperaturas

Algarve

Arquitetos do Algarve reforçam união em jornadas realizadas em Tavira

08:10 23 Setembro, 2026 08:09 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Dois dias de encontro e debate reforçaram a ligação entre profissionais e instituições ligadas à arquitetura e ao território

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma “ciclogénese explosiva”: depressão chega a Portugal com chuva forte e rajadas até 75 km/h e esta vai ser a região afetada

21:30 22 Setembro, 2026 19:23 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão vai aprofundar-se rapidamente no Atlântico Norte e levar uma frente fria aos Açores, de acordo com a Meteored

Europe Direct Algarve Gastronomia

Gastrónomos de cinco países reúnem-se em Portimão para celebrar sabores do Algarve

09:30 23 Setembro, 2026 09:36 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Cerca de 200 confrades de Portugal, Espanha, Bélgica, Itália e Grécia participam no encontro marcado para 3 de outubro

Algarve Cultura

Poeta de Silves alcança uma das melhores pontuações no Mundial de Poesia

10:05 23 Setembro, 2026 10:05 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Professor de Português e Literatura Portuguesa em Silves, Nero segue para as meias-finais com 95 pontos em 100

Europe Direct Algarve

Campanha europeia destaca importância ecológica das árvores da serra de Monchique

07:45 23 Setembro, 2026 08:56 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Etiquetas sustentáveis permitem a residentes e visitantes conhecer de forma simples os serviços de ecossistema prestados pelas árvores

Senhorio apresenta nova renda à inquilina. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Economia Nacional

Paga a mesma renda há anos? Esta regra pode fazer o valor aumentar mais do que espera

19:30 22 Setembro, 2026 18:00 22 Setembro, 2026 | João Luís

Mesma renda há vários anos? O Código Civil permite aplicar coeficientes não utilizados e isso pode aumentar a próxima atualização

Algarve

Uma semana de operações da GNR no Algarve deixa 72 detidos e dois mortos na estrada

07:00 23 Setembro, 2026 18:48 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Sinistralidade rodoviária deixou dois mortos, um ferido grave e 26 feridos leves em 117 acidentes registados pela GNR

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Ainda precisa de ter selos no para-brisas do carro? Saiba o que é obrigatório em 2026

20:20 20 Setembro, 2026 11:30 14 Setembro, 2026 | João Luís

Os antigos selos do seguro, da inspeção e do imposto já não são exigidos no para-brisas, mas continuam a existir situações específicas

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Idosos a verificar contas.
Economia

Segurança Social deixa novo aviso e há pensionistas que podem ficar sem pagamento dentro de semanas

09:00 21 Setembro, 2026 12:16 21 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Ainda há quem não tenha tratado deste passo obrigatório e as consequências podem começar a sentir-se em breve

Vida & Lazer

Poucos guardam os limões neste sítio: podem durar até quatro vezes mais (não é a na fruteira)

22:00 22 Setembro, 2026 20:11 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Estes frutos podem perder rapidamente humidade quando ficam na bancada da cozinha, mas um método simples de conservação ajuda os limões a permanecerem frescos

Nacional

“Lei das burcas” entra em vigor com multas que podem chegar aos três mil euros

08:00 23 Setembro, 2026 07:42 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Ocultação do rosto em espaços públicos passa a estar proibida, com multas que podem atingir os três mil euros

Algarve, Cultura

Ateliers abrem portas e cidade torna-se palco de criação no Open Studios Faro

08:57 23 Setembro, 2026 08:57 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

De 8 a 11 de outubro, mais de 80 artistas ocupam ateliers, galerias, ruas, igrejas e outros espaços de Faro

Economia, Opinião, Saúde

Turismo de saúde: a fatura não pode ficar para Portugal | Por Paulo Oliveira

07:30 23 Setembro, 2026 20:26 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Portugal pode continuar a ser um país solidário, humano e acolhedor sem abdicar da responsabilidade na gestão dos seus recursos"

Janete Serrano. Crédito: reprodução FB/JS
Algarve, Política

Janete Serrano denuncia hostilidade contra moradores de Moncarapacho na Assembleia da Fuzeta

21:14 22 Setembro, 2026 22:00 22 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Presença de habitantes de Moncarapacho e expressão sobre “pedrada” motivam críticas de Janete Serrano a intervenções do público na Assembleia da Fuzeta

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva de regresso a Portugal continental: mau tempo chega já neste dia e vem acompanhado de descida das temperaturas

06:00 23 Setembro, 2026 04:18 23 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, a chuva pode regressar a Portugal continental já neste dia, acompanhada por uma descida das temperaturas

Algarve

Arquitetos do Algarve reforçam união em jornadas realizadas em Tavira

08:10 23 Setembro, 2026 08:09 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Dois dias de encontro e debate reforçaram a ligação entre profissionais e instituições ligadas à arquitetura e ao território

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma “ciclogénese explosiva”: depressão chega a Portugal com chuva forte e rajadas até 75 km/h e esta vai ser a região afetada

21:30 22 Setembro, 2026 19:23 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão vai aprofundar-se rapidamente no Atlântico Norte e levar uma frente fria aos Açores, de acordo com a Meteored

Europe Direct Algarve, Gastronomia

Gastrónomos de cinco países reúnem-se em Portimão para celebrar sabores do Algarve

09:30 23 Setembro, 2026 09:36 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Cerca de 200 confrades de Portugal, Espanha, Bélgica, Itália e Grécia participam no encontro marcado para 3 de outubro

Algarve, Cultura

Poeta de Silves alcança uma das melhores pontuações no Mundial de Poesia

10:05 23 Setembro, 2026 10:05 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Professor de Português e Literatura Portuguesa em Silves, Nero segue para as meias-finais com 95 pontos em 100

Europe Direct Algarve

Campanha europeia destaca importância ecológica das árvores da serra de Monchique

07:45 23 Setembro, 2026 08:56 23 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Etiquetas sustentáveis permitem a residentes e visitantes conhecer de forma simples os serviços de ecossistema prestados pelas árvores

Senhorio apresenta nova renda à inquilina. Crédito: POSTAL AI – imagem gerada por IA
Economia, Nacional

Paga a mesma renda há anos? Esta regra pode fazer o valor aumentar mais do que espera

19:30 22 Setembro, 2026 18:00 22 Setembro, 2026 | João Luís

Mesma renda há vários anos? O Código Civil permite aplicar coeficientes não utilizados e isso pode aumentar a próxima atualização

Algarve

Uma semana de operações da GNR no Algarve deixa 72 detidos e dois mortos na estrada

07:00 23 Setembro, 2026 18:48 22 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Sinistralidade rodoviária deixou dois mortos, um ferido grave e 26 feridos leves em 117 acidentes registados pela GNR

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Ainda precisa de ter selos no para-brisas do carro? Saiba o que é obrigatório em 2026

20:20 20 Setembro, 2026 11:30 14 Setembro, 2026 | João Luís

Os antigos selos do seguro, da inspeção e do imposto já não são exigidos no para-brisas, mas continuam a existir situações específicas

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Idosos a verificar contas.
Economia

Segurança Social deixa novo aviso e há pensionistas que podem ficar sem pagamento dentro de semanas

09:00 21 Setembro, 2026 12:16 21 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Ainda há quem não tenha tratado deste passo obrigatório e as consequências podem começar a sentir-se em breve

Vida & Lazer

Poucos guardam os limões neste sítio: podem durar até quatro vezes mais (não é a na fruteira)

22:00 22 Setembro, 2026 20:11 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Estes frutos podem perder rapidamente humidade quando ficam na bancada da cozinha, mas um método simples de conservação ajuda os limões a permanecerem frescos

Últimas Notícias

  • Poeta de Silves alcança uma das melhores pontuações no Mundial de Poesia
    Poeta de Silves alcança uma das melhores pontuações no Mundial de Poesia
  • Gastrónomos de cinco países reúnem-se em Portimão para celebrar sabores do Algarve
    Gastrónomos de cinco países reúnem-se em Portimão para celebrar sabores do Algarve
  • Ateliers abrem portas e cidade torna-se palco de criação no Open Studios Faro
    Ateliers abrem portas e cidade torna-se palco de criação no Open Studios Faro
  • Arquitetos do Algarve reforçam união em jornadas realizadas em Tavira
    Arquitetos do Algarve reforçam união em jornadas realizadas em Tavira
  • “Lei das burcas” entra em vigor com multas que podem chegar aos três mil euros
    “Lei das burcas” entra em vigor com multas que podem chegar aos três mil euros

Opinião

  • Turismo de saúde: a fatura não pode ficar para Portugal | Por Paulo Oliveira
    Turismo de saúde: a fatura não pode ficar para Portugal | Por Paulo Oliveira
  • Os caloiros e a ironia do tempo | Por José Figueiredo dos Santos
    Os caloiros e a ironia do tempo | Por José Figueiredo dos Santos
  • Até quando os venezuelanos terão de esperar para simplesmente poder escolher? | Por Pedro Franco
    Até quando os venezuelanos terão de esperar para simplesmente poder escolher? | Por Pedro Franco

Europe Direct Algarve

  • Gastrónomos de cinco países reúnem-se em Portimão para celebrar sabores do Algarve
    Gastrónomos de cinco países reúnem-se em Portimão para celebrar sabores do Algarve
  • Campanha europeia destaca importância ecológica das árvores da serra de Monchique
    Campanha europeia destaca importância ecológica das árvores da serra de Monchique
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento